Tudo sobre parafusos
Escolher os parafusos certos para um determinado tipo de trabalho não é uma tarefa fácil. Qual é adequado para maçaneta e qual é adequado para cofragem? É necessário levar em consideração a finalidade do parafuso, sua classe de resistência, material de fabricação e muito mais.
O que é isso?
Um parafuso é um produto para fixação de peças. Uma das peças pode ser rosqueada por dentro. A aparência do parafuso é uma haste com uma rosca aplicada por fora de um lado e um elemento estrutural para transmitir o torque do outro. Este último pode ter a forma de uma cabeça ou simplesmente ser feito como uma fenda na parte final do corpo do parafuso (existem algumas outras formas).
A diferença entre um parafuso e um parafuso é que o parafuso não tem uma conicidade cônica para baixo e o parafuso não corta o material durante o processo de aparafusamento. A finalidade do parafuso é a conexão ou fixação roscada. Além disso, pode ser usado como um eixo e conter peças rotativas, um guia para rotação ou movimento reto, etc.
História de origem
Os gregos antigos conheciam o mecanismo do parafuso, entretanto, ele era chamado de parafuso de Arquimedes. Mais tarde, tal mecanismo foi descrito pelo matemático grego Archytas de Tarentum. A engrenagem helicoidal de madeira se espalhou pelo Mediterrâneo, era usada em prensas para espremer óleo e fazer vinho. Isso aconteceu antes da nossa era, no século I. A Europa medieval, o que é estranho, não usava parafusos de metal e, muito provavelmente, não sabia nada sobre eles.
Uma chave de fenda de mão apareceu por volta de 1570-80 como uma ferramenta para apertar parafusos, mas não estava em demanda. As chaves de fenda começaram a ser amplamente utilizadas apenas em 1800-10. O parafuso era originalmente um tipo de fixador para construção, seu uso era limitado à carpintaria e trabalhos de ferreiro.
O parafuso de metal tornou-se um elemento amplamente utilizado quando surgiram as máquinas para a fabricação on-line em grande escala. Aconteceu na segunda metade do século XVIII.
Máquinas desenvolvidas em duas direções: os parafusos para madeira eram confeccionados industrialmente em uma unidade projetada exclusivamente para isso, ou os parafusos necessários eram estampados em pequenos lotes em uma máquina semiautomática, na qual era possível a troca do equipamento.
O que eles são?
Uma das principais diferenças entre os parafusos é o formato da cabeça. O slot para uma chave de fenda padrão é usado apenas nos fixadores onde não há carga nas conexões. Mas será difícil apertar e travar as conexões com força. Os principais tipos de parafusos de chave de fenda são aqueles com cabeça cilíndrica ou cilíndrica esférica, hemisférica, cônica, cilíndrica-cônica e esferocônica.
Para evitar a protrusão da cabeça, use modelos secretos ou semissecretos de hardware. Esses modelos são, infelizmente, os mais problemáticos em relação a outras espécies. Eles têm uma combinação pobre de rosca e superfície de cabeça cônica. Isso é especialmente evidente em conexões onde mais de dois parafusos são usados. A eliminação desta desvantagem é possível apenas parcialmente - por meio do uso de ajuste e folga.
Além disso, existe uma desvantagem como a dificuldade de parar.
Os métodos mais confiáveis podem ser chamados de laminação e puncionamento, mas são usados apenas em metais dúcteis e em juntas não separáveis. E mais uma desvantagem desse tipo de parafuso é a baixa resistência das ranhuras para a chave de fenda.Mas esse menos é inerente não apenas aos tipos secretos ou semissecretos, mas também aos que têm cabeça hemisférica ou cilíndrica.
A âncora de parafuso destina-se a fixar equipamentos maciços ao solo. É feito de perfis de parafuso. O produto de ancoragem é fixado devido ao endurecimento das ampolas, nas quais existem compostos de presa rápida - mineral ou poliéster. Eles são colocados no orifício quando a âncora está sendo instalada.
A instalação realiza-se combinando-a com vários tipos de aperto - por meio de uma treliça ou rede metálica. A âncora pode ter até 30 cm de comprimento. O parafuso prisioneiro é usado em produtos eletrônicos. Sua peculiaridade é que o diâmetro de sua rosca é maior que o diâmetro da haste. O chefe do produto pode ser qualquer. Os parafusos O-ring são feitos de aço galvanizado.
Em vez de uma cabeça, tem um anel ou um gancho. É utilizado para trabalhar com suspensões em condições domésticas e é muito utilizado em canteiros de obras. Os parafusos de pressão são procurados na construção naval, na engenharia mecânica e na fabricação de eletrodomésticos. Eles podem ter ou não um slot para chave de fenda.
Por nomeação
Dependendo da finalidade, os parafusos são divididos em dois grupos: parafusos de fixação e parafusos de instalação. Os primeiros são necessários para fixadores destacáveis, os últimos - para que a fixação das peças seja estática e mútua entre si. Os fechos são o tipo mais comum. São esses parafusos que desempenham um papel importante em uma conexão de parafuso destacável e se parecem com uma haste com uma cabeça de um lado e uma rosca do outro.
A função da cabeça é pressionar com segurança as partes que estão conectadas umas às outras. Além disso, é pela cabeça que o parafuso pode ser preso com uma chave de fenda, chave inglesa, hexágono ou outra ferramenta. O formato da cabeça do parafuso de fixação pode ser redondo, com 6 arestas, quadradas e outras. O termo "trava" denota um dos tipos de cabeça, em que é extremamente difícil desparafusar os fechos acidental ou deliberadamente. Por exemplo, pode ser uma cabeça com um buraco (ou existem dois deles).
Apenas um tipo de chave é adequado para o "segredo", e se você não souber qual, não poderá desparafusar tal fecho, ou seja, pode ser chamado de antivandalismo.
Se a fixação for feita com um parafuso e uma porca, é chamado de parafuso, mas um parafuso é chamado de parafuso. A cabeça do parafuso tem seis faces, é apertada com uma chave inglesa. Quando for necessário fixar peças com superfície imperfeitamente plana, onde se planeja aparafusar o parafuso, faz-se uma maré, ou a superfície é processada de forma a lhe dar um plano. Se isso não for feito, a fixação não será forte e um ajuste confortável não será obtido. A conexão ficará enviesada, o que criará tensão desnecessária em todos os elementos e, como resultado, o parafuso será destruído.
Mesmo materiais macios podem ser conectados com a conexão de parafuso, mas uma bucha forte é necessária em cada ponto de conexão.
Já os parafusos de fixação possuem uma saliência ou reentrância em um dos lados para tornar a fixação mais forte e firme. Às vezes, é até necessário fazer orifícios especiais para que a conexão seja confiável. Os parafusos de fixação podem ter extremidades cônicas, planas, cilíndricas, perfuradas e escalonadas.
Os últimos são esféricos ou cônicos. Todos os itens acima se aplicam ao GOST 12414-94. Se falamos de outros padrões, também existem ranhuras, pontas esféricas, bem como parafusos com fenda em cada lado (totalmente simétricos). Estes últimos são amplamente utilizados na montagem em máquinas automáticas.
O parafuso de ajuste é uma invenção dos EUA. Hoje é amplamente utilizado e em muitas indústrias. Um representante típico desse tipo consiste em um cilindro habilmente usinado com diferentes extremidades: um tem um diâmetro menor, seu difusor é rebaixado e a rosca tem um passo menor.Com este produto, você pode literalmente ajustar "no joelho". Graças à face final ampliada, uma variedade de ferramentas pode ser usada para posicionar o parafuso na posição de "execução".
Esse parafuso, por exemplo, é utilizado para verificar a resistência de instalação de peças em várias obras de acabamento de construção, seja na fixação de caixilhos de janelas, portas ou suportes de madeira.
Pelo formato da cabeça
Os parafusos de fixação variam de acordo com sua forma. Ela pode ser:
- plano;
- serrilhada - esta cabeça não possui uma ranhura, esses parafusos destinam-se ao aparafusamento manual;
- convexo;
- redondo - esses produtos decorativos são usados para dar uma aparência atraente;
- cogumelo (na forma de um hemisfério) - a cabeça é localizada baixa e se ajusta perfeitamente à parte com a qual é presa;
- rebaixado - esse tipo de cabeça tem o formato de um cone, enquanto a superfície externa é plana, destinada a afogar os fixadores no material;
- semi-oculto - esta forma parece um segredo, mas a superfície externa não é plana, mas arredondada.
Pelo tipo de slot
A ranhura na cabeça do parafuso tem uma função - fornece contato confiável com um dos tipos de chave de fenda ou chave inglesa para parafusar ou desparafusar o produto. A este respeito, as dimensões da ranhura só podem ser padrão (assim como os tamanhos das chaves de fenda e das chaves). A ranhura deve ser forte, manter sua forma por muito tempo, não "quebrar" ao desparafusar ou apertar o parafuso.
Os principais tipos de fixadores roscados são: parafuso, porca, parafuso, parafuso, parafuso auto-roscante. Eles diferem no tipo e na forma da rosca e no tipo de cabeças e ranhuras.
- O parafuso tem uma cabeça tradicional de 6 lados (chave na mão).
- O parafuso ou parafuso pode ter uma única fenda (você precisa trabalhar com isso com uma chave de fenda plana) ou na forma de uma cruz (então você precisa de uma chave de fenda Phillips).
- Os parafusos auto-roscantes são geralmente aparafusados em um material de alta resistência, portanto, é necessária uma fenda em forma de cruz do tipo PH ou em forma de cruz, que possui "raios" angulares adicionais.
- Um parafuso ou parafuso para madeira também pode ter uma cabeça hexagonal externa e interna.
- O slot pode ter uma forma diferente e mais complexa - um asterisco (e o número de faces é diferente - 8 ou 12), um triângulo oblíquo, um quadrado ou um soquete (para uma chave de garfo), bem como outras formas.
Materiais (editar)
De acordo com os requisitos da DSTU ISO 898-1: 2003, os parafusos são feitos de aço carbono. Pode ser aço carbono dopado ou endurecido, bem como aço liga. O aço carbono é uma liga de carbono e ferro. Esse aço pode ser de baixo carbono, médio e alto carbono.
O aço-liga é denominado aço carbono com elementos adicionais na composição (aditivos de liga). Os aços ligados, por sua vez, podem ser de liga baixa, liga média e liga alta. E também os parafusos podem ser feitos de aço resistente à corrosão (ou seja, inoxidável).
Os fixadores mais comuns são feitos de aço austenítico, cujos principais constituintes são o cromo e o níquel. Se forem necessários fixadores onde há forte atrito, alta condutividade térmica, condutividade elétrica e, ao mesmo tempo, baixo peso do produto, parafusos de ligas de metais não ferrosos são adequados. Em primeiro lugar, esses fechos são de latão e bronze.
O latão é chamado de liga de zinco-cobre e o bronze é uma liga de cobre e estanho. Latão para a produção de parafusos não é usado, mas anti-magnético. E também usar ligas de cobre e alumínio. Também existem produtos plásticos, mas de baixa resistência, são usados, por exemplo, em brinquedos infantis.
Dimensões e peso
Ao determinar o tamanho do hardware, é importante saber exatamente qual o diâmetro da haste (é tradicionalmente denotado pela letra d), bem como o comprimento do produto. O nome contém informações sobre o tipo de cabeça e de acordo com qual padrão ela é fixada com este hardware. Um parafuso com rosca métrica é designado nos documentos usando a fórmula MDxPxL. Nesse caso, M é o sinal da rosca, d, como já mencionado, é o diâmetro (é medido e indicado em mm), P é a designação do passo da rosca (também em mm) e L é o comprimento do produto (também é medido em milímetros). O fio na maioria dos casos é em polegadas, ou seja, é medido em polegadas.
Além dos parafusos padrão, também existem minifusos. Por exemplo, eles são amplamente utilizados na Ortodontia. São fabricados em liga de titânio, são autocortantes e autoperfurantes, porém possuem um cone rombudo, o que evita lesões na gengiva durante sua instalação. E também miniparafusos são usados em acessórios como óculos. E também existem maxi-parafusos, por exemplo, fixações para fôrmas, cujo comprimento chega a 3 m.
O peso dos parafusos está diretamente relacionado às suas dimensões e ao material de que são feitos. Quanto mais leve o material e menor o tamanho, menor e o peso.
Fabricantes
Os fabricantes de parafusos domésticos receberam boas críticas dos consumidores, por exemplo, "Fixadores permanentes" ou "A primeira fábrica de fixadores"... O mercado de produtos de hardware é extenso, existem muitos fabricantes no país, a política de preços é moderada (principalmente em comparação com os preços de produtos de empresas estrangeiras).
Portanto, na maioria dos casos, o consumidor russo escolhe parafusos russos.
Dicas de Seleção
Para a escolha correta dos fixadores, você precisa saber exatamente para que ele está sendo comprado (para montar o equipamento, para substituir análogos desgastados ou de outra forma inutilizáveis). Além do mais, as condições de operação desempenham um papel importante - será instalado em ambientes internos ou externos, independentemente de ser afetado por cargas estáticas e dinâmicas, confiabilidade, resistência, segurança da unidade de fixação.
Se você precisar de fixação reforçada ou se precisar instalar o parafuso em um local de difícil acesso ou cargas dinâmicas constantes, um parafuso hexagonal é suficiente. Caso seja necessária a fixação de chapas finas e moldura metálica, utilizam-se parafusos com arruela de pressão e cabeça semicircular. Esses produtos não deformam o metal fino nos pontos de ligação, enquanto a área da superfície de contato da folha e dos fixadores aumenta.
Um parafuso de fixação (também chamado de mobiliário) é usado quando você precisa montar móveis de gabinete, estruturas de aglomerado, bem como compensados e estruturas de madeira. A mesa é um produto durável e confiável. Para prendê-lo, você precisará usar uma chave hexagonal. Antes de instalar o parafuso de aperto, deve-se preparar o orifício e a sede para a cabeça escareada do dispositivo de fixação.
Uma cabeça de parafuso semicilíndrica é necessária quando é necessário pendurar e fixar uma folha de metal em uma estrutura de metal. Este produto parece muito esteticamente agradável. Uma cabeça escareada é necessária para conectar com segurança o material da folha espessada à estrutura de metal. Antes da instalação, é necessário fazer um furo na chapa e retirar o chanfro de forma que os planos da chapa e a parte final da cabeça escareada fiquem no mesmo nível.
Este design tem uma aparência esteticamente agradável, mas não resiste a cargas dinâmicas.
Se você só precisa prender um ao outro, e a estrutura não será submetida a nenhuma carga, seja estática ou dinâmica, e, além disso, a estética também não é importante, um parafuso de cabeça panela regular com uma ranhura plana servirá .
O comentário foi enviado com sucesso.