Buxo: descrição, tipos, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Levamos em consideração o clima
  4. Como escolher um assento?
  5. A que distância um do outro para plantar?
  6. Como plantar?
  7. Como cuidar bem dele?
  8. As sutilezas de crescer em diferentes regiões
  9. Serviço de limpeza em uma panela
  10. Métodos de reprodução
  11. Doenças e pragas
  12. Uso em paisagismo

O buxo é um arbusto perene e, embora seja nativo das regiões ocidentais da Índia e sudeste da Ásia, a planta é encontrada em quase todos os continentes.

Peculiaridades

O buxo pertence a uma das plantas mais antigas cultivadas como cultivo ornamental. O arbusto também é conhecido por outros nomes: buks ou buksus, árvore verde, gevan e bukshan. Os cientistas sugerem que o buxo tem cerca de 30 milhões de anos, mas ao mesmo tempo manteve sua forma e propriedades originais quase sem modificação. Em condições naturais, o buxus é uma árvore baixa, atingindo no máximo 10–12 m de altura. O arbusto pertence à categoria de fígados longos do mundo vegetal, alguns de seus representantes atingiram 500 anos de idade.

O buxo tem placas de folha elíptica de couro crescendo opostamente. As folhas jovens são caracterizadas por uma cor oliva-esverdeada, mas à medida que amadurecem tornam-se castanhas e duras. A planta, que atingiu os 15–20 anos, começa a florescer, as flores são minúsculas, unissexuais, reúnem-se em pequenas inflorescências. Buxus emite um odor bastante forte durante a floração.

O fruto deste arbusto parece uma caixinha arredondada com três ramos, onde são colocadas sementes pretas brilhantes. Após o amadurecimento, a cápsula se abre, jogando fora as sementes.

Bux é classificada como planta de mel, mas seu mel não pode ser comido, já que o arbusto é considerado venenoso, suas folhas são especialmente tóxicas.

Para crescimento e bem-estar, o buxo é o suficiente um centésimo da luz necessária. Pode ser considerada uma das árvores mais tolerantes à sombra. Nos tempos antigos, o buxo era altamente valorizado pela semelhança de sua madeira com o âmbar.

Bux também é chamado de árvore de ferro, porque seus troncos são extremamente pesados ​​e podem afundar na água. A madeira da árvore verde tem uma resistência especial; uma variedade de utensílios domésticos são feitos dela, caracterizados por uma resistência e durabilidade significativas:

  • bengalas;
  • dispositivos de tecelagem;
  • peças para xadrez;
  • vários baús e malas de viagem;
  • instrumentos musicais;
  • pulseiras de igreja.

A descrição do eixo como uma planta com madeira valiosa pode ser encontrada na "Ilíada" de Homero., bem como nos antigos mitos romanos e obras populares da Geórgia. Partes da planta, em particular a casca e as folhas, são usadas na medicina popular, e o suco de faia contém muitas substâncias úteis.

Variedades

O buxo distingue-se por uma variedade significativa de espécies, em média são cerca de 30 delas, mas a maior parte delas não pertencem a culturas ornamentais. Os mais famosos e comuns entre os jardineiros são os seguintes tipos:

  • perene;
  • Colchian;
  • de folhas pequenas;
  • Balear.

A palmeira Buxus evergreen ou caucasiana é a espécie mais comumente cultivada como planta de jardim. Na natureza, é encontrada nas regiões do Cáucaso e do Mediterrâneo, onde cresce como uma pequena árvore, atingindo 12-15 m de altura, e como um arbusto. Esta variedade de buxo cresce principalmente em vegetação rasteira decídua. Diretamente, esse tipo é mais frequentemente usado em projetos paisagísticos. No jardim, o buxo sempre verde pode crescer até 3 m.

Essa cultura é considerada melífera, mas o mel dela colhido não é comestível, pois esse tipo de buxus é extremamente venenoso. As folhas são alongadas (1,5-3 cm de comprimento), com superfície brilhante e não pubescente. Eles crescem de forma oposta, pecíolos, de fato, estão ausentes. Floresce em pequenas inflorescências esverdeadas. As variedades mais comuns desse tipo são:

  • "Sufrutikoza" é usado no desenho de cercas e meios-fios;
  • "Blauer Heinz" - uma nova variedade, ideal na forma de carpete;
  • A elegância é caracterizada por uma boa resistência à seca.

O buxo da Colchis está na Rússia sob proteção estatal e é uma planta do Livro Vermelho. Este tipo de buxus cresce nas terras altas do Cáucaso e na Ásia Menor. É caracterizada por um crescimento muito lento, de todas as variedades, tem as folhas mais pequenas, têm uma forma lanceolada e um comprimento de 1-3 cm. A faia Colchis é uma espécie bastante resistente à geada e, além disso, os seus representantes têm o ciclo de vida mais longo. A altura da planta pode chegar a 20 m, e o diâmetro do tronco é em média 25 cm.

O buxus de folhas pequenas pertence à espécie anã, raramente cresce em altura acima de 1,5 m. As placas foliares também são pequenas, o seu comprimento é de cerca de 1,5-2,5 cm. As características desta espécie incluem a resistência ao gelo, os arbustos podem crescer até a -30º, mas têm medo do sol escaldante da primavera, por isso em final do inverno - início da primavera eles precisam no abrigo. As características da caixa do eixo com folhas pequenas incluem compacidade e aparência decorativa da coroa. É considerada a versão japonesa ou coreana do buxus.

Área de distribuição - Taiwan. Variedades populares incluem:

  • Winter Jam está crescendo rapidamente;
  • Faulkner se destaca com sua bela coroa de balão.

Bolear Bux é a maior espécie da família. O buxo deve seu nome ao homônimo das ilhas localizadas na Espanha. O principal local de crescimento é o Mediterrâneo. Os representantes desta espécie diferem em folhas bastante grandes (comprimento 3-4 cm, largura 2-2,5 cm) e crescimento rápido, mas absolutamente instáveis ​​à geada. A planta precisa de um solo constantemente úmido, normalmente tolera a luz solar direta, mesmo por várias horas seguidas.

Levamos em consideração o clima

Anteriormente, acreditava-se que o buxo só pode ser cultivado no sul e, por exemplo, a zona central da Rússia não é absolutamente adequada para isso. Mas com a tecnologia agrícola adequada e uma variedade bem escolhida, mesmo uma planta do sul pode facilmente hibernar em tal clima. Árvores de caixa perenes e bolear não toleram geadas, portanto, tais variedades são adequadas apenas para o sul, mas as de folhas pequenas são espécies resistentes à geada. Para a faixa do meio, variedades como "Faulkner" e "Geléia de inverno" são adequadas. Sinta-se bem em climas frios e variedades de buxo de Colchis.

Como escolher um assento?

Buks pertence a arbustos bastante despretensiosos, isso se aplica tanto ao plantio quanto às condições de detenção. Pode crescer sob o sol, com umidade insuficiente e até mesmo com falta de nutrientes no solo.

Mesmo assim, o ambiente ideal para o crescimento normal do buxus é solo argiloso com boa permeabilidade à água e contendo uma quantidade suficiente de cal.

Solo úmido estimula o enraizamento rápido da planta, mas solos pesados ​​e muito salgados não são adequados para o plantio de buxo, simplesmente desaparecerá neles. Acidez do solo ideal para a formação normal da planta 5,5-6 unidadesportanto, um solo levemente ácido ou neutro é adequado para o desenvolvimento do sistema radicular e seu crescimento.

A caixa de eixo não gosta de solo pantanoso e áreas com água estagnada. Você pode tentar misturar solo de buxo sozinho. Para ele, eles levam:

  • 2 pedaços de terra decídua;
  • 1 parte conífera;
  • 1 parte de areia;
  • um pouco de carvão de bétula.

A que distância um do outro para plantar?

O buxo é plantado para composições diferentes e, portanto, a distância entre os plantios depende do tipo. Com uma sebe de uma fileira, os arbustos do buxus são colocados em 4-5 peças a cada 25-30 cm. Meio-fio baixo ou planta em forma de tapete são formados por 10-12 arbustos, que são colocados em ângulos retos, mas em um padrão xadrez. A distância em tal plantio é fornecida por cerca de 15–20 cm entre as mudas. Os projetistas recomendam o uso de caixas de eixo para plantio acima de 10-15 cm da altura estimada da composição, essa solução possibilita formar a forma desejada da copa já no local.

