Como desparafusar um parafuso auto-roscante rasgado?
Mestres de reparos muitas vezes enfrentam situações problemáticas, mas os profissionais sempre sabem o que fazer. Ao realizar reparos com ferramentas, é importante saber trabalhar corretamente com elas. O aparafusamento de parafusos auto-roscantes geralmente não causa dificuldades, mas ao desparafusar esses fixadores, podem surgir dificuldades, especialmente quando sua parte superior está deformada. Para lidar com a tarefa, você precisa usar um dos métodos conhecidos pelos artesãos domésticos. E qual é o adequado - a situação dirá.
Os caminhos
Olhando para a atuação dos reparadores profissionais, pode parecer que seu trabalho é bastante simples, não exigindo habilidades especiais. Mas simplicidade e leveza visíveis são alcançadas por anos de experiência acumulada. Pessoas comuns que fazem reparos em casa de vez em quando, muitas vezes não sabem nada como abordar, por exemplo, algo como desparafusar um parafuso auto-roscante com uma tampa danificada.
A cabeça deformada de um parafuso autorroscante é o motivo mais comum devido ao qual desparafusar os fixadores se torna extremamente difícil.
Vamos considerar as principais causas de danos à cabeça.
- Uso de uma ferramenta abaixo do padrão ou inadequada. Ao aparafusar um parafuso auto-roscante com uma chave de fenda ou chave de fenda defeituosa, sua cruz pode ser facilmente deformada.
- Tecnologia de aparafusamento errada para parafusos auto-roscantes. Se a pressão não for aplicada à ferramenta, ela escorregará e danificará a cabeça do fixador. Não é fácil desapertar o parafuso auto-roscante se a travessa estiver arrancada.
- Má qualidade do material com o qual os parafusos foram feitos. Se o metal for muito mole ou quebradiço, o produto é muito fácil de deformar ou mesmo quebrar. Além disso, podem ocorrer parafusos autoatarraxantes com cabeça processada incorretamente, cujos recortes não corresponderão à ferramenta utilizada.
Existem várias opções para extrair ferragens com bordas deformadas na cabeça.
- Se as bordas estiverem arrancadas, mas você conseguir chegar perto da cabeça, é melhor prendê-la com um alicate ou alicate e tentar desparafusá-la, agindo no sentido anti-horário. Se a cabeça for suficientemente convexa, um mandril de perfuração pode ser usado para segurá-la e desparafusá-la por rotação reversa.
- Nos casos em que não há furadeira ou alicate à mão, restaurar a ranhura para uma chave de fenda simples pode ajudar. Você pode usar uma serra ou moedor para cortar novas arestas. É importante fazer um orifício com não mais de 2 mm de profundidade para que o metal não quebre durante o corte.
- Se você não conseguir remover o parafuso auto-roscante com as opções anteriores, você pode tentar perfurá-lo. Para trabalhar, você precisará comprar uma broca com lâmina de corte para a esquerda. Com tal broca, você precisa perfurar cuidadosamente o elemento problemático até que ele pare, após o que a broca irá travar e começar a desparafusar o parafuso auto-roscante.
- A solução mais simples para o problema pode ser um pedaço fino de borracha que precisa ser colocado na cabeça rasgada. Em seguida, escolha a chave de fenda mais bem-sucedida que esteja em contato máximo com as bordas do produto. O uso de borracha melhora a tração, tornando o parafuso mais flexível.
- Outro método requer o uso de um ferro de solda, que aquece o parafuso autorroscante. Se a ferragem for aparafusada no plástico, a força adesiva desse material enfraquecerá com o aquecimento, o que permitirá que os fechos sejam desparafusados. No caso de uma árvore, é necessário não só aquecer o parafuso auto-roscante, mas também esperar que arrefeça - isso deve melhorar o seu progresso.
- É melhor usar um extrator, se disponível. Essa ferramenta faz um furo na cabeça com uma broca de menor diâmetro. Assim que o elemento adicional for colocado dentro do parafuso auto-roscante, será possível desparafusá-lo.
- Mas se todas as opções acima não funcionaram ou as ferramentas necessárias não estavam disponíveis, você pode usar uma chave de fenda de impacto (ou núcleo) e um martelo. A chave de fenda deve ser inserida na borda mais intacta do parafuso auto-roscante em um ângulo de 45 ° e, em seguida, com a ajuda de golpes de martelo, role suavemente o fixador problemático.
- O método mais radical é o uso de cola. Se você não conseguir remover o parafuso auto-roscante quebrado ou deformado, pode pingar cola epóxi nele e colocar a porca por cima. Assim que a cola endurecer, usando uma chave inglesa ou um alicate, você pode remover o hardware teimoso.
O problema de desaparafusar parafusos auto-roscantes e outros fixadores semelhantes é bastante comum. Portanto, você deve saber quantas maneiras possíveis de eliminá-lo, para que a solução certa possa ser encontrada rapidamente para qualquer situação possível.
Medidas de precaução
O processo de desaparafusar os fechos defeituosos pode parecer simples e inofensivo, mas em mãos inexperientes existe o risco de acidentes. Para garantir a remoção segura dos fechos, é importante aderir a certas medidas de segurança.
- Use equipamentos de proteção, como óculos e luvas, para manter o rosto e as mãos seguros em caso de quebra inesperada das ferramentas utilizadas. Os artesãos inexperientes devem usar equipamento de proteção em todos os momentos até que sua habilidade atinja o nível exigido.
- Use apenas ferramentas comprovadas e de alta qualidade. Antes de qualquer trabalho, você precisa se certificar de que a ferramenta está em bom estado de funcionamento e corresponde à ocupação. E só depois disso, comece a trabalhar.
- Prepare os materiais de fixação com antecedência, que substituirão os parafusos problemáticos. Se o uso desses fixadores mostrou sua ineficácia, eles devem ser substituídos por porcas e parafusos.
- Antes de começar a desparafusar o fixador deformado, é necessário determinar em que direção o fio é direcionado, para não complicar a já difícil tarefa de retirá-lo.
- Seleção da pressão ideal nas ferramentas. Se você pressionar a chave de fenda ou chave de fenda com muita força, poderá estragar completamente a cabeça do parafuso, depois disso será ainda mais difícil desparafusá-la. Com o aumento da carga, existe um grande risco de quebrar a cruz ou mesmo partir os elementos de fixação.
Se a força da pressão na ferramenta for muito fraca, ela rolará ou deslizará para fora da cabeça do parafuso, tornando suas bordas ainda mais inutilizáveis.
Ao planejar medidas para extrair um parafuso auto-roscante que não se presta às opções de desparafusamento padrão, você precisa encontrar não apenas uma opção eficaz, mas também uma que esteja ao seu alcance. A escolha de uma tecnologia muito complexa para realizar uma tarefa por um iniciante pode causar consequências desagradáveis na forma de lesões e um resultado final do trabalho decepcionante.
Cada mestre deve ter em seu arsenal várias opções de atuação nessas situações, que já foram testadas mais de uma vez. O sucesso de um negócio depende de uma série de fatores, mas um indivíduo inexperiente pode não estar ciente deles.
Ter inventário de qualidade, equipamentos de proteção e técnicas comprovadas de resolução de problemas o ajudarão a obter os resultados desejados.
Dicas úteis
Artesãos experientes tentam encontrar soluções fora do padrão ou melhorar sua inovação em diferentes situações. Quanto ao desaparafusamento dos parafusos com a cabeça arrancada, existem mais algumas dicas adicionais que podem ajudar aqueles que não alcançaram o resultado desejado, experimentando todas as opções listadas acima.
- Antes de começar a desparafusar os fixadores, cuja cabeça está deformada, vale a pena conferir o verso do produto.Em alguns casos, os parafusos auto-roscantes passam, o que é feio e errado, mas para a extração esse fato torna-se uma vantagem. Se a ponta saliente do fixador for grande, você pode agarrá-la com um alicate e, em seguida, torcer o produto com cuidado o máximo possível. Depois disso, você precisará concluir o processo, mas do outro lado. Se a ponta for muito pequena para agarrar, bata levemente com um martelo para movê-la. A cabeça estendida do produto permitirá que você o segure e desparafuse os fechos.
- Em alguns casos, usar graxa WD-40, que é aplicada para remover a corrosão, pode ajudar. O lubrificante facilita o movimento do parafuso auto-roscante, acelerando seu desparafusamento.
- Quando a travessa é destruída, é difícil manter a chave de fenda no lugar e isso impede a remoção dos fechos. Você pode corrigir essa situação com cola durável. A cabeça de um parafuso auto-roscante é untada com ele, no qual a ponta de uma chave de fenda é aplicada. Depois que a cola está completamente seca, a chave de fenda segura a alça com firmeza no fixador, permitindo que ela seja removida.
As dicas acima já foram aprovadas pelos mestres devido à eficácia e simplicidade de sua implementação.
Com o desenvolvimento de tecnologias, o surgimento de novos hardwares e ferramentas, novos problemas e métodos de resolvê-los irão aparecer.
Você pode ver as instruções para desparafusar um parafuso auto-roscante rasgado abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.