Tudo sobre o cultivo de abelia

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Uso em paisagismo

Um jardim florido, deliciando-se com cores vivas e fragrâncias durante quase todo o verão, é o sonho de qualquer proprietário de um terreno particular. Este sonho pode ser realizado com bastante facilidade - basta pousar a bela Abelia no território. Esta espetacular planta perene é muito apreciada por jardineiros e paisagistas por seu efeito decorativo insuperável, bem como por sua floração abundante e longa.

Descrição

O gênero Abelia é um membro da família das madressilvas e tem cerca de 30 (de acordo com outras fontes, 35) variedades de arbustos compactos de crescimento lento que crescem na natureza no leste e sudeste da Ásia, México e sul da América do Norte. No território da Rússia, a planta é encontrada no sul do Território de Primorsky.

Dependendo da espécie e das características varietais, a altura da abélia pode variar de 0,5 a 2,5 m. As dimensões dos indivíduos vigorosos representantes do gênero podem chegar a 5-6 metros.

Os representantes do gênero Abelia são arbustos floridos com uma copa exuberante, bem ramificada e extensa. O diâmetro da copa na maioria das espécies varia de 1 a 2,5 m. Os ramos do arbusto são flexíveis, finos, direcionados para cima (em arbustos altos, eles são direcionados para baixo). As folhas são geralmente brilhantes, verde-escuras ou claras, pontiagudas ou ovóides, com pequenas bordas recortadas. As formas perenes e decíduas são encontradas no gênero. E também há representantes de formas variadas (variegadas).

Abelia floresce no início de junho, floresce em setembro-outubro. Durante a floração, a copa do arbusto é decorada com numerosas flores afuniladas ou tubulares de aroma forte, muito agradável e delicado.

A cor das flores depende das características da espécie (varietal) da planta. A paleta de cores varia de branco, rosa cremoso e vermelho rosa a lilás claro e roxo claro. Algumas variedades de abelia mantêm seu efeito decorativo após a floração devido às sépalas vermelhas e marrom-avermelhadas que permanecem em seus ramos.

Entre os jardineiros, o arbusto descrito é valorizado não só por seu impressionante efeito decorativo, mas também por sua relativa despretensão.

Alguns representantes do gênero Abelia, apesar de sua origem exótica, são capazes de suportar facilmente quedas de temperatura e ondas de frio significativas.

Tipos e variedades

Além de espécies silvestres e cultivadas de abelia, também existem híbridos criados por criadores. Abaixo estão os nomes das variedades mais populares de abélias decorativas, populares entre os jardineiros e paisagistas.

Flor grande

Flor grande, ou Abelia grandiflora, é uma variedade híbrida de Abelia obtida pelo cruzamento das espécies Abelia chinensis e Abelia uniflora. Uma planta adulta é um arbusto forte e bem ramificado de até 2 metros de altura. As folhas são elípticas, verde-esmeralda, com uma superfície externa brilhante. As flores são em forma de sino, cinco pétalas, brancas com um tom rosa, reunidas em pequenas panículas bem cuidadas.

Uma das variedades relativamente novas de abelia de flores grandes é a Caleidoscópio. Abelia "Caleidoscópio" - variegado (variegado), é um arbusto baixo exuberante com graciosos brotos para cima. A cor das folhas da planta muda com o tempo de verde claro para amarelo dourado e roxo.As flores são grandes, em forma de funil, brancas ou branco-creme.

coreano

Uma espécie encontrada no território da Rússia no Território de Primorsky. Um arbusto adulto atinge uma altura de 1,7-2 m, distingue-se por um esplendor e copa extensa. O diâmetro da bucha também pode ser de 1,5-2 metros ou mais. As folhas são pontiagudas de formato oval, com pequenos serrilhados nas bordas, de cor verde escura. Os ramos são finos, direcionados para cima. As flores são rosa-brancas, pequenas, unidas em panículas soltas.

chinês

Esta espécie é onipresente em Taiwan, Japão e China. É um arbusto compacto de folha caduca com uma copa poderosa e ramificada. Os ramos são finos, flexíveis, cobertos com casca marrom-avermelhada. As flores são pequenas, brancas, em forma de funil.

Vale ressaltar que a folhagem da Abelia desta espécie, no final da estação de crescimento, muda de sua cor verde original para vermelho púrpura (a espécie é representada por formas caducas).

Schumann

Uma variedade decídua de Abelia que floresce na maior parte do verão. Com muito cuidado, a altura do mato pode chegar a 2 metros ou mais. Não tolera mudanças bruscas de temperatura e ondas de frio prolongadas, portanto, a planta é recomendada para o cultivo em casa - estufas e estufas aquecidas. A floração é abundante e duradoura. As flores são pequenas, numerosas, lilases rosadas ou lilases claras.

Florescendo profusamente

Uma variedade espetacular de abelia perene com uma coroa graciosa e muito ampla. Os ramos são finos, para baixo, avermelhado claro ou marrom avermelhado claro. As folhas são brilhantes, lanceoladas, pontiagudas, de cor verde rica. A floração desta espécie de Abelia começa em maio e dura quase até meados do outono. Durante este período, a planta é coberta por um grande número de flores perfumadas em formato de funil rosa pálido ou rosa escuro.

Mosanskaya

Abelia de floração precoce resistente ao frio. É um arbusto baixo e extenso com cerca de 1,5 m de altura. As folhas são verde-escuras, pontiagudas, brilhantes. As flores são grandes, em forma de funil, de cor branca ou creme. O aroma a flores é intenso, com notas pronunciadas de jasmim e jacinto.

Aterrissagem

O arbusto é plantado em áreas bem iluminadas ou mal sombreadas, protegidas do vento e das correntes de ar. O solo no local do plantio deve ser solto, fértil e bem drenado.

O tamanho da cova de plantio deve exceder ligeiramente o diâmetro da raiz da muda. Uma camada de drenagem (pedra triturada, tijolo quebrado, argila expandida) deve ser colocada no fundo do poço. Ao plantar arbustos em um local com solo argiloso pesado, areia grossa de rio é adicionalmente introduzida na cova de plantio.

A planta é plantada por transbordo, junto com um pedaço de terra nas raízes. Uma muda colocada em uma cova é cuidadosamente coberta por todos os lados com solo de jardim solto misturado com húmus e turfa.

Após o plantio, o círculo do tronco é coberto com serragem ou húmus.

Cuidado

As regras para cuidar de Abélia cultivada em campo aberto e em casa (jardins de inverno, mini-estufas internas) são praticamente as mesmas. A seguir estão os tratamentos básicos que esta planta precisa.

Top curativo

Recomenda-se alimentar Abelia 2-3 vezes durante a estação de crescimento. Para adubo de cobertura, é aconselhável o uso de fertilizantes complexos para arbustos ornamentais - hortênsias, rododendros.

No início e no final da estação de cultivo, os arbustos que crescem em campo aberto são fertilizados com húmus ou composto, aplicando-se o revestimento do tronco e misturando-o com o solo.

Rega

Abelia não é considerada uma planta que ama a umidade que precisa de rega frequente. As únicas exceções são as plantas jovens e com flores. Durante o período de crescimento ativo ou floração, os arbustos são regados cerca de 1 a 2 vezes por semana. A mesma quantidade de rega é recomendada para estações quentes e secas.Em outros casos, as plantas são regadas 2 a 3 vezes por mês.

Poda

Este procedimento é recomendado em fevereiro-março em relação às formas caducas e após a floração - em relação às formas perenes. Recomenda-se que os arbustos que crescem em casa sejam podados no final do inverno.

Durante a poda, os rebentos excessivamente alongados, bem como doentes, fracos ou danificados são removidos em um terço ou metade do comprimento. Para que a planta desenvolva uma copa exuberante, também é recomendável aparar levemente as pontas dos brotos. Este procedimento irá estimular o desenvolvimento de brotos adventícios (laterais), o que contribui para o crescimento de uma copa volumosa.

Os arbustos velhos que crescem em campo aberto são rejuvenescidos com a poda cardinal, que é realizada nos últimos dias de fevereiro.

Durante o procedimento, todos os brotos são encurtados com um instrumento estéril, deixando cerca de 30-50 centímetros de cada um, contando a partir da superfície da terra.

Transferir

Recomenda-se que as abélias cultivadas em casa sejam replantadas a cada 2-3 anos com uma substituição completa da mistura de solo. Os arbustos cultivados em campo aberto, sem necessidade urgente, via de regra, não são transplantados. Se tal necessidade surgir, o transplante é realizado da mesma forma que no caso de outras plantas ornamentais:

  • o arbusto é escavado em torno da circunferência, recuando 20-40 centímetros da coroa;
  • com uma pá de baioneta afiada, aprofunde cuidadosamente a trincheira resultante ao longo de todo o seu comprimento.

Simultaneamente com a escavação no arbusto, eles removem as raízes que aparecem - isso permitirá que você extraia a planta com o mínimo de esforço. A seguir, a baioneta da pá é enterrada sob a parte central do arbusto e, usando-a como alavanca, com solavancos rítmicos mas cuidadosos, retiram o arbusto do solo.

No futuro, o arbusto extraído é plantado em um novo local da maneira usual.

Doenças e pragas

Com mudanças repentinas na temperatura do ar, rega excessivamente abundante e espessamento dos brotos, Abelia pode se tornar uma vítima do oídio. Esta doença fúngica faz-se sentir pelo aparecimento nas folhas da planta de manchas brancas sujas e, posteriormente, manchas cinzentas e castanhas. Fungicidas - "Fundazol", "Vectra", "Fufanon" podem combater eficazmente a doença. As mesmas drogas são usadas para várias podridões que se desenvolvem como resultado de inundação da planta ou alagamento do solo.

Pulgões e ácaros são parasitas minúsculos, mas perigosos, que afetam mais comumente arbustos. Em ambos os casos, a planta afetada começa a ficar para trás no desenvolvimento, seca e perde folhagem. Na maioria dos casos, os pulgões podem ser identificados por conta própria - geralmente suas colônias se acumulam no lado sujo das folhas. A invasão de um ácaro-aranha pode ser avaliada pelos acúmulos esbranquiçados ou cinza de teias de aranha nas folhas e nos brotos da planta. Para a destruição de parasitas, são usados ​​poderosos inseticidas e insectoacaricidas - "Aktara", "Fitoverm".

Reprodução

Idealmente para a reprodução de abelia, seus brotos de raiz são adequados. Para obter uma nova geração de arbustos, os brotos são desenterrados no início da primavera, capturando parte da raiz-mãe, e transplantados para um local permanente. Enquanto as plantas jovens criam raízes em um novo lugar, elas são protegidas do sol forte, do vento e do frio. Você pode criar essa proteção usando fibra agrícola.

Um bom resultado pode ser obtido por estacas - método em que a abelia é propagada por fragmentos semilignificados de brotos. Neste caso, o material de plantio é colhido no final do verão - início do outono, quando a planta está murcha. Além disso, o enraizamento das estacas é realizado em miniestufas com solo fértil solto.

Uso em paisagismo

Paisagistas normalmente usam abelia para decorar áreas de lazer em seus jardins de quintal. Blooming Abelia parece perfeita como uma cerca viva, emoldurando não apenas as áreas de recreação, mas também os limites do local.

Usando a abélia como elemento de uma sebe, deve-se levar em consideração o diâmetro de sua copa na idade adulta.

Com este parâmetro em mente, é necessário plantar a planta durante o plantio a uma distância de pelo menos 2-3 metros dos espaços verdes adjacentes.

Abelia parece muito impressionante em uma vizinhança do grupo com outros arbustos perfumados e lindamente floridos e plantas de tecelagem - hortênsia, madressilva, clematis. Nas proximidades, em primeiro plano, plantas decorativas menores e flores perenes costumam ser plantadas - malmequeres, calêndulas, margaridas anãs, nemophila, gypsophila, miosótis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário