Como escolher o isolamento das paredes externas da casa para o tapume?

Contente
  1. Por que isso é necessário?
  2. Tipos: prós e contras
  3. Como escolher?
  4. Tecnologia de instalação
  5. Recomendações

O tapume é amplamente utilizado para o acabamento de uma ampla variedade de edifícios residenciais - tanto prédios privados quanto com vários apartamentos. Mas o clima russo nos obriga a cuidar constantemente da economia máxima de calor. E, portanto, a escolha de um isolamento de alta qualidade é de grande importância. Além disso, não deve ser apenas de alta qualidade, mas também totalmente compatível com as características de uma determinada habitação.

Por que isso é necessário?

O aquecimento de edifícios no inverno exige grandes despesas e afeta significativamente a situação financeira dos residentes. Somente um isolamento de alta qualidade ajuda a reduzir custos e, ao mesmo tempo, garante um alto nível de conforto. Por si só, as paredes de madeira e tijolos grossos não retêm o calor e, quando o revestimento ainda é colocado do lado de fora, pode aumentar o risco de resfriar a casa. É imprescindível cuidar do isolamento térmico e da criação de uma lacuna de retenção de calor entre a parede principal e a superfície decorativa. Esses requisitos se aplicam totalmente a casas de madeira.

Tipos: prós e contras

Em qualquer loja de ferragens e no mercado, os consumidores recebem uma variedade de materiais e soluções tecnológicas que se apresentam como produtos universais. Mas, na realidade, isso não acontece: certo tipo de isolamento tem uma aplicação estritamente limitada e apenas dentro de uma estrutura estritamente definida revela suas capacidades.

Entre as soluções econômicas e tecnologicamente simples, uma das posições de liderança é invariavelmente ocupada pela espuma. É leve e pode ser fixada na base da parede com cavilhas ou cola especial. A leveza do material não o impede de ter alta rigidez e resistência relativa. Mesmo em contato com a água, o isolamento desempenhará sua função de forma confiável, não importa o quão forte seja a geada na rua.

A espuma também tem desvantagens objetivas:

  • a vida útil máxima do material é de apenas 15 anos;
  • a permeabilidade ao vapor é insuficiente;
  • a necessidade de ventilação adicional.

Para isolar as paredes da fachada, não qualquer espuma é útil, mas apenas processada pelo método de extrusão (oficialmente chamada de espuma de poliestireno). Esse isolamento não está sujeito a encolhimento, mas requer maior isolamento acústico, pois às vezes amplifica o ruído externo.

Lã mineral é recomendada para revestimentos de metal e plástico, os profissionais consideram as placas de 1000 x 50 mm como sua melhor variedade. Os rolos encolhem gradualmente e existe um grande risco de perda do isolamento na parte superior da parede após um curto período de tempo. As desvantagens de tal revestimento são a necessidade significativa de barreira de vapor, a necessidade de cobrir o material da umidade do exterior. Se for instalar lã mineral, é necessário tomar medidas para se proteger contra partículas finas de poeira. O resto do isolamento de basalto tem um desempenho relativamente bom.

Muitas vezes, nos catálogos das empresas de construção, você pode encontrar o chamado penoplex. Não há nada de incomum nisso, já que é todo o mesmo poliestireno expandido que foi extrudado a pressão elevada (tal processo tecnológico cria uma estrutura de pequenas células). Nas fábricas, o penoplex é produzido em placas com espessura de 2 a 10 cm.

A vantagem do material é a distribuição uniforme das bolhas de ar pela massa. Devido a esta propriedade, ele transmite calor de forma muito fraca e é pouco suscetível aos efeitos da água.No decorrer dos testes, diversos exames termotécnicos comprovaram que, ao afogar o penoplex em 30 dias, fica mais pesado em apenas 0,06%, ou seja, a água só consegue penetrar nas pontas cortadas dos produtos.

Dos pontos negativos, pode-se notar que este isolamento é facilmente destruído sob a ação de:

  • acetona;
  • formaldeído;
  • diluentes de tinta;
  • gasolina, querosene, óleo diesel;
  • tinta a óleo e uma série de outras substâncias orgânicas.

A complexidade da tecnologia leva ao fato de que o penoplex é mais caro do que quase qualquer isolamento de massa, excluindo a lã mineral. Após o assentamento, cubra a superfície do material o mais rápido possível antes que ele seja destruído pela luz solar direta. Como todos os derivados do poliestireno, mesmo o penoplex revestido de papel alumínio não permite que você se proteja da aparência de um rato doméstico nas paredes. Teremos que tomar medidas adicionais para combater este roedor. Um problema sério é a fácil ignição desse tipo de isolamento, que anula até mesmo sua densidade aceitável.

Como escolher?

Para paredes com acabamento de qualquer tipo de revestimento, você precisa escolher o isolamento, enfocando os seguintes critérios:

  • nível de condutividade térmica;
  • a intensidade da absorção de umidade (líquida e do ar);
  • sua proteção contra a ação do fogo;
  • a espessura de camada necessária.

A condutividade térmica (quanto calor é retido) é um parâmetro chave que caracteriza um material como isolante. Mas mesmo entre suas espécies individuais, isso varia amplamente. Assim, o calor é escapado mais fortemente pela lã mineral e o menor vazamento será pela espuma. A confusão é em vão: as recomendações para a escolha do algodão são feitas levando em consideração outras propriedades valiosas do material.

Os materiais de isolamento inevitavelmente encontram a umidade depositada pelas correntes de ar; se a integridade da "torta" for quebrada, gotículas (gotas) de água líquida também podem penetrar. Portanto, na hora de escolher a versão final, eles sempre se orientam pela quantidade de água que a substância irá absorver sem perder suas características úteis. A maneira mais fácil é com a densidade do material: quanto mais significativo, melhor usar apenas este tipo de isolamento. Mas também temos que contar com a complicação de montar estruturas mais pesadas.

A segurança contra incêndio é avaliada por quão alta é a inflamabilidade de uma substância. E a espessura da camada que está sendo criada é um valor contraditório. Não há dúvida de que com o seu aumento, a proteção térmica aumenta sensivelmente. Mas é necessária uma abordagem equilibrada, levando em consideração a densidade do material usado. Se for muito denso, é aconselhável usar uma camada menos espessa.

Alguns fabricantes estão tentando convencer os consumidores de que seus materiais são totalmente ecológicos, feitos de fibras de linho ou celulose pura, e até mesmo a cola é selecionada da forma mais natural possível. Acredite ou não nessas promessas, cada um deve decidir por conta própria, mas é melhor pensar sobre por que os construtores profissionais estão tentando isolar fachadas com produtos mais familiares, sem pagar a mais "para o meio ambiente". A única exceção é a lã de vidro, é realmente perigosa para a saúde à menor violação da tecnologia ou medidas de proteção insuficientes.

Para uso externo sob o revestimento, é difícil encontrar opções melhores do que a lã mineral e o poliestireno expandido já mencionados. Mas para que o resultado corresponda às expectativas dos construtores, e mesmo a geada mais forte não afete o exterior, é necessário não só escolher o isolamento adequado, mas também aplicá-lo de acordo com as recomendações dos profissionais.

Tecnologia de instalação

O primeiro passo, de acordo com a tecnologia geralmente aceita, é o cálculo da camada de proteção térmica necessária. Na região de Moscou, as casas para revestimento podem ser isoladas com lã mineral (ou vidro), cuja espessura é de 50 a 100 mm; em condições especialmente difíceis, esse número pode ser duplicado fazendo uma estrutura de duas camadas.É melhor não confiar em seus próprios conhecimentos de engenharia, calculadoras online ou conselhos de construtores conhecidos, mas solicitar um cálculo da mesma empresa que instalará o revestimento.

Quando a necessidade da quantidade exata de material é determinada, é hora de preparar a superfície.

Funciona da seguinte forma:

  • todas as lâmpadas e detalhes decorativos são removidos;
  • calhas são desmontadas;
  • as guarnições das janelas e portas são removidas (se já tiverem sido instaladas);
  • as superfícies ásperas das paredes estão livres de áreas degradadas;
  • toda a superfície da madeira está impregnada de retardadores de fogo;
  • se as paredes não são de madeira, mas sim de tijolo ou de pedra artificial, é necessário remover o influxo e a poluição;
  • em seguida, o concreto ou tijolo é coberto duas vezes com um primer de penetração profunda.

Quase todos os tipos de tapume são instalados horizontalmentee, portanto, a caixa deve ir verticalmente. As distâncias entre seus nós dependem do tipo de revestimento que será aplicado e da largura dos blocos da isolação selecionada. Na maioria das vezes, uma lacuna de 0,6 m é fornecida, mas sob as camadas de lã mineral e lã de vidro, as barras são montadas com um degrau externo de 590 mm, então o revestimento se ajusta firmemente e não sai de lugar nenhum. Mas a distância de um ponto de fixação da barra a outro na parte inferior não pode ser superior a 0,5 m.

Para manter essas peças em uma parede de madeira, parafusos auto-roscantes são usados ​​para aparafusá-las na madeira, cavilhas especializadas são aplicadas sobre o tijolo. Cada bloco é selecionado de forma que tenha a mesma espessura do isolamento (estamos falando de instalação diretamente na superfície da parede). Mas quando é aplicada uma moldura, levam-se tanto peças para o torneamento com tamanho de 5x5 cm, ou suspensões especiais no formato da letra P.

