Como fazer caminhos de cascalho?
Saber fazer caminhos de cascalho é útil para qualquer residente de verão. Caminhos de jardim no campo feitos com as próprias mãos de seixos pequenos e grandes podem ser úteis e decorativos. Mas é importante estudar a tecnologia de construir um caminho de pedregulho, bem como os princípios básicos de como cuidar dele.
Peculiaridades
A melhoria do país, mesmo que puramente utilitária, é muito importante. E para que você possa caminhar calma e confortavelmente em todas as direções principais, você não pode prescindir de trilhas. Muitas pessoas tradicionalmente os deixam apenas pisoteados, mas esta não é a melhor solução - sempre haverá poeira e sujeira. Os caminhos de cascalho serão pelo menos tão bons quanto aqueles construídos com asfalto, tijolo, argamassa de cimento ou madeira.
Seixos são materiais totalmente naturais com pequenas dimensões. É tipicamente oblongo, plano ou arredondado (isso é determinado pela origem específica do mineral). Seixos rolados no mar são geralmente mais lisos do que aqueles que estiveram em um rio ou lago, mais frequentemente têm uma superfície espelhada. Isso se deve aos efeitos rítmicos da vazante e do fluxo salino. É curioso que, segundo algumas estimativas, esse material tenha uma estrutura morfológica ainda melhor do que o granito.
Do ponto de vista higiênico, também é atraente. Os seixos são sempre extraídos de forma aberta. Junto com as matérias-primas, você sempre pode comprar peças cortadas e polidas, o que abre possibilidades de design adicionais. Mas a textura muito natural dos seixos, em muitos casos, é suficiente para formar caminhos atraentes. Será fácil encaixar esse elemento decorativo em qualquer projeto paisagístico.
Escolha de materiais
Se for difícil dar preferência a caminhos de seixos pequenos ou grandes, basta combiná-los. Esta combinação vai se entrelaçar harmoniosamente com madeira, lajes, metal e outros materiais de acabamento usados no jardim. A pedra vai combinar perfeitamente visualmente e com plantas ornamentais, destacando suas vantagens. Quanto à escolha entre rio e rocha marinha, deve-se ressaltar que a segunda opção, devido à sua suavidade, é mais difícil de processar e delinear.
Seixos de água doce ásperos e achatados são mais práticos. O tamanho das pedras também é importante. A fração grossa permite que você trabalhe mais rápido. No entanto, quanto menor o tamanho da pedra, mais padrões e formas complexos você pode criar a partir dela.
Os seixos em si podem ser retirados de forma totalmente gratuita na margem de qualquer reservatório, você pode comprá-los no mercado de construção, na loja online.
Muitos decoradores preferem criar pistas de epóxi em massa aglomerada. Esses tapetes de pedra são feitos em estilos monocromáticos e multicoloridos. O desenho pode ser caótico e bem pensado com antecedência. Útil para o trabalho:
- seixos lisos naturais;
- material processado artificialmente;
- migalha pequena.
Junto com o epóxi, a resina polimérica também pode ser usada. O encadernador geralmente é completamente transparente, mas também pode ser colorido para maximizar o efeito. Em alguns casos, seixos âmbar são usados. Geralmente é feito de âmbar amarelo do Báltico de alto grau. Finalmente, vale a pena mencionar uma solução como caminhos de cascalho com polímero como ligante.
Seixos de mármore são muito procurados em projetos paisagísticos. Este material é um subproduto do processamento do mármore.Os detritos são polidos e cuidadosamente lixados para obter uma superfície lisa. Seixos brancos, geralmente colhidos em áreas montanhosas, são quase ideais para caminhos de jardim. A forma mais cómoda, segundo a maioria dos profissionais, é utilizar seixos lavados, mais fáceis de montar, pois são desprovidos de impurezas desnecessárias.
As principais rochas formadoras de seixos, além do mármore, também podem ser:
- granito;
- mica;
- feldspato;
- arenito;
- gesso;
- ardósia;
- quartzito.
Tecnologia de estilo faça você mesmo
O primeiro passo é cavar uma vala, cuja profundidade é de 0,3 m. Uma almofada é colocada em sua base. Faça isso passo a passo assim:
- despeje 0,1 m de areia;
- compacta esta massa;
- adicionar 0,05 m de pedra britada.
Já nesta fase, é importante ter cuidado para que a pista não se deforme e se deforme posteriormente. Portanto, você deve colocar imediatamente as pedras do meio-fio. Eles são nivelados no nível do prédio e claramente fixados ao longo das bordas do caminho. As lacunas são concretadas com uma mistura de concreto formada por 3 partes de areia, 1 parte de cimento e 3 partes de água. O enchimento é feito exatamente de acordo com a altura futura do meio-fio.
As instruções para criar um caminho de calçada de seixo para casa e jardim dizem que imediatamente depois disso você pode organizar o próprio material... Cada peça é embutida no concreto exatamente no meio da espessura. Recomenda-se deixar o mínimo possível de lacunas. Os tapetes de seixos monolíticos geralmente parecem mais atraentes. A formação de um padrão complexo será muito facilitada se você dobrá-lo com antecedência na área livre mais próxima e transferi-lo simetricamente para a própria pista.
As pedras são geralmente aparadas durante o processo de pavimentação usando uma prancha longa e reta que é colocada ao longo do caminho. Você deve bater levemente nesta placa com um martelo. A precisão do cálculo é verificada usando o nível do edifício. Depois de preparada toda a estrutura, é necessário fechá-la com filme plástico por 24 horas. Em seguida, é necessário fazer uma massa com consistência líquida, que inclui 3 partes de areia e 1 parte de cimento, opcionalmente adicionando um corante.
Tal composição é derramada na pista, onde ela mesma é distribuída pela superfície, fechando as fissuras. Para retirar o excesso, use uma esponja de espuma. Depois disso, você terá que deixar a preparação da pista por mais 15 dias. Até o fim da espera, deve ser recoberto com polietileno novamente. Além disso, você já pode usar o caminho com bastante calma.
Adendo:
- coloque filme plástico ou papel de cobertura bem no fundo após colocar o travesseiro;
- coloque as pedras na solução sem esforço excessivo;
- aumentar sua adesão à solução por pré-umedecimento;
- coloque tudo em áreas separadas, pois a solução se instala rapidamente;
- preencher as fissuras com uma solução mais líquida;
- borrifar ou molhar a pista com água duas vezes durante a secagem;
- limpe as pedras da argamassa com uma escova de aço moderadamente dura;
- para fazer enfeites não de olho, mas usando modelos e esboços.
Manutenção de trilhos
Apenas fazer um caminho de cascalho não é tudo. Também é preciso cuidar dela, mesmo que esse processo seja muito simples. Os fragmentos de rocha não são muito perigosos e podem ser ignorados. Certifique-se de eliminar gramíneas em crescimento e outros brotos. Você também terá que varrer os destroços.
Se o caminho for revestido com seixos de xisto, ele será sistematicamente tratado com um composto hidrofóbico. Caso contrário, a pedra vai desmoronar e não vai durar muito. Uma drenagem completa e uma drenagem cuidadosa ajudam a prevenir o esmaecimento de pequenas pedras. O piso geotêxtil preliminar também será uma espécie de medida de manutenção. A neve pode ser removida usando pás e raspadores convencionais.
Uma pequena quantidade de neve é varrida com vassouras e vassouras. Se o jardim for grande, é melhor usar um soprador de neve. Para limpeza na estação quente, sopradores e aspiradores de pó são usados. A neve deve ser removida não apenas da pista, mas também ao lado dela.Depois de remover a maior parte da neve, mesmo os pequenos resíduos devem ser removidos para evitar o aparecimento de gelo.
É indesejável removê-lo com uma pá e um pé-de-cabra. Isso quebrará o revestimento relativamente frágil. O tratamento com reagentes é possível, mas você terá que temer pela segurança dos sapatos e arriscar atrapalhar a fertilidade dos terrenos próximos. É melhor usar areia. Em grandes áreas, é mais correto usar aquecimento, embora não seja tão barato.
Exemplos em paisagismo
- A foto mostra como uma combinação de grandes pedras brancas e pequenas pedras mais escuras pode parecer agradável em diferentes setores do caminho.
- Mas isso não significa que você só pode experimentar tons de uma cor. Pelo contrário, a combinação das partes brancas e vermelhas da gama é percebida muito bem.
- O uso de seixos pode ter uma aparência ainda mais complexa. Esta foto mostra um "tapete" excepcionalmente colorido.
Como fazer trilhas de cascalho, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.