Torneamento para tapume: tipos e tecnologia de instalação

Contente
  1. Características e propósito
  2. Tipos de torneamento para tapume
  3. Instalação: instruções passo a passo
  4. Recomendações

A instalação do tapume envolve a construção de uma ripa - uma estrutura na qual será fixada. Você pode prender o material diretamente nas paredes, mas elas devem ser perfeitamente planas e o clima da região deve ser quente. A camada de isolamento térmico é colocada exclusivamente sob a moldura. Não se esqueça das lacunas de ventilação. Portanto, em muitos casos, a instalação do quadro é necessária.

Características e propósito

A instalação da moldura facilita muito o revestimento da casa com tapume. Primeiro, ele esconde todas as pequenas irregularidades nas paredes. Se o material for fixado diretamente na casa, o ideal é que paredes uniformes sejam necessárias, caso contrário, todo o revestimento ficará ondulado, empenado, as faixas laterais se deformarão e explodirão em alguns lugares.

Em segundo lugar, a fachada com uma caixa é ventilada, o que significa que a umidade não se acumulará sob o revestimento. Além disso, a moldura permitirá que você esconda a geometria quebrada das paredes quando as diagonais não coincidirem.

Em terceiro lugar, a estrutura permite que o isolamento térmico externo adicional seja continuado. Folhas de poliestireno expandido ou lã mineral são colocadas entre os perfis, mas não devem ficar salientes. É importante notar que o isolamento não protege apenas do frio, mas também do calor do verão. Devido a isso, a temperatura dentro do edifício no calor será mais baixa do que no exterior.

Em quarto lugar, ao instalar uma moldura, você pode atualizar a fachada de uma velha casa de madeira. É simplesmente impossível fixar o revestimento diretamente em paredes podres, e a falta de ventilação terá um efeito devastador em todo o edifício. E o reparo cosmético logo se tornará um grande problema, contanto que a casa não desabe completamente.

A moldura pode ser vertical ou horizontal, dependendo do tipo de material de revestimento. Se você fizer a caixa corretamente, a instalação do tapume será rápida e sem distorções.

Tipos de torneamento para tapume

Existem dois tipos de moldura lateral, dependendo do material: metal e madeira. Cada um tem suas próprias características e nuances de edição, mas o algoritmo de ações geralmente é o mesmo.

Caixa de metal

A estrutura do torneamento é erguida a partir de um perfil de metal galvanizado ou de alumínio de maior rigidez em forma de U com bordas dobradas para dentro. Eles não enferrujam e podem facilmente suportar o peso do revestimento. Uma caixa de metal é várias vezes mais cara do que uma de madeira, mas não tem medo de umidade, temperaturas extremas, mofo, roedores e insetos. Essa estrutura é muito mais durável do que uma de madeira. Ao mesmo tempo, o peso de todo o quadro é menor, pois o perfil é mais leve do que a madeira.

Normalmente, o comprimento do perfil é de 3-4 m. Se a casa for muito alta ou comprida, os elementos de torneamento devem ser aumentados. É muito mais fácil fazer isso com um perfil de metal.

Para montar uma estrutura de metal, você precisará de:

  • Perfil UD (PN) - um perfil de metal de guia, em vez dele você pode comprar um grau de teto PP 60 * 27 * 3000 mm;
  • Perfil CD (PS) - um perfil de rack, é melhor escolher CD-60, uma seção menor não suportará o peso do revestimento e o revestimento se deforma com o tempo;
  • Conector de CD - necessário para construir um perfil, adquirido conforme necessário;
  • suspensão (suporte ES) ou suporte - necessário para fixar o perfil de CD à parede;
  • hardware - para fixar o perfil UD.

A espessura dos perfis deve ser de pelo menos 0,45-0,5 mm. O número de perfis depende da dimensão do edifício, sendo também tidas em consideração as aberturas de janelas e portas. Se o isolamento for colocado, o degrau dos perfis dos postes é igual à sua largura, geralmente 50-60 cm.O perfil PS é montado com um perfil guia adequado por meio de parafusos. O perfil possui ranhuras longitudinais que aumentam sua resistência. Hardware são selecionados dependendo do material das paredes. Se for concreto aerado ou tijolo, serão necessários tarugos. Para paredes de madeira, parafusos comuns de aço inoxidável são adequados.

Torneamento de madeira

Tornear madeira é a opção mais barata. É montada rapidamente, a instalação é muitas vezes mais fácil do que a versão de metal. É aqui que os profissionais terminam.

As desvantagens são:

  • é necessário tratamento especial para mofo e insetos;
  • não gosta de umidade, fica deformado;
  • sujeito a encolhimento;
  • dificuldades com transporte e armazenamento;
  • é difícil construir a barra de suporte.

Para o torneamento, você deve escolher vigas de tipos de madeira resistentes à umidade e duráveis, por exemplo, lariço. A seção para o quadro deve ser 50 * 50 mm ou 40 * 50 mm, menor em tamanho simplesmente não suportará o peso do revestimento. As ferragens são selecionadas de acordo com o mesmo princípio das caixas de metal. É importante certificar-se de que as vigas estão uniformes, sem manchas azuis de míldio, nós e delaminação. Caso contrário, tal moldura levará à curvatura da fachada. O teor de umidade da árvore não deve ser superior a 15%.

As ripas de madeira são perfeitas para revestir paredes de vinil e casas de toras. Recomenda-se a sua utilização para a instalação de revestimentos de edifícios de madeira em ruínas.

Instalação: instruções passo a passo

A construção do torneamento não requer nenhuma habilidade especial e pode ser facilmente montada à mão.

Todo o trabalho de instalação da estrutura pode ser decomposto em várias etapas:

  • Nivele a superfície da parede, desmonte os sistemas de videovigilância, remova os cabos, fixe as hastes das cortinas das janelas ou remova.
  • Limpe a área ao redor da casa a uma distância de dois metros.
  • Prepare ferramentas.
  • Aplique marcações.
  • Faça a instalação da borda e enquadrando as aberturas.
  • Prenda os racks verticais, coloque o isolamento.
  • Aperte os lintéis horizontais.

É necessário preparar as paredes da casa, pois o revestimento fino não pode esconder fortes irregularidades. Se houver fendas, elas devem ser vedadas, por exemplo, com espuma de poliuretano. Nas casas de madeira, os vãos entre as vigas podem ser vedados com estopa. Todos os elementos proeminentes devem ser removidos das paredes, como câmeras, lanternas, decoração, tubos de drenagem, cabos elétricos, molduras de janelas, guarnições e venezianas. O gesso rachado e a tinta descascada também devem ser removidos. Atenção especial deve ser dada aos cantos, eles devem ser nivelados ou ajustados com uma moldura, reforçada com um perfil metálico.

Para que nada interfira nas obras, a área ao redor da casa deve ser desobstruída: retirar entulhos e bancadas, transplantar flores e arbustos. Escadas, escadas ou andaimes devem ser cuidados se a casa for de vários andares. Os fios que não podem ser removidos devem ser isolados. Para fazer isso, eles se escondem em canais a cabo ondulados. Para o trabalho, você vai precisar de: uma serra ou moedor (dependendo do material), um martelo, uma chave de fenda (de preferência uma bateria) ou uma furadeira com um acessório especial, uma fita métrica (pelo menos 3 m), um lápis de construção , barbante, um quadrado, linhas de prumo, um nível (de preferência um laser, mas você pode e borbulha, desde que mostre corretamente). Óculos de proteção e luvas de trabalho especiais são necessários para proteger as mãos e o rosto.

Recomenda-se tratar toda a superfície das paredes com uma solução anti-séptica, seja de madeira ou não. Isso protegerá a casa de deterioração do isolamento da lateral da parede.

Agora você pode começar a construir o quadro, mas primeiro você precisa fazer a marcação. Se o revestimento for horizontal, as marcações para torneamento devem ser verticais; para tapume vertical - horizontal. O torneamento inicia-se com a construção de um perfil e ripas a partir dos cantos do edifício. É a esta estrutura de canto que o canto de plástico do revestimento será fixado.

Os pontos mais problemáticos na construção do quadro são a precisão e até a localização dos jumpers. Portanto, o nível e as linhas de prumo serão as ferramentas mais importantes e exigidas. Para facilitar o trabalho, você pode puxar o fio: tais balizas irão simplificar muito o processo de fixação do perfil horizontal da caixa. A prancha inferior não deve ser instalada a mais de 5-20 cm do solo. A distância depende do grau de congelamento do solo. A barra superior é fixada de forma a não atingir 20-25 cm no beiral, após isso é necessário consertar os cabos de prumo.

Primeiro, ripas horizontais são instaladas ao redor do perímetro da casa de cima e de baixo, bem como ao redor de janelas e portas. As aberturas de enquadramento aumentam a resistência de toda a estrutura. Para calcular a quantidade de material, você precisa saber não só as dimensões da casa, mas também as aberturas. É necessário somar os perímetros comuns e dividir pelo comprimento do perfil. Como as janelas e portas podem deixar resíduos, é melhor contar com uma margem.