Não é necessário montar o revestimento próximo ao material isolante, deixando uma folga de 40-50 mm, os construtores fornecem ventilação confiável. Mas esta solução requer a instalação de uma caixa adicional, cuja criação é levada em consideração no cálculo da quantidade de materiais. Quando as lajes, os rolos superam 100 mm de espessura, é aconselhável dar preferência a uma caixa cruzada (permitirá colocar as camadas de proteção térmica em ângulos retos entre si).

Acima da lã mineral, lã de vidro e espuma, é sempre necessário colocar uma membrana especial que proteja a umidade e o vento do exterior. Ao estudar as revisões de tais membranas, vale a pena prestar atenção se elas são boas para desabafar. Se este valor não for suficiente, podem surgir problemas sérios.

Os panos para proteção do vento e da água se sobrepõem necessariamente em pelo menos 0,1 m. Ao calcular a necessidade de qualquer componente, você pode adicionar com segurança outros 10% ao valor resultante. Assim, nem os produtos defeituosos, nem os erros de instalação retardarão a construção ou o reparo.

Muitos construtores novatos e artesãos domésticos são atraídos pela facilidade de criar uma caixa de madeira, que se manifesta no fato de que:

  • A instalação pode ser feita manualmente sem ferramentas desnecessárias.
  • O processo não é caro.
  • As ripas de madeira por si só minimizam o vazamento de calor (em comparação com as contrapartes de aço).
  • A estrutura pode ser fixada diretamente na parede sem adicionar suportes ou outras conexões.

Mas as características positivas não podem existir sem desvantagens. Assim, o baixo custo do material torna-se uma vantagem menos convincente quando se considera a necessidade de tratamento com retardadores de chama e agentes que suprimem o crescimento de fungos microscópicos. Não é uma tarefa tão simples selecionar as barras exatamente com o comprimento necessário, que devem ser uniformes externamente e, além disso, secar até 10 - 12%.

Recomendações

Quando o isolamento é selecionado e comprado, e o trabalho em si começa, nada deve interferir com os instaladores. Portanto, embora a tecnologia moderna permita operar em qualquer estação do ano, é aconselhável escolher um dia seco e quente o suficiente.Antes de colocar o isolamento, é necessário retirar tudo o que pode tornar-se um obstáculo - até os ramos dos arbustos, que podem ficar presos.

Ecowool em suas características práticas é idêntico ao análogo mineral, então o único argumento a seu favor é o aumento da segurança. Esses dois materiais são excelentes para amortecer o ruído da rua devido à sua espessura fibrosa e solta. Ecowool terá que ser consertado usando dispositivos especiais, e os painéis não são formados a partir dele. Por isso, quase sempre a instalação deste isolamento é confiada por profissionais. Se não for possível pagar por seus serviços, você terá que considerar outros métodos de proteção térmica.

É aconselhável isolar o revestimento colocado em paredes de madeira com materiais de menor condutividade térmica. Estamos falando de lã de vidro e espuma de poliestireno extrudido. O principal problema das superfícies de pedra, concreto e tijolo é o alto nível de passagem de vapor, e apenas materiais hidrofóbicos podem resistir com eficácia. Para locais onde a máxima proteção contra incêndio é necessária, a lã mineral está definitivamente em primeiro lugar.

Em vez de uma membrana para proteger contra o vento e a umidade do exterior, alguns artesãos usam camadas de reforço (feitas de malha de metal e argamassa). Há ocasiões em que a lã mineral é colocada na forma da chamada forma envolvente, quando as esteiras são colocadas entre duas folhas de metal. Essa etapa ajuda a garantir a mais alta estabilidade de proteção térmica, mas obriga, em vez disso, a pensar sobre a fixação do revestimento à folha externa. Ao colocar um material isolante usando tiras extremas, é possível definir com maior precisão a localização das partes do material decorativo em relação à camada isolante.

Às vezes, os usuários não sabem se é possível não isolar o revestimento e não pagar por materiais e obras adicionais. A resposta será sempre negativa, mesmo quando a casa estiver em uma área quente. Afinal, um isolamento térmico de alta qualidade ajuda não só a reter o calor no interior, mas também garante um estado racional da área entre a parede e os painéis de acabamento. Se a condensação se acumular nesse local, mesmo o material mais resistente e da mais alta qualidade se tornará rapidamente inutilizável. Portanto, os proprietários responsáveis ​​sempre consideram cuidadosamente como fornecer isolamento térmico sob a camada de revestimento de acordo com todas as regras tecnológicas.

Instruções de vídeo sobre como isolar uma casa com uma fachada lateral, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário