Revestimento metálico para madeira: características e exemplos de revestimento
Apesar da variedade de materiais de revestimento, a madeira continua sendo um dos revestimentos mais populares para decoração de exteriores. Isto deve-se ao seu aspecto nobre, bem como ao ambiente especial de aconchego e conforto que o material proporciona. No entanto, sua instalação requer despesas financeiras consideráveis e, posteriormente, manutenção regular. Na ausência deste último, as superfícies de madeira ficam molhadas, apodrecem, ficam expostas à formação de mofo e, por dentro, - pragas de insetos.
Você pode conseguir uma aparência atraente e imitação máxima da superfície usando revestimento de metal sob a madeira. Ele copia com precisão a textura da madeira, mas ao mesmo tempo é fácil de instalar e manter, durável, durável, econômico.
Peculiaridades
O revestimento metálico em sua superfície apresenta relevo longitudinal do perfil, que, ao ser montado, repete o formato de uma tora. Além disso, na parte frontal do perfil, usando a impressão offset de fotos, é aplicado um desenho que imita a textura natural da madeira. O resultado é a imitação mais precisa da madeira (a diferença só é perceptível após uma inspeção mais detalhada). O perfil é baseado em uma tira de alumínio ou aço, cuja espessura é de 0,4-0,7 mm.
Para obter a forma arredondada característica da tora, ela é estampada. A seguir, a tira passa pela fase de prensagem e, portanto, tem a resistência necessária. Depois disso, a superfície da tira é coberta com uma camada protetora de zinco, que é adicionalmente passivada e aplicada com primer, proporcionando proteção contra corrosão e melhor adesão dos materiais. Finalmente, um revestimento especial de polímero anticorrosivo é aplicado à superfície externa do material, que protege o material da umidade. Normalmente, são usados polímeros como poliéster, pural, poliuretano. Modelos mais caros podem ter proteção adicional - uma camada de verniz. Possui propriedades resistentes ao calor e antiestáticas.
Graças a esta tecnologia de produção, o revestimento de metal facilmente e sem prejuízo de si mesmo transfere temperaturas extremas, choque mecânico e carga estática. Claro, em termos de confiabilidade e resistência, o revestimento de metal é muito melhor do que o revestimento de vinil.
Vantagens e desvantagens
O material é muito popular entre os consumidores devido às suas vantagens:
- resistência às mudanças na temperatura do ar, que se deve ao baixo coeficiente de expansão do material;
- ampla faixa de temperatura de operação (-50 ... +60 С);
- resistência às influências ambientais devido à presença de um revestimento protetor, bem como resistência ao vento raivoso, devido à presença de uma eclusa de furacão;
- segurança contra incêndios;
- a utilização do material permite obter um microclima seco e quente na casa, devido ao facto do ponto de orvalho se deslocar para fora do revestimento;
- originalidade da aparência: imitação sob um bar;
- resistência à corrosão;
- longa vida útil (comentários sugerem que o material não apresenta avarias graves e avarias, se, claro, a tecnologia de instalação for seguida);
- facilidade de instalação (graças às fechaduras, o material é montado como um designer infantil, sendo possível uma instalação independente);
- resistência, resistência a danos mecânicos (com um impacto significativo, o perfil de vinil irá quebrar, enquanto permanecem apenas amassados no metal);
- a capacidade de autolimpeza do material devido à forma aerodinâmica dos perfis;
- variedade de modelos (pode-se escolher painéis para vigas perfiladas ou arredondadas, imitando diferentes tipos de madeira);
- a capacidade de usar painéis sobre o isolamento;
- relação custo-benefício (durante o processo de instalação praticamente não sobram sobras, pois o material pode ser dobrado);
- alta velocidade de instalação, uma vez que não é necessário nivelamento preliminar das paredes;
- a capacidade de criar uma fachada ventilada;
- baixo peso do material, o que significa que não há carga excessiva nas estruturas de suporte do edifício;
- amplo escopo de aplicação;
- a capacidade de montar perfis na direção horizontal e vertical;
- segurança ambiental do material.
Como qualquer material, um perfil à base de metal tem desvantagens:
- alto custo (em comparação com o metal, o revestimento do vinil será mais barato);
- a capacidade dos perfis de aquecerem sob a influência da luz solar;
- se o revestimento de polímero estiver danificado, a destruição do perfil não pode ser evitada;
- se um painel estiver danificado, todos os subsequentes terão que ser trocados.
Tipos de painel
Do ponto de vista do design, existem 2 tipos de revestimento de metal para uma barra:
- perfilado (painéis retos);
- arredondado (perfis ondulados).
As dimensões e espessura dos perfis podem variar: comprimento em modelos diferentes pode ser 0,8-8 m, largura - de 22,6 a 36 cm, espessura - de 0,8 a 1,1 mm. Como você pode ver, a faixa pode ser larga ou estreita. A prática mostra que os painéis de 120 mm de largura com uma espessura de material de 0,4-0,7 mm são os mais convenientes para instalação. Perfis de fabricantes europeus não podem ter espessura inferior a 0,6 mm (este é um padrão estadual), enquanto as tiras de fabricantes nacionais e chineses têm espessura de 0,4 mm. É claro que suas características de resistência e preço dependem da espessura do material.
Existem os seguintes tipos de revestimento de metal para madeira.
- Eurobrus. Permite obter semelhanças com o revestimento de uma viga perfilada de madeira. Disponível nas versões de um e dois intervalos. O perfil de quebra dupla é mais largo, por isso é mais fácil de instalar. Tem uma largura de 36 cm (útil dos quais 34 cm), uma altura de 6 a 8 m, uma espessura de perfil de até 1,1 mm. A vantagem do Eurobar é que não desbota ao sol.
- L-bar. O "Elbrus" é frequentemente denominado um tipo de Eurobeam, uma vez que também imita a madeira perfilada, mas tem um tamanho menor (até 12 cm). As dimensões, excluindo a largura, são as mesmas do Eurobeam. A largura do Elbrus é de 24-22,8 cm. No meio do perfil há um sulco que lembra a letra L, que deu nome ao material.
- Ecobrus. Simula uma placa de bordo de grande largura. Dimensões do material: largura - 34,5 cm, comprimento - de 50 a 600 cm, espessura - até 0,8 mm.
- Casa de bloco. Imitação de uma barra arredondada. A largura do material é de até 150 mm para perfis estreitos e até 190 mm para perfis largos. Comprimento - 1-6 m.
Os seguintes tipos de materiais podem ser usados como cobertura externa do perfil.
- Poliéster. É caracterizado pela plasticidade, riqueza de cores. A vida útil é de 15-20 anos. Está marcado com PE.
- Poliéster mate. Possui as mesmas características do normal, mas a vida útil é de apenas 15 anos. Geralmente é rotulado como REMA, menos frequentemente - PE.
- Plastisol. Ele melhorou as características de desempenho e, portanto, atende por até 30 anos. Marcado com PVC-200.
As laterais revestidas com pural (vida útil - 25 anos) e PVDF (vida útil até 50 anos) também se distinguem por uma vida útil impressionante. Independentemente do tipo de polímero utilizado, sua espessura deve ser de pelo menos 40 mícrons. No entanto, se estamos falando de plastisol ou pural, então sua espessura pode ser menor. Assim, uma camada de plastisol de 27 µm é semelhante em propriedades a uma camada de poliéster de 40 µm.
Projeto
Em termos de cor, existem 2 tipos de painéis: perfis que repetem a cor e textura da madeira natural (eurobeam melhorado), bem como materiais cuja tonalidade pode ser qualquer tonalidade de acordo com a tabela RAL (eurobeam standard) . A variedade de soluções de cores também depende do fabricante. Por exemplo, o revestimento de metal da marca Grand Line inclui cerca de 50 tons. Se falamos de fabricantes estrangeiros, os produtos da empresa "ALCOA", "CORUS GROUP" podem se orgulhar de uma rica gama de cores.
A imitação do revestimento sob uma barra pode ser realizada nos seguintes tipos de madeira:
- carvalho pantanoso, bem como um análogo dourado texturizado;
- pinho com textura bem definida (são possíveis as versões brilhante e mate);
- cedro (caracterizado por uma textura pronunciada);
- bordo (geralmente com uma superfície brilhante);
- noz (em várias variações de cores);
- cereja (uma característica distintiva é um tom rico e nobre).
Ao escolher uma tonalidade de perfil, lembre-se de que as cores escuras ficam bem em fachadas grandes. Pequenos edifícios revestidos de carvalho pantanoso ou revestimento de wengé parecerão sombrios. É importante que os lotes de fabricantes diferentes para a mesma madeira possam ser diferentes, portanto, perfis e elementos adicionais devem ser adquiridos da mesma marca, caso contrário, existe o risco de obtenção de tonalidades diferentes da tora.
Âmbito de aplicação
A principal área de utilização do revestimento metálico sob a madeira é o revestimento externo da fachada, uma vez que suas características operacionais não se alteram sob a influência das condições ambientais. Os painéis também são adequados para o revestimento exterior da cave de um edifício. O material usado para o acabamento desta seção da fachada deve ser caracterizado por maior resistência, resistência a choques mecânicos, umidade, neve e reagentes. O revestimento de metal atende aos requisitos especificados e, portanto, é usado com sucesso como um análogo de porão. Os usos do material também são ditados pela marca que o fabrica. Por exemplo, o tapume da empresa "L-beam" pode ser usado tanto horizontalmente quanto verticalmente, bem como usado para arquivar beirais de telhado. Os perfis da marca CORUS GROUP também se caracterizam pela versatilidade.
Perfis de metal para madeira são usados para acabamento Casas particulares de um e vários andares, garagens e salas de serviço, edifícios públicos e centros comerciais, instalações industriais. Eles são amplamente usados para decorar gazebos, varandas, poços e portões. O material é adequado para uso em regiões com condições ambientais agressivas. A instalação dos perfis é efectuada em tornos, que podem ser perfis de madeira ou de metal tratados com uma composição especial. A utilização de um perfil de metal para uma barra permite a instalação de materiais isolantes de calor: materiais em rolo de lã mineral ou espuma.
Belos exemplos
- O revestimento metálico sob o bar é um material autossuficiente, cujo uso permite obter construções nobres no tradicional estilo russo (foto 1).
- No entanto, o revestimento à base de metal para madeira é combinado com sucesso com outros materiais de acabamento (foto 2). Uma combinação de superfícies de madeira e pedra é uma situação em que todos ganham. Este último pode ser usado, por exemplo, para terminar a cave de um edifício ou elementos salientes.
- Na utilização de painéis, o resto dos elementos de construção podem ser feitos no mesmo esquema de cores do revestimento metálico (foto 3), ou ter uma tonalidade contrastante.
- Para edifícios pequenos, é melhor escolher o revestimento para tons claros ou dourados de madeira. E para que o edifício não pareça plano e monótono, você pode usar elementos contrastantes, por exemplo, caixilhos de janelas e portas, o telhado (foto 4).
- Para edifícios mais volumosos, você pode usar cores de revestimento mais quentes que enfatizam a nobreza e o luxo da casa (foto 5).
- Se você precisa recriar a atmosfera autêntica de uma casa de aldeia, um revestimento que imita uma viga arredondada é adequado (foto 6).
- Para alcançar a unidade arquitetônica da casa e das estruturas envolventes, o revestimento da cerca com o revestimento com imitação de uma superfície de toras permitirá. Pode ser totalmente semelhante a uma superfície de madeira (foto 7) ou ser combinada com pedra, tijolo (foto 8). Além da disposição horizontal do revestimento, a instalação vertical também é possível (foto 9).
Veja o vídeo a seguir para recursos de instalação com revestimento de metal.
O comentário foi enviado com sucesso.