Características e cultivo da manjerona

Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Condições de cultivo
  5. Cuidado
  6. Doenças e pragas

A manjerona é uma especiaria mundialmente famosa por seu aroma. Sobre sua aparência, o que acontece, quais são as principais nuances de seu cultivo e cuidado, continue lendo.

O que é isso?

A manjerona é uma erva perene do gênero Origanum, a família Yasnotkov. Seus outros nomes são mardakush, bagunça, perfume, sulista, orégano de jardim.

Na Alemanha, as pessoas comuns o chamam de capim-salsicha. Traduzido do latim, origanum majorana significa “orégano grande”. A manjerona pode ser selvagem (folha) e jardim (floração).

Os tons das variedades de flores são rosa, branco, avermelhado, lilás-rosado. As flores são coletadas em inflorescências na forma de panículas ou meias panículas.

A manjerona frondosa é considerada uma planta perene selvagem. Pode ser cultivado como anual. Difere em hastes poderosas. O tipo de flor (jardim) é uma planta cultivada, tem menos folhas, mais panículas.

Dependendo da variedade, apresenta rebentos retos e ramificados. Sua altura varia de 20 a 50 cm, em alguns casos a planta chega a 70 cm de altura e seu caule é lenhoso na base.

As folhas, dependendo da variedade, apresentam não apenas diferentes tons de verde, mas também verde-azulado e até prateado. De cima, eles são cobertos com as mais finas vilosidades cinza ou uma camada prateada.

A forma das lâminas das folhas localizadas nas estacas é geralmente oblonga, ovóide. Às vezes, tem o formato de uma pá com a extremidade arredondada.

A manjerona é considerada uma erva medicinal, tem propriedades curativas. É usado no tratamento de várias doenças. Com os devidos cuidados, atinge uma altura de cerca de 1 m.

Variedades

Diversas variedades da planta picante são procuradas na horticultura. São ricos em óleos essenciais que atingem sua concentração máxima durante o período vegetativo. Saturado com vitaminas, macro, microelementos.

"Garden Baikal"

Esta variedade está incluída no Rosreestr da Rússia. É plantada em terreno aberto, é um arbusto perene. Ela cresce até meio metro de altura, tem um diâmetro de cerca de 40 cm.

Ereto, tem cerca de 20-50 hastes. Na faixa do meio, é cultivado como anual. A estação de crescimento é de 170-180 dias. Prefere solos férteis em áreas ensolaradas.

Especialmente produtivo, possui flores brancas e pequenas folhas verdes e lisas. Tem um aroma forte.

"Cretense"

Esta variedade é popular por seu sabor característico de limão. Difere em um tom rosado-lilás das flores. Eles são grandes e pendentes.

A variedade cretense tem folhas densas e azuladas. Sua altura varia de 30 cm a 1 m, os caules são poderosos, as folhas são arredondadas e apresentam pubescência prateada. As inflorescências estão escondidas sob as brácteas maiores de tom rosa esverdeado. Pedúnculos são flexíveis.

"Scandi"

Esta variedade pertence a grandes semi-arbustos semi-ramificados. Apresenta folhagem verde clara, botões esbranquiçados e aroma pronunciado. As folhas são ovais, verdes, sem flor de cera.

O período de maturação é de cerca de 4 meses. Cultivado para óleos essenciais. Atinge uma altura de 60 cm a 1 m, distingue-se pela forte ramificação, poder de rebentos. Possui flores brancas.

"Gourmet"

Esta variedade é muito procurada na culinária. A erva é utilizada na preparação de saladas, temperos, molhos, enchidos. A variedade é de alto rendimento e subdimensionada.

Difere em forma ovóide de placas de folhas verdes. A altura média nas regiões é de 20 cm, as folhas são densas, lisas, de cor verde brilhante. Recolhível dentro de 3 meses após o desembarque.

"Garrafa térmica"

"Garrafa térmica" refere-se a variedades de alimentos que gostam de luz, com cerca de 40 cm de altura. Tem grandes folhas verdes-azuis ou verdes-acinzentadas, numerosas pequenas flores brancas.

Os caules são poderosos, eretos e a folhagem baixa. O rendimento da vegetação é de 0,6-1 kg / m2. Variedade resistente à seca, planta de mel de final de verão. Cultivado como planta anual, possui um forte aroma picante.

Cultivado em mudas com 50-60 dias de idade. As mudas aparecem em 2-3 semanas em áreas bem aquecidas.

Aterrissagem

Cultivar grama em casa é fácil. A planta precisa de uma área bem iluminada e drenada. Pode ser cultivado a partir de sementes ou mudas.

A manjerona pode ser plantada em casa, no jardim ou em recipientes. A planta também é cultivada no peitoril de uma janela em vasos, usando suas verduras como tempero para diversos pratos.

No plantio em campo aberto, o solo é preparado preliminarmente. Para fazer isso, eles escavam ou aram o canteiro do jardim, saturando-o com fertilizante mineral.

Pouco antes do pouso, o nitrato de amônio é introduzido no solo a uma taxa de 0,15 kg por 1 m2. As sementes são misturadas com areia de rio peneirada. Depois disso, são semeados, aprofundando-se no solo em 1–2 cm.

O espaçamento entre linhas é de cerca de 70 cm. O tempo médio de crescimento é de cerca de 2 semanas em temperaturas de +12 a +15 graus. Nesta fase, os rebentos são desbastados em intervalos de 10 cm.

A planta pode ser propagada por estacas. Para isso, são utilizados arbustos de 3 e 5 anos de idade. Este método é considerado particularmente econômico.

Ao escolher um método de plantio de mudas, as sementes devem ser semeadas em solo preparado de 6 a 7 semanas antes do plantio em terreno aberto. Eles são enterrados não mais do que 3 mm, polvilhados no topo com solo através de uma peneira.

Além disso, eles mantêm condições confortáveis ​​para a germinação. Eles monitoram a manutenção do nível de umidade necessário. Não deixe o solo secar.

A época ideal para o plantio de sementes é abril. Antes da emergência, os recipientes são cobertos com filme plástico. Quando os primeiros brotos começam a ser vistos, ele é removido.

Se a manjerona for cultivada em um apartamento, prepare recipientes com um volume de 1,5 litros, um substrato que consome umidade consistindo em porções iguais de húmus, grama e areia. A drenagem é equipada com argila expandida ou cascalho. No fundo de cada panela deve haver pelo menos 2-3 orifícios para drenagem de água.

Em casa, a planta cultivada pode ser semeada em qualquer época do ano. No entanto, as safras da primavera e do início do verão são consideradas as mais lucrativas. Antes de plantar no solo, é necessário preparar a semente. Para isso, as sementes são embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso é feito para prevenir possíveis infecções fúngicas.

O uso de filme plástico acelera o tempo de germinação em uma vez e meia.

Após a retirada do material, os recipientes são colocados em local bem iluminado.

Condições de cultivo

O cultivo da manjerona depende da observância das regras básicas de temperatura, iluminação e níveis de umidade. A planta reage a quaisquer condições desconfortáveis.

Ao cultivar mudas, uma escolha é feita em tempo hábil. Isso é feito na fase em que as mudas terão o primeiro par de folhas verdadeiras. A distância entre eles deve ser de pelo menos 5 cm.

Em terreno aberto, as mudas são colocadas somente após o estabelecimento do clima quente. Se as geadas ainda forem possíveis na região, a planta vai morrer. A manjerona cria raízes bem em um novo lugar. Deve ser bem aquecido e iluminado. O sombreamento reduz não só o rendimento, mas também o aroma da colheita.

O tipo de solo pode ser leve, médio-calcário, abastecido com adubo orgânico. As condições ideais são solo ligeiramente ácido ou neutro com húmus.

É melhor plantar manjerona no jardim onde costumavam crescer batatas, repolho, cebola, feijão, ervilha, tomate. Na primavera, você pode fertilizar o local com nitrato de amônio.A manjerona responde à alimentação.

Em climas frios, a manjerona cresce em uma estufa. Apesar de sua despretensão, é vulnerável à geada. Bem cultivada, floresce em média cerca de dois meses.

É mais fácil cultivar um tipo de planta de jardim. Seus brotos crescem mais rápido, amadurecem mais cedo e podem ser usados ​​para cozinhar. Ele contém muitas vitaminas. O melhor tipo de pouso em um local permanente é em linha, com distância suficiente um do outro.

Temperatura

A manjerona é uma planta termofílica. As mudas se sentem bem em temperaturas de +20 a +25 graus. Cresce bem no país em temperaturas de +15 a +20 graus. O indicador noturno pode cair para +14 graus.

Quando a temperatura cai para -2 graus, as mudas morrem. Com valores positivos baixos, seu crescimento para, a manjerona cai em um estado de opressão. Se a temperatura estiver muito alta, os brotos esticam e depois secam. Se for ideal, os arbustos tornam-se densos e achatados.

O crescimento da massa verde pára a uma temperatura de +10 graus. As primeiras geadas de outono são destrutivas, então você precisa coletar verduras e flores com antecedência.

Iluminação

É importante fazer o plantio em uma área bem iluminada e protegida de correntes de ar. É bastante exuberante e denso, a distância entre os arbustos deve ser suficiente para receber a luz solar.

Você não precisa cultivar mais do que 6 arbustos por 1 m2. A manjerona é plantada em local permanente no final de maio. Neste momento, as mudas já têm 5-6 folhas verdadeiras. Quando cultivadas em um apartamento ou estufa sem luz, são utilizadas lâmpadas fluorescentes. Se a manjerona crescer no peitoril de uma janela, é melhor mover o vaso para uma janela voltada para o sul.

Umidade

A manjerona é uma planta que adora umidade. Deve ser regado regularmente e com freqüência. É melhor hidratar os rebentos de manhã ou após o pôr-do-sol. Para regar as mudas, você precisa usar água morna aquecida ao sol.

Em meados do verão, a frequência e o volume da irrigação são reduzidos. A necessidade de umidade é sinalizada por um solo seco. Após o umedecimento, a zona radicular é afrouxada. Não espere até que o solo esteja muito seco.

Ao regar plantas cultivadas em um peitoril de janela, antes do procedimento, você deve primeiro defender a água. Ele contém cloro, que destrói a planta, afeta negativamente o seu crescimento. Não despeje água enferrujada na manjerona.

Cuidado

O cuidado da manjerona consiste em regar, remover ervas daninhas e soltar a terra no jardim ou no jardim da casa de verão. Nos primeiros dias após o transplante para um local permanente, você precisa proteger a planta da luz solar direta. Não plante brotos no calor: isso aumentará o período de enraizamento.

Aproximadamente 3 semanas após o plantio das mudas em local permanente, é necessário alimentar a cultura com um complexo de fertilizantes. O sal de potássio, a uréia e o superfosfato devem ser adicionados ao solo.

Isso é suficiente para o crescimento e desenvolvimento confortável da manjerona. No entanto, alguns jardineiros alimentam a plantação duas vezes no verão, usando fertilizantes minerais.

Se o solo for pobre, a frequência de fertilização aumenta. Antes da floração, você pode fertilizar a planta com "Kemira" ou cinza de madeira. Não alimente com uma solução excessivamente concentrada: isso pode causar queimaduras graves. Não exceda a dosagem do fertilizante selecionado.

Ao usar preparações especiais, eles são criados de acordo com as instruções da embalagem. Se uma planta é fertilizada com um complexo mineral, ele deve ser alternado com matéria orgânica.

Para obter um maior volume de vegetação, os pedúnculos são cortados antes da estação de crescimento. Se desejar, você pode esperar até que as flores perfumadas apareçam.

Isso é exatamente o que os jardineiros fazem quando usam flores para fins médicos e culinários. A primeira safra pode ser colhida no final de julho. Os verdes são cortados pela segunda vez no final de agosto - início de setembro.

Doenças e pragas

Muitas vezes, as doenças que uma cultura encontra podem ser curadas desde o início. Os ataques de pragas enfraquecem a manjerona. Quanto mais tarde a doença for detectada, maior será o tempo de reabilitação após o tratamento.

O problema mais comum para as plantas jovens é a Alternaria. A doença pode ser detectada interrompendo o crescimento de arbustos e o aparecimento de manchas nas placas das folhas. As principais causas da Alternaria são a umidade e o espessamento do plantio. Para resolver o problema, a manjerona é tratada com uma preparação fungicida.

Uma das doenças é a podridão das raízes. Normalmente ocorre devido ao encharcamento sistemático do solo na zona da raiz. Isso pode ocorrer devido à falta de um sistema de drenagem ou um regime de irrigação incorreto. Para guardar as plantas, é necessário colocá-las em outro lugar, levemente umedecido.

Às vezes, os jardineiros notam que as folhas inferiores da manjerona morrem. Isso se deve à falta de umidade. Molhar sozinho não vai dar certo. Para restaurar a saúde, você terá que adicionar fertilização com nitrogênio ao solo. Se o volume da folhagem morta for grande, os caules nus são completamente cortados.

Apesar do forte aroma picante, a planta é atacada por parasitas nocivos. Um dos malfeitores irritantes é o ácaro-aranha. Alimenta-se da seiva das folhas, que esgota todo o arbusto. Os sinais característicos da sua permanência são a presença de teias de aranha, o ressecamento e o esgotamento da massa verde, o seu amarelecimento e descamação.

Para se livrar de pequenos parasitas, você precisa usar um medicamento especial - o acaricida. O uso de agentes inseticidas convencionais no combate aos ácaros aranha é ineficaz. Você pode tratar o mato com Actellik. Para esquecer o ácaro-aranha para sempre, a ação é repetida cerca de 10 dias após o primeiro procedimento.

Pulgões também pertencem aos amantes do suco das folhas de manjerona. Ele se instala no fundo das placas de folhas, faz pequenos orifícios nelas e extrai todo o suco.

Os sintomas da doença são expressos na forma de secura, deformação, ondulação das folhas. Além disso, os pulgões produzem um líquido pegajoso. Se a lesão for pequena, o tratamento da planta com uma solução de sabão em pó ajuda.

Se a colônia for muito grande, você terá que usar um inseticida. Aktara vai servir. Este produto é inodoro e tem um efeito protetor de longa duração. Ocasionalmente, a planta é afetada pela traça da manjerona. O parasita se alimenta de folhas. Para se livrar dele, você precisa pulverizar a planta e o solo sob ela com um inseticida.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário