Regador para flores: características de escolha
A rega regular das plantas de interior é realizada de forma independente pelo agricultor, mas uma garrafa ou copo não é adequado para isso, uma vez que um grande fluxo direcionado de água danifica a camada superior e o sistema radicular.
A importância de usar um regador
Durante a rega, a água deve cair estritamente em uma área específica onde a planta cresce. Gotas na folhagem provocam o aparecimento de áreas queimadas, o sistema radicular sofre forte pressão: fica nu e seca, com isso a flor começa a doer.
Um regador simples ajuda a evitar esses problemas. Pela primeira vez uma ferramenta chamada "regador" apareceu no dia a dia dos jardineiros no século XVII, desde então seu design mudou pouco, algumas inovações surgiram. Hoje, você pode encontrar tanto vasilhas grandes para vários litros, como mini regadores, com a ajuda dos quais é muito conveniente fazer a rega correta de violetas e outras flores de tamanhos menores.
O que eles são?
Todos os regadores existentes no mercado para ferramentas de jardim podem ser divididos em interiores e jardins. Suas principais diferenças são o tamanho e a forma da bica. As variedades de interior não são grandes em volume (até três litros), enquanto a bica é mais comprida do que as restantes, para que possa chegar facilmente a locais de difícil acesso. O estoque da sala é mais variado em design, não há requisitos de apelo estético para regadores de jardim, uma vez que as condições de seu funcionamento são muito mais complicadas e com o tempo todas perdem sua aparência original. O principal é que a ferramenta seja prática, confiável e durável.
Os regadores de jardim têm um gargalo muito mais largo, as bordas são dispostas de forma que a água não respingue durante o movimento, são projetados para alto desempenho, portanto, um diâmetro de chuveiro maior é sempre instalado na extremidade da bica.
De que materiais são feitos?
Nas prateleiras das lojas modernas, encontra-se uma ferramenta confeccionada em diversos materiais:
- cerâmica;
- metal;
- plástico.
As cerâmicas distinguem-se pela durabilidade, ausência de reação com a água (independentemente do seu nível de pH). Existem ferramentas de vácuo que são enchidas com água, então o orifício superior é fechado com um dedo, assim, de acordo com as leis da física, a água é mantida dentro. Quando é necessário regar a planta, o dedo é puxado para trás e o líquido é derramado pelos orifícios inferiores. A única desvantagem de tal produto pode ser considerada a fragilidade da estrutura, uma vez que com o impacto, a cerâmica se despedaçará.
Os regadores de metal não quebram quando caem, são duráveis, mas se forem feitos de material de baixa qualidade, enferrujarão com o tempo. Apresentam-se no mercado nos mais variados tipos: modelos de esmaltes coloridos e modelos simples de latão. Essas ferramentas são populares devido ao seu custo acessível.
Em primeiro lugar em popularidade estão os regadores de plástico, por serem baratos, de alta qualidade, não quebram ao cair, não enferrujam. Os fabricantes oferecem uma variedade sem precedentes de formas e cores. Quase sempre são produtos fundidos, cuja construção não apresenta costuras ou juntas, o que evita vazamentos. A única coisa que vale a pena lembrar é que você precisa armazenar essa ferramenta longe da luz solar, pois o plástico fino sob sua influência pode deformar e desbotar.
Dicas de compra
Na hora de comprar esses utensílios domésticos, os especialistas aconselham prestar atenção não só ao material com que foi feito o regador, mas também a outros indicadores, que incluem:
- volume;
- conveniência;
- projeto do bico;
- O peso.
O peso é importante quando você tem que regar mais de uma planta, mas muitas. O usuário deve prestar atenção se será conveniente segurar o regador não só com duas, mas também com uma mão. A posição e a forma da alça também afetam a ergonomia do produto. Existem modelos desse tipo em que a distância entre o corpo e o cabo é muito pequena, de modo que a mão não é tão fácil de passar e, se isso for feito, fica um traço. Para não ficar desapontado com a compra, deve verificar imediatamente a conveniência do design do regador. A opção ideal em termos de volume não é mais do que três litros, para flores de interior também é adequada para 1,5 litros.
É desejável que o bico da rega possa ser bastante longo. Assim, será mais fácil empurrá-lo para baixo da folhagem ampla das plantas de interior, traumatizando-o minimamente. Existem produtos com bico curvo e bico reto, não há diferença significativa na hora da operação, apenas o curvo permite regar mais longe do caule central.
Os melhores modelos de irrigação são aqueles que possuem um pequeno distribuidor no final do regador, ou seja, a irrigação é obtida não por ponto, mas por irrigação dispersa. O solo ao redor da flor fica melhor umedecido, a umidade é distribuída uniformemente, sem a formação de funis no solo.
Os modelos mais caros incluem um sistema de pulverização como uma boa adição. A pistola de pulverização de dispersão fina permite substituir a segunda ferramenta e ajudará a produzir pulverização de alta qualidade da flor.
O sistema de pulverização está localizado acima da bica, o que é muito conveniente e permite que você execute duas tarefas simultaneamente. O braço pulverizador está localizado sob a alça, este design garante o máximo conforto do usuário. A água é fornecida pelo mesmo departamento onde a irrigação é realizada.
Você pode comprar um regador com um recipiente separado dentro, onde a fórmula é derramada. Graças a essa ferramenta, é muito mais fácil alimentar de acordo com as proporções das plantas.
Uma rega de cerâmica também pode servir como elemento decorativo adicional, mas durante o seu funcionamento é importante lembrar que o material não só é mais caro do que os outros, mas também bastante frágil. Tais produtos são sempre equipados com bico fino e não possuem distribuidor na ponta, portanto, o líquido é fornecido em um pequeno jato. Em contraste, os modelos de plástico parecem mais atraentes, além disso, nem sempre é fácil encontrar um regador de cerâmica à venda.
Para obter informações sobre como escolher o regador mais conveniente para mudas e flores de interior, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.