Características dos socorristas "Fênix"
Os socorristas são equipamentos de proteção individual especiais para o sistema respiratório. Eles são projetados para uma auto-evacuação rápida de locais perigosos de possível envenenamento por substâncias nocivas. Hoje vamos falar sobre as características dos socorristas do fabricante Phoenix.
Características gerais
Esses meios de proteção podem ser:
- isolante;
- filtragem;
- máscaras de gás.
Modelos de isolamento são considerados uma opção comum. Seu objetivo é isolar completamente uma pessoa de um ambiente externo perigoso. Essas amostras estão disponíveis com um compartimento de ar comprimido. O próximo tipo é o filtro de resgate automático. Eles estão disponíveis com um filtro de combinação especial. Ele nos permite purificar os fluxos de ar que entram em nossos órgãos respiratórios. Quando exalado, o ar é liberado para o meio ambiente.
Hoje, também são produzidos equipamentos universais de proteção de pequeno porte com elemento de filtro. Esse equipamento de proteção pode ter a forma de um capuz durável, que é usado para proteger contra vapores, aerossóis e produtos químicos prejudiciais. São produzidos com caixa especial e filtro aerossol. Há sempre um pequeno clipe no nariz no capuz para que a pessoa respire apenas pelo bocal e para que não se forme condensação durante a respiração.
A máscara de gás de salvamento automático é usada com mais frequência em caso de incêndio. Ele só poderá ajudar quando o teor de oxigênio no ar for de pelo menos 17%. Essas máscaras de gás são feitas com lentes de óculos. A caixa de filtro do produto, via de regra, pode ser conectada ao setor frontal. Ao escolher um produto de proteção, observe suas principais características.
Preste atenção às substâncias perigosas para as quais o produto pode ser usado. A maioria deles deve proteger contra compostos perigosos para os humanos como cloro, benzeno, cloreto, flúor ou brometo de hidrogênio, amônia, acetonitrila.
Cada autorresgatador específico "Fênix" tem seu próprio significado de ação contínua. Muitos modelos são capazes de funcionar por 60 minutos. A maioria desses produtos deste fabricante são relativamente compactos em tamanho e baixo peso total. Além disso, esses produtos de proteção respiratória têm algumas restrições de idade. Muitos modelos de capuzes podem ser usados por adultos e crianças com mais de sete anos.
Todos os socorristas são feitos de materiais de alta qualidade e mais duráveis que não queimam ou derretem no fogo. Borracha elástica não inflamável é freqüentemente usada para isso.
Uma base de silicone pode ser usada para criar elementos individuais (clipe nasal, bocal).
Dispositivo e princípio de operação
Os recursos de design de vários modelos podem diferir uns dos outros dependendo de seu tipo e finalidade. Assim, os capuzes são criados com uma grande máscara transparente. Na maioria das vezes, um filme de poliimida é usado para sua fabricação. Além disso, alguns tipos têm um bocal de silicone, um clipe nasal e são equipados com vedações elásticas que são colocadas ao redor do pescoço. Quase todas as variedades são feitas com um elemento de filtro. Algumas amostras usam um filtro de colar selado, um elemento de limpeza em aerossol com uma mola.
O processo de trabalho para cada modelo individual também é diferente. Os produtos filtrantes funcionam devido ao fornecimento constante de correntes de ar poluídas do meio ambiente. Primeiro, eles passam por um elemento de filtro com um catalisador, posteriormente se convertendo em dióxido de carbono. Um adsorvente especial destrói todas as secreções prejudiciais aos humanos. O ar purificado entra no sistema respiratório.
Em socorristas com isolamento, os fluxos de ar do ambiente externo não são usados. Eles são alimentados por ar comprimido, que é fornecido por um pequeno compartimento, ou por oxigênio quimicamente ligado. Nas unidades baseadas em oxigênio ligado quimicamente, a massa respiratória com exalação por uma parte especial corrugada entra no cartucho, no qual o dióxido de carbono e a umidade desnecessária são destruídos, após o que se inicia o processo de geração de oxigênio.
Do cartucho, a mistura entra na bolsa respiratória. Ao inspirar, a massa respiratória saturada de oxigênio é reenviada para o cartucho, onde é novamente purificada. Depois disso, a mistura entra no corpo humano. Em aparelhos com compartimento de oxigênio, todo o suprimento de ar limpo é mantido em um compartimento especial. Ao expirar, a mistura é descarregada diretamente no ambiente externo.
Manual do usuário
Junto com cada auto-salvador "Fênix" em um conjunto, há também uma instrução detalhada de uso. Para colocar o salvador autônomo, primeiro estique-o com cuidado. O produto é aplicado de cima para baixo para que a máscara cubra completamente o nariz e a boca da pessoa.
As tiras da tiara são bem apertadas até que a máscara fique bem justa, todo o cabelo é cuidadosamente enfiado sob a gola do equipamento de proteção. Ao final, é necessário iniciar o gatilho para a liberação de oxigênio.
Validade
Ao escolher um autorresgatador adequado, certifique-se de verificar a data de validade. Na maioria das vezes, é de cinco anos, levando-se em consideração seu armazenamento em uma caixa padrão a vácuo, que vem em um conjunto com o próprio produto.
No próximo vídeo você encontrará um test drive da máscara de gás autorresgatadora Phoenix-2.
O comentário foi enviado com sucesso.