Escolhendo buchas de disco

Contente
  1. Características e propósito
  2. Visão geral da espécie
  3. Qual opção você deve escolher?
  4. Dimensões (editar)
  5. Montagem

Cavilhas são tipos especiais de fixadores projetados para fixar painéis, placas e tapetes isolantes de calor em superfícies horizontais e verticais. Com a ajuda deles, a instalação de poliestireno, lã mineral nas paredes internas da casa e estruturas da fachada durante a construção, reparação de edifícios é realizada. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como escolher o pino cogumelo certo com prego plástico para isolamento térmico 10 × 50 e 10 × 120 mm, outros modelos para fixação de isolamento.

Características e propósito

O pino de disco é um fixador especializado com um suporte plano de "guarda-chuva" e uma "perna" longa. Para a fixação do isolamento em tandem com ele, é utilizado um prego-núcleo, instalado com o auxílio de um impacto. O próprio cogumelo-cavilha pode ter um diâmetro de disco na faixa de 60–100 mm, bem como os furos tecnológicos necessários para a fixação correta. A superfície do hardware especial para isolamento térmico é áspera - para melhorar a adesão. O corpo da bucha de disco é apresentado na forma de um elemento tubular alongado com uma parte espaçadora na extremidade. Quando o núcleo é inserido, ele se expande, fixando-se com segurança na parede. Esta área é multi-seção, projetada de forma que as forças de expansão sejam multidirecionais.

A cavilha em forma de cogumelo com isolamento térmico é adequada para a fixação de diferentes tipos de isolamento. Pode ser usado para espuma, lã mineral ou poliestireno. Devido às suas propriedades, o fixador agarra bem tanto os materiais moles como os duros, não danifica as estruturas frágeis ou porosas das placas de espuma. Esses grampos são adequados para uso na superfície de concreto, concreto aerado, concreto aerado, pedra natural e artificial, tijolo, bem como em outros tipos de paredes principais.

De acordo com o material de fabricação, os tarugos do tipo disco são de três tipos.

  • Metal galvanizado. Produtos de aço são usados ​​para fixação em superfícies de fachadas ocas ou finas. O princípio de seu funcionamento, ao contrário, é semelhante a uma âncora convencional, a carga de suporte do produto depende em grande parte da resistência das próprias paredes. Esta categoria de hardware é a mais cara.
  • Fabricado em poliamida reforçada com fibra de vidro. Este tipo de bucha é capaz de suportar cargas de rolamento de até 750 kg, diferencia-se pela versatilidade na escolha do núcleo - pode ser aço galvanizado ou poliamida, com reforço. A aplicação é possível em todos os tipos de paredes.
  • Nylon ou HDPE. O pino em forma de cogumelo de plástico pode suportar as cargas de projeto mais baixas - não mais do que 380 kg quando preso a um tijolo e até 450 kg em concreto. Como núcleo em variedades de náilon, são usados ​​parafusos de metal. A instalação é possível tanto em paredes ocas ou de madeira, quanto em bases monolíticas.

Essa escolha da base não é acidental. A estrutura deve ser resistente a tensões mecânicas e influências ambientais agressivas. A faixa de temperatura operacional padrão para cavilhas em forma de cogumelo varia de -40 a +80 graus.

Visão geral da espécie

A escolha do núcleo determina em grande parte qual gravidade específica da carga de isolamento pode ser carregada pelo guarda-chuva de bucha de expansão. Por exemplo, haste de metal (com prego, parafuso de parafuso), permite resistir aos materiais mais difíceis. Mas tem uma desvantagem significativa - a formação de "pontes frias", que geralmente é ruim para o isolamento das paredes. A versão em polímero é mais leve, mas resiste menos ao estresse.A solução de compromisso é geralmente um pino de aço com um elemento denominado cabeça térmica.

Pelo tipo de desenho, o tarugo do disco pode ser espaçador: com um prego, um parafuso, outro núcleo e uma ponta que se expande sob carga de dentro para fora. Essas opções são usadas em superfícies duras. As opções de não expansão não são concluídas com hardware, elas são inseridas no orifício perfurado sem ele. Elementos estruturais prendem o produto dentro da parede.

Esta solução é adequada para o revestimento interno de uma casa.

Com núcleo de metal

Este tipo é utilizado quando é necessário fixar o isolamento na superfície de um monólito de concreto ou alvenaria. Também é relevante para a montagem de sistemas de fachada ventilada. É uma prática comum fixar espumas decorativas com cavilhas em forma de cogumelo com núcleo de metal. Suportam as cargas mais intensas e são adequados para pendurar estruturas de grande massa. Além disso, produtos com núcleo de metal têm se mostrado bons quando usados ​​em fachadas de paredes finas e vazadas.

Com haste de plástico

Esses pinos são usados ​​para fixar placas de poliuretano, espuma, lã mineral. Eles são adequados para isolamento térmico de fundações. Ao isolar fachadas, um passador de disco com um núcleo de plástico é usado em paredes feitas de concreto de espuma, madeira, monólito de concreto. Esses fixadores são resistentes à corrosão, às influências ambientais, não formam "pontes frias", mas em termos de características de rolamento e resistência, são inferiores aos seus equivalentes de metal.

Importante, de modo que as cavilhas com núcleo de plástico sejam feitas do mesmo polímero. Ao usar materiais com diferentes coeficientes de dilatação térmica, quando aquecido ou resfriado, o produto pode rachar e cair da parede.

Com cabeça térmica

Este tipo de fixador deve ser utilizado em fachadas rebocadas. Aqui, requisitos especiais são impostos à formação de deformações térmicas. A ponta da cabeça térmica não cria condições para condensação. A parte de ancoragem do produto não transpira, mantendo intacta a camada de reforço ou acabamento decorativo. Essas buchas sempre possuem uma base de plástico que atua como um isolante para uma haste de metal com cabeça de náilon.

Qual opção você deve escolher?

As características da escolha de buchas de fachada para fixação de isolamento térmico estão amplamente relacionadas com o tipo de base de base que se destina à sua instalação. É importante saber alguns pontos.

  • Fixação em espuma de concreto, concreto aerado. Aqui, após a instalação, o pino em forma de cogumelo deve ser rebaixado na parede em pelo menos 50–100 mm. Consequentemente, o comprimento do fixador é selecionado levando em consideração esses indicadores. O tamanho ideal do espaçador é 100 mm.
  • Fixação em tijolo oco ou concreto de argila expandida. Aqui as paredes são bastante ocas e requerem um aprofundamento significativo da parte espaçadora. É ideal para perfurar um orifício com 5 a 10 cm de profundidade. A área de expansão do pino deve ter pelo menos 80 mm de tamanho. Somente esses indicadores possibilitarão uma fixação confiável.
  • Instalação em betão, pedra, tijolo maciço. Aqui, a própria estrutura das paredes tem características de suporte suficientes. É necessário aprofundar o pino do disco em 25-50 mm, não mais. O tamanho ideal da zona espaçadora é inferior a 80 mm. Indicadores mais significativos não permitirão que a haste seja totalmente martelada - ela simplesmente cairá durante a operação da instalação.

Estas são recomendações básicas que não levam em consideração as características de projeto da camada isolante. Se a base da fachada e a linha de cola forem maiores que 10 mm, este valor é adicionado ao comprimento calculado do fixador.

Dimensões (editar)

Existem tamanhos padrão para pinos de disco, o que torna mais fácil selecioná-los para várias tarefas. Os diâmetros padrão do disco de vedação estão disponíveis na faixa de 45–90 mm. Se for necessária uma grande área de contato, um rolo é colocado nos fechos, aumentando este indicador para 140 mm. Para buchas de plástico, o diâmetro padrão é 80 ou 100 mm. Os tamanhos típicos 8x100 mm, 10x160 mm, 10x120 mm, 10x150 mm, 10x220 mm, 10x180 mm, 10x260 mm são relevantes. Em geral, a faixa de comprimento varia de 4 a 40 cm. Os metálicos têm um diâmetro de haste de 10 mm, comprimento de 90 a 150 mm e às vezes até 300 mm.

Os produtos de fibra de vidro são geralmente produzidos nos tamanhos padrão 6x40, 6x60, 6x80 mm. O comprimento máximo é 260 mm. Eles são marcados como DS-2 e estão disponíveis com um cabeçote com diâmetro de 60 mm. Em termos de resistência, tais cavilhas não são inferiores às de metal, mas são desprovidas de suas desvantagens. Ao escolher os fixadores, é importante considerar que as opções com uma haste de plástico com mais de 140 mm são difíceis de fixar.

Não é nada fácil martelá-los sem deformar e dobrar. Nesse caso, é melhor usar produtos com um tipo de núcleo metálico.

Montagem

É muito fácil fixar as miniplacas na parede usando um pino em forma de prato. O isolamento já deve ser inicialmente fixado na parede usando um método de adesivo ou moldura. O ideal para o trabalho é a escolha de um período de tempo em que os valores médios das temperaturas atmosféricas não excedam 0 graus.

  • A marcação é aplicada no local de instalação dos fechos. Em média, existem 5–6 buchas de disco por 1 m2 de material.
  • Os furos são feitos através do isolamento com um perfurador. O diâmetro da broca deve ser selecionado com base no tamanho do fixador. A profundidade de perfuração deve exceder o comprimento da haste em 10-15 mm.
  • O pino em forma de cogumelo é instalado no lugar. É necessário aprofundá-lo para que a tampa plana encoste na camada de isolamento térmico. Uma pressão firme com as mãos é suficiente; um martelo não é necessário neste estágio.
  • O núcleo é instalado no lugar. Martelado ou aparafusado até que o fixador esteja bem fixado à superfície da parede. Após a deformação da ponta, a parte externa plana segurará firmemente a camada de isolamento térmico.

Observando essas recomendações, é possível instalar facilmente lajes de diversos materiais na fachada ou no interior do edifício. No entanto, ao realizar o trabalho, você deve levar em consideração outros pontos importantes. Por exemplo, é muito importante ter cuidado ao cravar uma haste, especialmente se uma base de âncora de expansão de plástico e haste forem usadas. Será útil substituir o martelo usual por um macete ou instalar um bloco de madeira entre o martelo e a haste.

As buchas de disco instaladas corretamente são sempre posicionadas de forma que suas cabeças fiquem no mesmo plano com uma camada de isolamento. Em caso de violação da tecnologia de instalação, a cabeça do produto fica enterrada no material ou eleva-se acima dele.

O tipo de parede também é importante. Nas estruturas de fachadas, o tarugo em cogumelo é utilizado nos cantos das lajes e em seu centro. Na área de juntas de canto e em áreas sujeitas a ventos intensos, é melhor usar mais fixadores para aumentar a confiabilidade.

Se o isolamento térmico for anexado a um sistema de fachada úmida desta forma, proceda de forma diferente: o pino não é cravado na parede entre os elementos isolantes, mas diretamente em sua base. Isso melhora a confiabilidade da instalação e evita que o isolamento térmico se desloque.

Essas mudanças aumentam o consumo de fixadores, mas apenas ligeiramente.

No próximo vídeo, você verá a instalação do passador de disco DS-2 "Biysk".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário