Tudo sobre doenças de plantas
Doenças vegetais são entendidas como processos que ocorrem nessas lavouras sob a influência de diversos tipos de motivos, entre os quais podem haver patógenos e condições desfavoráveis do mundo externo, bem como violação da atividade funcional do organismo vegetal. Até à data, distingue-se um grande número de doenças que podem ter um efeito negativo não só na atividade vital de uma planta, mas também causar a sua morte prematura.
Visão geral das doenças não transmissíveis
As doenças não transmissíveis também podem causar distúrbios metabólicos devido aos efeitos negativos do meio ambiente ou de alguns microrganismos. Exatamente devido a doenças não infecciosas, fotossíntese, metabolismo de proteínas e outros processos vitais para a planta são frequentemente interrompidos.
As peculiaridades das doenças não transmissíveis são que se manifestam por influência de condições externas desfavoráveis, o que provoca mudanças significativas na vida da planta.
Entre as características distintivas das doenças infecciosas estão as seguintes.
- Ausência de patógenos que causem problemas com a atividade vital da planta.
- Essas doenças não podem ser transmitidas de uma planta para outra.
- A cura da planta só ocorre pelo fato de o fator externo que leva à doença ser excluído.
- As doenças não transmissíveis geralmente aparecem por falta ou excesso de nutrientes, bem como pela exposição a altas ou baixas temperaturas.
Além disso, uma das razões para a manifestação de doenças não transmissíveis no mundo moderno é a severa poluição do meio ambiente externo, que desempenha um papel bastante importante para as plantas. É por isso recomenda-se dar a devida importância à rega e ao fornecimento de nutrientes à planta, que é a principal causa da doença.
Além disso, isso pode incluir os efeitos negativos da radiação ionizante, bem como as toxinas que são liberadas no solo por certos tipos de plantas fúngicas.
Doenças infecciosas
Plantas como salsa, noz manchu, samambaia de jardim, castanha, mirtilo, capim-limão e outras são suscetíveis a doenças infecciosas, tornando-as vulneráveis e podem ser incapacitantes. Até à data, distingue-se um grande número de doenças infecciosas, cada uma das quais com a sua origem, características do curso e tratamento.
Cogumelo
As doenças fúngicas das plantas estão entre as mais comuns. O principal motivo de seu aparecimento são os fungos fitopatogênicos, também chamados de parasitas.... Esse tipo de doença é extremamente prejudicial, pois pode afetar muito a colheita e reduzir a qualidade dos produtos em um curto período de tempo.
É por causa de patógenos especiais que aparecem processos patológicos que afetam negativamente a estrutura e as funções fisiológicas da planta, e também podem levar à cessação completa de sua atividade vital, que ocorre devido a problemas respiratórios, atividade enzimática e assim por diante. A peculiaridade das doenças fúngicas é que podem ser transmitidas tanto por sementes quanto por raízes., o que complica muito o processo de proteção e prevenção. A infecção é tão grave que pode persistir até nos detritos que se formaram após a colheita, bem como no próprio solo.
Além disso, os patógenos costumam ser transportados pelo vento ou pela chuva, afetando toda a cultura.
Bacteriana
Doenças bacterianas das plantas que também chamado de bacteriófagos, é um grande problema em muitas culturas, incluindo tabaco, repolho, pepino e outros. Deve-se notar que os problemas podem ser gerais, que causam a morte de uma espécie de planta, e locais, que afetam apenas alguns órgãos. Quanto aos patógenos, trata-se de um grande número de famílias de bactérias, incluindo podem ser polífagos, bem como especializados.
Variantes polífagas são mais destrutivas, uma vez que são capazes de destruir safras inteiras de batata, cebola, tomate e outras safras. Quanto às bactérias especializadas, geralmente causam manchas em feijões, pepinos e outras culturas, incluindo frutas cítricas. Para que apareçam doenças bacterianas, é necessário um princípio infeccioso, que pode ser criado pela não observância da temperatura, do nível de umidade ou de outras nuances.
Viral
Esse tipo de doença das plantas é causado por vírus que podem infectar quase todas as famílias de flores, coníferas e fungos. São as doenças virais que muitas vezes causam a destruição das safras e a queda de sua qualidade. Esse tipo de doença pode ser dividido em mosaicos e icterícia.... O principal sintoma dos mosaicos é a coloração irregular das folhas, causada por problemas no aparato das células das folhas. A nocividade máxima desta doença é para o tabaco, tomate e batata.
Quanto à icterícia, pode ser um grande problema com batatas, frutas cítricas e cogumelos. A única maneira de combater essas doenças é usar variedades imunológicas capazes de resistir aos vírus.
Além disso, pesticidas especiais podem ser usados para garantir a segurança das colheitas.
Mycoplasma
Essas doenças são causadas por organismos herbívoros especiais que podem ser observados não apenas na agricultura, mas também em plantações silvestres. Muitas vezes, essas doenças podem ser encontradas no manjericão, espinheiro-mar, camomila, melão e até lúpulo. Eles também são perigosos para alface, bexiga e outras culturas semelhantes.
Um dos métodos mais eficazes para combater essas doenças é o melhoramento do plantio e do material das sementes, bem como a introdução de fertilizantes à base de potássio no solo., que, com a ajuda de microelementos especiais, ajudam a resistir às pragas do micoplasma.
Classificação de sintomas
O estudo dos sintomas é extremamente importante no processo de determinação do tipo de doença e na seleção do tratamento subsequente.
Hoje, os seguintes são os sintomas mais comuns de doenças em plantas.
- Podridão... Quase todas as doenças sérias das plantas causam apodrecimento. Ao mesmo tempo, não apenas certas partes da planta podem apodrecer, mas toda ela. E em casos raros, até os órgãos das plantas, que são ricos em água e nutrientes, são atacados.
- Necrose... Representa a morte de tecidos, que pode ocorrer pelo patógeno, bem como pela reação protetora das plantas ao surgimento desse patógeno.
- Úlceras... Eles aparecem quando há problemas com partes de plantas que recebem água. Além disso, as úlceras às vezes resultam do amolecimento do tecido que ocorre sob a influência de um patógeno externo.
- Mosaicos... São a razão da violação da integridade das folhas, seu amarelecimento ou murchamento completo.O principal motivo é a presença de vírus.
- Deformação da planta, que pode ser causada por qualquer tipo de doença. Se este sintoma for observado, é necessário realizar pesquisas adicionais nas plantas para detectar o agente causador do problema.
- Tumores e crescimentos... Podem ser causa de infecção bacteriana, bem como surgem devido ao cuidado inadequado com as plantas, se a temperatura ou o nível de umidade não forem observados, o que leva ao aparecimento de patógenos virais.
Os melhores medicamentos para tratamento
Após a identificação da doença, é necessário iniciar imediatamente o tratamento para que não infecte outras plantas e destrua plantações inteiras. Na hora de escolher o remédio mais eficaz, deve-se orientar não só pela segurança para a planta, mas também para a saúde humana, o que é especialmente importante se a cultura for utilizada por ela.
Até o momento, diversos recursos são destinados ao combate a patógenos e doenças de plantas, que diferem em sua composição.
- Inorgânicoque se distinguem pela presença de flúor, cálcio ou arsênico. Esta conexão é bastante segura se as instruções forem seguidas cuidadosamente e usadas dentro dos limites permitidos.
- Orgânico, que podem ser usados na presença de certas doenças bacterianas. Eles são absolutamente seguros para os humanos e o meio ambiente.
- Biogênico, no processo de produção em que são utilizadas bactérias e fungos, devendo, portanto, ser utilizados apenas em casos especiais e com o máximo cuidado.
Hoje, no processo de busca e seleção da proteção fitossanitária ideal contra muitas doenças, costuma-se usar a classificação de pesticidas, que se parece com esta.
- Inseticidas, que são necessários para a luta contra os insetos, bem como a destruição de suas larvas.
- Acaricidas... Eles são projetados para proteger as plantas dos efeitos negativos dos ácaros.
- Antibióticos... Tal como acontece com o corpo humano, os antibióticos são concebidos para combater as bactérias.
- Fungicidas, que se mostram bem na luta contra esporos de fungos.
- Herbicidasque pertencem a produtos de controle de ervas daninhas.
- Nematicidas, com o qual você pode tratar plantas de nematóides.
Deve-se notar que os meios químicos de proteção são mais eficazes em comparação com os orgânicos, uma vez que atuam propositadamente e são capazes de destruir qualquer bactéria, vírus ou microorganismo nocivo em um curto período de tempo. A peculiaridade desses medicamentos é que podem ser produzidos em várias consistências, o que permite escolher a melhor opção para cada caso.
Dependendo do tipo de produto escolhido, é necessário preparar o mecanismo ou dispositivo correto para polinização, pulverização, etc. Ressalta-se que cada fabricante oferece instruções e recomendações claras para o uso do medicamento, que devem ser seguidas de forma a garantir a segurança da planta e a eficácia do medicamento. O mercado interno oferece um grande número de medicamentos que em nada são inferiores aos seus congêneres estrangeiros. Entre eles é possível destacar Benomil, Agrotsit, Divergent, Carboxil e outros. Estes são fungicidas e drogas antibacterianas fortes o suficiente que podem garantir a segurança das plantas e proteger as culturas agrícolas e outras de muitas pragas..
Note-se que, em termos de qualidade, os medicamentos nacionais praticamente não são inferiores aos estrangeiros, chegando mesmo a superá-los. UMA no processo de escolha de agrotóxicos, é necessário dar preferência aos produtos da empresa que utiliza exclusivamente matérias-primas de alta qualidade no processo produtivo... Somente tais meios são capazes de fornecer uma luta ativa contra infecções patogênicas.Assim, hoje se destaca um grande número de doenças de plantas, as quais se diferenciam em sua origem, curso e características de tratamento. A fim de proporcionar uma cura eficaz para as doenças, é necessário prestar muita atenção na determinação do tipo e, em seguida, escolher um método de tratamento. O uso de agentes profiláticos especiais proporcionará aumento de produtividade devido à proteção das plantas contra doenças fúngicas.
Além disso, no processo de seleção, deve-se atentar para a segurança de um determinado medicamento para a saúde humana e animal. Somente o uso de mudas corretas, biofungicida e uma lista completa de antibióticos comprovados tornarão o tratamento caseiro eficaz.
Para obter informações sobre como proteger as plantas de doenças, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.