Dimensões dos parafusos de madeira
Na execução de trabalhos de reparação, acabamento e construção, bem como na produção de móveis, são utilizados fechos especiais - parafusos para madeira. Quais são os seus tamanhos e como escolher o mais adequado - leia o artigo.
Padrão
Os tamanhos dos parafusos universais são medidos em duas quantidades - comprimento e diâmetro. Sua haste possui uma rosca de parafuso incompleta e menos características de auto-rosqueamento.
As dimensões dos parafusos de madeira são medidas de acordo com GOST 1144-80, 1145-80, 1146-80.
Dimensões de diferentes tipos
Para trabalhar madeira, utilizam-se fixadores com fios raros. É essa estrutura que ajuda não danifique peças fixadas. Além disso, os artesãos às vezes cobrem o material com óleo para aparafusar mais facilmente e para reduzir o efeito destrutivo na madeira. Também existe um passo de rosca variável ou de duas partidas - é usado para materiais com uma estrutura densa. Em madeira dura e densa, quase sempre os orifícios para parafusos auto-roscantes são feitos com antecedência. Isso é feito para tornar o processo mais rápido. Para o tipo macio, há outro motivo: se os fixadores forem instalados próximos à borda, o orifício preparado evitará que o material se rache.
Os materiais para fazer os parafusos auto-roscantes são aço carbono, aço inoxidável e latão. Os fixadores de aço carbono são mais populares, têm baixo preço e, com a escolha certa, duram muito tempo. Após um determinado tipo de processamento, o hardware adquire sua própria cor.
- Preto... Obtido pelo processo de oxidação - é uma reação redox, em que um filme de óxido permanece na superfície do produto, ou pelo processo de fosfatação, quando uma camada de fosfatos de zinco, ferro ou manganês pouco solúvel é formada na superfície .
- Amarelo - obtida durante o processo de anodização, é uma reação eletroquímica, durante a qual se forma um filme de óxido na superfície.
- Branco - são ferragens galvanizadas.
Pelo tipo de extremidade, os fixadores são afiado ou com uma broca... Os afiados são projetados para materiais macios e aqueles que têm uma broca são para materiais mais densos ou para metais com espessura superior a 1 milímetro. Existem também ferragens e sem fim, utilizadas na montagem de móveis. Os parâmetros dimensionais dos fixadores dependem do tipo e tamanho das peças fixadas. O gráfico de tamanhos é muito grande e inclui mais de 30 tipos. O comprimento dos produtos varia de 13, 16, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110 e até 120 mm. Diâmetros da rosca externa em milímetros - 1,6, 2,0, 2,5, 3,0, 4,0, 5,0, 6,0, 8,0 e 10,0.
O parafuso auto-roscante deve ser o mais longo possível para que possa passar pela primeira parte e entrar na segunda pelo menos um quarto (ou mais) de sua espessura. Essa montagem pode ser chamada de confiável. Os menores parafusos auto-roscantes para madeira também são popularmente chamados de sementes, pois seu formato se assemelha a sementes de girassol. Os parafusos auto-roscantes para fixação de perfis de drywall são pequenos fixadores, por seu tamanho são chamados de "bugs". Produzido galvanizado com reentrância cruzada. Na parte de trás da cabeça existem ranhuras para travar a chave de fenda. O tamanho do diâmetro é de 3,5 milímetros e o comprimento da haste é de 9,5 e 11 milímetros.
Cabeça escareada e ranhura reta
Usado para peças que devem se encaixar perfeitamente. Não é necessário perfurar previamente as ranhuras, pois o formato especial da cabeça permite que a ferragem "entre" completamente na árvore.O recesso para a ferramenta na cabeça é uma ranhura. Pode ser reto, cruciforme, antivandálico ou hexagonal.
São utilizados na fabricação de móveis e para revestimento.
Cruz amarela e branca recuada
Parafusos auto-roscantes amarelos e brancos (de outra cor) são usados para fixação de várias peças em madeira com preparação preliminar de furos. Resistente ao processo de corrosão. Para a produção, utiliza-se aço macio e os produtos acabados são galvanizados. O parafuso autorroscante possui uma extremidade afiada e uma cabeça escareada. Na maioria das vezes, os encaixes das portas são fixados com essas ferragens.
Cabeça hexagonal
Muito semelhante a um parafuso padrão, apresenta um passo de rosca mais amplo e uma extremidade mais afiada... Para aparafusar são utilizadas chaves de 10, 13 e 17 milímetros. Usado principalmente ao trabalhar com material para o telhado, para fixar quaisquer detalhes na cerca, etc.... Os fixadores hexagonais são geralmente equipados com juntas de borracha especiais para vedação.
Com arruela de pressão
Sua principal diferença é uma cabeça larga e plana, ao longo da borda da qual existe uma saliência especial para melhor fixação das peças... Tem uma gama bastante ampla de aplicações, adequada para metais, plásticos, compensados, painéis de fibra. A grade dimensional das ferragens com arruela de pressão é pequena, todas têm o mesmo diâmetro - 4,2 milímetros. O comprimento varia de 13, 16, 19, 25, 32, 38, 41, 50, 57 a 75 milímetros. Muitas vezes, existem parafusos auto-roscantes de baixa qualidade no mercado. Você pode distingui-los pela tampa - é arredondada e quase plana, respectivamente, a ranhura é rasa. O metal desses produtos não é processado de forma alguma e pode entortar ou quebrar durante a operação. Mesmo os parafusos auto-roscantes com revestimento de zinco se deterioram e corroem rapidamente, uma vez que a camada galvanizada é muito fina. Além disso, o tamanho do diâmetro de tais fixadores pode ser 3,8–4,0 em vez do declarado 4.2.
Parafusos auto-roscantes de alta qualidade são uma ordem de magnitude mais alta. Sua tampa é feita em forma de trapézio e possui uma fenda profunda e pronunciada. Eles também podem ser chamados de reforçados. Esses hardwares transmitem o torque muito melhor.
Como escolher?
Ao escolher parafusos auto-roscantes para madeira, não se preocupe com metais ou fechos universais. Ferragens de perfil estreito manterão melhor uma estrutura de madeira e as universais são ideais para unir superfícies de metal e madeira. Primeiro você precisa escolher o tipo de cabeça do parafuso, o ponto principal aqui é a conexão a ser feita. Além disso, o tipo de slot. Os tipos de recesso de cabeça mais populares são TORX. Eles obtêm o melhor torque da ferramenta.
Tipo de rosca - em toda a haste do parafuso ou não. Para conectar duas peças de madeira, hardware com rosca incompleta é adequado. O comprimento deve corresponder ao tamanho do elemento a ser aparafusado. Há uma zona sem fio sob a cabeça e, graças a ela, há um ajuste perfeito dos materiais uns aos outros. Para facilitar o aparafusamento em madeira densa, recomenda-se levar fixadores que possuam moinho ou moinho. Somente ferragens com roscas de parafuso incompletas estão equipadas com ele. É composto por várias ranhuras localizadas no início do fio. Eles ajudam a "amaciar" a superfície da madeira.
É imprescindível prestar atenção ao tamanho do diâmetro e comprimento da haste do parafuso para evitar rachaduras na madeira durante a operação. Um ponto importante é de onde vem o fio, deve ser desde o fim. Um laço localizado longe indica que a extremidade não é pontiaguda e romba. Trabalhar com esses fixadores trará muitos problemas.
A escolha da cor também depende do material com o qual trabalhar. Para madeira, os parafusos autorroscantes amarelos são os melhores, mas têm um preço mais alto. Os fechos pretos têm várias desvantagens: são suscetíveis à corrosão e podem ocorrer manchas na superfície da madeira. Isso não é tão crítico para metais, porque a ligação pode ser pintada.Além disso, o hardware preto é bastante frágil - se você torce-o, o chapéu pode quebrar. Um exemplo seria o piso. As tábuas tendem a secar e dobrar, por isso a carga no parafuso autorroscante aumenta, a cabeça quebra. Portanto, o piso de madeira começa a ranger.
Se houver material de metal na conexão, parafusos auto-roscantes revestidos de zinco servirão. Também vale a pena considerar como o hardware será aparafusado ou não no orifício preparado.
Para obter informações sobre como escolher o parafuso auto-roscante certo para madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.