Tudo sobre o cultivo de traquicarpo
Há um grande número de belas plantas caseiras, das quais são obtidas decorações chiques para qualquer interior. O traquicarpo é uma dessas plantas. A cultura parece muito impressionante, é fácil cultivar em casa. No artigo de hoje, aprenderemos tudo o mais importante sobre o cultivo correto do traquicarpo.
Descrição
Traquicarpo vem da família Palm. Na natureza, esta bela planta cresce em vários territórios ao mesmo tempo: no Japão, Birmânia, China e Himalaia. Inicialmente, a cultura vem dos trópicos e subtrópicos. Trachikarpus, apesar de sua aparência francamente "de verão", é resistente à geada. Ele pode suportar o inverno e temperaturas frias sem problemas.
A cultura pode decorar quase todas as composições de interiores e móveis com sua coroa interessante por 10-15 anos. A árvore tropical original atrai muita atenção, pois produz ramos em leque espetaculares. O traquicarpo vive cerca de 100 anos, durante o seu crescimento pode atingir uma altura de 18-19 metros.
Claro, os espécimes internos ficam mais compactos, aproximadamente 1-2,5 metros de altura.
O tipo de palma considerado também é denominado leque. Isso se deve ao fato de o traquicarpo apresentar grandes folhas dissecadas, coletadas em uma escova, semelhante a um leque. Em plantas maduras de interior, uma escova tipo leque pode atingir um diâmetro de 60 a 80 cm. É claro que, crescendo em uma residência, o traquicarpo não será capaz de se desenvolver tão elegante e com folhas largas como na natureza. Porém, com os devidos e regulares cuidados, a copa da planta é formada bastante volumosa e atrativa, irradiando saúde.
As inflorescências da palmeira em questão podem dar frutos com grandes bagos de cor preta característica. Trachikarpus também floresce com belas flores amarelas. Eles se reúnem em pincéis exuberantes. Mas, cultivando uma cultura em casa, esse florescimento não deve ser esperado, uma vez que simplesmente não pode ocorrer.
Em condições naturais ou em estufas especiais, o traquicarpo produz flores muito bonitas, que são substituídas por frutos pretos acinzentados.
Visualizações
Existem muitas variedades lindas e originais de traquicarpo. Cada um deles tem uma aparência espetacular e uma série de características distintas. Vamos dar uma olhada em tipos interessantes de palmeiras elegantes.
Fortuna
Trachycarpus Fortunei é uma das espécies mais procuradas do gênero. Em condições naturais, este animal de estimação verde pode facilmente atingir a marca de 12 metros. Se a cultura for cultivada em casa, é improvável que sua altura exceda 250 cm. A superfície do caule das espécies Fortune é coberta por um áspero "casaco de pele". É constituído pelos pecíolos remanescentes, bem como pelas folhas já mortas anteriormente.
A folhagem das espécies de traquicarpo em consideração é profundamente dividida em muitos segmentos distintos. A parte da frente tem uma cor verde escura, enquanto a parte de trás tem um revestimento prateado interessante. Durante o processo de floração, a espécie forma inflorescências racemosas. Eles têm flores perfumadas amareladas. É verdade que em casa o florescimento dessa palmeira é impossível.
Wagner
Trachikarpus Wagner (Wagnerianus) na Rússia não ganhou popularidade notável. A espécie é mais procurada na China e no Japão. É aqui que a cultura é cultivada com mais frequência. Em seu ambiente natural, a planta em questão é capaz de desenvolver-se a uma altura impressionante de 7 m. A árvore é lindamente coberta por lâminas de folhas verdes escuras de alta densidade, localizadas nos mesmos pecíolos densos.
A palma Wagner apresenta uma resistência impressionante a rajadas de vento fortes e também a baixas temperaturas.
Alto
O tipo especificado de bela palmeira difere de todas as outras variedades por demonstrar a máxima resistência à influência da geada. A planta é bem cultivada em uma grande variedade de países. A metade inferior do tronco é grande, coberta por escamas características. As placas foliares da cultura desenvolvem-se bastante densas, cobertas por uma floração de tonalidade azulada. Na natureza, a altura de tal palmeira pode chegar a 16 m. Se a árvore for cultivada em casa, sua altura não atingirá mais de 3 m.
Martius
Esta bela palmeira é termofílica. Seu tronco está praticamente nu, não coberto de nada. A planta produz folhas espessas, cortadas em um grande número de segmentos. Seu número pode variar de 60 a 70. Em locais com clima quente e ameno, Martius trachycarpus pode ser cultivado em um jardim bem cuidado.
Anão
Uma das variedades mais interessantes e incomuns da planta em questão. O traquicarpo anão tem um sistema de raízes capaz de romper até as camadas mais profundas do solo. Nesse caso, o parâmetro da altura da cultura geralmente não é mais do que meio metro. Há uma floração azulada clara na superfície das placas das folhas arredondadas em forma de leque.
Dois segmentos
Este tipo de palmeira é muito popular entre os produtores de flores. A altura de um traquicarpo de dois segmentos geralmente é de até 250 cm. Em diâmetro, a planta é caracterizada por parâmetros de 20-25 cm. Na metade superior do tronco, recoberta por estacas de placas de folhas mortas, pode haver 12-15 folhas em leque de grande porte com dissecção até a raiz. base.
Aterrissagem
O plantio do traquicarpo deve ser realizado de acordo com certas regras para que a árvore crie raízes no seu lugar e se desenvolva de forma saudável. Considere as principais características do plantio dessa cultura atraente.
- Quase qualquer tipo de mistura de solo será perfeita para o plantio de uma bela palmeira. Pode ser ácido e neutro. É desejável que húmus, turfa, areia de rio e composto estejam presentes em seu conteúdo. Todos os componentes devem estar em proporções iguais. Você pode comprar solo de palma especializado no ponto de venda. Além disso, é importante fornecer uma boa drenagem, o que permitirá que a umidade e o ar passem sem problemas.
- A palma deve ser plantada em temperaturas ideais. No verão, a planta se sentirá bem no contexto de valores de temperatura de + 20-25 graus Celsius. O frio do outono não será terrível para a palmeira, mas no inverno é aconselhável garantir as condições de casa mais confortáveis para o plantio.
- O plantio de sementes para germinar a cultura em questão é recomendado em janeiro-fevereiro. Deve-se ter em mente que pode ser difícil encontrá-los à venda.
- As mudas são plantadas em copos especiais separados, que já estão cheios com uma mistura de solo adequada. De cima, os recipientes são cobertos com uma película transparente ou vidro.
- Os primeiros rebentos podem surgir em 1-2 meses. Para que possam crescer sem problemas, devem ser colocados em um local bem iluminado com indicadores de temperatura confortáveis (20-22 graus Celsius).
- Se, após o plantio, as mudas forem bem cuidadas, no final do primeiro ano elas liberarão até 5 lâminas foliares. Eles começarão a se dividir em segmentos separados no estágio de formação de placas de 5-7.
Cuidado
Como qualquer outra planta, o traquicarpo precisa de cuidados adequados e regulares.A planta precisa de rega oportuna, poda competente e precisa, bem como adubo superior. Os transplantes subsequentes também são realizados de acordo com certas regras.
Rega
A planta deve ser regada adequadamente para que cresça bonita e saudável. Trachikarpus precisa de irrigação rara e moderada. O cultivador de flores deve sempre monitorar as condições do solo em que a planta está localizada. Se secou por 20-30 mm, então é necessário regar a plantação. No entanto, o excesso de umidade deve ser evitado, pois isso pode levar à inevitável podridão da raiz. É muito útil banhar a cultura com um banho quente. Este procedimento é realizado uma vez por semana.
Porém, deve-se lembrar que o solo localizado no recipiente deve ser protegido do contato com o líquido durante tais operações. É melhor embrulhar o recipiente com um oleado ou algum filme adequado. No inverno e no final do outono, a planta pode nem ser banhada. Basta limpar suavemente as lâminas das folhas com um pano úmido ou esponja. Não é mais necessário usar um borrifador.
Se a umidade da sala for muito baixa, alguns recipientes com água podem ser colocados ao lado das plantas. Ele precisará ser adicionado constantemente.
Poda
A planta certamente precisará de uma poda correta e precisa. Se você deseja que a palmeira tenha uma aparência espetacular e bem cuidada, não pode negligenciar esse procedimento. A poda deve ser regular. Ao mesmo tempo, todas as folhas mortas ou caídas ou espécimes danificados são removidos. Mas uma nuance importante deve ser levada em consideração: as folhas que começaram a amarelar não precisam ser podadas. A palmeira ainda será capaz de absorver os nutrientes de que precisa. Isso também se aplica às folhas que adquiriram uma tonalidade marrom.
Brotos que crescem nas laterais, faz sentido deixá-los em seus lugares somente se no futuro o jardineiro quiser propagar o traquicarpo por meio de uma técnica vegetativa.
Top curativo
Ao contrário de muitas outras culturas domésticas com flores, o traquicarpo requer doses muito pequenas de fertilizante. É por isso que, ao usar os medicamentos mais comuns, é importante reduzir sua concentração pela metade. A palmeira pode ser alimentada com minerais especiais e compostos complexos.
Eles são adicionados conforme indicado nas instruções da embalagem. Num contexto de crescimento ativo, tais misturas são aplicadas a cada 18-20 dias. É melhor adicionar os curativos considerados de meados da primavera aos últimos dias de agosto. Os fertilizantes são geralmente aplicados ao mesmo tempo que a rega.
Transferir
Você pode transplantar uma bela planta quando surgir a necessidade. Estamos falando sobre o tempo em que o sistema radicular da palmeira não terá espaço livre suficiente no recipiente. Normalmente, nesses momentos, as raízes começam a romper os orifícios de drenagem. Normalmente, os arbustos jovens requerem transplantes periódicos: cerca de 1 vez por ano. Espécimes mais maduros são transferidos com o máximo cuidado para outros reservatórios uma vez a cada 3 ou 4 anos. Talhões antigos e muito grandes podem ser seriamente danificados durante o replantio, portanto, é melhor não expô-los a esse risco. Basta trocar a camada superior da mistura de solo (cerca de 50 cm) por uma nova.
Como a planta tem raízes bastante vulneráveis, geralmente é transplantada por transferência. Essa tecnologia agrícola é relevante para a movimentação de safras em campo aberto ou em casa. Nesse caso, é necessário deixar mais mistura de solo nos rizomas. Algumas semanas antes do transplante, qualquer mistura de solo precisará ser desinfetada com uma solução de permanganato de potássio. O cozimento no forno é aceitável. Se a cultura for transplantada para outro recipiente, uma drenagem densa deverá ser colocada em seu fundo. A cultura é transplantada junto com o torrão de terra tão cuidadosamente quanto possível.
A palmeira é bem regada, rearranjada em local sombreado após a finalização de todos os procedimentos.
Reprodução
Você mesmo pode propagar uma bela palmeira. Não há nada difícil em realizar tais operações. Trachikarpus pode ser propagado por meio de mudas comuns, bem como brotos. Se o método usando processos foi escolhido, então você precisará cortar o número necessário deles (o diâmetro permitido é de pelo menos 7 cm). Todas as folhas são removidas deles. Depois disso, os brotos são plantados em uma combinação de perlita e areia. As zonas de corte são tratadas com fungicidas ou uma solução leve de permanganato de potássio.
É necessário cultivar palmeiras a partir de brotos em temperaturas não inferiores a +27 graus Celsius. É desejável que os rebentos estejam parcialmente à sombra. Depois que os componentes do traquicarpo criaram raízes, as plantas podem ser movidas para tanques de tamanho adequado. Geralmente, leva pelo menos 6 meses para enraizar.
Doenças e pragas
Trachikarpus quase nunca fica doente. No entanto, podem faltar alguns elementos. Isso ficará visível visualmente.
- Se a planta sofre de falta de nitrogênio, então você notará que suas folhas ficam amarelas rapidamente e o crescimento para.
- A falta de potássio também afeta o estado da folhagem. As placas são cobertas com manchas laranja ou amarelas. As folhas velhas secam e enrolam. Logo a mesma coisa acontece com os elementos mais jovens.
- Se a planta carece de magnésio, a taxa de fotossíntese cai drasticamente. Por causa disso, as sombras brilhantes tornam-se pálidas e as folhas novas são muito diferentes em tamanho das antigas. A falta de magnésio também resulta em estrias secas nas bordas da folhagem. Eles aumentam de tamanho com o tempo.
- Se a folhagem ficou pálida, isso indica uma má absorção de ferro e manganês pela cultura. Este é um dos sintomas da clorose.
- Se houver excesso de flúor, a folhagem fica preta.
Na maioria das vezes, a palmeira sofre ataques de pragas como pulgões, cochonilhas e cochonilhas. Se os primeiros sinais do aparecimento desses parasitas forem percebidos, o tratamento imediato será necessário.
- O plantio infectado deve ser transferido para a zona de quarentena, protegendo-o de outras plantas.
- Você precisará coletar todas as plantações maduras. Você também precisará preparar algodão embebido em água com sabão.
- As plantas precisarão ser tratadas com um banho quente, envolvendo os recipientes com filme plástico. As palmas das mãos devem secar um pouco, após o que são tratadas com medicamentos adequados. Se ainda não houver muitas pragas, os remédios populares também ajudarão: uma solução de sabão verde, tabaco ou cinza. Se a infecção for generalizada, é melhor usar Fitoverm, Akarin ou Agravertin.
O comentário foi enviado com sucesso.