Como cultivar cogumelos em seu jardim?
O cultivo de cogumelos em uma horta é uma atividade fascinante e bastante promissora, que não é apenas um hobby para muitos residentes de verão, mas também uma fonte de renda adicional. No artigo, vamos considerar as regras e características básicas do cultivo de cogumelos no quintal, falar sobre os tipos de cogumelos que você pode cultivar em seu local ou casa de verão.
Recursos crescentes
O cultivo de cogumelos não tem quase nada a ver com o cultivo de safras agrícolas tradicionais. Isso se deve em grande parte ao fato de que os cogumelos têm uma estrutura única que os distingue das plantas verdes. Nas células e tecidos dos fungos, ao contrário da maioria das plantas, ocorrem processos completamente diferentes, devido aos quais eles quase não precisam de luz solar, mas ao mesmo tempo gostam muito de calor, alta umidade do ar e do solo (substrato) .
Assim, uma das nuances mais importantes do cultivo de cogumelos em um terreno pessoal é criar condições para eles que sejam o mais próximo possível de seu ambiente natural de cultivo. Isso envolve o cumprimento de requisitos como:
- a escolha correta e preparação de um local de pouso;
- mantendo a iluminação ideal, a umidade do ar e do solo no local de plantio dos cogumelos.
Os cogumelos devem ser cultivados em áreas sombreadas, longe da luz solar direta. Os mais adequados a este respeito são os espaços próximos ao tronco sob árvores decíduas ou coníferas (os cogumelos são plantados a uma distância de pelo menos 0,5 m do tronco). É importante notar que os cogumelos da floresta só podem ser cultivados sob as árvores da floresta, mas em nenhum caso sob as frutas.
Muitos residentes de verão cultivam cogumelos à sombra de uma casa ou anexos - por exemplo, atrás de um celeiro ou casa de banhos. Previamente, o local para o plantio de cogumelos é limpo de resíduos domésticos e / ou vegetais e são providenciadas formas confortáveis de abordá-lo. O solo no local do plantio deve ser solto, úmido (mas não encharcado!), Contendo grande quantidade de matéria orgânica.
Para melhorar a estrutura do solo, o local de plantio é escavado em uma pá de baioneta, após a qual são adicionados composto, folhagem apodrecida, casca de árvore e serragem.
Outra nuance importante que requer a atenção de um cultivador de cogumelos iniciante é a escolha correta do material de plantio. Para o cultivo de cogumelos, geralmente são usados micélio comprado em loja, micélio trazido da floresta ou mudas.
Em lojas especializadas, você pode encontrar micélio pronto de quase todas as variedades conhecidas de cogumelos. Antes de comprar, os cultivadores de cogumelos experientes recomendam que você leia atentamente as instruções que acompanham o material de plantio. Essa recomendação se deve ao fato de que o cultivo de certos tipos de cogumelos muitas vezes requer condições específicas (por exemplo, plantar micélio estritamente perto de coníferas ou, ao contrário, árvores caducas), que nem sempre são aceitáveis para o proprietário de uma casa de veraneio .
Plantar um micélio trazido da floresta é uma das maneiras mais simples e eficazes de equipar rapidamente um canteiro de cogumelos no local. Neste caso, o proprietário do sítio tem como objetivo a oportunidade de obter uma colheita de cogumelos adaptados às condições climáticas e meteorológicas da sua região.
Ao mesmo tempo, os cultivadores experientes de cogumelos não recomendam o uso desse método, devido à sua ilegalidade (com exceção do uso de micélios trazidos de florestas desmatadas).
Em alguns casos, é possível cultivar um canteiro de cogumelos em um canteiro pessoal por meio de mudas. Isto exige:
- pique as tampas de cogumelos frescas e encha-as com água por um dia;
- preparar um local de plantio sob uma árvore crescendo no local (soltar o solo, adicionar composto);
- despeje a infusão resultante no local preparado e cubra-o com folhagem podre.
No futuro, recomenda-se regar a parcela equipada com infusão preparada da maneira acima a partir de quaisquer resíduos de cogumelos triturados - chapéus, pernas, fragmentos de micélios. Isso criará o ambiente mais confortável no solo, acelerando assim a germinação de mudas de cogumelos.
O plantio e o cultivo de cogumelos na parcela pessoal são realizados durante todo o verão - de maio a setembro. O arranjo das parcelas é feito à noite ou em tempo nublado e úmido. Ao longo da estação de cultivo, monitore cuidadosamente para que o solo nas parcelas não seque. Para o efeito, são regadas regularmente e, em seguida, são cobertas com uma cobertura morta com folhagem podre.
Para o inverno, as parcelas são isoladas com musgo, folhagem ou ramos de abeto. Na primavera, os bioestimulantes são introduzidos no solo, ativando o crescimento de fungos.
Plantando cogumelo porcini
Para a disposição do terreno, é usado um micélio comprado em loja ou uma infusão feita de cogumelos porcini da floresta. Antes de plantar o micélio, eles primeiro limpam e cavam um lugar sob as árvores no jardim (sob uma bétula, carvalho), depois removem a camada superior do solo com 10-15 cm de espessura e colocam turfa ou composto. Em seguida, espalhe o micélio em um padrão xadrez a uma distância de 30 cm entre os fragmentos. Após a postura, o micélio é cuidadosamente regado (consumo de água - 2-3 baldes sob uma árvore) e borrifado com a camada removida de solo. Além disso, o terreno é coberto com palha ou folhagem apodrecida - isso impedirá a rápida evaporação da umidade do solo.
A infusão para criação de cogumelos porcini é preparada da seguinte forma:
- pique as tampas e as pernas dos cogumelos porcini até obter um purê homogêneo;
- despeje a massa resultante com água, misture bem;
- filtrar a infusão com gaze.
Para processar a parcela preparada, uma infusão aquosa enriquecida com esporos de fungo branco é usada. A massa de cogumelos pode ser usada novamente para preparar uma infusão com esporos de cogumelos. Um pedaço de terra sob a árvore é derramado com infusão (após a remoção da camada superior do solo e colocação de composto), após o que o solo removido é despejado no topo.
Regras para o cultivo de cogumelos
Para o cultivo de cogumelos, são usados micélios prontos e uma infusão contendo seus esporos. A maneira mais fácil de obter micélio em casa envolve o uso de vários fragmentos de cogumelos frescos e maduros. É permitido o uso de cogumelos inteiros. São colocadas em local previamente preparado e cobertas com folhagem podre, composto, galhos, tábuas velhas de forma a preservar a reserva de umidade do solo.
Uma das regras importantes para o cultivo de cogumelos é a preparação competente e a disposição do terreno. Solo comum não é adequado para esses cogumelos, então um substrato arejado rico em matéria orgânica é usado para cultivá-los. A melhor maneira de cultivar cogumelos é adubo podre e compostado, que é misturado com serragem ou palha.
O resultado é uma mistura nutricional solta contendo uma grande quantidade de nitrogênio e outros macro e microelementos importantes.
O substrato é colocado em fossas de 25-30 cm de profundidade, no fundo das quais é feita a drenagem preliminar. O micélio é colocado no topo do substrato, borrifado com água, uma mistura de solo de jardim (turfa) e giz é derramado sobre o substrato na proporção de 4: 1. O giz é adicionado sem falhar para neutralizar a acidez da mistura de nutrientes. Em 3 semanas, o micélio cresce dentro do substrato.
Outra regra importante que deve ser observada ao cultivar cogumelos é a pulverização regular e abundante. Eles são realizados todos os dias, após o qual o canteiro de cogumelos é coberto com um pano úmido. Na primavera, no início da estação de cultivo e antes do inverno, os cogumelos são alimentados com uma solução de esterco de cavalo (1 parte de esterco e 5 partes de água) com adição de nitrato de amônio (100 g por 10 l de solução )
Como plantar outros cogumelos da floresta?
Muitos cultivadores de cogumelos preferem cultivar cogumelos ostra e cogumelos em seus jardins, usando tocos velhos em vez de um substrato. Para cultivar cogumelos selvagens desta forma, você precisará de:
- toras relativamente frescas e úmidas sem sinais visíveis de destruição (toras secas devem ser embebidas em água com antecedência);
- micélio;
- furar.
Vários orifícios com um diâmetro de 1-10 cm e uma profundidade de até 10 cm são perfurados na parte final da tora e, em seguida, o micélio é quebrado em pedaços, que são colocados nos orifícios. Em seguida, os furos são tapados com maços de papel, a tora é umedecida, embrulhada em papel alumínio e enviada para uma sala escura (celeiro, porão). Uma condição importante é manter um teor de umidade constante da tora em 80%, uma vez que o micélio não se desenvolve na madeira seca. Após o aparecimento de rebentos de cogumelos jovens (6 a 10 semanas após o replantio do micélio), os troncos são transferidos para o jardim e colocados nos cantos mais escuros para um local permanente.
Dicas úteis
Para que o micélio se enraíze mais rapidamente, recomenda-se alimentá-lo periodicamente com água doce (10 g de açúcar por 10 litros de água). As parcelas são cuidadosamente derramadas com a solução, tentando evitar o encharcamento do solo.
No tempo seco, as parcelas com cogumelos são regadas cerca de 3 vezes por semana. Em tempo chuvoso e nublado, a frequência de rega é reduzida. Não deixe que o solo seque nas parcelas com cogumelos - caso contrário, o micélio pode morrer.
Deve ser lembrado que alguns tipos de cogumelos requerem proximidade com certas árvores, na ausência das quais todos os esforços de criação serão em vão. Assim, boletos e carvalhos crescerão apenas sob bétulas; chanterelles, cogumelos poloneses, boletos, cabras e cogumelos porcini - sob os pinheiros.
Sob os carvalhos que crescem no local, os cogumelos porcini, os carvalhos salpicados, amarelos e castanhos-azeitona criam raízes perfeitamente, e os cogumelos pretos do leite e os álamos sob os choupos.
Você pode descobrir como despertar de forma independente os esporos dos cogumelos porcini no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.