Características dos gráficos IZHS
As recentes medidas restritivas de isolamento levaram muitos a considerar a mudança para suas próprias casas. Entre as várias opções de projeto de terrenos, o formato IZHS é o mais popular. O que está oculto por trás desta abreviatura, quais são as vantagens e desvantagens de tal loteamento, como escolher o terreno certo para a construção de moradias individuais - essas e outras questões importantes são discutidas em nosso artigo.
O que é isso?
A decodificação do termo IZHS soa como "construção de moradias individuais". Atualmente, esta opção de registro de terrenos é popular, a razão é usar o terreno para quase todas as construções sem formalidades desnecessárias e registrá-lo como propriedade. O proprietário tem o direito de se inscrever na casa e inscrever-se no mesmo local que desejar. O próprio edifício pode ser registrado com um endereço legal.
Usualmente, Os sites IZhS estão localizados dentro da cidade, mais perto de seu centro ou de pontos estrategicamente importantes.
O IZHS é classificado como um dos tipos de loteamentos em que podem ser erguidos edifícios residenciais unifamiliares de número limitado de pisos (não mais do que 3 pisos, é possível uma cave). É permitida a construção de arrecadações, garagem, casa e anexos. Uma casa independente é uma casa na qual pode viver 1 família.
Se o tamanho do local permitir, você pode plantar uma horta, fazer jardinagem. Mas o IZhS não se destina à criação de gado e aves.
Os terrenos para construção de moradias individuais podem ser adquiridos ao estado ou recebidos gratuitamente. As seguintes categorias de cidadãos podem contar com recebimento gratuito:
- famílias que criam 3 ou mais filhos que não tenham atingido a maioridade, devendo os pais estar oficialmente registrados e a família ter status de família numerosa;
- heróis da União Soviética e da Federação Russa;
- titulares da Ordem da Glória do Trabalho.
Em várias regiões, essa lista também inclui outras categorias de cidadãos.
Para obter todas as autorizações necessárias, é necessário recolher um determinado pacote de documentos, submetê-lo ao órgão administrativo. Aguarde a disponibilização de terreno para construção, após o qual - registrar o loteamento. Para preservá-lo, iniciar a construção de um prédio residencial no local recebido nos primeiros 3 anos.
O processo de compra de terrenos para construção de moradias individuais do estado compreende as seguintes etapas:
- apresentar um pedido à administração com um pedido de atribuição de um lote para construção de habitação individual;
- decisão sobre a disponibilização de terrenos para construção (o prazo para apreciação do pedido é de até 30 dias);
- em caso de decisão favorável da administração, é veiculado na mídia o edital do leilão;
- após o leilão público, você pode iniciar o processamento dos documentos, enquanto a participação de outros participantes do leilão é opcional.
Vantagens e desvantagens
Uma das principais vantagens é a oportunidade de se tornar o proprietário pleno do terreno, usá-lo como residência pessoal e obter o registro permanente. Esta é a principal vantagem da construção de moradias individuais, da qual se seguem uma série de outras "vantagens":
- redução das deduções fiscais e possibilidade de restituição de 13% do valor da transação;
- um procedimento mais simples para conectar o site aos utilitários;
- a capacidade de obter um empréstimo garantido pelo site;
- a possibilidade de construir edifícios agrícolas, plantar um jardim;
- a possibilidade de registro de matrícula e cessão de endereço legal ao prédio;
- independência de várias parcerias.
Uma vez que os terrenos para construção de moradias individuais geralmente estão localizados dentro da cidade, isso significa boa acessibilidade de transporte e melhoria da qualidade das estradas. Com a posterior venda do terreno, o preço aumentará, ou seja, a rentabilidade do terreno aumentará.
Como já foi observado, o loteamento da construção de moradias individuais está localizado dentro do assentamento e, portanto, são fornecidos a ele eletricidade municipal, telefonia, abastecimento de água, esgoto, energia elétrica. Esta é outra vantagem dos canteiros de obras de moradias individuais. O proprietário não terá que consertar estradas e comunicações por conta própria - essas são as tarefas do município.
Mas o desenvolvimento da infraestrutura já mencionado implica um imposto sobre a terra mais alto.
As desvantagens são a regularização da área e finalidade do terreno, a necessidade do cumprimento das normas e formalidades na compra de terrenos para construção de moradias individuais. Assim, de acordo com a legislação em vigor, após o recebimento do terreno no prazo máximo de 3 anos, a construção deve ser iniciada. É proibido usar o site para outros fins. Isso é regulamentado pelo Artigo 284 do Código de Urbanismo.
Se dentro de 3 anos a construção de uma unidade residencial não tiver sido iniciada, há o risco de o estado confiscar o terreno sem indenização. Uma exceção é o período de urbanização, bem como as situações em que, por motivos diversos (será necessário documentá-lo), a construção não pôde ser iniciada a tempo.
Também deve ser lembrado que o objetivo principal do lote IZhS é viver, portanto, se você pretende criar gado, apicultura, avicultura, este formato de posse de terra não será adequado para você.
Parâmetros do site
Os parâmetros do local são determinados pelos regulamentos de planejamento urbano locais. Isso é definido no Artigo 30 do Código de Urbanismo e implica que os parâmetros (comprimento e largura) do local são determinados no nível de administração a que o terreno pertence.
Existem normas que determinam as áreas máximas e mínimas de terreno para construção de moradias individuais. Essas normas são relevantes apenas na condição de que as cotas sejam distribuídas pelas autoridades locais.
Se estamos a falar de pessoas singulares ou colectivas, podem adquirir um lote de qualquer dimensão, bem como vários terrenos. Se estes últimos estiverem localizados próximos um do outro e possuírem o mesmo VRI, então, se desejado e a viabilidade técnica estiver disponível, eles podem ser combinados em uma única seção.
O tamanho do loteamento depende dos seguintes fatores: a área da região e a área de territórios livres nela, a população e a densidade de edifícios dentro da cidade (vila).
Como regra, a área mínima média de loteamento é de 6 a 7 ares. Em áreas escassamente povoadas, pode atingir de 10 a 12 acres.
Mínimo
Apesar de os parâmetros do terreno serem determinados pela autarquia local, existem normas abaixo das quais a área de construção de habitação individual não pode estar. De acordo com o SNiP, a área do IZHS não pode ser inferior a 3 hectares.
Cada região pode estabelecer seu próprio padrão, sem contrariar os regulamentos do SNiP, ou seja, a área de construção de moradias individuais pode ser mais de 3 hectares, mas menos - não. Por exemplo, na região de Leningrado, a área mínima é de 10 acres.
A conformidade do site com os parâmetros mínimos estabelecidos é um indicador muito importante.... Se o loteamento tiver uma área menor, seu proprietário não receberá licença de construção.
Máximo
Quanto à área máxima de loteamento, não há regulamentação rígida. As autoridades locais têm o direito de fornecer terras de qualquer tamanho com base em cada situação específica. Os maiores em termos de área são os terrenos da região de Moscou - até 30 acres.
Uso permitido
Antes de iniciar a construção do terreno de construção de habitação individual, será necessário elaborar um projeto de futura habitação e aprová-lo no departamento de arquitetura do assentamento.
Na elaboração de um projeto, deve-se levar em conta o disposto no SNiP, caso contrário será rejeitado no departamento.
Além do plano, para obter licença de início de construção é necessário:
- fornecer documentos que comprovem o direito a um conjunto habitacional individual;
- certificado de determinação dos limites de loteamento e desagregação de edifícios, eixos de base e linhas vermelhas de objeto residencial;
- plano cadastral do local;
- o projeto da casa, que é feito pelos funcionários do BTI.
Se tudo estiver em conformidade com os documentos, o proprietário recebe uma licença de construção, que é válida por 10 anos.
Será possível se cadastrar e morar legalmente na casa após sua aceitação e os atos cabíveis assinados pelo bombeiro, concessionárias e arquiteto.
Depois de receber os atos - autorizações para o funcionamento da instalação, você pode começar a registrar os direitos para a instalação. Para fazer isso, você deve:
- fornecer aqueles. documentos para um edifício residencial;
- preencher os documentos necessários;
- pagar a taxa estadual.
Requisitos e normas para construção
Os requisitos para instalações residenciais e comerciais são determinados pelo Código de Terras, bem como pelas disposições do SNiP de 2001. As principais disposições dizem respeito à colocação de edifícios, à localização de certos objetos uns em relação aos outros. Vamos considerar os mais significativos.
- A área máxima de construção é de 1,5 mil m2.
- A altura dos edifícios não deve exceder 20 metros.
- A distância do edifício a uma passagem ou rua com trânsito calmo deve ser de pelo menos 3 metros, até à estrada mais próxima - pelo menos 5 metros.
- A distância entre a cerca do terreno e a casa é de pelo menos 3 metros, entre a cerca e os blocos de utilidades - pelo menos 1 metro.
- O banheiro está instalado a pelo menos 8 metros dos vizinhos.
- Se houver um bloco para animais de estimação, ele deve estar localizado a pelo menos 4 metros da cerca do local.
- A cerca entre áreas adjacentes deve ser de material opaco e sua altura máxima é de 75 cm (entre vizinhos, de comum acordo, pode ser instalada uma cerca mais alta).
- A construção de imóvel comercial em terreno de construção de habitação individual é inaceitável, o objeto residencial erguido não pode ser dividido em vários objetos imobiliários.
- A casa está a ser construída para uma família, a construção de um prédio de apartamentos é inaceitável.
- Ao construir perto de um reservatório, rio ou lago, uma fundação reforçada deve ser erguida.
Existem certos requisitos para o layout interior da casa. Portanto, a altura dos tetos deve ser de pelo menos 2,5 metros. A área mínima da sala é de 12 m2, quartos - 8 m2, banheiros - 2,7 m2.
Critérios de seleção de local
Ao comprar um terreno para construção de habitação individual, recomenda-se verificá-lo de acordo com alguns critérios.
Legalidade da documentação
Em primeiro lugar, preste atenção se o processo de levantamento topográfico foi realizado em relação ao local selecionado. Em regra, a delimitação dos limites legais do loteamento é feita pelo vendedor, sendo que o comprador recebe um plano cadastral e um plano de levantamento topográfico. Neste último, as comunicações subterrâneas são indicadas.
Você deve verificar se o local é adequado para a construção de moradias individuais e se o vendedor é o proprietário legal. Consultar um advogado e se familiarizar com os documentos relevantes o ajudará a não cair nos truques dos golpistas.
Por fim, vale a pena verificar se o imóvel não está preso ou em débito.
Abastecimento de água de loteamento
É mais lucrativo adquirir um terreno com abastecimento de água central. Se não houver nenhum, você deve procurar os vizinhos e descobrir os detalhes da perfuração de um poço artesiano. Pergunte também sobre a profundidade das águas, qual é a natureza da água e do solo, etc. É importante entender que a perfuração é um processo que consome muitos recursos; vale a pena incluir imediatamente o custo nos custos potenciais do local.
Características do solo
Outro indicador importante, incluindo a determinação do valor do lote. Se o preço for suspeitamente subestimado, você deve prestar atenção às condições e às características do solo. Para isso, são realizados estudos especiais. Os resultados obtidos durante as mesmas serão úteis na escolha do tipo de fundação de uma casa e outras edificações permitidas.
Ao avaliar a qualidade do solo, você precisa prestar atenção à profundidade das águas subterrâneas. Isso pode ser feito por conta própria, usando uma furadeira manual. Faça um buraco raso e deixe agir por uma hora e meia. Se depois desse tempo a água se acumular no poço, isso indica que é necessário um sistema de drenagem.
Vale a pena perguntar aos vizinhos com que rapidez a água sai de seus locais após o derretimento da neve, aguaceiros, se há casos de alagamento do solo. Se você planeja construir uma adega, precisa de um local que não retenha água.
sistema de esgoto
A melhor opção é um sistema de esgoto centralizado... A presença de tais afeta o custo do site na direção de seu aumento. Na ausência de um sistema de esgoto centralizado, você terá que construir um sistema individual. Ao mesmo tempo, o principal item de despesa é a fossa séptica de boa qualidade, uma vez que os serviços sanitários e epidemiológicos controlam de forma extremamente rigorosa o estado das fossas nas residências.
Eletricidade
Em primeiro lugar, você precisa enviar uma solicitação à administração local para saber quantos kW estão alocados para 1 seção. Normalmente, uma casa com uma área de 200-300 m2 requer 20-30 kW.
Se for alocada uma quantidade insuficiente de energia, vale a pena cuidar da sua própria subestação ou da instalação de fontes alternativas de energia.
Se o governo apenas promete cumprir a luz, é importante entender que os termos das promessas podem ser alterados. Se você pode fornecer eletricidade ou esperar, é com você. É necessário contornar os vizinhos novamente e descobrir em primeira mão como estão as coisas com o fornecimento de energia elétrica.
Intercâmbio de transporte
Existe um acesso conveniente ao site? Como será durante o degelo fora da estação e as nevascas no inverno? Se você planeja construir uma casa e outros objetos, as estradas de acesso existentes são adequadas para a passagem de equipamentos especiais de grande porte (betoneiras, caminhões KamAZ)?
Pense em como você chegará à cidade. Mesmo se você tiver um carro particular, certifique-se de que pode chegar a locais importantes da cidade de sua casa usando o transporte público.
Verifique com os residentes locais se é conveniente para eles chegarem a pontos socialmente significativos, se congestionamentos se formam na hora do rush.
Uma das questões importantes ao procurar um site é a sua área. É ideal quando há cem metros quadrados de terreno por 10 m2 de construção. Por exemplo, se você deseja construir uma casa com uma área de 100 m2, a área do loteamento deve ser de pelo menos 10 acres.
No interior do terreno, normalmente é alocado um lugar para uma casa e um território contíguo, uma área de lazer e uma zona de anexos.
Preste atenção na vista do site... É melhor recusar a compra se houver empreendimentos industriais, aterros, grandes rodovias nas proximidades. É uma boa ideia pedir à administração um plano de desenvolvimento futuro da área de seu interesse.
Visite seus vizinhos para saber mais sobre o contingente da rua, vila. Esclareça detalhes importantes: é possível conectar a Internet, quais fornecedores eles escolhem para resolver diversos problemas do dia a dia, quão verdadeiras são as promessas feitas pela administração. Muitas vezes há um quadro quando as autoridades locais prometem reformar estradas ou abrir um jardim de infância / loja nas proximidades. Um comprador satisfeito faz um acordo, mas há anos os habitantes locais esperam que a promessa seja cumprida.
O comentário foi enviado com sucesso.