Escolhendo parafusos de aço inoxidável
Os parafusos auto-roscantes de aço inoxidável são um tipo de fixador que não requer proteção anticorrosiva adicional contra os agentes atmosféricos. Existem amostras especiais para metal e madeira, para concreto e para fixação de papelão ondulado, além de opções universais para todos os tipos de materiais.
Para entender suas características e finalidade, vale a pena estudar com mais detalhes as dicas para a escolha dos parafusos de aço inoxidável e a classificação dessas ferragens.
Peculiaridades
Os parafusos auto-roscantes de aço inoxidável são um tipo de fixador com uma cabeça e um elemento de haste com uma rosca externa afiada. Eles são feitos de aço com mais de 10,5% de cromo. Os parafusos auto-roscantes feitos de aço inoxidável são caracterizados por um maior nível de resistência, são resistentes à corrosão e são duráveis. Esses tipos de fixadores não possuem oxidação, são adequados para uso em medicina e outros tipos de atividades onde são estabelecidos requisitos elevados de higiene.
Uma característica distintiva dos parafusos autoatarraxantes de aço inoxidável é a capacidade de perfurar o material e fixar nele simultaneamente. Eles são mais finos do que os parafusos e têm uma rosca diferente que é mais afiada. Para a fabricação deste fixador são utilizados os aços A2, A4, que de acordo com a classe de resistência do produto possuem uma graduação de 4 a 12. Parafusos auto-roscantes de inox são capazes de suportar efeitos térmicos de até +600 graus Celsius sem deformação .
Visualmente, eles são mais estéticos do que as contrapartes feitas de outros tipos de aço não revestido.
Compromisso
Os parafusos auto-roscantes de aço inoxidável são amplamente utilizados em vários campos de atividade. São utilizados na indústria da construção, na construção de edifícios e estruturas. Utilizado na fabricação e montagem de móveis de gabinete. Neutralidade química e resistência ao calor tornam esses fechos indispensáveis na indústria de alimentos, ciência e medicina. Pela resistência à corrosão, eles são escolhidos para uso em várias máquinas e mecanismos, usados em estaleiros e estaleiros navais.
Os parafusos auto-roscantes de aço inoxidável de confirmação são usados apenas em produtos de mobiliário - tanto em fábricas como na produção privada. Com a ajuda deles, conexões secretas são criadas nas estruturas do casco. O Confirmate é adequado para a fixação de madeira maciça, MDF e aglomerado entre si.
Tipos e tamanhos
A faixa de tamanho dos parafusos auto-roscantes feitos de aço inoxidável é geralmente determinada pela marcação com dois números por meio de uma fração. O primeiro corresponde ao diâmetro da rosca externa, o segundo ao comprimento da haste. Os parâmetros e faixas de comprimento e diâmetro geralmente variam dependendo do padrão para o qual o fixador é feito.
A classificação dos parafusos auto-roscantes de aço inoxidável inclui um número bastante grande de tipos de tais produtos.
- Para metal. São produzidas variantes com ponta pontiaguda e passo de rosca frequente, dependendo da forma da cabeça (semicircular, escareada) e atendem às normas DIN 7981, DIN 7982. Esses parafusos autorroscantes são adequados para combinação com buchas. As versões com broca são produzidas de acordo com DIN 7504, com ranhura Phillips ou Torix. A cabeça desta categoria de parafusos auto-roscantes para metal é semicircular.
- Madeira. Os fixadores deste tipo têm uma ponta pontiaguda e um passo de rosca menor, o comprimento padrão varia de 11 a 200 mm. Há um recesso cruzado na cabeça. Este parafuso auto-roscante pode ser instalado sem pré-perfurar os orifícios.
- Cobertura. Produtos deste tipo possuem uma broca, uma cabeça hexagonal e uma arruela de borracha como elemento de vedação. A faixa de comprimento pode variar de 19 a 100 mm, o diâmetro da rosca é 4,8-6,3 mm. Os parafusos de telhado têm uma pintura decorativa e um revestimento de verniz para combinar com a sobreposição, são usados na instalação de telhas de metal e materiais de telhado semelhantes.
- Confirmatório. São feitas sem fenda, mas com ranhura para hexágono, são utilizadas na montagem de móveis em um suporte especial. O eixo é complementado com uma cabeça chata, o tamanho padrão é 7/50 mm. A instalação dos parafusos auto-roscantes é realizada com pré-furação de um furo para os mesmos no material, buchas decorativas são colocadas na ranhura hexagonal no final da obra.
- Com uma arruela de pressão. Este tipo de fixador possui uma haste com ponta pontiaguda e uma cabeça semicircular de diâmetro aumentado. A área de contato aqui é maior do que nas opções convencionais, o que torna o parafuso auto-roscante indispensável na união de materiais em chapas. Também está disponível uma versão com broca conforme DIN 7504. Destina-se a unir chapas de até 4 mm de espessura.
- Com uma cabeça hexagonal. A ponta desses fechos é ligeiramente afiada, a rosca é esparsa. O tipo especial de cabeça e a espessura da barra fazem com que pareçam parafusos. Esses parafusos auto-roscantes são usados para prender peças pesadas em madeira maciça; em combinação com cavilhas, eles fornecem uma fixação forte em tijolo e concreto. Ao aparafusar, são utilizadas chaves de 10, 13, 17 mm ou os respectivos bits para chaves de fenda.
- À prova de vandalismo. A principal diferença entre este grupo é a forma não padronizada da cabeça com uma ranhura em forma de estrela, de múltiplos lados ou emparelhada. Você pode remover tal parafuso apenas com a ferramenta apropriada em mãos.
Os parafusos de aço inoxidável têm sua própria classificação de acordo com outros parâmetros. Por exemplo, a cabeça do produto pode ser regular e escareada, ter dimensões reduzidas e aumentadas. Na forma, distinguem-se as opções em forma de funil hemisférico, assim como um hexágono.
Como escolher?
Ao escolher parafusos de aço inoxidável, é importante prestar atenção às características e parâmetros importantes.
- Passo da linha. Freqüente, com rosca dupla é usado para chapas finas, o meio é considerado universal. O perfil em espinha na rosca do parafuso significa que o parafuso está preso ao pino. Um passo de rosca raro é típico para parafusos de madeira, assimétricos - para parafusos de móveis e confirmações, variável com entalhe é usado na fixação em concreto e tijolo sem o uso de elementos embutidos e âncoras.
- Tipo de cabeça. A Hemispherical está focada no trabalho com materiais em folha: macios e bastante rígidos. Hexagonal é usado onde a alta densidade e resistência da conexão são necessárias. O rebaixado é usado para trabalhos em que é necessário aprofundamento à face, mais frequentemente na produção de móveis.
- Tipo de slot. A versão cruciforme é a mais encontrada, é usada para trabalhar madeira e metal. A ranhura hexagonal interna é utilizada em confirmações de móveis, a externa em betonilhas para diversos fins, estrela ou Torix - se necessitar de criar uma ligação antivandálica, exclua a sua violação ou complique esta possibilidade.
- Tipo de ponta. Extremidades cegas são usadas para aparafusar materiais macios. As pontas são usadas principalmente para madeira e metal de pequena espessura. A broca é conveniente para trabalhar com espécies de metal espesso e madeira dura.
- A porosidade do material a ser colado. Quanto mais alto, mais comprido deve ser o fixador.
- Nomeação de fechos. Os parafusos auto-roscantes universais estão sempre equipados com ponta afiada e cabeça escareada, não têm restrições para uso dentro e fora de edifícios, em alguns casos requerem a perfuração preliminar de um furo.Especializados - para madeira, metal, confirmação - são projetados para executar tipos específicos de trabalho. Parafusos de telhado são considerados separadamente - apenas eles têm uma vedação de borracha que não estraga o revestimento decorativo.
- Espectro de cores. Em um lote, todos os parafusos devem ter a mesma tonalidade. Quaisquer alterações nesta característica podem indicar um grau diferente ou baixa qualidade dos produtos.
- Obra. Não deve haver rebarbas na ponta da broca autorroscante. Pontudo deve ser assim mesmo, sem sinais de embotamento, áreas quebradas. O buraco na ranhura também vale a pena examinar cuidadosamente. Qualquer sinal de assimetria ou falta de profundidade criará problemas operacionais.
Considerando todos esses pontos, é possível, sem complicações desnecessárias, escolher os fixadores certos para quaisquer materiais e condições de operação.
Para obter informações sobre como aparafusar corretamente o parafuso auto-roscante no metal, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.