Variedades e seleção de parafusos de madeira

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Comparação com parafusos auto-roscantes para metal
  3. Visão geral da espécie
  4. Dimensões e peso
  5. Como escolher?
  6. Regras de trabalho

No momento, o fixador mais comum para uso na produção e na vida cotidiana é o parafuso auto-roscante para madeira preferido de todos. Você deve compreender suas variedades para escolher a correta.

Peculiaridades

A principal vantagem de tal parafuso auto-roscante é que não é necessário pré-perfurar um orifício - devido à base afiada e à rosca, eles são aparafusados ​​de forma independente na superfície. Esta é uma ótima alternativa para as unhas.

Um parafuso auto-roscante para madeira difere visualmente de outro tipo devido a uma rosca rara (isso ajuda o parafuso auto-roscante a se prender firmemente na fibra de madeira), suas voltas são maiores e mais profundas. Além disso, para se livrar de lascas de madeira, ele deve ter uma base (ponta) semelhante a uma agulha muito afiada. Para ocultar esses fechos, que não se destacavam no produto acabado, foi feita uma cabeça cônica escareada com parafuso autorroscante.

O comprimento médio de um parafuso auto-roscante para madeira é de 10-250 mm. Se o comprimento ultrapassar 80 mm, a rosca não será para toda a haste - isso ajudará a reduzir a resistência ao aparafusar o parafuso auto-roscante na madeira.

Para cada tipo de obra, você pode escolher o parafuso autorroscante certo. A escolha é simplesmente enorme, isto deve-se à variedade de materiais utilizados. Mas todos eles devem estar em conformidade com GOST.

Comparação com parafusos auto-roscantes para metal

Como a madeira e o metal têm estruturas completamente diferentes, são usados ​​parafusos auto-roscantes diferentes.

  • A madeira é menos densa, os fixadores com um grande passo de rosca são adequados para isso - desta forma o material preso será fixado com segurança e as fibras da madeira serão menos danificadas. Também para a instalação de estruturas de madeira, são utilizados parafusos autorroscantes mais finos.
  • A principal diferença entre um parafuso auto-roscante para metal é o menor passo da rosca, o que garante uma conexão de alta qualidade de várias estruturas e perfis metálicos. Esses parafusos são mais grossos e fortes.

Ambos os parafusos auto-roscantes têm pontas muito afiadas, podem ser feitos de materiais idênticos e têm as mesmas tampas.

No momento, você pode adquirir o chamado parafuso auto-roscante universal, que é adequado para qualquer tipo de material.

Visão geral da espécie

Muitos se deparam com este tipo de fixador pela primeira vez e simplesmente não sabem como os parafusos para madeira diferem entre si. É difícil para uma pessoa inexperiente navegar imediatamente por uma seleção tão ampla de variedades.

É comum classificar os dados do produto de acordo com vários critérios.

Tratamento de superfície externa

De que material o parafuso auto-roscante será feito, sua resistência adicional depende. Pode ser aço inoxidável, aço carbono, latão. Para protegê-lo da corrosão, ele é revestido com uma solução especial.

Se o parafuso auto-roscante tiver uma cor preta, trata-se do denominado parafuso auto-roscante fosfatado. Utilizado em locais com baixos níveis de umidade, extremamente instáveis ​​à corrosão.

Os parafusos auto-roscantes revestidos de latão são amarelos e são recomendados para uso em edifícios com alta umidade.

Outro tipo de parafuso auto-roscante é o galvanizado, de aparência branca. São utilizados absolutamente em qualquer ambiente, fixados em qualquer tipo de madeira.

A cor prateada é encontrada em ferragens cobertas por uma película de cromo. Este revestimento evita o desenvolvimento de corrosão, protege contra abrasões e arranhões. São considerados decorativos, utilizados sempre que é importante não perturbar o aspecto estético da divisão.

Por formulário

Os fabricantes oferecem a mais ampla gama de parafusos auto-roscantes. Em diferentes condições de operação, são utilizados fixadores de um determinado formato, alguns deles com opções especiais, por exemplo, juntas de borracha ou uma superfície em forma de broca.

  • Alguns dos melhores são os parafusos estruturais. Na verdade, eles são quase universais para trabalhar madeira, pois são adequados para vários tipos de madeira. São fabricados em aço resistente e dúctil, o que permite que sejam utilizados em qualquer dobra (ou seja, seja qual for o ângulo em que for aparafusado será muito difícil quebrá-lo). Um parafuso auto-roscante estrutural é geralmente usado ao unir estruturas maciças.
  • Com uma arruela de pressão. São adequados para a montagem de contraplacado ou chapas de perfis finos, equipados com uma cabeça em forma de anilha, que não permite que o parafuso auto-roscante seja profundo. Produzido principalmente nas cores branca e amarela. Anti-corrosão. Existem também parafusos auto-roscantes com arruela de pressão pintada. Eles são usados ​​para a montagem de folhas perfiladas de várias cores.
  • Com uma cabeça hexagonal. Esse parafuso auto-roscante também é chamado de surdo e é adequado para conectar estruturas sólidas fortes. Na base tem um afiamento, a tampa é feita de hexágono. Quase sempre é reforçado, em termos de peso e espessura supera os parafusos auto-roscantes padrão. Uma chave é usada para prender. Existem também parafusos auto-roscantes com cabeça escareada, com reentrância para chave sextavada.
  • Os parafusos de telhado têm uma cabeça sextavada e uma arruela de borracha, que fornece uma vedação elástica adicional e fecha o orifício contra o excesso de umidade. Na maioria das vezes, eles vêm com uma furadeira no final.
  • As ferragens para móveis são chamadas de confirmações e têm uma extremidade romba. Para apertá-los, é necessário um orifício pré-preparado. Praticamente não corrosivo, feito de aço de alta qualidade. São utilizadas na montagem de móveis, permitem montar e desmontar várias vezes um produto de madeira sem danificar os furos dos fechos.
  • Também existe um parafuso auto-roscante galvanizado para carpintaria, denominado ranhura de espiga. Como o nome indica, é composto por um espigão e uma ranhura que ajudam a conectar perfeitamente as partes verticais.
  • De profissionais, muitas vezes você pode ouvir nomes como "pulgas" ou "insetos". São parafusos auto-roscantes, cuja cabeça possui um cone truncado. Devido a isso, eles têm a capacidade de perfurar até mesmo metal. Via de regra, são produzidos em tamanhos pequenos.
  • Parafuso auto-roscante com anel, outro nome é parafuso de anel. Parece um gancho bem apertado. Freqüentemente usado ao fixar madeira de construção na fachada de um edifício. É capaz de suportar um pequeno peso, não é recomendado o seu uso para coisas frágeis, por exemplo, lustres. Feito de aço carbono endurecido, zincado na parte superior. Se um pino for selecionado para ele, ele deve estar nivelado com as seções do parafuso auto-roscante.
  • Parafuso auto-roscante com uma grande cabeça larga usado para uma melhor aderência dos fixadores à madeira, além disso, permitirá que você feche o orifício.

Por tipo de fio

Principais variedades:

  • parafuso auto-roscante com passo de rosca largo, usado para madeira macia (MDF, aglomerado, fibra), tais fixadores também são usados ​​na junção de drywall, plástico;
  • passo pequeno (rosca baixa) é adequado para a montagem de madeira densa, plástico rígido e até peças de metal;
  • uma rosca de duas entradas (alterna entre um passo pequeno e largo) é ideal para unir materiais que diferem uns dos outros em sua densidade, por exemplo, fibra de gesso e perfis metálicos.

Mas esses são apenas os tipos mais comuns. Agora os fabricantes produzem parafusos auto-roscantes com roscas modificadas, eles têm ranhuras especiais, arestas vivas, um cortador na ponta da rosca ou voltas de engrenagem especiais.

Dimensões e peso

Em princípio, ao escolher o tamanho certo de um parafuso autorroscante, você sempre pode levar uma amostra com você, mas se isso não for possível, você deve entender um pouco sobre as amostras existentes.

Os parâmetros do parafuso auto-roscante são determinados pelo comprimento e diâmetro:

  • há uma faixa padrão de comprimentos de fixadores: 10, 15, 20, 25, 30, 35, 38, 40, 45, 48, 50, 55, 60, 63, 70, 75, 80, 100, 120, 150 mm;
  • os parafusos auto-roscantes mais comumente usados ​​são universais, seus parâmetros padrão de diâmetro são 1,6, 2,0, 2,5, 3,0, 3,5, 4,0, 5,0, 6,0, 8,0, 10, 0 mm.

Esses são tamanhos padrão, mas há exceções. Os parafusos auto-roscantes mais longos alcançam 200-250 mm de comprimento e são projetados para conectar camadas espessas de madeira. Os menores às vezes não chegam a um centímetro.

E um dos modelos mais populares de parafusos auto-roscantes (pretos) tem um comprimento atípico de 51 mm, o que não afeta suas características gerais de forma alguma.

Os artesãos experientes determinam primeiro a espessura do parafuso auto-roscante, dependendo de seu uso posterior, eles escolhem os mais finos ou mais grossos. O próximo critério é o comprimento, alguém vai precisar de um curto e alguém não conseguirá ficar sem um parafuso longo e auto-roscante. Em seguida, consulte o diâmetro do produto. Todas as marcações autotravantes são muito fáceis de ler e até mesmo a pessoa mais inexperiente será capaz de decifrá-las. Se o tamanho da embalagem for 6x40 ou 5x25, então o primeiro valor indica sempre o diâmetro do produto, e o segundo - seu comprimento. Sabendo disso, não será difícil escolher você mesmo os fixadores necessários.

Via de regra, os fabricantes colocam tabelas com as dimensões de seus produtos, nelas você pode ver quanto tempo pode ter o parafuso auto-roscante e com qual diâmetro da tampa.

Por peso, os parafusos também diferem. A massa de um hardware está com os parâmetros:

  • 3,5 x 16 - 1,08 g;
  • 3,5 x 19 - 1,13 g;
  • 3,8 x 64 - 3,75 g;
  • 3,8 x 70 - 4,73 g;
  • 4,2 x 70 - 4,22 g;
  • 4,2 x 76 - 4,79 g;
  • 4,8 x 89 - 7,63 g;
  • 4,8 x 95 - 8,58 g.

Também deve ser destacado que os parâmetros para diferentes marcas podem diferir ligeiramente, ultrapassando a norma de 10%.

Como escolher?

Obviamente, o mais importante é decidir a finalidade de usar um parafuso auto-roscante: por que e onde o hardware será usado, se será afetado pelas condições naturais (chuva, neve). Além disso, vale a pena verificar a qualidade dos parafusos de que você precisa.

  • O hardware deve ser idêntico em cores - esta é a prova direta de que eles são processados ​​igualmente bem e servirão exatamente da mesma forma.
  • Também não deve haver diferença no tamanho - visualmente, tudo tem o mesmo comprimento e espessura. O mesmo se aplica ao passo da rosca: as roscas são transparentes e com o mesmo intervalo de corte.
  • Se houver brocas especiais no final, não deve haver rebarbas. A borda deve ser afiada, não quebrada, caso contrário, essa peça se tornará automaticamente inutilizável.
  • O entalhe com a qual a ranhura é feita deve ser claro, profundo e simétrico.
  • Parafusos autorroscantes de alta qualidade, via de regra, são marcados com uma marca especial na embalagem - esta é uma letra latina maiúscula. Os fechos com essas marcações são produzidos em grandes fábricas e passam por testes e certificações adicionais. Ao escolher produtos de alta qualidade, você não terá que se preocupar com a quebra dos fixadores no momento mais inoportuno.

Não tendo muita experiência na escolha de ferragens, é melhor consultar um consultor ou apenas um artesão experiente. Ele o ajudará a escolher o tipo certo de fechos para um determinado tipo de obra ou a escolher a cor dos acessórios de móveis.

Regras de trabalho

É bastante simples usar parafusos auto-roscantes para madeira no trabalho, principalmente se você tiver uma chave de fenda à mão, mas mesmo sem uma ferramenta adicional, usando uma chave de fenda adequada, essa tarefa é fácil de realizar. Para não danificar o parafuso auto-roscante durante o processo de aparafusamento e não esmagar a madeira, é necessário cumprir algumas regras.

  • Ao prender um pedaço fino de madeira ou usar madeira quebradiça, é necessário um cuidado especial - um movimento errado pode causar a quebra do material usado. Para evitar tal situação, é feito previamente um orifício para o parafuso auto-roscante - também denominado orifício piloto. Uma furadeira para madeira e uma furadeira são usadas para esse trabalho. O diâmetro é determinado pelas características da matéria-prima.Por exemplo, se um material de madeira macia for usado, a broca deve ter metade do diâmetro do fixador. E ao trabalhar com uma árvore densa como o carvalho, é selecionada uma broca que é completamente idêntica ao tamanho do hardware.
  • Muitas pessoas escolhem o comprimento do parafuso auto-roscante, guiadas pela regra "quanto mais, melhor". Parece que um hardware longo irá mantê-lo unido de forma mais confiável e, se a parte permitir, às vezes eles perfuram com um parafuso auto-roscante. Mas essa opinião está errada. Os especialistas observam que o comprimento correto é a chave para uma fixação durável. O comprimento do parafuso auto-roscante deve ser 6-7 mm mais curto do que a espessura das estruturas ou peças fixadas.
  • A situação é semelhante com a escolha do diâmetro. Você não precisa escolher o parafuso autorroscante mais espesso, porque às vezes os fixadores finos lidam com a tarefa com muito mais rapidez e eficiência. Além disso, é muito mais fácil trabalhar com hardware fino e a capacidade de dividir o produto é reduzida a quase zero.
  • Existe um tipo de madeira em que é muito difícil aparafusar um parafuso auto-roscante, especialmente se for usada apenas uma chave de fenda. Os profissionais recomendam pré-lubrificar os fixadores com sabão em pó ou cera - isso ajudará a passar a ferragem no material desejado.
  • Os princípios básicos de como aparafusar adequadamente um parafuso auto-roscante em uma árvore já foram considerados. Mas e se esse velho parafuso auto-roscante precisar ser removido? Um ferro de soldar comum vai ajudar: você deve segurá-lo um pouco nos fechos necessários, porque todos sabem que quando aquecido o metal se expande. Depois que o parafuso esfriar novamente, não será mais difícil removê-lo.

Para uma visão geral dos parafusos para madeira, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário