Como escolher e usar parafusos auto-roscantes para concreto?
Os parafusos auto-roscantes para concreto são fáceis de usar, mas ao mesmo tempo são caracterizados por um alto nível de confiabilidade e durabilidade. Isso explica por que esses fixadores são muito populares entre os construtores.
Características e propósito
Os parafusos auto-roscantes para concreto eram usados ativamente mesmo naqueles dias em que florescia a construção de estruturas exclusivamente de madeira. Hoje, esse parafuso, também conhecido como pino, é usado principalmente para fixar caixilhos de janelas ou peças de madeira em estruturas maciças de concreto, para instalar móveis suspensos ou ladrilhos de fachada, ou para decoração de interiores.
O pino de concreto é criado de acordo com GOST 1146-80. Parece um prego estampado com uma seção redonda ou quadrada. O fixador não tem ponta pronunciada. A rosca aplicada de forma irregular garante uma fixação confiável do parafuso auto-roscante, e o material certo e a presença de revestimento adicional contribuem para um aumento da vida útil. A ponta de metal do parafuso evita que ele fique embotado ao ser aparafusado na superfície.
A propósito, ferragens de concreto também podem ser usadas com tijolos, mas apenas com certas características. A aparência do parafuso depende do material específico usado.
Visão geral da espécie
Além do fato de que um parafuso autorroscante para concreto pode ser ancorado ou usado junto com um pino, existem várias outras classificações desse fixador.
Pela forma da cabeça e da fenda
O pino pode ser equipado com uma cabeça hexagonal, cilíndrica ou cônica, se for saliente. Existem também variedades com um design oculto. A fenda autoexplorável é feita em forma de asterisco ou em forma de cruz. A forma também pode ser hexagonal para uma ferramenta imbus ou um barril para uma chave de caixa. Uma ranhura reta não funcionará para concreto.
Por material
Os parafusos auto-roscantes para concreto são geralmente criados em aço carbono. Este material tem boa resistência, mas freqüentemente sofre corrosão e, portanto, requer galvanização adicional ou outro revestimento. Os parafusos de aço inoxidável são construídos a partir de uma liga dopada com níquel. Eles não requerem proteção adicional contra corrosão e são adequados para uso em todas as condições.
Hardware de latão não tem medo de corrosão ou exposição a elementos químicos. No entanto, sendo de plástico, esse hardware só pode suportar uma quantidade limitada de quilogramas, caso contrário, ele se deformará.
Por design de segmento
Para ferragens de concreto, existem 3 tipos principais de rosca.
- Pode ser universal e pode ser usado com ou sem bucha.
- O fio é feito em forma de espinha, ou seja, é inclinado e "feito" por cones aninhados uns dentro dos outros. Neste caso, o comprimento do elemento de fixação atinge 200 milímetros. Essa ferragem é martelada no orifício com um martelo ou usada completa com um tarugo.
- É possível uma variante com passo variável de voltas, que é executada com entalhes adicionais. Esta opção permite garantir uma fixação confiável, bem como usar um parafuso auto-roscante sem bucha de expansão.
Por tipo de cobertura
Os fechos galvanizados prateados são adequados para qualquer atividade, enquanto os dourados, adicionalmente tratados com latão ou cobre, só podem ser utilizados para manipulação interna. A camada de zinco deve ser aplicada por galvanoplastia. Os elementos oxidados pretos não protegem muito bem contra a ferrugem e, portanto, são usados para operação apenas em ambientes com níveis normais de umidade. Um filme na superfície é formado por uma reação química com um agente oxidante.
A fosfatação também é possível - isto é, revestir o metal com uma camada de fosfato, resultando na formação de uma camada acinzentada ou preta na superfície. Se os parafusos auto-roscantes forem feitos de liga de aço inoxidável, não é necessário revestimento adicional.
Dimensões (editar)
Na tabela de sortimento de parafusos auto-roscantes para concreto, será possível encontrar todos os indicadores possíveis, incluindo os diâmetros externo e interno, passo e comprimento da rosca. Assim, é nele que você pode ver que o comprimento máximo do fixador é de 184 milímetros, e o mínimo é de 50 milímetros. O diâmetro da cabeça do parafuso é geralmente de 10,82 a 11,8 milímetros. A seção externa tem 7,35-7,65 milímetros e o passo da rosca não vai além de 2,5-2,75 milímetros. Os parâmetros do diâmetro externo são de 6,3 a 6,7 milímetros, e a seção interna é de 5,15 a 5,45 milímetros.
A altura da cabeça pode variar de 2,8 a 3,2 milímetros e a profundidade pode variar de 2,3 a 2,7 milímetros. O diâmetro da broca utilizada é sempre de 6 milímetros. Isso significa que ambos os parafusos auto-roscantes com dimensões de 5x72 e 16x130 milímetros podem ser usados - tudo depende da carga do pino e de alguns outros parâmetros.
Nuances de escolha
Ao escolher um parafuso auto-roscante para concreto, a principal condição é a capacidade do fixador de suportar cargas pesadas. Para fazer isso, você deve primeiro usar cálculos especiais já feitos por especialistas. De acordo com eles, acredita-se que para uma estrutura com peso superior a 100 quilos, sejam necessários pinos com 150 milímetros de comprimento. Se o peso da estrutura não exceder 10 quilogramas, um elemento cujo comprimento não seja superior a 70 milímetros é adequado. No entanto, a seleção ainda deve ser realizada levando-se em consideração a etapa de instalação dos tarugos.
Quanto mais fraco o material e maior o peso aceito, mais longo deve ser o parafuso auto-roscante... Por exemplo, para peças mais leves do que um quilograma, um pino com dimensões de 3 por 16 milímetros é geralmente adequado. O desenho da cabeça da unha é selecionado dependendo da aparência da superfície na qual ela está fixada.
Se necessário, o hardware pode ser mascarado com sobreposições decorativas.
É comum deixar 70 ou 100 milímetros entre os parafusos individuais. Esta folga pode variar dependendo do material e das especificidades da parede, bem como das dimensões da própria estrutura. Ressalta-se que a escolha do hardware também deve levar em consideração as condições de seu funcionamento. Por exemplo, um banheiro úmido e uma sala de estar seca exigem parafusos com revestimentos diferentes. No primeiro caso, você precisará de hastes galvanizadas ou peças de aço inoxidável. No segundo caso, é melhor usar parafusos auto-roscantes pretos oxidados ou fosfatados.
O custo dos parafusos auto-roscantes para concreto é determinado em função da qualidade do material utilizado, da opção de revestimento e até mesmo do país de fabricação. Para 100 peças de alfinetes com dimensões de 3,5 por 16 milímetros, você precisará pagar de 120 a 200 rublos, e para elementos medindo 4 por 25 milímetros - 170 rublos. Um conjunto de 100 peças de 7,5 por 202 milímetros custará 1.200 rublos.
Como usar?
É possível aparafusar o tarugo em uma parede de concreto de duas maneiras - usando um tarugo ou sem ele. A presença de uma luva de plástico no furo proporcionará um engate mais confiável devido aos seus "ramos" que funcionam como escoras. O uso de bucha é obrigatório nos casos em que o parafuso tem uma carga excessiva, ou seja necessária a fixação da peça em concreto poroso ou celular. Em princípio, um espaçador de plástico também deve ser usado ao trabalhar com estruturas que estão sujeitas a vibrações.A instalação de um parafuso autorroscante no concreto com bucha começa com o fato de ser necessário fazer um furo na parede, cujo diâmetro coincidirá com a seção transversal da manga e a profundidade será de 3 -5 milímetros a mais. Você pode perfurar com uma furadeira elétrica, mas ao processar materiais moles ou porosos, é melhor usar uma chave de fenda com uma furadeira.
O martelo perfurador é usado em situações em que a densidade da parede de concreto é de 700 quilos por metro cúbico ou até mais. O orifício resultante é limpo de detritos e, em seguida, o pino é inserido no encaixe com um martelo comum. O próprio parafuso auto-roscante será correto para apertar com uma chave de fenda simples ou uma chave de fenda com um bastão em um local já preparado. A instalação da bucha no concreto também pode ocorrer sem a perfuração preliminar. Isso é feito de acordo com um modelo ou com um desenho preliminar de um contorno de canal. Ao usar um gabarito, será necessário aparafusar a ferragem na superfície de concreto diretamente através do orifício no padrão feito de um pedaço de madeira ou placa. Se tudo for feito corretamente, os fechos serão fixados com segurança perpendicularmente à superfície.
Ao trabalhar com um alinhavo, o orifício deverá ser perfurado um pouco menor que o diâmetro do próprio parafuso autorroscante. É comum cravar uma cavilha com fio de espinha no concreto com um martelo. Lembre-se de mencionar que o uso de parafusos pressupõe uma marcação preliminar. A distância da borda da estrutura deve ser pelo menos o dobro do comprimento da âncora. Além disso, é importante que a profundidade do orifício exceda o comprimento do parafuso auto-roscante em um valor igual a seu diâmetro. Ao trabalhar com concreto leve, a profundidade de plantio deve ser selecionada igual a 60 milímetros, e para blocos pesados - cerca de 40 milímetros.
Quando o pino é selecionado para fixar estruturas de madeira ou caixilhos de janelas em paredes de concreto ou tijolo, a superfície é primeiro limpa e um recesso é perfurado com uma broca. Além disso, cerca de 5-6 centímetros recuam da borda. Ao instalar caixilhos de janelas em PVC, a folga entre os parafusos permanece igual a 60 centímetros. No caso de estruturas de madeira ou alumínio, será necessário manter uma distância de 70 centímetros e, além disso, manter 10 centímetros do canto da moldura até os racks.
O pino é aparafusado com movimentos muito suaves, principalmente se houver concreto poroso ou oco.
Alguns especialistas recomendam molhar a broca com água ou óleo durante todo o processo de trabalho para evitar o aumento excessivo de calor. Se o pino for aparafusado com chave de fenda, deve ser selecionado de acordo com os desenhos impressos na cabeça do produto. Tanto as variedades encaracoladas quanto as cruciformes podem ser adequadas. Para remover um parafuso auto-roscante quebrado de uma parede de concreto, é melhor furar a área ao redor dele e pegar os fechos com cuidado com um alicate de ponta redonda fina. Além disso, o orifício resultante é fechado com um tampão do mesmo diâmetro, revestido com cola PVA, ou preenchido com um pino maior. Para fixar os rodapés com parafusos auto-roscantes no concreto, as manipulações deverão começar no canto interno da sala.
Feitas as marcações, é necessário preparar furos para os parafusos no rodapé e na parede. Primeiro, as buchas são fixadas e, em seguida, com a ajuda de parafusos auto-roscantes, o pedestal é bem fixado na parede. No caso em que a superfície é de concreto, normalmente é feito um furo igual a 4,5 centímetros, e a fixação propriamente dita é feita a uma distância de 3 centímetros. No trabalho com parede de tijolos de silicato, o furo deverá ser aprofundado em 5,5 centímetros e a ancoragem deverá ser realizada até 4 centímetros de profundidade. Este tipo de parafusos auto-roscantes também pode ser usado para superfícies de pedra-pomes - neste caso, você primeiro precisará criar um recesso igual a 6,5 centímetros e manter a folga entre as ferragens igual a 5 centímetros.
Ao trabalhar com concreto leve, a profundidade do furo deve ser de 7,5 centímetros e com tijolos maciços de 5,5 centímetros.
Para obter informações sobre como enrolar um parafuso em concreto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.