Tapume vertical: características e benefícios
O revestimento lateral é um material de revestimento popular para a fachada de um edifício. Há alguns anos, sua variedade vertical era praticamente desconhecida, o revestimento horizontal era amplamente utilizado. No entanto, recentemente, o analógico vertical entrou com muita segurança no mercado de construção e agora é mais provável outro tipo de revestimento, em vez de apenas uma alternativa ao material orientado horizontalmente.
Definição de material
O revestimento é um material usado para decoração externa (menos frequentemente interna) de um edifício. Imita o embarque apresentando listras individuais. Os últimos são fixados de forma rápida e confiável graças a travas. O revestimento é fixado à superfície do edifício por meio de pregos, perfurados no material.
A popularidade do material se deve ao fato de permitir transformar rapidamente a aparência de uma edificação, escondendo imperfeições e superfícies irregulares. É fácil de instalar e não requer nenhum treinamento especial.
Devido à presença de uma tinta polimérica especial que protege contra danos e evita a corrosão, o revestimento mantém seu aspecto impecável e suas características técnicas por várias décadas de operação.
Vale destacar a riqueza da escolha do material - a variedade de texturas, cores e tamanhos. permitem que você obtenha um edifício elegante e original que se encaixa bem em qualquer paisagem.
Peculiaridades
Dependendo da direção da "placa" no espaço, os tapumes horizontal e vertical são distinguidos. O comprimento deste último pode chegar a 3000, 3050 e 3100 mm. A largura do perfil também é variável - 160, 180 e 250 mm. A espessura é de 1, 1 ou 1,2 mm. Se falamos de guias metálicas para acabamento de embasamento, então sua espessura pode ser de até 3 mm.
É importante entender que os revestimentos horizontais e verticais vêm em diferentes tamanhos e configurações.
É inaceitável montar "verticais" na direção horizontal, pois isso está repleto de vazamentos de água e uma diminuição da vida útil do material.
As diferenças entre os dois tipos de revestimento também se aplicam aos perfis de borda.que preenchem as juntas entre os perfis. Cada tipo de material possui seus próprios perfis de borda. Ao contrário das contrapartes horizontais com perfurações para drenagem de condensado na parte inferior, os painéis orientados verticalmente não.
As ranhuras e quebra-cabeças do revestimento vertical estão localizados de forma que a umidade, sem persistir na superfície do perfil, flua para baixo. Devido à superfície mais plana e à ausência de saliências no perfil, poeira e sujeira não se acumulam.
Especialistas dizem que o tapume vertical é mais fácil de tolerar "saltos" de temperatura.
Visualizações
Dependendo do material subjacente, o revestimento vertical pode ser de vários tipos.
Vinil
A base do material é o cloreto de polivinila (PVC). É leve e possui maior flexibilidade, o que proporciona certa liberdade de ação durante a instalação. É o revestimento de vinil que agradavelmente surpreende com uma variedade de cores. Durante o processo de fabricação, você pode adicionar um pigmento colorido de qualquer tonalidade.
Devido ao seu baixo peso, o material não sobrecarrega muito as paredes e alicerces do edifício.
É importante que o produto seja ecologicamente correto, pois durante seu funcionamento nenhuma toxina é liberada para a atmosfera. A faixa de temperatura operacional é de -50 a +50 graus. O revestimento de PVC é resistente a ácidos, mas não tem maior resistência a danos mecânicos, impacto. Algumas de suas variedades estão queimando.
Plástico
Um tipo de revestimento de plástico é acrílico. Supera o PVC em termos de resistência ao gelo, não desbota sob a influência da luz solar e sua vida útil é de cerca de 50 anos. Naturalmente, o custo do revestimento de acrílico é mais alto. Para obter um efeito positivo, o revestimento de plástico vertical requer o uso de isolamento externo.
Metal
Feito de alumínio ou chapas galvanizadas, este revestimento é caracterizado por uma maior resistência combinada com a leveza do material (embora seu peso seja ligeiramente superior ao peso de sua contraparte de plástico). Um revestimento especial na parte externa garante a proteção do material contra a corrosão e garante uma longa vida útil (até 50 anos). Como regra, o revestimento vertical de metal é usado para revestir edifícios de vários andares com aumento da carga do vento, em residências - para decorar pátios e garagens.
A superfície externa dos perfis metálicos é coberta com verniz, que deve ser renovado a cada 3-5 anos de operação. Isso preserva as características técnicas do material e prolonga sua vida útil.
Este tipo de revestimento vertical é muito mais forte do que sua contraparte de plástico., portanto, seu uso é incentivado no revestimento do pedestal e partes inferiores da fachada.
Cerâmica
"Vertical" à base de argila e aditivos modificadores é um revestimento de cerâmica. É caracterizado por ser amigo do ambiente e durabilidade (conseguida através da queima de matérias-primas a alta temperatura), peso leve e preço acessível. O "tabuleiro" de cerâmica imita a madeira natural, por isso os edifícios decorados com "cerâmica" parecem caros e nobres.
Cimento
O revestimento à base de cimento é um material muito frágil que pode rachar com um leve impacto. Para reduzir esta desvantagem, matérias-primas de fibra de celulose são adicionadas à composição. Graças a isso, o "tabuleiro" adquire monumentalidade e força acrescida.
É caracterizado pela segurança contra incêndio e longa vida útil.
A face deste revestimento vertical imita alvenaria ou madeira para criar exteriores sofisticados.
Madeira
É baseado em madeira maciça, parte de um tronco arredondado ou fibras de madeira coladas, o que acarreta um alto custo do material. Possui aparência atraente e textura característica de produtos de madeira, autenticidade. No entanto, requer cuidados constantes - a aplicação de compostos que previnem o fogo e o inchaço devido à umidade, protegem contra as pragas de insetos.
Apesar dos cuidados regulares com o revestimento de madeira, sua vida útil é muito mais curta do que suas contrapartes.
Os mais difundidos são os tipos de "placas" verticais de vinil, acrílico e metal. Todos os outros materiais, teoricamente, podem ter uma orientação vertical, porém, na prática, sua instalação é dificultada pelo grande peso dos perfis. O revestimento de madeira é descartado devido à sua inviabilidade e alto custo.
Vantagens
O tapume vertical tem muitos benefícios.
- Possui altas taxas de resistência, é resistente às intempéries e ao ataque de ácido. Como mostra a prática, ele pode suportar melhor os extremos de temperatura.
- Devido às peculiaridades da configuração do material, nomeadamente a ausência de saliências e ranhuras, a humidade não se prolonga e escorre pela superfície do revestimento vertical. Isso elimina o risco de vazamento de água, deterioração do isolamento.
- A ausência de saliências também garante que as superfícies sejam protegidas do acúmulo de poeira e sujeira. Um pouco de chuva é suficiente para limpar a poeira e agradar novamente ao proprietário com um visual atraente.
- O tapume vertical é resistente a tensões e o perfil metálico também é caracterizado pela resistência a impactos e danos mecânicos.
- Meios agressivos, incluindo produtos químicos e alcalinos, não são terríveis para o material. Sua vida útil permanecerá inalterada, mesmo se houver fábricas e fábricas nas proximidades.
- A instalação do material é bastante simples, pressupõe a presença de isolamento e torneamento, não é muito diferente da fixação de faixas horizontais. Se durante a operação um dos perfis verticais de metal se tornar inutilizável, pode ser facilmente substituído sem desmontar completamente o revestimento. Infelizmente, no caso da versão de plástico, isso não é possível na prática.
- O tapume vertical é caracterizado por uma variedade de cores e texturas. As variedades de vinil geralmente apresentam tons pastéis delicados. Os acrílicos, por outro lado, se distinguem pelo brilho da paleta de cores e pela superfície brilhante.
- A utilização de perfis orientados verticalmente permite "esticar" visualmente o edifício, tornando-o mais requintado e nobre. Bons efeitos estilísticos podem ser obtidos combinando perfis verticais e horizontais na mesma fachada.
Dicas de Seleção
Ao escolher os revestimentos verticais, antes de mais nada, certifique-se de que o material possui todos os certificados de qualidade e conformidade necessários.
Se tudo estiver em conformidade com a documentação técnica, preste atenção aos seguintes critérios de seleção.
- a presença de uma eclusa de furacão, caso contrário os painéis farão barulho com o vento, e com uma rajada de vento correm o risco de cair da fachada;
- a espessura do material deve ser de pelo menos 1 mm, caso contrário, o material corre o risco de colapsar rapidamente devido a danos e rachar devido ao gelo;
- a presença de marcação de computador é obrigatória para painéis de marcas bem conhecidas. A presença deles é uma garantia adicional de que você está adquirindo um produto de qualidade.
Belos exemplos
O tapume vertical permite que você crie exteriores nos estilos clássico e moderno. Claro, é ideal para criar caro, nobre, refinado em seu estilo lacônico, por exemplo, inglês ou clássico.
Os perfis verticais são harmoniosamente combinados com outros materiais de fachada, como tijolos de fachada. O jogo de contrastes ajudará a enfatizar a originalidade das superfícies. Contra o fundo do revestimento vertical em tons pastel ou bege, elementos de tijolo de uma cor mais saturada parecem vantajosos.
A combinação de revestimento vertical, horizontal e inclinado não parece menos impressionante. É a utilização de perfis inclinados que permite “diluir” a severidade das “casas verticais”. Eles se tornam o detalhe que se deseja considerar, acrescentam originalidade ao edifício e enfatizam a originalidade da estrutura.
Você aprenderá sobre os recursos de instalação do revestimento vertical no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.