Qual é a aparência de uma mariposa preta e como lidar com isso?

Qual é a aparência de uma mariposa preta e como lidar com isso?
  1. Descrição
  2. Por que é perigoso?
  3. Maneiras de lutar
  4. Medidas de prevenção

A traça preta é uma das variedades dessas pragas. Faça a distinção entre comida, lã e outros tipos de mariposas. Todos eles, ao serem detectados, estão sujeitos a remoção imediata da área residencial.

Descrição

A mariposa, como espécie principal, refere-se a um inseto lepidóptero que lembra vagamente uma borboleta ou uma mariposa. A cor da cabeça, corpo e asas é predominantemente preta. As traças são fáceis de ver em paredes brancas ou claras, especialmente as pretas, e em móveis de cores claras, como armários de cozinha. Todos os tipos de mariposas são encontrados na natureza ao redor da casa de uma pessoa, por exemplo, em uma casa de verão ou em um terreno particular. Na natureza, eles se alimentam de certos tipos de cogumelos e frutas - e podem voar até uma pessoa por acidente.

Tendo acesso livre a frutas secas, cogumelos secos, aveia e cereais, nozes e especiarias, um adulto põe ovos o mais rápido possível. A traça é levada onde o alimento não está embalado, coberto ou fechado no armário. Pode começar, por exemplo, na sala dos fundos, onde os damascos ou as ameixas são secos para o inverno. No jardim, ela se alimenta dos mesmos damascos e ameixas caídos e começando a secar. Reproduzindo-se no local sem restrições e sem controle, a mariposa tem uma grande chance de entrar na casa de uma pessoa.

A traça preta do apartamento entra no apartamento, por exemplo, de lugares onde a ameixa ou o damasco crescem perto das entradas. Estabelecendo-se em um único exemplar, uma mariposa fêmea fertilizada começa principalmente na cozinha ou na despensa, onde frutas e vegetais são secos, onde ficam os cereais.

Durante seu ciclo de vida, igual a 12-26 dias, um indivíduo dá à luz uma nova prole várias vezes durante sua vida. Uma fêmea pode botar milhares de ovos em uma sessão de ninhada. Saindo dos ovos, as larvas começam imediatamente a se alimentar do alimento que acabaram de eclodir. A larva se transforma em um verme (lagarta), que se enrola em um casulo. Dentro dela, a lagarta se transforma em pupa. Desenvolvendo-se nos próximos dias, a lagarta se transforma em uma mariposa. A mariposa que emerge do casulo tem asas suaves amassadas. Em algumas horas, as asas da mariposa ficarão mais fortes, e a mariposa recém-feita voa livremente e se move de um lugar para outro. Muitos insetos passam por estágios semelhantes - borboletas, mariposas, moscas e muitos outros. Essa encenação é a principal semelhança em sua reprodução e desenvolvimento.

Por que é perigoso?

Não há danos diretos e fatais das mariposas aos humanos. O homem moderno como espécie biológica possui vários estágios de proteção natural, dados pela natureza, obtidos no decorrer da evolução posterior dos antropóides. É difícil para uma pessoa causar danos irreparáveis ​​à saúde com a ajuda de uma mariposa. Suas larvas não conseguem penetrar nos órgãos vitais (fígado, pulmão, coração, cérebro) com o fluxo sanguíneo, como acontece, por exemplo, no caso de infecção por equinococo de moscas que se alimentam de fezes de cães e gatos. Mas eles podem estragar a vida de uma pessoa: uma vez nos intestinos, as larvas começam a secretar venenos - produtos residuais.

Como resultado do consumo de alimentos não processados ​​ou azedos nos quais as larvas são criadas, uma pessoa pode desenvolver uma erupção na pele - uma reação a alergias em resposta a certos tipos de alimentos. Isso exigirá que o paciente seja submetido a um extenso teste de alergia por um alergista-imunologista.

A traça da lã, por exemplo, devora lã, cortinas, couro, tecido de algodão e penas, transformando todos esses materiais em pó. Milhares de casos foram notados quando, por exemplo, lã cara foi comida pelas traças e 20 anos depois foi encontrado um casaco, casaco ou lenço, tão estragado que seria uma pena usá-lo na hora de sair. A mariposa não come materiais totalmente sintéticos - mas pode comer semissintéticos, destruindo, por exemplo, meias feitas de 90% algodão e 10% poliamida. Corrói as fibras naturais de tais materiais, reduzindo significativamente a resistência, elasticidade e adequação destes últimos.

Maneiras de lutar

Ao comprar farinha ou cereais, verifique se há caroços. E embora o trigo sarraceno e o milheto sejam processados ​​a vapor quente, ou adicionalmente fritos a baixa temperatura e sem óleo, ou seja, sejam submetidos a tratamento térmico após a colheita no campo, não se recomenda a compra de produtos duvidosos e endurecidos.

Apesar do uso de embalagem lacrada (ou embalagem lacrada), algumas fábricas para a produção de farinha, o processamento de produtos cerealíferos, ocasionalmente, permite o não cumprimento integral dos padrões de fábrica. A imprensa publica periodicamente histórias de que o controle de pragas (remoção de insetos) e a desratização (livrar-se de ratos e camundongos) não foram realizados a tempo em uma determinada fábrica. Como resultado dessa economia, alguns dos produtos podem apresentar defeito.

Mesmo quando um exame externo não revelou aglomeração, acidificação, mofo, recomenda-se o tratamento térmico completo (cozimento a vapor, fritura, cozimento) na temperatura necessária para a preparação de um determinado prato, causando morte garantida de ovos e larvas de insetos nocivos . Fervendo a 70-90 graus, mesmo por várias horas, pode não matar todas as larvas, vírus e micróbios em 100%, é recomendado não usar este método.

Alimentos muito consumidos por larvas de insetos, incluindo mariposas, estão envenenados e não podem ser comidos.

Se tudo ficar claro com métodos passivos de luta (trancar cuidadosamente os alimentos em recipientes fechados em um armário e manter a limpeza geral da casa todos os dias), então, quando a traça já começou, todas as superfícies são tratadas com exterminadores. O remédio mais simples é usar uma solução com sabão à base de sabão em pó. Fendas e juntas de móveis, acessórios são tratados com vinagre. Os alimentos só podem ser colocados após 4 horas, quando as superfícies tratadas estiverem secas.

Se houver suspeita de que os ovos e as larvas da mariposa estão na farinha e nos cereais, mas as larvas não tiveram tempo de estragá-los, a farinha e os cereais são secos no forno a temperatura moderada. Os estoques processados ​​são colocados de volta em recipientes de vidro e plástico com tampas e rolhas polidas.

A mariposa tem medo de odores aromáticos - lavanda, camomila, absinto e outros. A maneira mais fácil é comprar na farmácia ou recolher e secar essas ervas. Cascas de tangerina ou laranja salvam mariposas.

A indústria química oferece uma série de venenos na forma de sprays, comprimidos, placas. Você também pode comprar cânfora ou naftaleno, que são encontrados em alguns repelentes industriais de traças. Absinto ou tabaco (makhorka) e uma grande fita adesiva contendo substitutos do feromônio de inseto ajudam a combater as traças da lã no guarda-roupa. Iscas de fita adesiva também são usadas para repelir moscas.

Medidas de prevenção

Livrar-se das mariposas não é todo o complexo de medidas. É importante evitar seu reaparecimento. Ao colocar cascas de frutas cítricas e nozes em um local isolado, você estará seguro contra uma nova invasão desse inseto. Uma mariposa, como uma mosca, voa principalmente em alimentos - exceto que a mosca não come tecidos naturais.

Outra maneira de se livrar das mariposas por muito tempo é manter alguns cereais na geladeira. Suas portas são protegidas por gaxetas herméticas em todo o perímetro, impedindo a passagem do ar do ambiente para o compartimento da geladeira e vice-versa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário