Tudo sobre a estrelitzia real

Contente
  1. Descrição da flor
  2. Variedades e híbridos
  3. Condições de cultivo
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Royal Strelitzia é uma das flores mais bonitas e é perfeitamente possível cultivá-la em casa. Esta cultura vai se tornar a verdadeira decoração de uma sala ou estufa, pois parece incrivelmente decorativa, lembrando um pássaro colorido de países tropicais.

Descrição da flor

Strelitzia pertence à família Strelitziaceae, e no momento apenas 5 espécies desta planta são conhecidas. Todos eles crescem no clima quente da África do Sul. Na Europa, eles aprenderam sobre a "ave do paraíso" no século XVIII. Então os britânicos vieram para a África e viram esta flor maravilhosa. Strelitzia foi batizada em homenagem à esposa do rei que governava naquela época. Desde então, a planta se espalhou pelo mundo e se enraizou em um clima muito diferente de seu habitat natural.

Strelitzia royal é uma cultura de longo prazo. Na natureza, sua altura pode ser de 2 ou mais metros (até 9), mas nos apartamentos geralmente não ultrapassa um ano e meio. A folhagem é perene, com uma ligeira tonalidade azulada. É bastante coriáceo, longo, localizado em um pecíolo forte e oblongo. No verso, grandes manchas rosa são visíveis. A folhagem cresce diretamente da base da raiz, em forma de rosetas. A raiz é muito forte, em forma de bastão, bem ancorada no solo. A cultura não tem caule. A inflorescência da planta é muito semelhante a um pássaro congelado em vôo. Tem uma cor bastante viva: o laranja e o azul vivo estão efetivamente interligados. Às vezes, também há flores amarelo-azuladas. Pedúnculos são altos.

Deve-se notar que apenas as plantas adultas florescem. Este período é longo e os pedúnculos podem ser formados alternadamente. Um arbusto pode liberar até sete deles.

Variedades e híbridos

Existem algumas variedades de Strelitzia Regina, uma vez que os criadores propositalmente não trabalham com a cultura. No entanto, a planta está sendo estudada em um dos jardins botânicos sul-africanos. Graças a um programa especial, os cientistas conseguiram obter várias variações híbridas:

  • Mandelaz Gold é uma cultura de folha larga com brácteas amarelas;
  • anão F3 com brácteas vermelhas;
  • o usual F3, caracterizado pela presença de pedúnculos alongados;
  • subespécie com brácteas de tons roxos suculentos.

Quanto às variedades usuais, até agora os cientistas conhecem apenas uma, é chamada de "Citrina". Esta é uma forma bastante antiga com flores amarelas.

Condições de cultivo

Não é difícil cultivar Strelitzia Regina em casa. Mas certas nuances ainda valem a pena ser consideradas.

Localização

Você pode cultivar strelitzia em vasos ou vasos de flores. Ambas as opções precisam de muita luz solar. Para vasos pequenos com plantas jovens, escolha o lado leste ou oeste e coloque os grandes de forma que as folhas fiquem acima do parapeito da janela. Vale ressaltar que Strelitzia Regina prefere luz forte pela manhã e à noite, mas à tarde, quando o sol está agressivo, deve ser difusa.

Os vasos de plantas devem ser ventilados, especialmente na primavera e no verão. Se houver um jardim, ótimo. Você pode levar a cultura lá, até deixando para o dia todo. Na ausência de um terreno, você pode usar uma varanda ou loggia. Também vale a pena considerar os parâmetros de temperatura do local onde a estrelitzia cresce. Na primavera deve ser de 20-22 graus, no verão - até 35, no outono eles voltam às taxas de primavera. No inverno, uma temperatura de 12-16 graus é permitida.

O solo

Na natureza, Strelitzia prefere áreas úmidas.Esta flor tropical pode frequentemente ser encontrada perto de corpos d'água, onde se esconde do calor nas copas das árvores gigantes. Em casa, a cultura precisa de um solo solto e nutritivo com acidez neutra. Nas lojas, ele recebe o nome de "Solo para plantações de flores decorativas". Você mesmo pode fazer a terra, sua composição:

  • relva - 1 parte;
  • folha de terreno - 1 parte;
  • húmus - 2 partes;
  • composto -2 partes;
  • areia - 0,5 ou 1 parte.

Não se esqueça de que o solo de fabricação própria deve ser desinfetado antes do uso.

Aterrissagem

É melhor plantar estrelitzia com sementes. Mas é importante comprá-los de um bom fabricante, pois o prazo de validade não passa de 90 dias. As sementes adquiridas precisam de molho. Eles ficam imersos por 24 horas em um recipiente com água, que tem temperatura de 40 graus. É importante tentar manter esses parâmetros. Em seguida, eles pegam pequenos copos de plástico, fazem furos no fundo. Adormecer 1/3 do substrato, regar com água a ferver e esperar que arrefeça. A seguir, uma camada de areia de dois centímetros é colocada nos copos e as sementes são espalhadas sobre ela, quase sem aprofundar. Eles são levados para um local bem iluminado, onde a temperatura do ar será de + 22-25 graus. Cubra com vidro ou papel alumínio. Eles cuidam da norma, regando e arejando conforme necessário. Quando as mudas ficam fortes, elas são transferidas para pequenos vasos.

Separadamente, deve ser dito sobre o transplante de plantas. Costuma-se fazê-lo uma vez a cada 3 anos, não com mais frequência, pois a estrelitzia não a tolera bem. As etapas de trabalho serão as seguintes:

  • escolha um recipiente com paredes altas (em termos de volume, deve ser maior do que aquele onde estavam as flores);
  • lavar bem, desinfetar, drenar o fundo;
  • cobrir a drenagem com solo (uma camada fina);
  • retire com cuidado a planta do recipiente anterior, inclinando-a (não dá para desmontar o pedaço de terra);
  • coloque a flor em um vaso novo, cubra as laterais com terra;
  • quando o recipiente está cheio, a planta é regada.

Rega

O crescimento ativo e a floração da strelitzia royal ocorrem do início da primavera a setembro. Durante este período, deve ser regado regularmente, tendo em atenção os parâmetros de temperatura do apartamento. Quando a camada superior do solo seca, a flor é irrigada com água morna. É importante lembrar que apenas a camada superior pode estar seca, mas nem toda a terra do vaso pode estar seca. A falta de umidade atrasa muito a floração. Você precisa regar a strelitzia com água morna, de preferência da chuva, mas também pode da torneira, o principal é defendê-la por vários dias ao sol. A rega é praticada por jardineiros experientes. Isso significa que a panela é colocada em um recipiente ou bandeja com água. A duração dessa rega é de 1 hora, durante a qual a flor levará exatamente o quanto precisa. O excesso deve ser drenado.

Importante: no período outono-inverno, a planta repousa, não necessitando de regas frequentes. Pode ser hidratado a cada 14 dias. Durante este período, o solo no vaso seca completamente, mas ao contrário do verão, isso não representa nenhum perigo. Pelo contrário, garante uma floração mais bonita no futuro. Também vale a pena prestar atenção à umidade total do ar. Um hóspede tropical prefere parâmetros altos - pelo menos 75%. A maneira mais fácil de fornecê-los é comprar um umidificador que também seja útil para as pessoas. Se você não tiver esse dispositivo e não quiser comprá-lo, pode fazer de outra forma:

  • borrife regularmente as folhas com água morna (você não pode borrifar as flores);
  • colocar a planta em um palete úmido ou pedras úmidas, musgo;
  • coloque um prato com água ao lado da panela.

Todas essas dicas são relevantes para a primavera e o verão. Se for inverno lá fora, os vasos de flores devem ser colocados longe da bateria e limpe a folhagem com um pano úmido a cada dois dias.

Top curativo

Quando a planta está na estação de crescimento, ela deve ser alimentada. Isso geralmente é feito a cada 14 dias. Existem duas opções de como fertilizar uma cultura. O primeiro é a alternância de minerais e orgânicos.Como originalmente nomeados, eles tomam compostos de fósforo-potássio, como o segundo - cinzas, infusões de ervas, cascas de ovos. A segunda opção é comprar misturas em uma floricultura. Isso é muito mais fácil, pois os especialistas já adicionaram tudo o que uma flor pode precisar para este enfeite de topo.

Poda

Não há necessidade de formar estrelitzia, pois faltam brotos centrais. Conseqüentemente, o corte de modelagem não é executado. Mas o sanitário - sim. Se alguma folha nas raízes estiver seca, letárgica, doente ou morrendo, ela pode ser removida. Isso geralmente tornará a planta mais saudável e exuberante.

Reprodução

Strelitzia royal é propagada por três métodos: semente, divisão do arbusto e processos laterais. Discutimos a primeira técnica acima. Porém, há uma nuance aqui, ela deve ser estudada por quem não quer comprar sementes, mas sim coletá-las por conta própria. Isso só é possível com polinização artificial. É realizado quando o botão se abre. Com um osso limpo, uma flor é retirada e o pólen é transferido para outra. Só então as vagens das sementes amadurecerão. Na natureza, o papel do polinizador é desempenhado por um pássaro especial - o pássaro solar.

Agora vamos ver como colocar em prática os dois métodos a seguir.

  • Divisão do mato. Este processo deve ser realizado somente após o florescimento da planta. O primeiro passo é preparar recipientes com substrato nutritivo. O diâmetro do contêiner é de 0,2 metros. O solo está umedecido. Em seguida, eles cuidadosamente puxam a planta para fora do vaso, dividem-na em alças. Cada saída deve ter 2 pontos de crescimento. Após meia hora de secagem, são colocados em potes. Você pode regar uma nova planta pela primeira vez após 14 dias.
  • Processos laterais. De vez em quando, a estrelitzia adquire processos laterais fortes. Eles podem ser usados ​​para reprodução. Os brotos são cuidadosamente cortados da planta-mãe, colocados em vasos com solo nutritivo. Eles são colocados em uma sala quente com uma temperatura de 22-24 graus. Eles são cortejados da maneira usual. Essa flor desabrochará, no entanto, não logo (em média, após 3 anos).

Doenças e pragas

Strelitzia raramente fica doente e esta é sua grande vantagem. Porém, com cuidado impróprio, os seguintes problemas podem surgir.

  • Manchas pretas na folhagem. Aqui, a razão está na umidade excessiva. Provavelmente, as plantas estão doentes com podridão de raízes. É necessário retirar a cultura do pote, cortar as raízes doentes, cobrindo-as com carvão ativado triturado. A estrelitzia afetada é transplantada para outra terra, e as folhas doentes também são cortadas dela.
  • Placas de letargia no inverno. Isso significa que a cultura está congelada. É necessário garantir a temperatura correta.
  • Pontas de folhas marrons secas. O motivo é a falta de umidade. É necessário normalizar a umidade, borrifar a folhagem com mais frequência ou enxugar.
  • Parando o desenvolvimento. Isso acontece se a estrelitzia for plantada em solo pobre. Uma opção de solução é alimentar de acordo com o regime.
  • Folhagem rachando. Este é o primeiro sinal de estresse. Talvez você esteja regando a flor incorretamente, movendo-a constantemente.
  • Reinicie os botões. Se a estrelitzia se livrar dos botões durante a floração, isso significa que você está constantemente tocando o vaso. Isso não pode ser feito, na hora da dissolução das flores, o recipiente deve estar sempre na mesma posição.

As safras que costumam ser levadas para a varanda ou jardim podem ser favorecidas por insetos como os pulgões. A segunda praga comum é o ácaro-aranha. Para afastar os insetos, você pode tratar a cultura com água e sabão. Se isso não ajudar, vale a pena aplicar inseticidas.

Uso em paisagismo

Royal Strelitzia é uma flor de interior, por isso raramente é plantada ao ar livre. No interior, a planta é frequentemente cultivada sozinha ou em companhia de outras culturas. No entanto, Strelitzia geralmente os obscurece devido ao seu alto efeito decorativo. No verão, em dias quentes, grandes vasos de flores podem ser usados ​​para decorar o terraço e a área local.Um recipiente volumoso pode ser colocado em um canteiro de flores, tornando-o um destaque.

Se for uma região do sul com um clima próximo ao tropical, a estrelitzia também pode ser plantada no local. Parece ótimo em canteiros de flores e jardins ornamentais, rodeado por plantas de cores contrastantes. Por exemplo, você pode plantar flores roxas, azuis, lilases, azuis em uma empresa com ela. Várias plantas criam sebes espetaculares. É importante notar que só é possível plantar estrelitzia na rua se a temperatura mais fria no inverno for de 0 graus.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário