Por que o pulgão aparece nas cerejas e como se livrar dele?
Sua produtividade depende diretamente da saúde das plantas. Portanto, você deve sempre cuidar bem do seu jardim. Assim que os pulgões aparecerem na cereja, você precisa se livrar deles imediatamente.
Possíveis causas de ocorrência
Para começar, vale a pena decidir quais os motivos do aparecimento desses insetos. Basicamente, as fêmeas adultas com asas são responsáveis pela distribuição de sua prole. Em junho e julho, eles começam a se mover por grandes áreas e botar ovos em locais de difícil acesso.
No calor, as fêmeas adultas sem asas emergem rapidamente dos ovos, que já são capazes de se reproduzir sem fertilização. São eles que produzem a maior parte dos insetos que atacam a plantação. Os pulgões aparecem, via de regra, em jardins cobertos de ervas daninhas e em árvores enfraquecidas.
Essas pragas também são disseminadas por formigas. A melada, que é constantemente emitida por pulgões, é uma de suas principais fontes de alimento. Portanto, as formigas cuidam das colônias de pulgões.
Eles os protegem dos inimigos, ajudam a capturar novos territórios.
Os principais sinais de infecção
É muito fácil reconhecer que uma árvore é afetada por pulgões. O principal é inspecionar regularmente as árvores, especialmente os rebentos jovens. Existem os seguintes sinais de danos às plantas por pulgões:
-
as folhas de uma árvore se retorcem em espiral, ficam pretas, murcham ou ressecam;
-
a árvore diminui seu crescimento;
-
as folhas ficam pegajosas ao toque;
-
os frutos se desenvolvem lentamente e são muito pequenos;
-
bandos de pulgões voam perto das cerejas e vive um grande número de formigas;
-
os rebentos jovens estão cobertos de insectos, o que os faz parecer pretos.
Os próprios pulgões podem ser distinguidos de outros insetos por sua aparência. Ela tem um corpo pequeno e rechonchudo sobre pernas finas e uma cabeça com olhos grandes e antenas quase imperceptíveis.
Via de regra, os insetos são pretos, mas também são encontrados pulgões verdes.
Métodos físicos de luta
Você pode lutar contra pulgões de diferentes maneiras. A maneira mais fácil é matar esses insetos junto com as formigas com a mão. Os métodos físicos de luta são bons porque são amigos do ambiente. Nesse caso, a pessoa não agride a planta.
Muitos jardineiros tentam remover as pragas manualmente, cortando os brotos e as folhas infectadas. Mas esmagar insetos dessa maneira é muito longo e ineficaz. Ao mesmo tempo, ainda vale a pena remover as ervas daninhas perto das árvores para não criar um ambiente para a reprodução de pulgões.
Além disso, os pulgões podem ser eliminados das cerejas com um jato forte de água. Mas isso deve ser feito apenas de manhã cedo, antes do início do calor, para que não apareçam queimaduras nas folhas. Regar a planta não deve ser muito abundante. E também para se livrar dos pulgões, você pode usar tiras de fita adesiva, que são enroladas no tronco da árvore. Mas apenas parte da colônia pode ser destruída dessa forma.
Tratamento químico
Ajuda na luta contra pulgões e produtos químicos. Em primeiro lugar, é importante destacar que devem ser aplicados no momento certo. É necessário processar os ramos até que as folhas se abram e apareçam os primeiros botões. Após a floração, os preparados químicos podem ser usados no máximo 20 dias antes da colheita dos frutos, para não prejudicar a saúde.
Você pode usar drogas como "Aktara", "Iskra" ou "Aktofit" para combater pulgões. Esses inseticidas também podem ajudar a matar outras pragas.Para maior eficácia, o tratamento dos arbustos deve ser feito duas vezes, com um pequeno intervalo de 10 dias.
Ao usar inseticidas, não se esqueça dos equipamentos de proteção individual e siga sempre as instruções da embalagem.
Como lidar com substâncias biológicas?
Você também pode proteger as cerejas de pragas de outras maneiras que sejam mais seguras para as pessoas. Portanto, existem plantas que atraem ou, ao contrário, espantam os pulgões. Ambos podem ser usados para proteger as cerejas.
O primeiro deve ser plantado longe do jardim, distraindo assim os pulgões das árvores com bagas. Este grupo inclui:
-
petúnia;
-
malva;
-
cleoma;
-
papoula;
-
cereja de pássaro;
-
viburnum.
Mas as plantas da segunda categoria com seus fitoncidas espantam as pragas. Portanto, eles podem ser plantados ao lado de cerejas. Essas propriedades são encontradas em cebolas e alho verde, malmequeres, lavanda, erva-doce e hortelã.
E também vale lembrar que na natureza os pulgões têm seus inimigos: joaninhas, percevejos predadores, besouros terrestres e outros insetos. Muitos jardineiros preferem atraí-los para seu site. Isso pode ser feito plantando margaridas, plantas da família Solanaceae e samambaias nos canteiros de flores.
Os pássaros também podem ajudar na luta contra os pulgões que vivem nos brotos e nas folhas. Você pode atraí-los para as árvores pendurando comedouros nos galhos e enchendo-os regularmente.
Que remédios populares usar?
Você também pode processar cerejas de pulgões usando remédios populares. Existem várias receitas testadas ao longo do tempo às quais você deve prestar atenção primeiro.
Cinza
Para preparar esta solução simples, você precisa usar 2 xícaras de cinzas de madeira peneiradas em uma peneira fina. Despeje em uma panela, despeje 10 litros de água, ferva tudo junto por meia hora. Depois disso, o recipiente com a solução deve ser retirado do fogo e deixado esfriar completamente. O líquido resfriado pode ser usado para borrifar as cerejas. Este procedimento deve ser realizado duas vezes, com intervalo de 10 dias.
Você também pode adicionar 50 g de aparas de sabão à solução durante o seu preparo. É melhor usar sabão em pó. A solução resultante deve ser deixada em um local quente durante a noite e, pela manhã, passar por um pano de algodão e despejar em um pulverizador. Vale a pena usar esta solução antes que as folhas novas apareçam na árvore.
Alho
O aroma persistente do alho repele os pulgões muito bem. Preparar essa solução é muito simples. O primeiro passo é picar um monte de alho verde fresco. Verdes são despejados com 5 litros de água. Lá você precisa adicionar uma barra de sabão ralada. Misture tudo isso e deixe por 2-3 horas. Use uma pequena quantidade de solução para pulverizar. Você precisa usar este produto a cada 10 dias. Para se livrar completamente dos insetos, são necessários 2-3 procedimentos.
Sal
Bom para lidar com insetos e solução à base de sal. É preparado de forma muito simples. Um litro de água dissolve 30 g de sal. A solução pode ser usada imediatamente após a preparação. A quantidade de líquido resultante pode ser aplicada a uma árvore.
Celandine
Uma solução preparada à base de celidônia também apresenta bons resultados. Vale a pena usar plantas frescas. Para fazer isso, você precisa coletar 3-4 kg de celidônia fresca. As plantas precisam ser despejadas com 10 litros de água. É necessário insistir na solução por pelo menos 2 horas. Este remédio é bastante seguro, então você pode usá-lo diariamente até que os pulgões desapareçam completamente.
Sabão
Este produto é encontrado em várias receitas. Mas existe um agente de controle de insetos que é preparado com base nisso. Para 10 litros de água limpa, adicione 100 gramas de sabão em pó ralado em um ralador grosso e algumas gotas de qualquer agente que contenha cloro. Tudo isso é misturado até ficar homogêneo.
Você pode pulverizar as plantas com este produto imediatamente. Após 10-15 minutos após o processamento da madeira, ela deve ser enxaguada com água limpa de uma mangueira.
Para consolidar o resultado, o procedimento precisará ser repetido em 2-3 dias.Isso ajudará a se livrar completamente dos pulgões.
Folhas de tomate
As folhas de tomate também são úteis na luta contra essas pragas. Para preparar a solução, você precisa levar cerca de 5 kg de verduras. As folhas devem ser despejadas com 10 litros de água quente. Tudo isso deve ser fervido em fogo baixo por meia hora. A solução deve ser resfriada e então misturada com uma pequena quantidade de água fria e uma colher de sopa de raspas de sabão.
Casca de cebola
A infusão de casca de cebola é preparada à noite. Para prepará-lo, despeje 500 g de casca de cebola seca com 10 litros de água. Recomenda-se borrifar as cerejas com esta solução pela manhã. Você pode repetir o procedimento várias vezes. O principal é fazer uma pausa de 10 dias.
Tabaco
Um concentrado à base de tabaco também funciona bem na luta contra pulgões. Assim, 200 gramas de folhas secas de tabaco são despejadas em um litro de água. A solução é infundida por várias horas. Antes do uso, deve ser diluído com água fria na proporção de 1: 3.
Óleos essenciais e cremes
Esta é uma receita bastante incomum, mas eficaz. Está sendo preparada uma mistura de creme fresco e óleos de árvore do chá, cedro e lavanda. O resultado após sua aplicação é perceptível imediatamente.
Para preparar este produto, use 2 colheres de sopa de creme e 10 gotas de cada tipo de óleo. Deve-se observar que este produto não pode ser utilizado em sua forma pura. Deve ser diluído em 2 litros de água limpa. Você pode borrifar as cerejas com essa solução 2-3 vezes com uma pausa de 1 dia.
Profilaxia
Ajuda a lidar com essas pragas e a prevenção oportuna.
-
Imediatamente após o final do inverno, as árvores devem ser inspecionadas e os galhos danificados cortados. Vale a pena se livrar do crescimento da raiz. Muitas vezes, é lá que os pulgões põem seus ovos.
-
No outono, é imperativo remover as folhas caídas e as ervas daninhas ao lado da árvore.
-
Para espantar os insetos, cravos-de-defunto, hortelã ou absinto podem ser plantados ao lado das cerejas.
-
É necessário eliminar todas as doenças e infecções fúngicas em tempo hábil.
-
A própria árvore deve ser alimentada regularmente para ser forte e não ter medo de várias doenças e pragas.
-
É necessário livrar-se dos formigueiros. Para isso, a área próxima ao tronco da cereja pode ser polvilhada com cinza de madeira seca. Isso manterá os insetos longe. E também o espaço da raiz pode ser regado com uma solução de cinzas. O resultado será o mesmo.
Em geral, mesmo os jardineiros novatos podem lidar com os pulgões das cerejas. Basta ficar atento aos cuidados com o jardim, escolhendo você mesmo as formas mais eficazes e seguras de combater os insetos.
Para proteção e prevenção de cerejas de pulgões, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.