O que é o jacarandá e como cultivá-lo?
Para quem busca novas opções de cultivos exóticos, faz sentido conhecer o que é o jacarandá, qual é a descrição da árvore e como cultivá-lo, o jacarandá. Destacam-se o jacarandá mimosolífero e outras espécies. É útil descobrir onde ela cresce na natureza, como é organizado o cultivo de sementes em casa e que tipo de cuidado é necessário para isso.
descrição geral
Como muitos outros tipos de plantas usados em jardins, este jacarandá é um gênero completo, não uma espécie separada. Este gênero pertence à família do bignonium. No total, o gênero inclui mais de 50 variedades. Na maioria das vezes, são árvores perenes médias ou mesmo grandes que crescem com mais freqüência nos trópicos e regiões subtropicais. Em sua maioria, eles vêm da América do Sul, e entre eles estão mais frequentemente representados no Brasil. Está estabelecido que o nome dessa planta surgiu na língua dos índios Guarani. No sentido literal, significa "perfumado" e, na Europa, referências a esse tipo surgiram em meados do século XVIII.
As propriedades decorativas do jacarandá são muito apreciadas nos países africanos, na Austrália e no continente euro-asiático. Geralmente o jacarandá se assemelha a um arbusto ou árvore de até 30 m de altura, cujos troncos são recobertos por uma casca fina e lisa pintada em tons acinzentados. Há uma pequena espessura dos ramos, ligeiramente torcidos. Uma variedade pinada de folhas é característica. Basicamente, a folhagem é dupla-franjada, em alguns casos pertence ao grupo plumoso ou simples.
A árvore da violeta - um nome alternativo para o jacarandá - distingue-se pelo agrupamento de flores nas escovas apicais.
Principalmente as flores são lilases e azul claro. Mas existem tipos separados no gênero com floração branca e roxa. Uma corola com 5 pétalas é característica. Note-se que esta cultura tem um cheiro muito forte. A flor contém estaminodo. Jacarandá possui 18 cromossomos. Seu fruto é uma caixa arredondada ou oblonga, dentro da qual há uma massa de sementes em miniatura. Deve-se ter em mente que as sementes da primeira safra germinam de maneira extremamente lenta, e isso não é um problema, mas uma norma biológica.
Na natureza, o jacarandá cresce onde o ar nunca esfria abaixo de +7. No total, a floração dura cerca de 60 dias, e durante esse período o hóspede tropical consegue formar folhas grandes. Na Rússia, o jacarandá é conhecido principalmente por floricultores experientes. Na natureza selvagem do nosso país, isso não ocorre. A experiência de cultivo prático na cultura ainda é extremamente pequena. A forma de vida mais longa é o bonsai. Mas as informações sobre esta opção de cultivo ainda são contraditórias.
As altas propriedades decorativas da cultura são inegáveis. É usado principalmente para decorar grandes áreas. Você pode plantar essa planta em parques e apenas nas ruas. A madeira de Jacarandá é muito valiosa e costuma ser liberada para produção:
- móveis caros;
- instrumentos musicais;
- ornamentos com uma aparência original;
- outros itens de design.
A madeira durável se presta muito bem ao polimento. Com esse processamento, adquire uma cor marrom pronunciada. Notas roxas são misturadas com ele. Os mesmíssimos móveis e instrumentos musicais são muito bem obtidos justamente por causa dessa propriedade. Durante o período de dormência no inverno, a temperatura deve ser mantida em 15-19 graus.
Tipos populares
O jacarandá mimosolo é o mais procurado. Sua altura na cultura doméstica chega a 3 m. O tronco reto desenvolve-se com muita força e não se ramifica. É coberto por uma forte casca marrom-escura. O tipo de folha penugenta é característico, referindo-se ao tipo alongado-lanceolado.
A folhagem é colorida de verde profundo e está disposta em um padrão oposto. Haverá uma distância bastante considerável entre as folhas, o que dá à coroa uma boa dose de originalidade. Normalmente panicula a estrutura da inflorescência. Em cada uma das inflorescências existem várias flores tubulares de até 5 cm de comprimento, pintadas em tom lilás, mas com superfície coberta de manchas brancas.
Dentre as mimosas jacarandás, destaca-se a variedade Delta. Dá arbustos de até 2 m de altura com tronco engrossado. Este tronco é coberto por uma casca lisa marrom-avermelhada. Os ramos espalhados do "Delta" têm a mesma cor.
Outra variedade está a tornar-se cada vez mais popular - a "Magdalena", que cresce rapidamente e atinge os 3 m, coberta por folhas verdes brilhantes. Esta cultura é ótima para condições internas.
Uma alternativa é o jacarandá fofo. Esta é uma espécie extensa que pode crescer até 2-2,5 m em ambientes internos e é caracterizada por uma aparência de penas de placas foliares, que estão claramente divididas em segmentos ovóides.
Inflorescência típica e paniculada formada por flores tubulares roxas. Vale a pena considerar que esta espécie é decorativa apenas em uma idade jovem - espécimes maduros não são atraentes o suficiente para a cultura doméstica.
Aterrissagem
Jacarandá é adequado para grandes espaços em locais quentes. Tolera processos patológicos e pode ser plantada do outono à primavera, em um ambiente de clima ameno e chuvoso. Mas o período de calor do verão não é adequado para o plantio. Nessas condições, as mudas podem sofrer ou até morrer prematuramente. Para uma planta tropical, você precisa escolher um local que seja iluminado pelo sol por pelo menos 8 horas todos os dias.
Uma boa drenagem da área é muito importante. A composição do terreno pode ser argilosa e arenosa. A sombra profunda é categoricamente contra-indicada, assim como o solo argiloso. Antes de plantar, remova cuidadosamente todas as ervas daninhas e detritos. A quebra da terra é feita manualmente (com pá), em casos difíceis é mais correto usar cultivadores rotativos. Independentemente da ferramenta, todos os torrões devem ser quebrados a uma profundidade de 50 cm. O local de pouso é regado (umedecido) com antecedência. É preferível selecionar áreas com uma reação de ácido fraco. A alta umidade do solo é inaceitável, razão pela qual a drenagem é relevante. Caso contrário, não há requisitos especiais para o cultivo desta planta.
Cuidado
O tamanho significativo do jacarandá não permite que sejam cultivados em casa em uma área limitada. Para mantê-los, você precisa usar vasos grandes que podem conter pelo menos 50 kg de solo. O melhor substrato neste caso será solo de perlita ou vermiculita. Ao cultivar um jacarandá em casa, é necessário regá-lo com frequência, o que garante uma umidade estável do solo. Para a fertilização, são utilizadas misturas diluídas, aplicadas mensalmente até o final do período vegetativo. No final do outono, mesmo antes de começar a geada, a árvore deve ser movida para dentro de casa. Lá, Jacarandá deve receber iluminação forte, ar úmido e quente.
Recomenda-se borrifar com um borrifador ou usar um umidificador. Com o início de um inverno intenso, a rega só é necessária após a secagem do solo. Jacarandá exige muito da saturação do solo com nutrientes. O superfosfato e outros aditivos à base de fósforo são considerados a melhor solução. A sua utilização a seco ou como solução é uma questão de gosto pessoal. Além dos fertilizantes de fósforo, os fertilizantes à base de potássio também são importantes. Da fertilização orgânica, o húmus, o estrume das aves e a turfa mostram-se bem.
Esses suplementos, aplicados a cada 14 dias, podem ajudar a fortalecer a planta e aumentar seu crescimento; não há necessidade disso na época de descanso.
Jacarandá adulto não requer rega ativa. A exceção é o período quente do verão. No inverno, é importante excluir o ressecamento do torrão de terra. Nos meses de primavera, os brotos devem ser pinçados. A poda é necessária antes de transplantar para um vaso maior. Os quartos luminosos são muito agradáveis para uma cultura tão tropical. No entanto, a iluminação excessiva afeta negativamente. É melhor limitar a luz de fundo ativa a algumas horas por dia e sombrear o jacarandá o resto do tempo.
É preciso lembrar que uma árvore pode alcançar a luz. Girar a panela durante o dia minimiza a probabilidade de quebra relacionada, curvatura do tronco. Durante o período de mudança da folhagem, a alimentação é indesejável. Um topo compacto é formado beliscando a planta a cada primavera. Deve ser lembrado sobre o crescimento intenso, muitas vezes levando à exposição do tronco. Só podemos chegar a um acordo com tal problema. Mas esta também é uma lição para mais - não se esqueça de formar a coroa.
Reprodução
De semente
Esta abordagem é justificada na primavera. 24 horas antes do procedimento, o material de plantio é envolto em um pano úmido. O plantio propriamente dito consiste em cobrir o solo em 1 cm e regar abundantemente. Enquanto mantém uma temperatura estável de 22-24 graus, os primeiros brotos podem aparecer nos dias 14-20. As mudas nascidas devem ser mantidas em locais bem iluminados, mergulhando sobre vasos com uma seção de cerca de 7 cm à medida que crescem. Ao escolher, use:
- 1 parte de turfa;
- 1 ação de areia;
- 1 ação de húmus;
- 2 partes de gramado.
Para os próximos transplantes, utilizam-se potes de 9 e 11 centímetros. Gaze ou outro tecido para plantar sementes é enrolado em várias camadas. O tecido deve ser sistematicamente umedecido novamente. As primeiras xícaras podem ser cobertas com papel alumínio ou vidro. Eles removem o abrigo à medida que crescem.
Vegetativo
As estacas podem ser preparadas em maio, junho e julho. Seu comprimento ideal é de 10 cm. De baixo para cima, o material de plantio é tratado com um estimulador de crescimento de raízes. Em seguida, é plantado em substrato úmido e mantido sob uma película em locais quentes. É possível esperar o enraizamento em cerca de 14 dias, e a formação de folhagem jovem é um sinal claro disso.
Após o enraizamento, as mudas vegetativas são colocadas em vasos separados. Você também pode usar a diluição em um copo de água. Os ativadores de raiz serão novamente necessários. A água do recipiente, misturada ao pó de carvão, é trocada sistematicamente.
O transplante em vasos individuais é feito assim que as raízes atingem 1-1,5 cm.
Doenças e pragas
Jacarandá pode ser afetado por diversas patologias e pragas. Mais precisamente, normalmente é muito estável. Mas, com a drenagem deficiente do solo, é provável que haja podridão por fungos. Pequenos pulgões e moscas brancas freqüentemente se desenvolvem em Jacarandá. A luta contra esses insetos é realizada usando uma combinação:
- sabonete inseticida;
- óleo de nim especial;
- água plana.
No inverno, a folhagem pode voar. Este é um processo totalmente natural para uma planta e não há nada de patológico nele. A mesma coisa acontece às vezes na primavera. Às vezes é necessário proteger a planta de ácaros e insetos cochonilhas.
O comentário foi enviado com sucesso.