Seletor da Apple: dispositivo e dicas para escolher
A questão da colheita de frutas de alta qualidade preocupa muitos jardineiros. Se houver apenas algumas macieiras no local, você mesmo pode colher. Porém, em uma escala mais global, não será supérfluo usar um dispositivo especial que irá facilitar o trabalho e economizar tempo. Explicaremos como escolher um apanhador de frutas para maçãs, os prós e os contras do dispositivo no artigo.
Características e propósito
Hoje, os colhedores de frutas podem ser encontrados em uma ampla variedade nas prateleiras das lojas, mas os primeiros jardineiros só podiam fazê-los por conta própria. Agora são oferecidos aos clientes modelos de diversos tipos, por exemplo, com amortecedor ou cabo telescópico universal. Esses dispositivos são especialmente relevantes para proprietários de árvores frutíferas altas, cuja colheita se torna um problema real. O colhedor também pode ser usado para remover maçãs estragadas da árvore.
O objetivo principal dessas estruturas é imitar o movimento de uma mão humana, que arranca o feto. Portanto, quase todos possuem uma pega que permite fixar a fruta.
Alguns modelos precisam ser constantemente liberados das frutas durante a operação. Porém, neste momento eles praticamente não são procurados devido ao inconveniente de operação, portanto, a maioria dos modelos possui um saco volumoso ou outro recipiente para frutas. O cabo telescópico também é procurado, além disso, muitas vezes é universal, portanto, pode ser combinado com várias ferramentas de jardim.
Variedades
Antes de comprar um dispositivo, é necessário decidir sobre a versão de seu desenho. O custo, a finalidade e os recursos funcionais dependem disso. Vamos considerar as variedades com mais detalhes.
Corte apanhador de frutas
Este projeto é considerado o mais simples. A base é uma faca especial. Ao tocar na perna da maçã, ele a corta e a fruta fica no recipiente.... Isso inclui dispositivos de pinça. Eles têm um cabo longo e, se você se acostumar a trabalhar com eles, pode economizar muito tempo na colheita.
No entanto, não se pode deixar de falar sobre as desvantagens desse tipo. Seu funcionamento pode ser bastante difícil, uma certa habilidade será necessária, o desenvolvimento da técnica correta para trabalhar com esses dispositivos. Além disso, os custos do esforço físico, neste caso, são bastante graves.
Apanhadores de frutas mecânicos
A captura de tais dispositivos ocorre com a ajuda da chamada "mão". É feito de arame, é móvel e pode ser comprimido a um determinado momento. Essa capacidade é ativada puxando-se um cabo especial de plástico ou metal.
Muitos são subornados por tais dispositivos. São fáceis de operar, têm custo acessível, além disso, são apresentados nas gôndolas de lojas especializadas em um grande sortimento.
No entanto, a desvantagem é a capacidade de danificar galhos de árvores com frequência durante o trabalho.
Coletores de frutas-tigelas
Esses designs são os mais seguros e estão em alta demanda entre os jardineiros. São de plástico, e a sacola para coleta de frutas é de tecido resistente. A forma e a parte superior, dividida em pétalas peculiares, deram ao colhedor de frutas outro nome - "tulipa". Uma maçã, caindo entre as pétalas, gira em torno de seu eixo, após o qual ela cai na tigela... Você pode escolher entre uma alça de madeira e uma alça telescópica do tamanho desejado. Os modelos mais simples podem ser feitos por você.
Colecionador combinado
Este modelo é versátil. Fornece um tipo lateral de alimentação de frutas e é uma cesta de rolo. O dispositivo é montado em uma alça especial, e a captura da fruta ocorre levantando-a verticalmente ou rolando-a no solo.
Este método é especialmente útil se houver muitas frutas sob a árvore. O orifício de coleta tem 10 centímetros de diâmetro.
Como escolher
Escolher um colhedor é um grande desafio, especialmente quando se trata de colher um grande número de maçãs. Para não se enganar, você deve prestar atenção a vários fatores.
- Em primeiro lugar, você precisa se concentrar no tipo de fruta. Se as maçãs forem grandes, convém colhê-las com uma tulipa. Para rendimentos menores, um projeto de pinça é adequado.
- Também vale a pena considerar a altura estimada em que o trabalho ocorrerá. Existem opções universais com as quais você não só pode remover frutas de uma árvore, mas também pegar as que caíram. Se o aparelho possuir cabo telescópico, pode ser utilizado para a colheita de macieiras de diferentes alturas. Também é importante levar em consideração que quando se trabalha no jardim por muito tempo, será difícil usar um cabo de madeira comum, pois tem um peso bastante grande.
- Não devemos esquecer as possibilidades do orçamento. Modelos diferentes diferem em custo. Os apanhadores de frutas mais simples podem ser baratos. No entanto, opções mais caras podem simplificar significativamente o trabalho, além disso, são muito confiáveis e serão utilizadas por muito tempo.
- A condição física da pessoa que trabalhará com o dispositivo também desempenha um papel. Os adolescentes ou idosos acharão mais fácil usar os modelos mais leves com uma alça de alumínio. Eles não sobrecarregam as mãos tanto quanto os aparelhos feitos por eles próprios e com cabos de madeira.
Vantagens e desvantagens
O apanhador de frutos de árvore tem vantagens e desvantagens. Antes de comprar, não será supérfluo familiarizar-se com eles. Os jardineiros prestam atenção especial às vantagens.
Entre eles estão facilidade de uso, principalmente na colheita de frutas em árvores de grande altura. O design é bastante simples, sem problemas de funcionamento. Também não requer uma conexão de energia. Os frutos são retirados com muito cuidado sem serem danificados no processo.
Também não há dúvidas sobre a manutenção do dispositivo. Além disso, independentemente do desenho escolhido pelo jardineiro, o resultado é garantido em qualquer caso. A apresentação dos frutos não é satisfatória, podem ser armazenados por muito tempo. Se houver uma função de coletar a queda, você pode pegar rapidamente as maçãs que caíram da árvore.
No entanto, não se pode deixar de mencionar os contras. Entre eles está o peso significativo de alguns modelos. Além disso, pode ser difícil operar um dispositivo de cabo longo. Também deve-se ter em mente que os recipientes costumam ter um pequeno volume, por isso precisam ser esvaziados com bastante frequência. Conseqüentemente, tempo adicional terá de ser gasto nisso.
Para obter informações sobre como fazer você mesmo um dispositivo para colher maçãs, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.