"Tijolo" do revestimento do porão: escolhendo um material para revestimento
Os painéis laterais do pedestal, feitos para alvenaria, são convenientemente montados na superfície devido ao formato de produção selecionado corretamente. Além disso, este material pode ser aplicado em uma parede já acabada com outro material. Ao mesmo tempo, os requisitos de qualidade da superfície de trabalho não têm critérios rígidos, como no acabamento com outros materiais.
Esta propriedade torna-se especialmente relevante quando a parede apresenta defeitos graves, que não podem ser corrigidos com meios menores como o gesso.
O tijolo que imita o revestimento da fachada é feito com tecnologia de fundição de polímero. As matérias-primas para sua fabricação são perfeitamente adequadas às características operacionais dos materiais de acabamento de fachadas. Os painéis tipo tijolo são um material relativamente novo, produzidos de acordo com tecnologias modernas em equipamentos de última geração de acordo com as normas europeias de qualidade, o que garante uma longa vida útil e elevada resistência dos produtos às mais variadas influências negativas.
Vantagens e desvantagens
Ao escolher um material de acabamento, é importante considerar os benefícios deste ou daquele tipo de material de acabamento.
Painéis de plinto em forma de tijolo têm muitas qualidades positivas.
- Peso de acabamento. O peso leve do revestimento do porão aumenta a carga na fundação do edifício muito menos do que o acabamento de tijolo.
- Instalação simples. O dinheiro e o tempo gasto no trabalho de instalação do revestimento é várias vezes menor do que o trabalho semelhante usando pedra ou tijolo.
- Fraca contaminação do local. A instalação dos painéis é efectuada com o mínimo de poluição do espaço envolvente, ao contrário dos trabalhos de alvenaria com argamassa de cimento, acompanhada de elevado teor de poeiras e pequenos entulhos.
- Longa vida útil. As modernas tecnologias de produção garantem uma vida útil dos painéis de até 50 anos.
- Facilidade de manuseio. O revestimento é fácil de limpar e lavar, não requer condições especiais de manutenção.
- Uma enorme variedade de. Ao contrário dos materiais analógicos, o revestimento pode imitar quase qualquer textura e ao mesmo tempo ter a cor desejada, mantendo uma aparência agradável durante todo o período de operação.
- Acessibilidade econômica. Os painéis são mais baratos do que os tijolos de fachada analógicos, sua aparência visual é quase idêntica.
- Manter a troca de ar da parede. Ao realizar os trabalhos de instalação de acordo com o método estabelecido de fábrica, o material de acabamento não interfere na normal troca de ar da parede. Isso afetará tanto a agradável atmosfera "não sufocante" dentro da casa, quanto a ausência de amortecimento das estruturas, contribuindo para sua destruição.
- Isolamento adicional. A moldura na qual o revestimento é fixado permite colocar em seu interior materiais isolantes, por exemplo, lã de polímero, sem a necessidade de trabalhos adicionais de instalação e acabamento do isolamento.
Mas também os painéis de tijolo do porão têm seus pontos fracos, que incluem:
- O PVC é um material bastante específico, com o qual é necessário ter em consideração a sua capacidade de compressão e expansão sob a influência da diminuição e do aumento da temperatura, caso contrário o acabamento da fachada não durará muito;
- algumas propriedades são mais fracas do que aquelas de materiais analógicos: tijolo e pedra, por exemplo, resistência ou durabilidade;
- externamente, as placas imitam bem o tijolo, mas se você olhar bem de perto, fica claro que isso é um revestimento.
Especificações
Do ponto de vista operacional, o tapume do porão semelhante a um tijolo tem as seguintes propriedades:
- resistente a extremos, temperaturas máximas e mínimas;
- o revestimento não é poroso, o que determina sua alta resistência à umidade, pelo que o material não umedece e não desmorona;
- outra consequência da resistência à umidade é a ausência de mofo fúngico na superfície das placas;
- universal em uso, pode ser usado em combinação com outros materiais para o acabamento da base;
- alta resistência a fenômenos naturais agressivos: neve, furacão e outros;
- a cor do produto não desbota nem desbota, mantendo um aspecto agradável durante todo o período de operação;
- forte e durável, não delamina, não racha em nenhuma condição de operação.
Visualizações
A graduação do tapume do porão ocorre de acordo com o principal componente de produção.
Vinil
O principal componente é o PVC (cloreto de polivinila), os produtos se distinguem por uma variedade de tamanhos e texturas que imitam com muita precisão a alvenaria de tijolo de revestimento. Ao decorar o porão de uma casa com este material, é necessário levar em consideração a propriedade do vinil à dilatação linear, que deve se refletir na correta colocação dos painéis durante a instalação. Caso contrário, quando a temperatura cai, os produtos adjacentes se deformam.
Outros recursos materiais incluem:
- o baixo peso proporciona um processo fácil e simples de montagem de produtos;
- os produtos podem ser facilmente ajustados ao tamanho por meio de corte;
- alta resistência aos processos de deformação;
- alto desempenho de isolamento térmico;
- poderosas propriedades de impermeabilização;
- não está sujeito aos efeitos destrutivos da radiação ultravioleta e infravermelha do sol;
- resistência a quedas, limites superior e inferior de temperatura.
Metal
O material principal é um dos metais adequados para essas tarefas: ferro galvanizado, aço, alumínio. Cada opção tem vantagens e desvantagens específicas.
As características do alumínio incluem:
- a leveza das estruturas, respectivamente, facilita o próprio processo de instalação, e menos material é necessário para consertá-la;
- não corrói;
- menos resistente ao estresse mecânico;
- fácil de pintar.
Os painéis laterais de aço são caracterizados por:
- força elevada;
- suscetibilidade a processos corrosivos;
- o peso relativamente grande do material complica a instalação dos painéis.
Painéis de ferro galvanizado para alvenaria:
- não se presta à corrosão;
- relativamente pesado, cerca de 2,5 vezes mais pesado do que o alumínio, um pouco mais leve do que o aço;
- relativamente durável.
Cimento
Para a fabricação dos painéis, é utilizada uma argamassa de cimento com fibras de celulose, reforçada com aditivos sintéticos. O revestimento de fibrocimento é obtido pressionando a mistura. Antes da instalação, a superfície de trabalho deve ser cuidadosamente preparada, caso contrário os painéis não durarão muito na parede.
As propriedades características do revestimento de cimento são:
- força;
- resistência à geada;
- resistência a intempéries e luz solar;
- durabilidade.
Características de escolha
Na hora de escolher um material que imite um tijolo para o acabamento de um porão, vale a pena considerar alguns fatores, inclusive aqueles que afetam fortemente o preço dos produtos.
A maior parte do custo do acabamento dos painéis é formada pelas matérias-primas utilizadas. Para contrapartes estrangeiras: europeias ou americanas, as matérias-primas padronizadas são usadas para a produção, que passaram pela certificação e muitos controles, respectivamente, o preço de tais produtos é muito mais alto.
Além disso, os produtos importados após a produção devem ser transportados por longas distâncias, o que acaba deixando sua marca no preço.
É melhor comprar produtos de marca de um revendedor autorizado da marca - seu preço será o mais baixo e não há risco de comprar produtos de baixa qualidade sem garantia. Dê preferência a marcas mais conhecidas e fabricadas em fábricas ao invés de oficinas de artesanato.
O principal indicador das propriedades dos painéis do porão é sua composição., é ele quem determina as propriedades operacionais dos produtos, se um fabricante nacional utilizar boas matérias-primas, a qualidade desses painéis será ligeiramente inferior aos importados.
Marcas de fabricantes
Embora o material seja relativamente novo, há uma gama bastante ampla de produtos no mercado, os seguintes fabricantes produzem painéis de revestimento do tipo tijolo de alta qualidade.
- "Dolomite". Produz painéis com imitações de pedra em três linhas principais: “pedra monótona”, “pedra manchada” e “exclusiva”. O tamanho dos produtos fabricados é de 30 cm x 22 cm, com espessura de 1,6 mm e peso específico de 1,8 kg.
- Docke. O fabricante oferece painéis que imitam alvenaria de tijolo, pedra e arenito em camadas. A alta qualidade a um preço acessível tornou esta marca muito popular.
- "Perfil Alta". Fabricante russo de painéis laterais. A gama da empresa inclui produtos com textura de tijolo, pedra estratificada e canyon.
- FineBer. Também fabricante nacional de Novosibirsk, que oferece painéis de revestimento que imitam tijolos de revestimento, feitos em vermelho e amarelo.
Calculamos o volume necessário
Depois de escolher uma marca de revestimento do porão que atenda a todos os critérios, você precisa calcular a quantidade de material que será necessária para revestir a casa.
Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte. A área a ser aparada é calculada multiplicando o comprimento e a largura do pedestal.
Deve-se ter em mente que no processamento e instalação dos painéis, o dano médio ao material, no processo de encaixe das placas, seus entalhes, cavacos e outros pontos, é de cerca de 10%.
Os custos de instalação aumentam com o comprimento da superfície a ser aparada., a mesma regra se aplica às placas de fachada, quanto mais compridas, maior será o espaço para encaixe. O perfil e as ripas com as quais a estrutura é construída não apresentam tais problemas, embora não devam ser comprados de ponta a ponta.
Para saber a quantidade exata de material que será necessária para o acabamento da base / pedestal, entre em contato com o consultor de vendas da loja ou com o serviço de suporte online no site do fabricante.
Para informações sobre como desmontar o revestimento para não desmontar toda a parede, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.