Como os parafusos auto-roscantes são feitos?
Saber como os parafusos auto-roscantes são feitos é útil mesmo para quem vai usá-los apenas. Mas para organizar uma nova produção, algo mais é mais importante - qual é a tecnologia e quais máquinas serão necessárias para sua fabricação. É importante fazer uma escolha entre o equipamento russo e outro, bem como estudar cuidadosamente as características de modelos específicos.
De que matérias-primas são feitas?
O processo de produção de parafusos auto-roscantes é impensável sem a utilização de matérias-primas cuidadosamente selecionadas de marcas especiais. Três metais são mais comumente usados:
- latão;
- aço de alto carbono;
- aço com propriedades inoxidáveis.
O metal geralmente tem o formato de hastes ou fios. Esses produtos são feitos em quaisquer empresas que lidam com produtos de metal laminado. Portanto, não há problemas especiais com a obtenção de matérias-primas. Para 1000 kg de aço, eles consomem cerca de 2500-3000 rublos.
Este volume é suficiente para a produção de meio milhão de parafusos auto-roscantes ou algo semelhante.
Qual deve ser a máquina?
Para a fabricação de parafusos auto-roscantes, são necessários diversos equipamentos, entre eles a trefiladeira de grande importância. Permite a produção de finas hastes de metal. Tal aparelho é um forno com componentes especiais (matrizes), que são equipados com orifícios sistematicamente decrescentes. A haste é aquecida a alta temperatura. O número de matrizes passadas afeta diretamente o diâmetro resultante. A chamada máquina de endurecimento a frio também desempenha um papel importante no processo de trabalho. Neste dispositivo, a barra acabada é cortada no tamanho necessário. Além disso, a cabeça dos parafusos autoatarraxantes resultantes é formada. Finalmente, um slot adicional aparece na cabeça. Graças a isso, você pode trabalhar com segurança com fixadores usando uma chave de fenda.
É impossível fazer com a liberação de parafusos auto-roscantes e sem sistema de laminação de roscas. Como o nome sugere, este dispositivo é projetado para criar esculturas. A etapa de corte e a forma da superfície a ser cortada são ajustadas por meio de matrizes especiais. A conclusão é simples: para criar produtos com fios diferentes, você terá que criar um estoque de matrizes de tamanhos diferentes. Mas não é suficiente simplesmente fazer as ranhuras - também exigirá processamento em um forno de endurecimento.
Sem passar por ele, o produto acabado ficará muito mole. Será impossível vendê-lo ou usá-lo de alguma forma. O procedimento é bastante simples (externamente): em primeiro lugar, o metal é aquecido e, em seguida, sua temperatura é drasticamente reduzida. Portanto, é bastante óbvio que as histórias sobre a mini-máquina multifuncional para a produção de parafusos auto-roscantes são um tanto astutas. Se existem tais dispositivos, então sua versatilidade se expressa apenas em uma variedade de modos de corte, e para cada etapa de trabalho, para outras operações tecnológicas, outras instalações ainda serão responsáveis.
Também é necessário usar, por exemplo, banhos de galvanoplastia. Com a ajuda deles, é aplicado um revestimento especial com propriedades anticorrosivas. As nuances do processamento tecnológico são determinadas pelo tipo de revestimento aplicado. No entanto, você definitivamente terá que processar parafusos em vários banhos. Quando galvanizado, uma boa secagem será necessária. Não basta colocar as peças ao ar livre. A secagem em equipamento especial é desejável. Você também precisará de máquinas de embalagem. Eles colocam os produtos acabados em sacos especiais.
A automação moderna é capaz de contar o número necessário de parafusos auto-roscantes.
Marcas populares
Ao comprar máquinas-ferramenta de fabricantes russos com baixa produtividade (de 50 a 70 peças por minuto), você terá que pagar de 170 a 200 mil rublos. Quanto mais elevados os requisitos de desempenho, mais caro será o hardware. Os sistemas da China que fazem 250-300 parafusos auto-roscantes por minuto custam 500 mil rublos. Alguns modelos são vendidos por 700 mil. Os aparelhos com o mesmo desempenho fabricados na Áustria e na Alemanha são vendidos por 750-1100 mil rublos por máquina.
Várias empresas americanas estão promovendo diligentemente sua publicidade. No entanto, toda a sua função se reduz apenas à formação e apresentação da marca. Quase todas as cópias são feitas na China e existem licenciados simples nos Estados Unidos. Em termos técnicos, não há diferença para o consumidor. Nesse caso, o preço incluirá custos e lucros ao longo de toda a cadeia.
Costuma-se considerar que os fogões de fabricação alemã são muito bons. E, em geral, isso é verdade. Mas este segmento é dominado por projetos de ciclo de trabalho contínuo. Para pequenas indústrias e oficinas de semi-artesanato, fornos do tipo batch serão mais necessários. Produtos deste tipo são fornecidos por algumas firmas nacionais. As matérias-primas em um forno de ciclo intermitente são carregadas em barris perfurados. Esses barris também são usados para encher tanques de têmpera. Muitos equipamentos auxiliares são feitos à mão. Encontrar desenhos e diagramas não é um problema agora. Basta estudar cuidadosamente a tecnologia oficial para eliminar erros.
Para pequenas empresas que produzem parafusos auto-roscantes, o Candid AS3016 é ideal. É um modelo semiautomático que também permite a produção de parafusos e parafusos. O custo desse equipamento é de aproximadamente 3.000 unidades convencionais. É verdade que sua produtividade não é muito alta - um máximo de 25 peças de fixação por minuto. O tipo de máquina semiautomática significa que seu operador terá que realizar uma série de manipulações, porém, para artesãos iniciantes, esta é a solução ideal.
A parte principal das máquinas para a produção de parafusos auto-roscantes ainda é feita na China e em Taiwan. Na Rússia, existem apenas algumas organizações especializadas na produção desse tipo de equipamento. Os custos de aquisição, tendo em conta as taxas de envio, são bastante significativos. Entre os fornecedores russos, o líder indiscutível é a Samstal. Também dignos de nota são os produtos:
- FOB;
- LianTeng;
- Innor.
As versões mais simples podem produzir até 60 hardware por minuto. Projetos avançados fazem até 250 unidades por minuto. Algumas versões são configuradas para lançar outros tipos de produtos. Isso permite que você expanda a gama de produtos e, apesar dos custos inicialmente aumentados, tal decisão compensa rapidamente. O custo das máquinas-ferramenta automáticas mais acessíveis para a produção de hardware com uma produtividade estimada de 50 peças por minuto é de pelo menos 13 mil dólares americanos.
Modelos projetados para profissionais qualificados de alta classe às vezes fazem até 300 hardware por minuto. Uma máquina-ferramenta russa média custará cerca de 90-100 mil rublos. Custará cerca de 500 mil rublos para comprar uma linha complexa com todo o equipamento necessário.
Não vale a pena economizar nisso. Somente equipamentos de alta qualidade realmente se pagam, e uma série de modificações baratas se desgastam rapidamente.
Tecnologia
A produção de parafusos auto-roscantes, é claro, não pode ser reduzida apenas à aquisição de equipamentos adequados. A primeira etapa do processo tecnológico é cortar naturalmente o fio em seções do comprimento necessário. Ao mesmo tempo, um chapéu é formado. Em seguida, os produtos acabados são transportados por uma correia transportadora até uma máquina especializada. É lá que o entalhe é aplicado; além do já mencionado endurecimento, lavagem e secagem, é necessária a triagem. Para sua informação: a classificação e embalagem de parafusos auto-roscantes nem sempre são realizadas em máquinas especiais.Várias pequenas fábricas são construídas de forma que essas operações sejam realizadas por funcionários especialmente contratados.
A simplicidade das máquinas modernas é tal que, em princípio, 1-2 pessoas podem estar envolvidas em todo o processo. Também não há dificuldades particulares com reparo e manutenção. As máquinas de roscar mantêm as peças de trabalho em posição usando garras vibratórias. A eletrodeposição geralmente envolve fosfatização ou oxidação. Em alguns casos, é aplicado zinco branco ou amarelo. Em princípio, uma vez que o revestimento tenha sido aplicado, os parafusos auto-roscantes podem ser usados imediatamente para o fim a que se destinam. O forno de endurecimento pode aquecer até cerca de 900 graus. Ele contém um compartimento mais frio; também pode ser praticado transportá-lo para outro forno a uma temperatura mais baixa.
As trefiladoras de bom desempenho só funcionam normalmente com fluidos lubrificantes e refrigerantes. O desenho correto implica não apenas na formação da configuração geométrica necessária, mas também no aprimoramento da microestrutura. Na produção de parafusos auto-roscantes, são utilizados equipamentos que não têm a função de enrolar o material em uma bobina. Outro procedimento, o revenimento, ajuda a corrigir imperfeições do material após o endurecimento. Para máquinas de título a frio, o alinhamento correto de todos os componentes é muito importante.
Os produtos preparados são despejados em silos ou cestas. O corte da peça de trabalho em uma máquina de descabeçamento a frio pode ser aberto e fechado (usando uma faca de manga). Este método fornece um corte plano paralelo e um volume uniforme de peças individuais. Portanto, haverá menos dificuldades com o processamento posterior.
Na maioria das vezes, os parafusos auto-roscantes obtidos em máquinas de endurecimento a frio são feitos de acordo com os padrões DIN.
Para saber como os parafusos auto-roscantes são feitos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.