Evergreen de buxo: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Como se abrigar para o inverno?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

O buxo é considerado um dos mais belos arbustos ornamentais perenes, famosos por sua copa chique e densa, de fácil modelagem. Pelas suas qualidades decorativas, esta planta é amplamente utilizada em paisagismo para o desenho de interessantes composições na forma de cercas "vivas", orlas originais e molduras de relva. Além disso, o arbusto não exige cuidados, por isso mesmo um jardineiro inexperiente pode plantá-lo e cultivá-lo.

Peculiaridades

Buxo perene (em latim Buxus sempervirens) é um arbusto que pertence à família do buxo. O nome "buksus" na tradução do latim significa "denso". Buxus é representado por mais de 100 espécies, cada uma com sua própria descrição. Esta planta pode ser encontrada na Europa, Ásia, Mediterrâneo e no oeste da Índia. Em casa, a planta é plantada não apenas em vasilhames, mas também em áreas abertas de jardins, originalmente decorando canteiros de flores ou gramados.

O buxo é considerado uma planta venenosa, sua folhagem é especialmente perigosa para a saúde humana. Apesar disso, o arbusto também se beneficia, produzindo substâncias ativas como os fitoncidas, que limpam bem o ar. Uma vez que a folhagem e a casca do arbusto contêm muitos taninos, resinas e alcalóides, é frequentemente usado na medicina popular.

Ao contrário de outros arbustos perenes, o buxus tem folhagem brilhante e uma copa incrivelmente densa.

As folhas do buxo são densas, opostas, quase redondas. Os ramos da planta são protuberantes, retos e quase frondosos. As flores são colhidas em inflorescências axilares, são unissexuais, pequenas e exalam um aroma agradável. No outono, as frutas aparecem nos arbustos na forma de uma caixa de três aninhadas, que se quebra durante o amadurecimento, e sementes coloridas saem dela. O buxo é uma boa planta para mel, tolera muito bem o processo de poda, por isso é frequentemente escolhido para decorar terrenos de jardim grandes e pequenos.

Este arbusto adora crescer em áreas com solo fértil e solto. Ela cresce bem devagar, atingindo uma altura de 12 m, em média, o crescimento por ano é de 5 a 6 cm. Existem também "gigantes" na natureza, que crescem em altura de até 15 metros ou mais. A vida útil de uma planta pode ser diferente, tudo depende das condições de cultivo. Na natureza, há um fígado longo registrado, que tem 500 anos. Os jardineiros preferem plantar buxo, não só pelo seu alto desempenho decorativo, mas também porque é caracterizado pela resistência ao gelo.

Como plantar?

Plantar buxo não é particularmente difícil, a única coisa é que você precisa escolher a época certa para isso, que é determinada em função da idade do arbusto. As plantas jovens devem ser plantadas no outono e os arbustos com mais de 3 anos, - em qualquer época do ano (exceto inverno), uma vez que são menos caprichosos. Quanto à escolha do material de plantio, é preciso dar preferência às mudas com folhas verdes grandes. A presença de folhagem amarela indica uma doença da planta e, após o plantio, esse arbusto pode morrer rapidamente.

Para rebocadores, é necessário escolher áreas com solo neutro, é desejável que seja solto e contenha pelo menos um mínimo de nutrientes básicos. Além do mais, arbustos crescem melhor em áreas sombreadas, por isso não é recomendado plantá-los em espaços abertos... Os raios brilhantes do sol danificam rapidamente as folhas do buxo. Quando o local for escolhido, você precisa preparar o local e cavar buracos rasos de 30-35 cm.

Um punhado de solo é retirado de cada cova de plantio, umedecido com água e aplicado papel de tornassol para determinar o nível de acidez do solo.

Poucos dias antes do plantio planejado de uma muda jovem, ela deve ser bem regada. Isso tornará mais fácil removê-lo do recipiente com um torrão de solo intacto. Muitos jardineiros experientes mergulham um arbusto retirado de um recipiente com as raízes na água por mais um dia. Em seguida, siga estas etapas:

  • uma fina camada de drenagem de perlita é coberta no fundo do poço;
  • as raízes de uma muda jovem são cuidadosamente esticadas e colocadas em um assento, após o que são cobertas com terra, evitando o aparecimento de cavidades de ar;
  • o solo no buraco cheio é compactado com as mãos e regado com água (para um arbusto de 20 cm de altura, não são necessários mais de 3 litros de água).

Após o desembarque, é necessário verificar se o porta-malas está localizado estritamente na vertical. Em torno dele, um poço de barro de até 30 cm de altura deve ser formado adicionalmente, o que ajudará a evitar que a água se espalhe durante a rega.

Como cuidar bem dele?

Embora cuidar de um belo buxo em casa não seja difícil, ele ainda precisa de alguma atenção. A planta deve ser limpa periodicamente de sujeira e poeira, formar uma coroa e fertilizar em tempo hábil. Se tudo for feito corretamente, com certeza você poderá cultivar uma linda planta, que se tornará a principal decoração da área do jardim.

Rega

No verão quente, a planta exige regas frequentes e, para navegar quando necessário, o solo é monitorado, evitando que seque completamente e se formem fissuras e crostas na superfície da terra. Quanto às espécies de plantas que são anãs e crescem em vasos ou vasos de flores, devem ser regadas todos os dias. Para irrigação, recomenda-se apenas chuva ou água previamente decantada. Para manter a água na cova, no momento do plantio da muda é feito um pequeno fuste de barro ao redor dela, que precisa ser atualizado regularmente.

Se após o plantio de um arbusto jovem não chover por mais de uma semana, então deve-se regar abundantemente, caso contrário a planta morrerá.

Top curativo

A primeira introdução de nutrientes deve ser realizada 30 dias após o plantio de uma muda jovem em campo aberto. O solo sob a planta também é coberto com uma pequena camada de turfa. Além disso, você pode alimentar o buxo no verão, no outono, o último fertilizante com fósforo ou potássio da estação é aplicado e o solo é desenterrado.

Poda

Para evitar que o buxo perca sua bela aparência, deve ser podado periodicamente. Isso geralmente é feito na primavera. Os arbustos podem ser formados de diferentes maneiras, na maioria das vezes eles criam formas clássicas como bolas, cones alongados e cubos. Alguns jardineiros preferem cultivar um buxus na forma de uma árvore padrão, quando deixam apenas um dos melhores brotos no centro e cortam todos os outros troncos sob a raiz. A principal vantagem do buxo é que basta criar a sua forma uma vez, só então terá de se actualizar, e como o arbusto cresce lentamente, isso terá de ser feito muito raramente. A poda corretiva envolve a remoção apenas de crescimentos jovens; a madeira velha deve ser limpa se o arbusto tiver perdido completamente a sua forma.

Este tipo de arbusto tolera bem o corte de cabelo, por isso pode ser feito uma vez por mês. É importante notar que há uma característica - quanto mais freqüentemente o arbusto é cortado, mais frequentemente ele precisará ser alimentado com microelementos e regado.

Como se abrigar para o inverno?

Após baixar o regime de temperatura do ambiente para -10 C, o buxo deve ser coberto, depois de amarrado o arbusto ao suporte. O abrigo deve ser feito com um material não tecido ou simplesmente amarrar a planta com ramos de abeto. Se o buxo estiver maduro, você também pode caiar o tronco com cal e depois amarrar apenas a copa. Se uma sebe ou uma borda horizontal for formada de buxo no jardim, então toda a composição decorativa requer um abrigo - ela é completamente coberta com várias camadas de estopa.

É aconselhável amarrar os arbustos jovens com ramos de abeto e cobrir cuidadosamente os troncos. É proibido o uso de folhagem seca como abrigo protetor, pois no inverno, com alta umidade, começa a apodrecer e provocar o aparecimento de várias doenças fúngicas. Na primavera, esse abrigo deve ser removido imediatamente, uma vez que em condições de estufa a muda pode enfraquecer rapidamente. Recomenda-se fazer isso em um dia nublado ou chuvoso, é possível à noite, deixando apenas uma camada de abrigo - irá sombrear ainda mais a planta dos primeiros raios de sol.

Métodos de reprodução

O buxo, como todos os outros arbustos perenes, geralmente é propagado vegetativamente, com alguns jardineiros usando também a propagação de sementes. A única coisa é que o último tipo de reprodução é problemático, pois a planta pode perder rapidamente o seu efeito decorativo. Portanto, os especialistas recomendam realizar o método de melhoramento mais popular em casa - a enxertia, que é realizada da seguinte forma:

  • primeiro, eles fazem a colheita de brotos fortes, jovens, ainda não lignificados, escolhendo espécimes de até 15 cm de comprimento;
  • os brotos são cuidadosamente cortados obliquamente, retirando-se 1/3 das folhas do fundo, depois são embebidos por 24 horas em solução especial que estimula o crescimento das raízes;
  • em seguida, as estacas são enxaguadas com água e plantadas em área preparada, que deve ser constituída de solo fértil com adição de areia, húmus ou composto;
  • os brotos são enterrados no solo até a folhagem e cobertos com uma garrafa de plástico com fundo cortado para proteção;
  • as estacas plantadas devem ser regadas diariamente (borrifando água com spray), retirando primeiro a capa protetora.

Após 4 semanas, as primeiras raízes começarão a aparecer nas estacas e, após 60 dias, elas terão o sistema radicular totalmente desenvolvido, após o qual o frasco plástico deverá ser removido.

Desta forma, o arbusto pode ser propagado no início da primavera e no final do outono. Neste último caso, as estacas não são plantadas em solo aberto, mas em recipientes ou vasos especiais, uma vez que as raízes da planta não terão tempo de crescer totalmente mais fortes e enraizar antes do início do inverno frio e em solo aberto podem morrer. Essas mudas são levadas para uma sala quente, onde são deixadas até a primavera, após o que são transplantadas para um local permanente.

Outro tipo de propagação amplamente utilizado é o uso de camadas. Para isso, na primavera, os brotos do arbusto são suavemente inclinados para o solo e enterrados. No verão, eles precisam ser alimentados com fertilizantes de potássio e regados ao mesmo tempo que a planta-mãe. Após o enraizamento completo, as plantas são separadas e plantadas em local permanente.

Doenças e pragas

Embora o buxo seja resistente a várias doenças e insetos, ele ainda pode ser invadido pelo mosquito-galha do buxo, que põe seus ovos no final da primavera nos brotos jovens da planta. As larvas nascidas dos ovos comem as folhas jovens e se alimentam delas, e no início de maio elas se transformam em insetos vorazes. Se essas pragas não forem percebidas a tempo, a planta pode morrer, sua folhagem começa a secar e cair. Como medida preventiva no combate ao bichinho, a fumigação é feita com medicamentos como Tagor, Aktara, Fufanon e Karbofos. Como regra, um tratamento não é suficiente, portanto, recomenda-se repetir a pulverização após 10 dias.

Outra praga perigosa de arbustos ornamentais é o ácaro-aranha, que geralmente aparece em tempo seco. Deve ser combatido com as mesmas drogas do buxo.

A mariposa e a mariposa causam muitos danos ao buxo. Uma lagarta desse inseto pode comer uma folha grande em 4 horas. A aparência deste hóspede indesejado é indicada por uma mudança na cor da folhagem, além disso, as lagartas instantaneamente enredam todo o arbusto com teias de aranha soltas, o que leva ao seu rápido murchamento e secagem. Se você não começar a lutar contra o inseto a tempo, ele pode se instalar em outras plantas ornamentais colocadas ao lado do buxo.

Se as folhas do arbusto se tornaram pegajosas e uma flor branca apareceu em sua superfície, isso indica que uma pulga de buxo se instalou na planta. O buxo começa a perder o seu aspecto decorativo e acaba por morrer. Para evitar isso, a planta deve ser tratada regularmente com "Confidor" e pulverização repetida a cada 2-3 semanas... Quanto às doenças, o buxo costuma sofrer de necrose dos caules, que se manifesta pelo aparecimento de manchas amarelas na folhagem e morte das pontas dos caules. Você pode salvar o arbusto tratando-o com fungicidas. Se nenhuma medida for tomada, a planta também pode infectar o câncer, no qual todas as áreas afetadas terão que ser removidas, abrangendo as saudáveis.

Muito menos frequentemente o buxo sofre de ferrugem, geralmente vai para arbustos de rosas e árvores de jardim. Para evitar isso, é recomendável plantar a planta longe dessas culturas. Os ramos afetados por esta doença devem ser removidos e a própria planta deve ser borrifada com preparações que contenham cobre. Atenção especial deve ser dada à derrota de brotos jovens pelo fungo Volutella buxi, em que suas pontas ressecam. Como medida preventiva, recomenda-se a retirada de galhos velhos e limpeza de enfermos, borrifando adicionalmente a planta com fungicidas.

Uso em paisagismo

O buxo é uma das mais belas plantações ornamentais, que agrada com sua vegetação e copa invulgarmente densa durante todo o ano. Por ser perene, este arbusto pode ser amplamente utilizado em paisagismo, após dar à planta a forma desejada. Normalmente o buxo é escolhido para a formação de fronteiras, cercas vivas. Também pode ser utilizada como decoração única para relvados, para isso, são plantadas trepadeiras junto a ela. Como resultado, são obtidas composições esculturais originais.

Para decorar grandes parcelas de jardim, o buxo é cortado de forma a obter formas geométricas volumétricas. - Arbustos na forma de pirâmides bizarras, bolas e cubos são especialmente populares no design paisagístico. Você também pode plantá-los em diferentes padrões, criando labirintos. Esta planta perene decora bem e canteiros de flores, gramados, sua copa verde escura vai bem com plantas perenes brilhantes.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da evergreen de buxo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário