Como escolher uma bucha para um parafuso autorroscante?
O parafuso auto-roscante é um fixador universal que combina as vantagens de um prego e de um parafuso. Martelar, claro, não vale a pena, é muito mais eficaz aparafusar. Isso o torna relacionado a um parafuso. No entanto, o grande comprimento e a liga dura transformam o parafuso auto-roscante em um elemento estrutural independente, permitindo-lhe competir com bastante sucesso com os pregos.
Para para que este fixador cumpra sua função, não apenas sendo aparafusado na madeira, mas também em combinação com materiais mais duros e densos, outro fixador consumível foi desenvolvido, denominado pino, feito de um material mais plástico e macio, permitindo que o parafuso auto-roscante seja ancorado com segurança em concreto ou tijolo. E como escolher um pino para um parafuso autorroscante, consideraremos mais adiante.
Características de escolha
Em geral, o desenho de tal fixador é bastante simples. O pino é uma luva de plástico que tem na extremidade oposta ao orifício no qual o parafuso auto-roscante será aparafusado, ranhuras longitudinais divergindo no processo de aparafusamento neste parafuso auto-roscante. As pétalas formadas desta forma prendem os fechos. Para uma conexão mais durável, a superfície das pétalas é coberta por vários tipos de espinhos ou travas.
Por ter vindo a uma loja especializada para adquirir buchas para determinados trabalhos de instalação, um leigo se depara com um sério problema de escolha. Existem muitas opções para esses fixadores.
Em primeiro lugar, a variedade de cores será impressionante, depois verifica-se que os tamanhos (comprimento e diâmetro) das cavilhas não são iguais. Mas, após um estudo detalhado, descobriu-se que eles também podem ter formas diferentes (o número de pétalas, vários espinhos e muito mais).
A conclusão pode ser a seguinte: antes de ir à loja comprar buchas, vale a pena definir claramente para que elas são realmente necessárias. Então, a conversa com o consultor será mais substantiva.
Vamos considerar alguns critérios de seleção - a propósito, é nisso que um consultor de uma loja de ferragens especializada provavelmente estará interessado:
- é necessário selecionar um pino para um parafuso auto-roscante com base nas tarefas atribuídas à montagem;
- é igualmente importante levar em consideração em que material os fechos devem ser executados;
- às vezes pode haver algumas restrições decorativas.
Qual é adequado para diferentes tipos?
A seleção do passador é determinada por vários fatores.
Sua aparência depende do material em que deverá ser fixada. Cavilhas para tijolos sólidos ou concreto têm grandes diferenças em relação aos consumíveis usados para materiais porosos ou ocos. A correspondência do design com o material para o qual foi desenvolvido aumenta significativamente a confiabilidade do fixador.
Então, um espaçador simples consumível com duas pétalas pode ser cravado no concreto, e será o suficiente para segurar o tamanho correspondente do parafuso auto-roscante.
Tal tarugo também pode ser adequado para fechos em tijolo maciço, mas dado que é ainda um material mais frágil, fechos com 3 ou 4 pétalas, e mesmo com dispositivos de retenção adicionais na forma de vários tipos de espinhos, podem ser mais adequados por um tijolo.
Para fixadores em um material oco ou poroso, você terá que selecionar um consumível com várias zonas ativas, com espaçadores complexos especiais que permitem que você se agarre às partes mais duras do material perfurado. Muito popular no caso de um material oco é um fixador denominado "borboleta", que, ao apertar o parafuso auto-roscante, forma um nó complexo que o expande nos poros do material.
As dimensões (comprimento e diâmetro) são determinadas pela carga que o fixador deve suportar. Para pendurar um quadro ou moldura de foto na parede, você pode passar por um pequeno pino de um dispositivo simples com um diâmetro de 5 mm. O comprimento realmente não importa neste caso, então você não precisa fazer um furo profundo. O tamanho máximo desses consumíveis é 5x50 mm. Os tarugos abaixo de 6 mm diferem em uma variedade de comprimentos: 6x30, 6x40, 6x50 mm.
Proteger equipamentos pesados ou equipamentos de exercício exigirá fechos mais potentes com um diâmetro de 8 mm ou mais. O mais popular em termos de vendas é o grupo de tamanhos 8x50 mm. Freqüentemente, esses pinos são marcados como 8 x 51 mm. Eles podem ser usados com sucesso para a instalação de estruturas leves e usados para trabalhos de instalação sérios.
O tamanho menos popular das cavilhas de 10 mm ou mais é explicado pelo preço relativamente mais alto e aplicação mais específica, geralmente raramente encontrada na vida cotidiana.
O tamanho correto do pino permite o uso de um parafuso auto-roscante correspondente à carga. As dimensões das buchas de plástico modernas são padronizadas em termos de proporção de comprimento e diâmetro.
A tabela mostra claramente a variedade existente de tamanhos de bucha:
Diâmetro (mm) | Comprimento (mm) | Diâmetro do parafuso auto-roscante (mm) |
5 | 25, 30 | 3,5 – 4 |
6 | 30, 40, 50 | 4 |
8 | 30, 40, 50, 60, 80 | 5 |
10 | 50, 60, 80, 100 | 6 |
12 | 70, 100, 120 | 8 |
14 | 75, 100, 135, | 10 |
Ao escolher o comprimento do parafuso auto-roscante, é importante adicionar a espessura do material a ser fixado, pois é importante que o parafuso auto-roscante alcance o fundo da luva de plástico ao aparafusar - somente neste caso as propriedades de fixação aparecerão por completo. O diâmetro incorreto do parafuso auto-roscante também pode causar fixadores de baixa qualidade: ou as pétalas não se abrem e não ocorre cunhamento, ou a luva se rasga, o que também é inaceitável, pois a adesão ao material será quebrada .
As dimensões dos pinos-guia e parafusos auto-roscantes determinam as cargas máximas permitidas para os fixadores.
Buchas pequenas com diâmetro de 5 mm em qualquer comprimento não podem ser utilizadas para fixar peças volumosas. São ideais para pendurar quadros, porta-retratos e objetos semelhantes de peso leve na parede.
Os produtos com diâmetro de 6 mm são adequados para as mesmas pinturas, mas esse tamanho é mais procurado na instalação de vários tipos de materiais de acabamento.
Os fechos com um diâmetro de 8 mm podem suportar cargas maiores do que os pinos de 5 e 6 mm. Com esses fechos, você pode instalar prateleiras, armários de parede e consertar móveis. Os consumíveis reforçados com um diâmetro de 10 mm ou mais podem desempenhar com sucesso as funções de instalação não apenas de materiais decorativos, mas também de divisórias, itens grandes ou eletrodomésticos, andaimes e outros.
Outro critério com base no qual você pode escolher um fixador é o material do passador. Claro, um parafuso autorroscante clássico é aparafusado em um pino de plástico, mais precisamente, em sua variedade: polietileno, polipropileno, náilon (poliamida).
Se você precisar montar qualquer coisa ao ar livre, é melhor usar um plugue de náilon, pois esse material mantém suas propriedades em altas temperaturas. Quaisquer buchas de plástico são adequadas para trabalhos de interiores. Mas o polietileno tem uma plasticidade muito maior.
Em casos especiais, o uso de parafusos auto-roscantes, em geral, deverá ser abandonado. Por exemplo, para a fixação de estruturas de moldura (janelas, portas), grades, toldos, equipamentos pesados e, em alguns casos, quando são necessários fechos reforçados, é necessário recorrer ao uso de uma bucha de aço.
Recomendações
Naturalmente, ao longo dos anos de operação de parafusos e buchas, várias abordagens foram desenvolvidas que tornam possível usá-los de forma mais produtiva. Aqui estão algumas recomendações de especialistas.
- Ao escolher fixadores para determinados fins, em primeiro lugar, você precisa escolher um pino, e só então - um parafuso auto-roscante para ele.
- O material sólido denso permite que os fixadores suportem cargas maiores do que os ocos ou porosos, mesmo com consumíveis menores.
- Ao escolher o comprimento do parafuso auto-roscante, a espessura do material que deve ser fixado com ele deve ser adicionada ao comprimento do pino. Por exemplo, para prender uma folha de compensado de 10 mm de espessura, será necessário adicionar mais 1 cm ao comprimento do pino, portanto, com um comprimento de manga de 50 mm, o parafuso autorroscante deve ter 60 mm de comprimento.
- Depois de perfurar um orifício com o diâmetro adequado, é imperativo remover a poeira, fragmentos e detritos dele, caso contrário, pode ser impossível colocar uma bucha no orifício. Artesãos inexperientes tentam inserir uma cavilha de comprimento menor em tal buraco. Fazer isso é totalmente indesejável - a consolidação total pode não ocorrer. Recomenda-se usar um aspirador de pó para limpar o orifício. O problema de preparar o orifício para a instalação é especialmente relevante se você tiver que montar algo no chão. O orifício na parede pode ser limpo com um parafuso ou prego auto-roscante.
- Se os fixadores forem feitos em uma base densa (concreto, tijolo maciço), a espessura do objeto anexado pode ser 60% do comprimento total do parafuso auto-roscante. Se os fixadores forem feitos de material solto, pelo menos 2/3 dos parafusos auto-roscantes devem ser imersos na parede do pino.
É importante que a extremidade do parafuso alcance a extremidade do pino.
Uma visão geral dos vários pinos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.