Assim, ao mesmo tempo regular o nível de uniformidade e densidade de plantio, além de estimular sua vitalidade.

Como plantar?

O buxo é plantado principalmente no outono, de preferência em setembro - início de outubro. Um arbusto plantado nessa época será capaz de criar raízes bem antes do início da geada. Para o plantio, vale escolher uma área sombreada, sem luz solar direta. Na véspera do plantio, vale a pena preparar a árvore:

  • é bom umedecer a planta, esse procedimento facilita a extração da muda junto com um torrão de terra, ou molhar o arbusto com as raízes na água por um dia;
  • cavar uma depressão, o tamanho da qual será três vezes o tamanho de um coma terrestre;
  • coloque uma camada de drenagem de 3-4 cm no fundo do poço;
  • coloque cuidadosamente o arbusto verticalmente no buraco, endireite bem as raízes;
  • preencher a depressão com uma mistura de solo e perlita em partes iguais;
  • compactar e umedecer o solo ao redor da planta.

Alguns jardineiros recomendam polvilhar uma pequena camada de perlita ao redor do caule da planta plantada. Reabastecer o arbusto só é necessário depois de uma semana, desde que não tenha chovido.

Para evitar que a água se espalhe durante a rega, mas seja absorvida pelo solo, um pequeno eixo de barro é feito ao redor da planta. Seu raio deve ser de aproximadamente 25–35 cm.

Como cuidar bem dele?

O buxo é caracterizado por um crescimento relativamente lento, o arbusto cresce em média 5-7 cm por ano e o diâmetro do tronco adiciona cerca de 1 mm. No entanto, as propriedades decorativas da caixa do eixo compensam significativamente essa lentidão. Cuidar de um arbusto destaca-se pela sua simplicidade, por isso mesmo um iniciante poderá cultivá-lo no jardim ou no campo.

Rega

O buxo não precisa de umidade abundante, um arbusto de um metro de comprimento é suficiente de 5 a 7 litros de água para uma rega. É preciso regar a planta de manhã ou à noite, em climas mais quentes ou em regiões de clima árido, os gamos são umedecidos um pouco mais abundantemente (uma vez por semana). De vez em quando, vale a pena lavar os arbustos para tirar a poeira das folhas.

Top curativo

Pela primeira vez, você pode alimentar os arbustos um mês após o plantio, mas se cinza ou composto foi adicionado antes do plantio, o fertilizante deve ser aplicado somente depois de seis meses. Na primavera e no verão, o buxo tem um período de crescimento ativo, então deve ser fertilizado com misturas minerais complexas e fertilizantes de nitrogênio. No outono, cloreto de potássio e superfosfatos são introduzidos sob os arbustos. Os fertilizantes orgânicos devem ser fornecidos aos buxes a cada 3 anos.

Também verificou que um oligoelemento, como o magnésio, tem um efeito benéfico na condição dos arbustos de buxo, especialmente em suas placas foliares... Com sua deficiência, aparecem manchas amareladas nas folhas.

Mulching e afrouxamento

É necessário fazer a cobertura morta dos arbustos no último mês da primavera e antes do inverno, para isso se utiliza uma camada de turfa de 5 a 7 cm, que é introduzida ao redor da circunferência do tronco da planta. Vale a pena afrouxar o solo a cada rega, para então escolher as ervas daninhas que aparecerem.

Poda

Pela primeira vez, um arbusto de buxo pode ser podado quando a planta tem 2 anos.O procedimento é realizado com poda de jardim ou tesoura, as ferramentas devem ser cortadas e de preferência com lâminas curtas. Para proteger a planta de uma possível infecção, devem ser usados ​​apenas limpos. Como regra, o corte da caixa do eixo é executado em abril-maio. O buxo se presta bem a cortes de cabelo decorativos, plantas já com três anos mantêm perfeitamente qualquer forma.

A coroa do arbusto permite formar uma grande variedade de formas, mas na maioria das vezes a caixa do eixo recebe uma forma geométrica: um cone, um cubo ou uma bola. A maioria dos ramos novos são adequados para o corte, os rebentos antigos são encurtados apenas quando o arbusto perdeu completamente a sua forma. Os especialistas aconselham atualizar a forma do arbusto mensalmente, além disso, não exige muito esforço - basta manter a forma que foi definida anteriormente. Após tal evento, a copa de buxo adquire um volume maior, mas a planta precisa de rega adicional para compensar a perda de elementos úteis.

Não é necessário cortar a planta quando o tempo está quente, as placas das folhas ficam sujeitas a queimaduras solares. O momento ideal para esse procedimento é à noite ou de manhã.

Transferir

Vale a pena replantar os arbustos de faias na primavera, caso em que terá tempo de ficar mais forte no inverno. Um arbusto adulto é plantado junto com um pedaço de terra, enquanto as mesmas manipulações são realizadas como no plantio de mudas.

Essa planta é totalmente indolor e resiste a mudanças de habitat. Com os devidos cuidados, o arbusto continuará a crescer em uma nova área.

Ao comprar uma planta no outono, você não deve plantá-la imediatamente no local de crescimento: jardineiros experientes recomendam cavá-la na parte sombreada do local e envolvê-la com uma rede.

Para o inverno, esse arbusto deve ser bem coberto para evitar a formação de gelo.

Preparando-se para o inverno

Embora a árvore verde seja despretensiosa, mas seu inverno deve ser tomado cuidadosamente. Os preparativos para a geada começam no início de novembro. Em primeiro lugar, o arbusto é regado em abundância, proporcionando assim às raízes um suprimento de umidade para o período de inverno, e o solo ao redor do tronco é coberto com agulhas podres ou turfa. Ao realizar tais ações, você deve evitar tocar a cobertura morta no tronco.

Além disso, não use folhas secas caídas como cobertura morta, elas começarão a apodrecer e o arbusto pode se infectar com o apodrecimento delas, além disso, ovos de insetos nocivos são freqüentemente encontrados na folhagem.

Durante o tempo frio, recomenda-se envolver os arbustos com pano não tecido ou estopa para que as plantas não congelem. Para evitar que o vento sopre do revestimento, a lona deve ser amarrada com uma corda. Se as cercas vivas forem cobertas, é melhor borrifar as bordas da cobertura com terra. Antes de cobrir a planta, deve-se amarrá-la com barbante para que os galhos não quebrem com a pressão da neve. Como capa, o filme não é muito adequado, uma vez que a umidade se acumula sob ele e são mantidos indicadores de alta temperatura.

Após a remoção desse revestimento, ocorre uma mudança brusca de temperatura, que afeta negativamente o estado da planta até a sua morte. Aparas de madeira e palha são adequados como isolamento; folhas caídas também podem ser usadas. Criando um abrigo para o inverno, pode-se construir uma moldura feita de ripas, em altura ela deve ser 20 cm mais alta que o arbusto. O espaço livre é preenchido com isolamento e a estrutura é coberta com material de cobertura na parte superior. Com o início da primavera, ele é desmontado, a palha é sacudida dos galhos, mas isso deve ser feito aos poucos, para que o buxo aos poucos se acostume com o sol forte da primavera.

As sutilezas de crescer em diferentes regiões

Na natureza, no território da Rússia, você pode encontrar apenas buxo Colchis. Ela cresce no Território de Krasnodar e no Cáucaso. A planta é caracterizada por um crescimento lento e resistência a baixas temperaturas. Agora você pode ver muitas vezes arbustos de buxus crescendo nas ruas das regiões de Moscou, Vologda ou Leningrado, no sul da Sibéria, Extremo Oriente e Urais.Estas são principalmente variedades decorativas resistentes à geada que não precisam de cuidados excessivos, mas têm características atraentes para o projeto paisagístico.

A região de Moscou, como se viu, é uma região bastante adequada para o cultivo de buxo. Embora arbustos grandes não possam ser cultivados aqui, as plantas cultivadas aqui são adequadas para uma variedade de formas geométricas ou para a criação de labirintos. Regiões frias como a Sibéria e o Extremo Oriente não são assustadoras para o buxus. Graças aos esforços dos criadores, agora também aqui é possível cultivar com sucesso algumas variedades desta espécie. O principal neste negócio é escolher o local de pouso certo.

Para cultivar arbustos em tais condições climáticas, você precisa levar em consideração várias nuances:

  • o local deve ser fechado ao vento;
  • sacuda a neve dos brotos para evitar quebrá-los;
  • a última poda deve ser feita antes do início de setembro;
  • as plantas jovens devem ser protegidas do sol do início da primavera;
  • equipar um sistema de drenagem para remover o excesso de umidade.

Essas regras simples o ajudarão a cultivar belos arbustos de buxo, mesmo em um clima tão difícil.

Serviço de limpeza em uma panela

O buxus está bem adaptado para o cultivo em vasos, mas aqui deve-se ter em mente que o estado de crescimento do arbusto depende diretamente do volume do recipiente. Em um recipiente grande, o buxo crescerá muito mais devagar. A rega do arbusto nessas condições deve ser feita todos os dias.

Como cobertura para arbustos de buxo em vasos, recomenda-se o uso de fertilizantes especiais na forma líquida. Eles são adicionados à água para irrigação e usados ​​a cada duas semanas.

Quando as placas das folhas ficam vermelhas, vale a pena adicionar fertilizante nitrogenado. Para o período de inverno, uma cuba com uma árvore deve ser colocada na mesma, mas um pouco maior, e o espaço vazio entre elas deve ser preenchido com casca picada. Os recipientes com a planta são colocados nos blocos para evitar o contato com o solo. O buxo também se sente bem em casa como planta ornamental, é ótimo para este tipo de cultivo devido à sua despretensão e tamanho compacto. Buxus perenes, baleares e de folhas pequenas são populares como culturas domésticas.

O local para uma árvore verde interna deve ser selecionado com iluminação moderada e temperatura e umidade constantes.

Para reter a umidade, o solo ao redor do tronco deve ser coberto com musgo ou pedrinhas, que também conferem à cuba um aspecto mais estético.

Cuidar do buxo interno é regular, mas não rega e pulveriza vigorosamente. Além disso, os buks são muito usados ​​para composições no estilo bonsai, devido à sua bela aparência, boa tolerância à poda e capacidade de se sentir normal em pequenos recipientes.

Métodos de reprodução

O buxo é cultivado de várias maneiras, embora o método vegetativo seja o mais usado. O corte é considerado a melhor opção para reprodução da caixa de eixo. Para ele, pode-se usar os brotos que sobram após o corte.

Os cortes podem ser cortados ao longo do ano, mas os especialistas recomendam fazer isso de março a julho.

Os rebentos cortados mais cedo são muito frágeis e não resistem bem aos raios solares, por isso precisam de sombreamento.

Usando este método de reprodução do buxus, você precisa:

  • cortar estacas jovens junto com uma parte do broto (cerca de 10 cm);
  • em um recipiente com furos no fundo, despeje um substrato universal para plantas ornamentais e areia em proporções iguais;
  • retire as folhas inferiores do galho e processe as próprias estacas na máquina de enraizamento (pode usar "Kornevin");
  • coloque os brotos em pequenos buracos e pressione com terra;
  • É bom umedecer as plantas, colocar o recipiente em local sombreado (no inverno - no porão, e no verão - em qualquer parte escura da casa, mas vale a pena cobrir com filme).

Os brotos criam raízes após 1-2 meses, após os quais podem ser plantados (recomendado junto com um torrão de terra) em um local permanente em solo aberto. As mudas precisam ser umedecidas e borrifadas com água a cada dois dias.

A reprodução por camadas se distingue por sua simplicidade e eficácia ao mesmo tempo. Para ele, você precisa inclinar um tiro lateral saudável para o chão e cavar. A rega e a alimentação são feitas da mesma forma que para o arbusto-mãe. Quando as raízes aparecem, as estacas são separadas do arbusto, desenterradas e transplantadas para um local escolhido com um pedaço de terra.

Você pode tentar propagar buxo com sementes. Para isso, as sementes recém colhidas são embebidas por 5-6 horas em água morna, após o que são colocadas em uma gaze úmida ou guardanapo e mantidas por 1-1,5 meses na prateleira de baixo da geladeira. As sementes precisam ser umedecidas regularmente. Após esse período, são mantidas em solução de estimulador de crescimento por um dia, depois as sementes são colocadas entre dois lenços umedecidos por cerca de um mês. É sempre necessário manter um ambiente úmido, após esse período os brotos eclodem.

As sementes são semeadas em um recipiente com proporções iguais de turfa e areia, mas devem ser colocadas no solo com os brotos que apareceram. Para criar um clima de mini-estufa, o recipiente deve ser coberto com papel alumínio e colocado em um local quente e mal iluminado. Após o surgimento dos brotos (após 2-3 semanas), o filme pode ser removido, e os brotos podem ser movidos para um local semi-escuro com uma temperatura de + 18-20 graus. Cuidar dos arbustos consiste em hidratar, fertilizar com misturas complexas, capinar. Vale a pena plantar em solo aberto na primavera, depois de passada a ameaça das geadas noturnas.

Doenças e pragas

O buxo é suscetível ao ataque de um número bastante grande de pragas, além disso, está sujeito a infecções fúngicas e, se você não tomar nenhuma providência, a planta desaparecerá. Entre os insetos nocivos, o maior perigo para o buxus é a mosca do buxo, também chamada de mosca mineira. Ela põe seus ovos em placas de folhas novas, que começam a amarelar, a planta seca. O tratamento da planta consiste no seu tratamento periódico com preparações inseticidas, por exemplo, "Karbofos" ou "Aktara" a cada 10 dias.

Entre outros insetos, as caixas de eixo danificam:

  • feltro - provoca ressecamento dos brotos e formação de saliências nas placas foliares, a luta consiste no uso de "Fufanon" ou "Tagore";
  • o ácaro-aranha se revela pela formação de finos fios de teia de aranha nas folhas, a proteção da planta consiste no tratamento com os preparados "Karbofos" ou "Aktara";
  • a pulga de buxo provoca o aparecimento de flor esbranquiçada e pegajosidade das placas foliares, o tratamento consiste em quebrar a folhagem infectada e lavar o arbusto com óleo mineral;
  • A lenha de buxo é caracterizada pelo fato de que suas lagartas trançam o arbusto com uma teia de aranha esbranquiçada, lutam contra ela com os inseticidas "Fury" e "Fastak".

Além dos insetos parasitas, o buxo também os atrai, que, ao contrário, auxiliam no combate às pragas. Entre eles estão uma joaninha, um voador, uma mosca flutuante, uma lacraia.

Dentre as doenças causadas pelo buxus, as lesões fúngicas são consideradas as mais perigosas, manifestando-se por manchas características nas folhas da laranja. Para curar a planta, todas as partes afetadas devem ser removidas e queimadas fora do jardim. Também existe uma doença como a necrose do caule, quando as pontas dos caules começam a morrer e as folhas ficam cobertas de manchas.

O arbusto é tratado com vários tratamentos com preparações fungicidas. Às vezes, o buxus pode desenvolver câncer, com essa doença é necessário remover todas as áreas doentes, cortando a parte saudável. Todas as seções devem ser umedecidas com "Fundazol".

Uso em paisagismo

O buxo é um arbusto bastante popular para uso em paisagismo. Sua aplicação é bastante ampla:

  • meio-fio;
  • cercas vivas;
  • mixborders;
  • slides alpinos;
  • jardins ornamentais;
  • paredes verdes;
  • faixas de borda.

A árvore verde é lindamente combinada com várias plantas ornamentais, culturas de flores como hosta, por exemplo, são lindamente contrastadas com seu fundo. Além disso, o buxo serve como um excelente complemento para o local próximo a corpos d'água. Faz ótimas decorações tanto para o jardim quanto para o terraço. - árvores padrão em banheiras. A forma esférica do arbusto em um tronco longo vai agradar a muitos, além disso, é fácil de fazer você mesmo.

O buxo é uma planta pouco exigente, bastante resistente a vários fatores. - conscientemente adquiriu o amor e a admiração dos jardineiros, sua forma compacta e delicada tornam o buxo cada vez mais popular. Tornou-se uma verdadeira decoração de canteiros de flores e parques da cidade e está cada vez mais se tornando um animal de estimação no jardim ou casa de verão, bem como em apartamentos.

Se você quer que o buxo enfeite o seu sítio com sua beleza o mais rápido possível, você precisa conhecer as nuances que vão acelerar seu crescimento e aumentar o volume da vegetação. Isso é detalhado no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário