Como propagar o buxo corretamente?

Contente
  1. Características de reprodução
  2. Estacas
  3. Como propagar por camadas e dividindo o arbusto?
  4. Crescendo a partir de sementes
  5. Transplante de uma planta para um lugar permanente
  6. Mais cuidados

O buxo também é chamado de buxus. Esta planta é um arbusto perene, com a sua ajuda pode criar sebes e uma variedade de composições nas parcelas. A reprodução em casa não é difícil. Vamos falar sobre os métodos e complexidades do procedimento no artigo.

Características de reprodução

Existem três maneiras principais pelas quais o buxo se reproduz. Estas são sementes, estacas e estacas. A época mais adequada é a primavera e o outono, porém, os especialistas recomendam realizar a operação no outono, isso contribui para a adaptação precoce das mudas às novas condições e seu crescimento mais ativo. Para preparar o material de plantio, você precisa prestar atenção aos arbustos saudáveis ​​de 2 anos ou mais.

Solo fértil e bastante solto é a melhor escolha para o plantio. Para um enraizamento mais rápido, você pode usar mini estufas.

Com a colheita tardia do material de plantio, a reprodução pode ser feita em casa no inverno. Na primavera, as mudas podem ser colocadas em um novo local no campo aberto. A maneira mais difícil de propagar esta planta é com sementes. Este método raramente é usado, mesmo por jardineiros experientes, pois leva muito tempo e requer paciência.

Estacas

A colheita do material de plantio pode ser realizada no momento da poda do arbusto. As estacas devem ter menos de 20 centímetros de comprimento e a casca deve ser lisa e intacta. Além disso, cada um deve ter pelo menos dois botões vivos. Uma faca afiada é usada para cortar e o ângulo deve ser de cerca de 45 graus. Para o enraizamento, as folhas inferiores devem ser cortadas, e a estaca em si colocada pelo tempo necessário em uma solução formadora de raízes. Depois disso, eles são enterrados verticalmente em solo fértil com uma camada de drenagem.

A distância entre as mudas deve ser de cerca de 15 centímetros.

Depois disso, as plantas são regadas e cobertas com cobertura morta. Em seguida, eles devem ser cobertos por cerca de um mês.

Após este período, o sistema radicular começa a se desenvolver. Se estamos falando das regiões do sul do nosso país, o desembarque deve ser realizado no final de setembro ou início de outubro. Em climas mais frios, o procedimento é melhor realizado no final do verão ou início do outono.

Para enraizar as mudas, elas precisam ser constantemente regadas e ventiladas.

A rega é realizada à noite, quando o sol fica menos ativo. Ao transplantar, um torrão de terra deve ser preservado nas raízes - isso os protegerá de danos. Se as mudas forem colhidas no verão, elas podem não ter tempo para ficarem mais fortes, o que ameaça sua morte. Portanto, ao longo da época dos cortes, é melhor decidir com antecedência.

Como propagar por camadas e dividindo o arbusto?

Este método é considerado por muitos o mais fácil. A vantagem indiscutível é que o procedimento não está vinculado a um período específico, podendo ser realizado da primavera ao outono. Você pode usar arbustos com mais de dois anos. Uma ramificação externa é selecionada neles. Deve estar perto do chão. Em seguida, é cavada uma trincheira de 15 centímetros. O galho é preso ao solo com pregos. E também arame ou estacas bifurcadas de acordo com o princípio de um estilingue servirão.Para que o sistema radicular se desenvolva, todas as folhas são removidas do galho e a casca é levemente incisada.

Um galho fixado em uma trincheira deve ser borrifado com uma mistura de solo feita com a adição de terra de grama, húmus e turfa. Depois disso, você precisa se certificar de que o solo não seca. A rega é realizada regularmente. Quando os primeiros brotos aparecem, um pequeno abrigo é feito para protegê-los do sol escaldante.

Outra maneira é a divisão. Essa pode ser uma medida necessária, pois os arbustos acabarão ocupando o espaço que lhes é reservado, mesmo que a poda seja constante. Isso ameaça com uma falta de nutrição e luz, respectivamente, as propriedades decorativas sofrem.

O transplante, como no caso anterior, não está vinculado ao tempo.

Onde o buxo se separa do arbusto, a terra é minada. A secção da raiz, que apresenta rebentos saudáveis, é cuidadosamente cortada com faca ou pá, após o que é colocada na vertical numa cova de plantio previamente preparada. Deve-se ter cuidado para manter o solo úmido. É compactado gradualmente.

Quanto à água e alimentação, isso deve ser feito regularmente. As mudas requerem a mesma nutrição que os arbustos adultos. Após o transplante, é necessário criar uma sombra parcial artificial por pelo menos alguns dias - isso protegerá a planta e permitirá que ela se adapte mais rapidamente às novas condições. Mesmo os jardineiros novatos podem plantar buxo de maneiras semelhantes.

Crescendo a partir de sementes

Este procedimento é realizado muito raramente, pois apresenta uma série de dificuldades. O cultivo a partir de sementes consome tempo e também exige um esforço considerável do produtor. Antes de mais nada, é preciso cuidar da coleta de sementes. O arbusto é podado com bastante frequência e, portanto, a semente não tem tempo de amadurecer. Conseqüentemente, os jardineiros têm que deixar vários galhos sem cortá-los.

A coleta de sementes é realizada no outono.

As sementes do arbusto são muito fortes e não germinam bem. Um ano após a colheita, elas não são mais aptas para o cultivo, portanto, ao comprar sementes na loja, preste muita atenção na data da coleta para não perder tempo.

Ao mergulhar, use soluções especiais. Encaixe perfeito "Kornevin", "Zircon", "Ecoel" e outros. Isso não apenas ajudará as sementes a germinarem mais ativamente, mas também fortalecerá a imunidade das futuras plantas, o que também é importante. As sementes devem ser colocadas na solução por 20-30 horas, após o que são colocadas sobre um pano úmido e denso e cobertas. O processo de germinação levará cerca de um mês. Durante esse período, o tecido precisará ser hidratado regularmente para criar um ambiente confortável. Os brotos são direcionados para baixo.

Além disso, os jardineiros recomendam a estratificação. Tem um efeito benéfico nas sementes, aumentando a percentagem de germinação.

Para começar, as sementes são embebidas em água ou numa solução especial. A areia deve ser preparada, a qual é colocada em um pequeno recipiente, após o qual é bem umedecida. As sementes são cuidadosamente dispostas ali, a distância entre elas deve ser de cerca de um centímetro. Areia úmida também é colocada no topo. Depois disso, o recipiente é retirado da geladeira na prateleira, que é destinada ao armazenamento de vegetais, por cerca de um mês. Durante este tempo, é necessário verificar se o recipiente não congela ou seca. Um mês depois, é removido para um local aquecido e coberto com uma tampa. Após 3-4 semanas, as sementes começam a eclodir.

As sementes são plantadas exclusivamente em solo solto. Além disso, será útil adicionar espuma triturada ou perlite. A mistura drenante, adquirida na loja ou preparada por você, é colocada em um recipiente. No fundo, são feitos pequenos orifícios por onde sairá o excesso de líquido durante a rega.Se o solo foi feito por você, é altamente recomendável calciná-lo ou desinfetá-lo com preparações especiais.

É melhor preparar seu próprio pequeno recipiente para cada semente. Isso lhes dará paz de espírito por mais tempo.

Copos de plástico servem. Quando notar que o sistema radicular cresceu tanto que o recipiente está cheio, você precisa transplantar o buxo para o solo ou para um vaso maior.

Depois disso, é necessário regar regularmente a planta e fertilizar o solo. A primeira alimentação é feita um mês após a germinação das sementes. Suplementos minerais complexos serão a melhor opção. Depois disso, a alimentação é realizada cerca de duas vezes por mês. Assim que esquenta lá fora, as mudas precisam ser endurecidas. Para fazer isso, eles são expostos em uma estufa ou local sombreado e sem correntes de ar.

Transplante de uma planta para um lugar permanente

O pouso em terreno aberto merece atenção especial. Os brotos devem ficar fortes o suficiente, só podem ser plantados depois disso. No inverno, é melhor proteger o crescimento jovem, cobre-se junto com a mata-mãe. Se as camadas estiverem a uma distância considerável, você pode usar ramos de abeto. O ramo-mãe é separado da planta com um podador. Para garantir a segurança das raízes, o solo deve ser cavado um pouco.

As mudas são cortadas, mas é necessário garantir que cada uma tenha uma pequena parte do ramo mãe, isso ajudará na formação de raízes adicionais.

O terreno é preparado com antecedência, caso contrário as raízes terão tempo de secar. Se possível, um pedaço de solo é deixado ao redor das raízes, isso vai salvar a planta do estresse e ajudá-la a se adaptar mais rapidamente às novas condições. O solo é bem umedecido, fertilizantes são aplicados - isso permitirá alimentar as mudas apenas um ano depois. Para deixar a planta o mais confortável possível, as mudas podem ser colocadas sob um abrigo por um mês. O ponto principal no futuro será a umidade do solo - deve ser ideal, não muito seco e não inundado com água.

No outono, as mudas também ficam protegidas, só sob proteção poderão sobreviver ao frio do inverno no primeiro ano após o plantio.

Quando se trata de buxo obtido a partir de sementes, o plantio deve ser feito no final do verão. Nesse caso, a planta será capaz de se adaptar às novas condições e ficar o mais forte possível antes do início do primeiro frio. A cobertura morta deve ser realizada com turfa, composto ou esterco.

Mais cuidados

Para cultivar uma planta forte e bonita, você precisa cuidá-la adequadamente. Ele não precisa de solo especial, mas é melhor optar por um fértil. O crescimento é melhor formado se o solo for respirável. Em solo pobre, toda a força irá para a formação da densidade da copa. Não há necessidade de cobrir o buxo para o inverno, com exceção de plantas jovens e fracas. Mas deve-se ter em mente que, em alguns casos, o vento frio e a luz solar direta podem causar danos significativos. Portanto, é melhor cobrir a planta com estopa ou um escudo nesse momento.

A formação da coroa merece atenção especial. A árvore precisará ser cortada anualmente durante o verão. Somente os brotos lignificados na própria base estão sujeitos ao processamento. A forma pode ser qualquer, tudo depende das preferências do jardineiro. Uma bola, uma pirâmide e um quadrado parecem igualmente bons.

É importante lembrar que o procedimento deve ser realizado exclusivamente durante a safra, podendo, se necessário, ser aumentado em até três vezes.

Se o buxo crescer em casa, a temperatura pode não ser monitorada. Às vezes, você ainda deve levar a planta ao ar livre. Deve hibernar em local fresco, além disso, precisará ser regado com menos frequência. A rega geralmente é abundante, pois o solo deve ser úmido. Na primavera, o arbusto deve ser exposto com mais frequência à janela ou varanda, sob os raios do sol.Além disso, não se deve esquecer a alimentação necessária durante o crescimento ativo. Os fertilizantes são aplicados 2 vezes por mês.

No vídeo a seguir, você aprenderá conselhos de especialistas sobre como propagar adequadamente o buxo por meio de estacas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário