Colheitadeira para colheita de frutas silvestres: características, tipos e seleção
O verão é a época do ano em que você pode salgar cogumelos, fazer geleias e preparações. Por exemplo, se você conhece a receita, você mesmo pode fazer deliciosa geléia de frutas vermelhas do zero. Uma colheitadeira para coletar frutas silvestres ajudará nisso. Para que serve, como escolhê-lo e que tipo é, consideraremos no artigo.
O que é isso?
É um meio de colheita de bagas através de um pequeno balde (manual), um grande balde (mecânico) ou um tubo (vácuo). O dispositivo ajuda a colher um grande número de frutas e aumenta a velocidade de colheita em pelo menos 2-3 vezes em comparação com o método manual convencional. Via de regra, esses aparelhos são usados por pescadores que vendem frutas silvestres e geléias.
Este tipo de ferramenta também pode ser utilizado em escala industrial. Colheitadeiras especiais de frutas silvestres são usadas em fazendas particulares e terras onde arbustos ou árvores de frutas silvestres são cultivadas.
O coletor manual de frutas vermelhas consiste em três partes principais: um balde fundo (quanto mais fundo melhor), um pente com dentes (eles pegarão as frutas) e uma alça para segurar esta ferramenta. Esta ferramenta se parece com uma pequena caixa de balde.
Os dentes têm em média 10-20 cm de comprimento e dependem do tipo de fruta que apanha, porque os ramos dos arbustos são diferentes. Os dentes são preferencialmente feitos de um material duro como o ferro. Os dentes de plástico podem quebrar se um galho grosso for preso. A distância entre os dentes deve ser entre 3 e 5 mm. É uma lacuna tão pequena que não deixará os frutos passarem, mas ajudará a se livrar das folhas e de quaisquer detritos que possam estar no galho durante a coleta.
O tamanho e a distância dos dentes também podem ser calculados para diferentes tipos de bagas. Se as bagas forem grandes, por exemplo, como morangos, então a lacuna pode ser aumentada. Então, quase toda a folhagem cairá e as bagas permanecerão no balde.
Você mesmo pode fazer um dispositivo manual, mas precisa levar em consideração as frutas que irá colher com ele. Os coletores mecânicos de frutas, também são colheitadeiras, trabalham mais rápido e colhem muito mais safra.
Vantagens e desvantagens
A grande vantagem é a simplificação da arrecadação e o aumento da agilidade no trabalho. Mesmo unidades feitas por você mesmo permitirão que você trabalhe várias vezes mais rápido, e em 7-8 horas um colecionador novato será capaz de coletar 12-15 kg. Números muito impressionantes quando comparados ao método de coleta com as mãos vazias.
Outra vantagem é o preço baixo. Em média, os colhedores de frutas vermelhas custam cerca de 900 rublos. Você pode recuperar esse preço no primeiro dia ou após várias horas de trabalho. Você mesmo pode fazer essa unidade, mas, para isso, precisa tentar.
A vantagem de um colecionador de frutas silvestres que você mesmo fez é que você pode fazer do jeito que quiser.
A desvantagem de usar a colheitadeira é danificar as bagas e arbustos. A coisa e que quando você arranca folhas e galhos jovens junto com bagas, então você torna o arbusto menos fértil... Um método tão duro de colheita é ruim para a colheita do próximo ano. Além disso, você se espalha com folhas e detritos que caem dos galhos no chão.
Variedades
Todos os selecionadores são divididos em três tipos: mecânico, manual e a vácuo. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.
Mecânico
Equipamento industrial para colheita de frutos silvestres. Por sua estrutura, ele difere em harvesters com tração e autopropulsão.
- Arrastado - unidades equipadas com sistema hidráulico.A base do seu trabalho é a tiragem em leque e o sistema de agitação. E também o trabalho de transportadores especiais, que levarão os frutos colhidos ao posto de triagem. Recursos como o chassi ajustável permitem que você selecione diferentes alturas de colheita quando os frutos estão no topo dos arbustos. Para controlar tal colheitadeira, foram desenvolvidos consoles - com a ajuda deles, você pode ajustar o transportador, o chassi e o sistema hidráulico.
- Automotor - possuem diversos tipos de tração, podendo atingir potências de até 20 kV. Os modelos automotores diferem porque só podem funcionar nas plantações para as quais foram criados. Por exemplo, se tal colheitadeira tiver um balde de metal e grandes dentes estiverem localizados nele, então tal unidade será capaz de coletar apenas grandes tipos de frutas. Se essa máquina for destinada a mirtilos, groselhas e outras frutas pequenas, a lacuna entre os dentes deve ser claramente menor.
A vantagem dos dispositivos mecânicos para a colheita dos bagos é que a relva e os ramos recolhidos com os bagos não caem ao solo, mas são recolhidos em contentores especiais. Assim, não há contaminação do meio ambiente.
Outra vantagem é que as colheitadeiras mecânicas colhem os frutos em uma única passagem. Isso significa que você não precisará processar alguns arbustos uma segunda vez. O mecanismo só precisa cortar o galho com as frutas uma vez para coletar tudo. Se as bagas foram cultivadas de acordo com as tecnologias corretas, e na época marcada da colheita elas tiveram tempo de amadurecer completamente, então o volume da safra colhida pela unidade será muito grande.
A porcentagem de coleta sobre o número total de bagos pode ser de até 90%.
Mas esse tipo de equipamento universal é muito caro - de 1 a 9 milhões de rublos. Portanto, você não deve comprar esse equipamento para uma área pequena. Para para recuperar o valor gasto, você precisa usar esta unidade para grandes volumes de trabalho... Via de regra, essa técnica é usada em plantações de frutas vermelhas, onde uma grande área é plantada com arbustos de vários tipos.
Manual
Dispositivos simples de uso privado ou pequena produção, que têm como objetivo a venda de frutos silvestres.
Entre as variedades deste instrumento, você pode ver cópias mais baratas e mais caras. O coletor de bagas finlandês é o padrão de qualidade nesta área. Na Finlândia, devido à temperatura, os galhos dos arbustos são resistentes, então as caixas são feitas de materiais duros. E também seus dentes são de alta qualidade. Eles também são duros e podem ter elementos de corte. Seu preço é mais alto do que o das contrapartes mais simples, mas você pode gastar dinheiro para uma colheita conveniente de frutas silvestres. Além disso, você pode recuperar o preço muito rapidamente.
Outra unidade pode ser chamada de tipo de coletor de bagas "Beetle" com uma veneziana. Uma opção muito barata e fácil para quem raramente colhe frutos silvestres. Toda a construção é feita de plástico, o que afeta o preço, mas torna a ferramenta muito leve. A veneziana ajuda as frutas a não cair da colhedora. O pente é feito de materiais macios que não danificam gravemente os galhos dos arbustos.
A desvantagem de tal ferramenta é sua baixa resistência. Devido ao facto do material ser plástico, os dentes podem dobrar-se facilmente sobre ramos grossos, pelo que é aconselhável o uso de um apanhador de frutas para as bagas que não têm ramos fortes. Das características estruturais, podem ser notados orifícios especiais na parte inferior do dispositivo. Eles permitem que pequenas folhas e vários detritos caiam. Os produtores de "Beetle" com uma veneziana observam que é melhor para eles processar arbustos de mirtilo, mirtilo, mirtilo e outras pequenas frutas.
Você também pode fazer um coletor manual de frutas silvestres. É melhor usar uma caixa de metal, pois isso tornará o futuro instrumento mais durável. Primeiro você precisa cortar a parte do corpo. Em seguida, ele é dobrado, criando uma aparência da letra "P".
Depois disso, você precisará fazer um pente.Os próprios dentes também são mais bem feitos de material durável, uma vez que os dentes de plástico podem saltar a baga colhida vários metros à frente. É aconselhável que todos os componentes da apanhadora de fruta caseira sejam de aço inoxidável. Isso vai poupar o aparelho, torná-lo higiênico, já que não vai se formar ferrugem, que, por sua vez, não vai poder entrar nas bagas.
Os dentes podem ser feitos de arame ou pequenas tiras. Sua espessura não deve exceder 3 mm. Depois disso, você precisará fazer uma barra de fixação na qual a caçamba será mantida. A espessura da madeira deve ser de cerca de 10 mm, e os furos devem ser feitos a cada 5 mm.
Como resultado, você deve obter uma concha forte que colherá frutos.
Mas você ainda precisa fazer uma alça. É aconselhável fazer de madeira macia para que não haja calos. São as alças de metal que são a desvantagem dos tipos de coleções adquiridos. Eles esfregam os dedos e é inconveniente trabalhar com eles por muito tempo. O cabo pode ser feito na forma da letra U ou "G". Isso tornará mais conveniente o uso da ferramenta. A base da alça deve ser feita de metal para manter tudo sólido. Em seguida, corte a alça para se ajustar à base de metal da alça. Aplique e trate com verniz para que não haja estilhaços e desconforto durante o trabalho.
Alguns cortam uma alça de formato especial para a palma. O cabo de madeira é feito em forma de onda do mar. No meio está a parte mais alta e ligeiramente à frente e atrás existem sulcos para os dedos. Esse tipo de alça se encaixa perfeitamente na sua mão.
Vácuo
Eles são um tipo especial de equipamento para uso privado. Este coletor é perfeito para quem tem uma área pequena ou média. E também esta coisa é útil para quem conhece locais na floresta onde pode encontrar muitas frutas silvestres. Esta unidade vai ajudar a colher frutos mais rapidamente do que uma colhedora manual, porque o funcionamento deste dispositivo é baseado em um duto de ar.
Um tubo manipulador é conectado ao duto e um sino é instalado na extremidade deste tubo. Na extremidade da tomada existem vários bicos que funcionam como um pente.
As vantagens incluem facilidade de uso. O coletor de frutas a vácuo é fácil de transportar graças às alças (semelhantes às encontradas na mochila mais simples). E também este dispositivo é fácil de operar.
Tudo o que você precisa fazer é segurar o tubo na bucha, então o técnico fará tudo por você.
Vale ressaltar a alta velocidade de trabalho. Com este dispositivo, você pode coletar um grande número de frutas vermelhas para venda. Se forem adquiridos coletores mecânicos de frutas para grandes plantações, então esta unidade pode ser usada na floresta, onde o número de arbustos com bagas é bastante grande.
O coletor de vácuo irá ajudá-lo a colher frutos de diferentes tamanhos. Além de frutas vermelhas, esta máquina auxilia na coleta de avelãs. Essa alta funcionalidade é perfeita para quem não colhe apenas frutas silvestres na floresta.
A estrutura é constituída por uma mangueira de 1,2 m de comprimento, um motor a 7500 rpm (rotações por minuto), um contentor para bagas com um volume de cerca de 12-15 litros.
Como escolher?
Escolha de acordo com o volume de sua parcela ou floresta em que você colherá frutos. Se você pretende coletar frutas apenas para comer ou para geléia, não deve gastar dinheiro e comprar uma colheitadeira inteira ou coleção a vácuo. Uma ferramenta manual simples será suficiente.
Ele também pode ser personalizado para os tipos de frutas de que você precisa. Na verdade, mesmo com uma unidade manual, você pode colher diferentes tipos de frutas. Por exemplo, se você tem cranberries crescendo, então é melhor comprar um instrumento no qual as divisórias sejam feitas de metal sólido. Devido a esse recurso, não haverá emaranhamento de plantas.
Assim, as bagas serão removidas de grama e musgo.
O coletor a vácuo ajudará a colher frutos como groselhas, framboesas silvestres, morangos, morangos silvestres, groselhas, mirtilos, cranberries, espinheiro-mar e muitos outros. Você pode até escolher avelãs.
Preste atenção também no preço. Um apanhador de frutos silvestres a vácuo custa cerca de US $ 29.000.rublos e se destina a quem faz a colheita seu próprio negócio. Claro, vale a pena lembrar o preço de uma colheitadeira mecânica, ou seja, 1-9 milhões de rublos. Este é um preço alto para um lote de tamanho médio.
Como usar?
A colheitadeira de frutas silvestres pode ser operada a partir do painel de controle. Aqui você pode definir a altura e o sistema hidráulico irá elevar a unidade até o nível desejado. Ele próprio distribuirá as bagas ao longo da esteira e as enviará para os compartimentos de frutas.
O coletor manual de frutas filtra folhas e detritos usando uma aba, você só precisa colocar as frutas em um recipiente separado depois que todo o compartimento estiver cheio de frutas vermelhas. Você precisa mover a ferramenta para coletar o máximo de frutas e um mínimo de folhas.
O tipo de vácuo é fácil de operar devido ao seu design simples. Basta colocar um cachimbo com um pente nas bagas e ele as limpará. Além disso, os frutos sem folhagem e detritos irão para um compartimento especial. Não se esqueça de ficar de olho nele para tirar frutas a tempo e ganhar mais frutos.
Como fazer uma colhedora para colher frutas vermelhas com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
Apenas um cara inteligente. Viva os Kulibins russos!
O comentário foi enviado com sucesso.