Como regar os tomates no calor?

Contente
  1. Com que frequência e quanto regar?
  2. A que hora do dia você pode regar?
  3. Regar em diferentes estágios de crescimento

O tomate é uma planta que requer muita atenção do morador de verão. Com uma superabundância ou, inversamente, com falta de água, ele pode morrer. Você pode descobrir como e quanto regar arbustos de tomate abaixo.

Com que frequência e quanto regar?

Para um bom crescimento e frutificação do tomate, é necessário prestar muita atenção à sua rega em todas as fases de crescimento. Os residentes de verão podem discutir muito sobre quantas vezes por semana é necessário regar essas plantas. Porém, é impossível responder com precisão a essa pergunta, uma vez que o número de irrigações depende diretamente do clima, da temperatura, bem como do estado e do tamanho da mata.

Por exemplo, no calor extremo, os tomates requerem muito mais água do que em condições normais. Se a planta tiver falta de umidade, isso será notado por sua condição: sua folhagem se enrola e os botões e ovários começam a cair.

Observe que é importante não apenas evitar a secura excessiva do solo, mas também evitar o alagamento.

Normalmente, um arbusto adulto leva de 3 a 5 litros de água, e no calor - de 5 a 6 litros. Nesse caso, a água deve ser morna, independente das condições. O uso de água fria só é permitido nas fases iniciais do crescimento do tomate. Em outros casos, as baixas temperaturas podem não só prejudicar o plantio, mas também levar à sua morte.

Nos períodos de calor, atenção especial deve ser dada à temperatura da água, pois a diferença de temperatura entre o solo quente, o arbusto aquecido e a água fria com certeza será sentida pela planta, e não a beneficiará. Ao mesmo tempo, regar os arbustos é melhor na raiz, tentando evitar que gotas de água caiam na folhagem. Os tomates adoram quando o solo está saturado de umidade e o ar de cima é seco.

Além disso, regar os tomates não depende apenas das condições meteorológicas, mas também do local onde crescem: numa estufa ou no exterior. Na maioria das vezes, as plantas com efeito de estufa requerem menos água.

A que hora do dia você pode regar?

Muitos recomendam regar, especialmente em tempo quente, à noite, 5-6 horas antes do pôr do solpara que a água evapore o mínimo possível, e a planta, se água acidentalmente cair na folhagem, não se queime. No entanto, regar à noite pode levar ao aparecimento de uma doença, como a requeima na planta.

Regar à noite, você precisa monitorar cuidadosamente a quantidade de água. Não deve ficar estagnado, especialmente quando se trata de uma estufa. Isso aumenta o teor de umidade das massas de ar em condições de estufa, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. Após regar, a estufa deve ser bem ventilada abrindo janelas e portas. Caso contrário, existe o risco de fungos nas plantas, dos quais será difícil eliminar.

É melhor regar as plantas de manhã cedo. Nesse caso, os arbustos podem ventilar em um dia. À noite, a temperatura do ar cai, o que aumenta a probabilidade de doenças fúngicas no tomate. Regar esta planta durante o dia, especialmente no calor, não é de forma alguma impossível. Isso pode levar a planta a sofrer um grande número de queimaduras solares e até mesmo à sua morte.

Regar em diferentes estágios de crescimento

Em cada etapa do crescimento do tomate, sua rega tem características próprias.

  • Portanto, antes de plantar, é necessário umedecer bem os poços. Cada um deles requer cerca de 4–5 litros de água. Depois disso, não devem ser umedecidos por cerca de 10 dias.
  • Quando a planta chega à fase de crescimento ativo, deve-se regar 2 a 3 litros de cada vez para cada arbusto.A frequência da rega depende diretamente do clima, na maioria das vezes é suficiente 1 vez com um intervalo de uma semana. Observe que as raízes das plantas jovens não diferem em resistência e desenvolvimento e, portanto, é difícil para elas extrair a umidade que falta do solo.
  • Antes do início da fase de floração, as plantas precisam ser regadas 2 vezes por semana e com maior frequência, dependendo do clima. Ao mesmo tempo, o volume de água aumenta, cada arbusto precisa de cerca de 5 litros.
  • Com a mesma frequência, é necessário regar durante o período de emergência dos frutos. No entanto, lembre-se de que você não deve exagerar na quantidade de água, para que a deterioração do sistema radicular não comece.
  • Quando os frutos começam a amadurecer e ficar vermelhos, é necessário reduzir a quantidade de rega. Na maioria das vezes, uma vez por semana é o suficiente. Se você exagerar com água durante este período, pode prejudicar não apenas as raízes, mas também os frutos - eles ficarão pretos, começarão a rachar e estourar.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário