Tapume de madeira: características de escolha
Entre a grande variedade de opções de acabamento para exteriores, o revestimento de madeira é especialmente popular. É um material prático, estiloso e durável que atrai a atenção de outras pessoas. Este produto possui uma série de características e vantagens que têm desempenhado um papel importante na distribuição de acabamentos.
A madeira utilizada no processo de produção cria um microclima confortável. Além disso, é um material natural e ecológico.
Características de acabamento
O tapume é um tipo separado de material de revestimento. É montado na parede através de uma moldura especial, que é pré-instalada no edifício. Este acabamento é muito popular no Canadá e em toda a América do Norte. Uma variedade de materiais pode ser usada para fazer isso.
Os painéis de madeira são ideais para decorar casas de campo e outros edifícios semelhantes. Como a madeira permite a passagem de partículas de ar, a vida útil da edificação aumenta, impossibilitando a formação de condensação e mofo. O material natural usado na produção possui características individuais que estão ausentes das contrapartes artificiais. Iremos considerar outras vantagens de terminar mais tarde neste artigo.
Vantagens
Ao fazer o revestimento de madeira, vários componentes são adicionados ao material de base. Os aditivos desempenham um papel importante na resistência e resistência ao desgaste do material. Graças a equipamentos de alta tecnologia e técnicas especiais, as matérias-primas naturais comuns são transformadas em um acabamento confiável, prático e elegante. As empresas de manufatura usam diferentes tipos de madeira.
As vantagens do material de acabamento incluem vários pontos.
- Força. Um produto de qualidade é altamente durável. O revestimento de madeira resiste perfeitamente a cargas constantes, mantendo sua forma e dureza.
- Tempo de vida. Este tipo de acabamento possui uma longa vida útil. De ano para ano, os revestimentos de madeira irão encantá-lo com sua beleza e praticidade. Devido a essa característica, esse material pode ser denominado de aquisição lucrativa e prática.
Ao usar o revestimento de madeira, você vai esquecer por muito tempo a mudança do revestimento da parte externa do edifício.
- Persistência. O revestimento demonstra resistência aos caprichos do mau tempo: vento, chuva, neve. A luz solar direta e as mudanças repentinas de temperatura não danificam a pele. A cor, a forma e a dureza permanecerão inalteradas. O material de acabamento é capaz de resistir a geadas de até -50 graus Celsius. Nesse caso, a estrutura do revestimento será preservada.
- Tratamento. O material se presta ao processo de processamento sem problemas. Se necessário, você mesmo pode ajustar facilmente o tamanho da matriz.
- Segurança. É um material natural, amigo do ambiente e seguro para a saúde, sem impurezas nocivas e perigosas. A árvore é indicada para o revestimento de casas onde vivem pessoas alérgicas, crianças pequenas ou animais.
- Permeabilidade ao vapor de água. O material "respira", permitindo a passagem do oxigênio. Este fator evita a formação de mofo e bolor. A circulação de ar é muito importante para criar um microclima confortável, independentemente do tempo fora da janela. Os especialistas apontam que o índice de permeabilidade ao vapor do revestimento de madeira é muito alto.
- Montagem.Com este material, você mesmo pode realizar o processo de instalação, economizando dinheiro nos serviços de artesãos profissionais. O revestimento não requer equipamentos especiais caros e consumíveis adicionais.
- Estética. A madeira utilizada para criar materiais de acabamento possui qualidades estéticas especiais. Ela está associada à naturalidade, aconchego e calor doméstico. O material se encaixa perfeitamente em uma decoração clássica e étnica, bem como no estilo country. Vários tipos de madeira têm uma cor original: alguns painéis são sólidos e uniformemente coloridos, outros são complementados por linhas e padrões.
- Aquecimento. O revestimento deste tipo pode atuar como uma proteção adicional contra o frio. O material ajudará a manter o precioso calor dentro de casa e, sem ele, um ambiente confortável é impossível.
desvantagens
Se você decidir usar o revestimento de madeira para revestir uma casa ou qualquer outro edifício, você precisa se familiarizar não só com as vantagens, mas também com as desvantagens do material de acabamento. Só conhecendo todas as características, você pode fazer a escolha certa:
- Refratariedade... O produto tem um baixo nível de resistência ao fogo. Se no território da região persistir um elevado risco de incêndio, recomenda-se abandonar totalmente esse acabamento ou utilizar soluções especiais para a proteção da madeira. A chama causará danos irreparáveis ao revestimento, mesmo se tratada com compostos de proteção.
- Exposição à umidade. Apesar do material ser permeável ao vapor e resistente à umidade, a umidade tem um efeito negativo no acabamento. Para evitar isso, você precisa gastar dinheiro em formulações especiais.
As argamassas proporcionarão proteção contra o excesso de umidade, preservando a forma da madeira e a beleza do material de acabamento.
- Cuidado. O material de acabamento em madeira necessita de cuidados cuidadosos e inspeção constante, caso contrário terá que alterar parcial ou totalmente o revestimento. Para limpar o pó e a sujeira dos painéis de madeira, não use produtos químicos agressivos.
- Preço. As matérias-primas naturais tendem a ser mais caras do que as artificiais. O custo de tal acabamento não está disponível para todos. A diferença entre o preço do revestimento de madeira e o mesmo revestimento feito de outros materiais é de cerca de quarenta por cento.
- Trabalho extra. No processo de instalação dos painéis, é necessário construir vãos de ventilação separados, que são colocados entre a parede da casa e o próprio revestimento.
Variedades
O tapume de madeira é dividido em duas categorias principais: baluarte e casa de bloco. Essas duas opções de cobertura são semelhantes, mas têm certos recursos. Vamos considerar suas características distintas.
Casa de bloco
Tipo de placa de revestimento para uso externo. Imita externamente a madeira aplainada. No processo de fabricação do material, são utilizados diversos tipos de madeira. Cada variedade individual possui certas características que são transferidas para o acabamento.
Uma variedade de tipos de madeira são usados na produção de tapume.
- Pinho. As espécies de coníferas bem conhecidas podem se orgulhar de alta resistência e confiabilidade. O material é resistente à reprodução de organismos nocivos. Eles são a causa de muitas consequências desagradáveis.
- Cedro. Ao usar o revestimento deste tipo de madeira, não há necessidade de usar equipamento de proteção especial contra umidade ou materiais impermeabilizantes. O cedro regula perfeitamente o nível de umidade ideal para o acabamento.
- Larch. Esta é a opção de placa lateral mais cara. O alto preço é plenamente justificado por sua excelente resistência, durabilidade e praticidade. A raça não é afetada negativamente pela umidade.
Por sua vez, os produtos do grupo block house são divididos em três classes que apresentam determinadas características de desempenho.
- Classe A.Os produtos de acabamento pertencentes a esta classe são da mais alta qualidade. Uma prancha não pode conter mais do que duas fissuras cegas e não mais do que um nó por metro e meio de comprimento. A presença de uma pequena quantidade de bolsas de resina é permitida.
- B. O segundo material de maior qualidade. Em uma superfície de 1,5 metros de comprimento, não pode haver mais do que quatro pequenos nós. O número máximo de rachaduras (cegas) é 2. Não mais do que duas bolsas de resina.
- C. Terceira, última série. O diâmetro máximo de nós em tais painéis deve ser de 25 milímetros. É permitida a presença de, no máximo, duas fissuras. Em uma área de cinco metros, são permitidos bolsões com tamanho máximo de 50 milímetros.
Feixe falso
Esta variedade apareceu no mercado interno há relativamente pouco tempo. Esse revestimento tem excelentes características de repelência de umidade, enquanto mantém a alta confiabilidade do material. O acabamento produz uma superfície plana e perfeitamente plana. Vigas falsas podem ser usadas para revestimento interno e externo de instalações.
Nas lojas de materiais domésticos, é possível encontrar uma grande variedade de produtos desse tipo, que se diferenciam na cor e na textura.
A enorme variedade oferece a você o máximo de liberdade de escolha. Para a fabricação de vigas falsas, as empresas de manufatura usam tipos comuns e raros de árvores.
Recursos de instalação
Os especialistas identificam três opções para revestir um edifício com revestimento de madeira.
- Ranhura de espinho. O tipo mais popular e amplamente utilizado. Esta técnica pode ser usada ao trabalhar com uma casa de bloco ou viga falsa. As placas são mantidas juntas por juntas especiais nas bordas.
- Sobreposição. A confiabilidade do revestimento acabado é garantida pela união dos painéis em diferentes níveis.
- Butt. O material de acabamento se encaixa perfeitamente na parede. Durante a instalação, as folgas de ventilação são levadas em consideração.
Antes de iniciar a instalação, é necessário equipar a estrutura onde serão fixadas as placas. Para uma fixação de alta qualidade e durável, é usada uma caixa (um produto de madeira feito de ripas fortes e resistentes à umidade). Caso persista muita umidade na região, é melhor optar por vigas. A primeira faixa de revestimento é fixada com uma faixa inicial.
Você precisará de pregos de 50 mm para proteger os painéis. As pranchas mais baixas devem ser colocadas a pelo menos 15 centímetros do solo.
O tapume é o líder entre os materiais de acabamento de madeira para revestimentos de casas e outros edifícios. O mercado moderno é rico em produtos de marcas nacionais e estrangeiras. Os produtos finlandeses e canadenses são especialmente populares.
Você pode ver como fazer um quadro para o desvio de um perfil no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.