Tudo sobre parafusos auto-roscantes pretos
Os parafusos auto-roscantes pretos são provavelmente um dos produtos mais comuns em lojas de construção. Muitos dos profissionais de reforma residencial consideram-nos versáteis e adequados para todos os tipos de trabalho. Mas às vezes há momentos em que é melhor não usá-los. Com este artigo, você aprenderá as vantagens e desvantagens dos parafusos auto-roscantes pretos, quando eles podem e devem ser usados e quando você deve desistir em favor dos outros.
Peculiaridades
O termo "parafuso auto-roscante" é uma abreviatura para "parafuso auto-roscante". Eles se generalizaram na década de 60 do século XX. A principal característica é que não há necessidade de pré-perfurar um orifício antes de aparafusá-los no material.
Os parafusos auto-roscantes revestidos com uma solução especial de fosfatos são chamados de pretos. Para facilitar o aparafusamento, há uma fenda na tampa: geralmente é cruciforme, mas às vezes também é reta. O objetivo dos parafusos autoatarraxantes é prender vários materiais juntos. Todos os parâmetros desses produtos são refletidos no GOST 1145-80 e 27017-86. Esses padrões definem a forma, o material e o passo da rosca desse fixador para materiais macios e duráveis.
Vantagens e desvantagens
No caso dos parafusos auto-roscantes pretos, não importa em absoluto qual a base a "morder", seja ela de madeira, drywall ou plástico: em todos estes casos, eles darão conta da tarefa. Ou seja, a esse respeito, eles são bastante universais. Mas antes de usá-los para reparos, você deve estar preparado para algumas qualidades não muito agradáveis.
Em geral, os parafusos auto-roscantes pretos têm muitas qualidades úteis. Eles são muito duráveis, fáceis de usar, cabem facilmente em superfícies macias e são baratos. Mas, apesar de todas essas grandes qualidades, também existem lados ruins.
Vamos considerar os principais.
- O revestimento não é particularmente durável e, se você usar esses fixadores ao ar livre ou em condições de alta umidade, ele enferrujará muito rapidamente. Para evitar a corrosão, ele precisa ser tratado com algo adicional.
- Eles não suportam a força de flexão, quebram quase imediatamente.
- Projetado para a fixação de estruturas de peso leve. Se forem impressionantes, os parafusos podem falhar e quebrar.
- A pressão excessiva na tampa pode danificar as estrias. Será muito difícil desparafusar o produto mais tarde: você terá que perfurar ou aparafusar um novo parafuso auto-roscante próximo.
- Se o parafuso auto-roscante tiver um comprimento considerável, ele provavelmente se dobrará ao ser aparafusado. Portanto, você deve primeiro fazer um furo.
No entanto, essas desvantagens são típicas para madeira e metal.
E ao trabalhar com outros materiais, os parafusos auto-roscantes pretos provaram ser excelentes.
Tipos e tamanhos
A principal diferença entre esses produtos na aparência é o passo da rosca. Existem três tipos principais.
- Uma grande distância é típica para produtos usados ao trabalhar com materiais macios. Com a ajuda deles, juntam-se madeira, drywall, plástico, aglomerado, fibra, MDF.
- O passo pequeno da rosca é usado ao trabalhar com espécies de madeira especialmente dura, plásticos duros e metais.
- Tópico multi-início. Em tais produtos, ambos os métodos de corte das voltas se alternam. Eles são projetados para aplicações onde materiais de diferentes densidades precisam ser unidos.
Você também pode encontrar parafusos autorroscantes endurecidos com uma broca na extremidade ou com arestas de corte especiais. Ainda assim, esses fechos são divididos de acordo com o tipo de cabeça. Existem alguns deles (escondidos, meio escondidos ou salientes), às vezes eles são encontrados em regime turnkey (hex).
As dimensões dos parafusos auto-roscantes estão indicadas na tabela GOST desenvolvida na década de 80 do século passado e ainda são válidas. Você também pode encontrar parafusos auto-roscantes muito pequenos, as pessoas os chamam de sementes. Mas eles são bastante raros devido à sua baixa demanda.
Com base na demanda, os fabricantes preenchem o mercado com os tamanhos mais populares. Os produtos mais usados têm 45, 50, 60, 70 mm de comprimento. A gama de diâmetros é grande: de 1,6 a 12 mm. Mas tudo é ditado pela demanda e, em termos de diâmetro, os tamanhos mais comuns para o metal são 3,5 e 3,9, para outros materiais - de 3,5 a 4,8 mm. Para drywall, geralmente é usado 4x6.
Como eles diferem dos amarelos?
A diferença mais importante entre os parafusos auto-roscantes amarelos e pretos é o tipo de revestimento. O zinco é usado principalmente para essa finalidade. Por isso, eles diferem no preço, mas podem ser usados em qualquer condição e duram muito mais.
Como escolher?
Ao escolher parafusos auto-roscantes, você deve prestar atenção a:
- o tipo de material que é preso;
- passo da rosca: quanto mais forte o material, menor ele é;
- a carga que eles têm que suportar;
- comprimento;
- diâmetro: se for muito grande, produtos moles podem rachar e o parafuso auto-roscante não passa por camadas densas;
- tipo e formato da tampa;
- como o slot é feito;
- o fabricante, porque a qualidade também é importante.
Cada mestre escolhe para si quais parafusos auto-roscantes usar, já que muito depende de suas preferências pessoais.
Mas o preto realmente é muito bom em certas condições, o principal é ser esperto quanto a sua escolha e avaliar corretamente o local pretendido de sua utilização.
Para obter informações detalhadas sobre os parafusos auto-roscantes pretos, consulte o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.