Espumante de sálvia crescente
O espumante de sálvia é muito popular entre os jardineiros e proprietários de casas de campo privadas. Esta planta permite-lhe criar uma espectacular composição paisagística, dar ao terreno um aspecto invulgar e decorar a casa. Vamos falar sobre todas as características desta flor em nosso artigo.
Descrição
Salvia brilhante, também conhecida como sálvia brilhante, é uma planta perene cultivada do gênero sálvia. As plantas eram bem conhecidas mesmo na longínqua era; menções a elas são encontradas nos escritos do famoso curandeiro grego Hipócrates. No entanto, existem variedades que foram descobertas há relativamente pouco tempo. Assim, em 1962, o chamado sábio dos adivinhos foi encontrado nas montanhas mexicanas. E nos últimos anos, os criadores criaram muitas variedades de sálvia, destinadas ao uso decorativo.
Em seu ambiente natural, essa cultura cresce nos trópicos do Brasil. Esta é uma planta muito termofílica, portanto na zona climática da Rússia ela é cultivada principalmente anualmente.
Considere o que é a sálvia brilhante. É um arbusto de tamanho baixo e médio, totalmente coberto por folhas opostas. As bordas das placas foliares são sólidas, a largura corresponde a 2,5-3 cm, podem ter uma aparência diferente - do brilhante ao aveludado, os veios são bem visíveis na superfície. O lado externo tem um tom verde rico, o verso é mais claro.
O arbusto tem uma forma piramidal reversa. Esta é uma planta bastante compacta, ela praticamente não cresce em largura, então a sálvia deve ser plantada com um pequeno intervalo de 15-20 cm, ao mesmo tempo que o sistema radicular é bastante poderoso, ramificado. Ocupa ativamente o espaço de plantio e absorve a umidade do solo, além de micro e macro elementos úteis.
As flores são grandes, distinguem-se por um perianto duplo e contornos irregulares. Eles são coletados em inflorescências em cacho de 15-25 cm de tamanho, cada um consistindo de 30-90 flores pequenas. Os tons são predominantemente vermelhos ricos, embora dependendo das características varietais, a salva espumante pode ser rosa, coral, branco neve e até roxo.
A floração vai da segunda década de junho, até outubro, em regra, termina com a chegada das primeiras geadas. Assim, a sálvia brilhante adorna a paisagem com sua aparência ao longo do período vegetativo.
O fruto são quatro nozes com sementes soldadas entre si, que mantêm sua capacidade de germinação por 3-5 anos.
Algumas variedades de sálvia podem ser cultivadas com sucesso em casa - neste caso, as mudas são plantadas para mudas. Ao trabalhar com híbridos, coletar sementes não faz sentido, pois tais plantas não produzem flores.
Para essas variedades de sálvia, é aconselhável comprar sementes em lojas especializadas.
Variedades
Hoje, cerca de 10 variedades de sálvia cintilante são usadas na horticultura. Vamos nos concentrar nos mais populares.
Mosquetão
Este tipo de sálvia é um arbusto de baixo crescimento com não mais de 25-30 cm de altura. A planta é herbácea e o caule é tetraédrico. As inflorescências são tubulares, de um vermelho intenso. Este tipo de sálvia encontrou seu uso em plantações decorativas, é usado para decorar bordas, bem como como parte de rabatki e mixborders.
Escarlate
Um dos arbustos mais altos, pode crescer até 60 cm. Distingue-se pelo longo período de floração e pela resistência ao tempo seco. Sage Scarlet resiste facilmente a uma onda de frio de curto prazo, bem como a outras condições climáticas adversas externas. A planta é comumente usada para decorar caminhos de jardim, ela é cultivada em canteiros de flores e cumes.
Esta cultura fica muito bonita em vasos e vasos de flores.
Mistura de anões
Planta densa e frondosa, de baixo crescimento, até 20 cm de altura, com uma cor das inflorescências muito diversa - vermelho, laranja escuro, lilás, roxo ou branco. Floresce em meados de julho e agrada com sua exuberante floração antes da chegada das temperaturas negativas. A sálvia desta variedade é cultivada em bordaduras e canteiros de flores.
Este sábio é bastante compacto, por isso é aconselhável plantá-lo em incrementos de 20-25 cm.
Lembre-se de que se trata de uma cultura termofílica, por isso é recomendável transferi-la para um campo aberto antes de meados de junho. Este tipo de planta prefere substratos leves, drenados e nutritivos. Se o solo for argiloso, é necessário adicionar areia de rio a uma taxa de 2-3 kg / m2.
Anão ed
Salvia Dwarf red é um arbusto compacto de até 30 cm de altura, cuja planta é abundantemente coberta por folhas. Distingue-se pelas inflorescências em forma de panícula de cor vermelha suculenta. O número de botões é grande, então este sábio parece muito decorativo.
Fogueira
Outra variedade alta de sálvia, atingindo um comprimento de 60 cm. O arbusto é densamente frondoso, dando um grande número de inflorescências espetaculares de uma rica tonalidade vermelha. Recebeu este nome devido ao facto de numa plantação luxuriante parecer uma fogueira.
Cereja charme
Um arbusto compacto de 25-30 cm de comprimento, tem um tom delicado de cereja. As inflorescências são bastante grandes, seu comprimento é de 15-25 cm. Esta casta distingue-se pela sua decoratividade excepcional, a sua floração dura todo o verão e capta parte dos meses de outono. A cereja de Salvia Sharm se tornou comum no projeto de canteiros centrais e canteiros de flores, e parece especialmente vantajosa no contexto de gramados bem cuidados.
Fogo de Prometeu
Uma das variedades mais curtas, a altura deste arbusto é de 15-20 cm, raramente cresce até 30 cm. Flores de cor escarlate brilhante são lindas e elegantes, com sua aparência podem reavivar até os cantos de aparência mais comum no jardim. Ao mesmo tempo, a floração é bastante longa - vai desde o início de julho, até ao início das primeiras geadas.
Splendis rosa
Este tipo de sálvia cintilante é popular por suas flores lilases claras e rosadas. A floração vai do início de julho a outubro. Arbustos pequenos, até 25 cm de altura, densamente frondosos. Esta variedade prefere boa umidade e luz solar.
Vesúvio
Outro tipo de salva cintilante com grandes inflorescências na forma de panículas vermelhas. As folhas são grandes, com até 10-12 cm de comprimento e até 8 cm de largura. Os arbustos são de tamanho médio - de 40 a 55 cm.
Aterrissagem
Para que a planta se desenvolva com sucesso, é importante plantá-la corretamente.
Seleção de assento
A sálvia é plantada em campo aberto um pouco tarde - não antes da segunda década de junho. Este sábio passa quase metade de toda a estação de cultivo em um vaso. Ao escolher um local, deve-se dar preferência a cantos bem iluminados e não sombreados. O cultivo de sálvia não é adequado para locais com alto nível de ocorrência de água subterrânea, bem como para planícies, onde a umidade costuma ser estagnada. Canteiros de sálvia geralmente não são planejados com antecedência; na maioria das vezes, a sálvia é plantada no lugar de narcisos, tulipas e outras plantas bulbosas ou de verão escavadas, que no início de julho têm tempo de perder todo o seu encanto, por exemplo, amores-perfeitos.
Preparação do solo e material de plantio
Sage não é particularmente exigente com a estrutura e composição do solo. No entanto, é melhor soltar solos pesados com areia. Em que é indesejável fertilizar a área onde a sálvia está planejada para ser plantada com húmus ou composto - neste caso, o sistema radicular se desenvolverá ativamente, mas haverá poucas flores.
O uso de esterco é permitido apenas em terras depauperadas, neste caso é aplicado uma vez na proporção de 2 kg por 1 m2 de área de plantio.
Se a sálvia for plantada em uma estufa ou estufa com sementes, é necessário preparar o material de plantio. Inclui várias etapas.
- Teste de germinação. Água quente é derramada em um copo, as sementes são colocadas lá por uma a duas horas. Mudas de alta qualidade irão afundar, e manequins inviáveis permanecerão flutuando no topo - eles não darão mudas.
- Desinfecção. Os grãos são envoltos em um pedaço de gaze e mantidos por 15-20 minutos em uma solução clara de permanganato de potássio, seguidos de enxágue com água corrente.
- Secagem. Até o momento da semeadura, as sementes calibradas, classificadas e desinfetadas são secas em papel.
Desembarque
Plantar sálvia não é particularmente difícil.
- Primeiro, é necessário formar vários buracos rasos a uma distância de 20-30 cm um do outro, dependendo das características do projeto paisagístico.
- O fundo de cada buraco é feito com argila expandida ou qualquer outro sistema de drenagem.
- Depois disso, a muda é enraizada e então coberta com uma mistura de solo fértil.
- No final do plantio, o terreno é regado ativamente, coberto com uma camada de cobertura morta.
Cuidado
Como um sábio perene, reluzente pode sobreviver apenas em áreas com invernos amenos, quando a temperatura não cai abaixo de -10 graus. Em latitudes temperadas, a falta de calor geralmente é compensada por uma localização em locais ensolarados. No sul, o sombreamento leve é permitido.
Para conseguir uma floração abundante, o solo deve ser nutritivo, com acidez na faixa de pH 6,1-7,8. A cultura cresce melhor em solos franco-arenosos. A sálvia pode crescer em terras esgotadas, mas uma rica floração só pode ser alcançada em substratos férteis. Portanto, durante a estação, é necessário fertilizar a planta duas ou três vezes, para isso, são adequados preparações complexas destinadas às plantações de flores.
Apesar de sua tolerância à seca, a sálvia espumante requer irrigação regular para florescer intensamente. Ao mesmo tempo, a irrigação deve ser moderada, pois o excesso de umidade leva ao murchamento dessa cultura. Além disso, a planta precisa ser regularmente removida das ervas daninhas e as inflorescências desbotadas devem ser cortadas.
Doenças e pragas
Em condições climáticas desfavoráveis, a sálvia brilhante pode encontrar doenças como a requeima, fusarium e perna preta. Nos meses de verão, as pragas de insetos podem parasitar arbustos perfumados, na maioria das vezes a planta é afetada por pulgões e tripes. Para prevenção, você deve observar estritamente um regime de irrigação confortável, bem como imediatamente após mover-se para terreno aberto, trate a sálvia com agentes fungicidas - Skor, Ordan, Fitosporin, bem como Maxim ou Fundazol.
Se os insetos já se instalaram no canteiro, para combatê-los, são tratados com os preparados "Aktara", "Fitoverm", "Decis" ou "Confidor".
Métodos de reprodução
A Salvia brilhante se propaga por meio de estacas e sementes. O método da semente é bastante trabalhoso, porém, com o cultivo de mudas, o momento do início da floração pode ser significativamente aproximado. A reprodução com estacas é muito mais fácil. É digno de nota que, neste caso, as plantas jovens retêm totalmente todas as características varietais do arbusto-mãe.
Estacas
É aconselhável propagar mudas de sálvia brilhantes no final de agosto ou no início de setembro, quando a onda de floração principal já passou e o arbusto está suficientemente forte. A sequência de ações inclui várias etapas.
Para começar, você deve selecionar vários brotos verdes saudáveis e cortar estacas de 10-12 cm deles.
As peças são colocadas em um recipiente com água, protegido dos raios ultravioleta.Você pode adicionar um pouco de "Kornevin" ou outro estimulante de crescimento à água.
Depois de alguns dias, o material de plantio é examinado cuidadosamente e, se forem encontradas folhas secas, elas são separadas.
Em condições confortáveis, as mudas dão raízes após duas semanas, logo depois disso você pode plantar em um vaso separado.
Sementes
As mudas são geralmente obtidas a partir de sementes de sálvia. São plantadas no final de fevereiro, mas não após o início de março, caso contrário a floração será tardia e curta. O solo pode ser comprado e feito de forma independente. As sementes são colocadas primeiro em um recipiente comum. Após o aparecimento de 3-4 folhas maduras, as plantas jovens mergulham em vasos separados. A princípio, as mudas precisam manter as condições de estufa - para isso, são cobertas com uma película e abundantemente umedecidas. Assim que as plantas ficam mais fortes, o abrigo é removido e o cultivo continua em temperatura ambiente.
O comentário foi enviado com sucesso.