Então você pode começar a anexar os perfis de postagem. Se as casas forem isoladas, então o degrau entre elas é igual à largura do material, geralmente 40-60 cm. Se houver uma forte carga de vento na região, então este degrau pode ser feito menos. A largura mínima não foi definida, mas uma etapa muito frequente aumentará o consumo de material para a moldura e a carga nas paredes do edifício. O material do revestimento também afeta o degrau: por exemplo, 60 cm é o suficiente para o vinil; o metal é mais pesado, aqui é melhor reduzir o degrau para 40 cm.

Se o clima da região for úmido, pode-se colocar uma camada impermeabilizante junto com o isolamento. A espessura total do isolamento com todas as camadas não deve se estender para os racks verticais, caso contrário, o subsistema de ventilação se deteriora. Alguns rolos de isolamento já contêm uma camada impermeabilizante. A quantidade de colunas a serem instaladas depende do campo. O cálculo é muito simples: você precisa dividir o perímetro do edifício pela largura do degrau. Você pode contar uma quantidade diferente para cada etapa de compra com estoque.

A próxima etapa é a instalação de jumpers horizontais. Um suporte ou cabide é usado para montagem na parede. Por conveniência, você pode fazer vários faróis de barbante. O cabo deve ser esticado muito bem, sem flacidez, caso contrário pode ficar enviesado ao instalar os perfis.

Os lintéis horizontais do revestimento devem ser instalados em incrementos de 60-70 cm, não sendo necessários os muito frequentes, visto que o tapume é fixado nos perfis verticais da moldura. Recomenda-se verificar a instalação de cada trilho com um nível. Se uma distorção for revelada, é mais fácil refazê-la imediatamente do que fazer alterações em um quadro já concluído. Todas as ripas devem convergir nos cantos. Depois disso, resta apenas embainhar a moldura com o revestimento.

As instruções escritas são adequadas para erguer uma estrutura vertical para um arranjo de revestimento horizontal. Para o revestimento vertical, os perfis dos postes devem ser colocados horizontalmente e os lintéis - verticalmente. Caso contrário, todo o processo de montagem da estrutura é semelhante.

Recomendações

A instalação de uma moldura de metal e madeira é um pouco diferente. No torneamento de metal, a guia de perfil UD é primeiro fixada ao longo do perímetro do edifício por cima e por baixo e em torno das aberturas. Sua principal tarefa é proteger a estrutura e dar-lhe rigidez. Um perfil CD já está fixado perpendicularmente a ele com um passo de 50-60 cm. O perfil é fixado à parede com um suporte ou suporte ES. Neste caso, os colchetes permitem que você não use as balizas esticadas. O metal pode se expandir em clima quente, portanto, é recomendável deixar um pequeno espaço entre as juntas do perfil.

A estrutura de madeira é muito mais fácil de instalar. Ele não precisa de jumpers horizontais, mas as tiras iniciais para as laterais e ao redor das aberturas devem ser obrigatórias. As vigas laterais podem ser reforçadas adicionalmente com perfis metálicos, assim como os cantos. Isso dará à estrutura mais resistência, embora não a torne muito mais cara. A construção de uma moldura de madeira não pode ser feita em tempo chuvoso ou com muita umidade. A árvore absorverá o excesso de umidade e, ao secar, distorcerá toda a estrutura.

Além disso, todas as barras devem ser tratadas com compostos de decomposição, insetos e conferindo resistência à umidade. Para fazer isso, você precisa organizar um local para secar e garantir que a árvore não enrole ou deforme.

Mesmo com um cálculo preciso do material, é melhor jogar pelo seguro e comprar 10-15% a mais. Por causa das aberturas das janelas e portas, o material terá que ser cortado e, entre as madeiras, geralmente pode surgir um defeito, especialmente se for comprado um lote grande. O material restante sempre será útil em trabalhos de jardinagem e plantio. Muitas lojas de materiais de construção aceitam materiais não gastos de volta, mantendo sua apresentação.

      Se a construção da moldura com suas próprias mãos é feita pela primeira vez na vida, então é melhor morar em uma estrutura de madeira. É mais fácil de instalar e mais barato, os materiais danificados serão mais fáceis de substituir. Se o principal requisito é durabilidade ou o clima da região é caracterizado por muita umidade, então é melhor não economizar dinheiro e construir uma estrutura metálica. Vai durar o suficiente e recuperará totalmente seu custo.

      Para informações sobre como configurar perfis de tapume, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário