Tudo sobre esfagno
O musgo Sphagnum é encontrado em muitas regiões do país. A planta é utilizada em diversos ramos de atividade. Sphagnum é muito popular entre os produtores de flores.
O que é isso?
Sphagnum é mais freqüentemente encontrado nas regiões do norte da Rússia e Bielo-Rússia. Seu habitat é bosques de floresta, pântanos e riachos. A planta é despretensiosa, por isso é agradável mesmo à sombra. O musgo pode crescer não só no solo, mas também nas árvores ou mesmo no ferro.
Exteriormente, a planta parece bastante simples. Possui hastes verdes finas que se estendem para cima. No topo de cada um deles há folhas muito pequenas. Esta planta não tem sistema radicular. Isso o torna diferente de outros musgos.
Sphagnum é muito tenaz. Com o início do inverno, congela, mas na primavera se recupera. Com o tempo, a parte inferior do caule morre, apodrece e se transforma em turfa. Uma planta pode ficar em um lugar por muitos anos.
A esporulação ocorre anualmente na superfície do musgo. Os esporos maturados são usados para a reprodução do esfagno. Na natureza, o musgo se multiplica muito rapidamente. Em áreas florestais ou pantanosas, é possível ver amplos tapetes verdes de esfagno macio.
Para que isso é usado?
O musgo verde é usado ativamente por jardineiros e floristas. É usado nas seguintes áreas.
- Flores a crescer. Os floristas costumam usar este material natural ao cultivar plantas de interior. É frequentemente adicionado a misturas de barro. Isso permite que você deixe o solo mais leve e solto. O musgo também costuma ser encontrado no fundo da panela. Esta camada de drenagem absorve o excesso de umidade. Portanto, as raízes da planta não apodrecem mesmo com rega excessiva. Durante uma seca de curta duração, o esfagno dá água à planta. Portanto, é muito fácil para as flores se adaptarem à falta de rega.
- Estacas de enraizamento. Ao propagar árvores, flores ou arbustos, o musgo pode ser usado para raízes. Geralmente é colocado em um recipiente e umedecido com um borrifador. Depois disso, os cortes são colocados lá. Nessas condições, as primeiras raízes aparecem muito rapidamente em suas bordas.
- Umidificação do ar. Sphagnum pode muito bem ser usado para umidificação natural do ar interior. Para fazer isso, uma camada de argila expandida é colocada no pote. Sphagnum é colocado em cima dela. Pulverizar verduras pela manhã e à noite pode aumentar significativamente a umidade do ambiente.
- Decoração de plantas. Os caules de algumas flores de interior esticam-se e ficam nus. Para fazer a planta parecer mais volumosa, você pode envolvê-la em musgo. Ao mesmo tempo, o esfagno é fixado com um fio fino. Esse envoltório certamente beneficiará flores com raízes arejadas. O musgo pode ser usado para decorar os caules de monstera, dracaena ou begônias.
- Mulching o site. Sphagnum não é usado apenas na floricultura. Pode ser usado para proteger as plantas do frio. O sphagnum é enrolado em troncos de mudas jovens, bem como em árvores e arbustos, que são especialmente suscetíveis ao frio. Além disso, é usado para cobertura morta de flores e plantas em uma horta ou jardim. Ele retém perfeitamente a umidade no solo.
- Fertilizando plantas. O próprio Sphagnum não contém nenhum nutriente. Mas, no final do ciclo de vida, uma camada de turfa se forma sob o musgo. A turfa Sphagnum pode ser usada para alimentar as plantas. O principal é lembrar que este produto aumenta a acidez do solo.Portanto, não é adequado para todas as plantas.
- Decoração do site. O musgo verde brilhante também pode ser usado simplesmente para decorar canteiros de flores. Parece especialmente bonito nos slides alpinos. A decoração verde fica linda e original em qualquer época do ano.
- Armazenamento de colheita. O musgo pode ser usado para proteger os frutos colhidos da podridão. Camadas de bulbos e tubérculos são deslocadas com massa verde. Nesse formulário, eles são armazenados por muito mais tempo. Da mesma forma, o musgo pode ser usado para armazenar bulbos ou tubérculos de plantas termofílicas. Ele protegerá de forma confiável o material de plantio de secar e mofar.
- Germinação de sementes. Esfagno umedecido pode ser usado para germinar sementes de qualquer cultura. É colocado em vasilhames e bem hidratado. Nessas condições, as sementes germinam rapidamente e sem problemas.
O musgo macio também pode ser usado como areia para as caixas de areia para gatos. Ele mata perfeitamente os odores desagradáveis. Além disso, é frequentemente colocado em aquários de caracóis e tartarugas.
Tipos populares
Existem muitas variedades de esfagno na natureza. Os mais populares são os seguintes tipos de plantas.
báltico
Este musgo cresce perto de pântanos. Ele cobre a superfície da terra com um tapete sólido. A folhagem pequena desse sphagnum parece pequenos triângulos de forma regular. O musgo pode ser branco, amarelo ou verde.
Wolfe
Este musgo tem caules e galhos quebradiços. É bastante seco e duro. A folhagem da parte inferior do musgo tem uma forma triangular, na parte superior é ovóide.
O musgo cria raízes bem na maioria das áreas.
Peludo
Esta planta perene é comum em regiões temperadas. Em altura, cresce até 20 centímetros. A planta tem folhagem verde clara e hastes amarelas ou vermelhas brilhantes. O musgo cresce bem próximo a pântanos ou prados úmidos. Parece muito bonito e serve como um cenário maravilhoso para flores.
Pântano
Este tipo de musgo é encontrado em florestas de bétulas e pinheiros, bem como perto de pântanos. Sua cor pode ser marrom ou verde escuro. A folhagem desse musgo é curva. Seu tamanho está dentro de 1 mm.
marrom
Este musgo é muito baixo. Cresce como um tapete sólido ou em grandes manchas. Os caules dessas plantas são finos. Eles podem ser marrons ou acastanhados. A folhagem desse esfagno é oval.
De folhas estreitas
Este musgo tem uma folhagem pequena e um caule fino. A cor do esfagno é verde-amarelado. A folhagem da planta é alongada e estreita. É por isso que tem esse nome.
Este tipo de esfagno cresce em florestas pantanosas ou próximo a corpos d'água.
Saliente
Este musgo difere de outras variedades de esfagno em seus caules finos. Sua folhagem é alongada. Existe uma ligeira franja no topo de cada folha. Esta variedade de planta pode ser encontrada em muitas florestas mistas ou de coníferas.
Magalhães
Este esfagno tem caules ramificados e folhagem ovóide bem cuidada. Na maioria das vezes, pode ser encontrado em florestas de pinheiros ou pântanos. A planta cresce bem à sombra e é totalmente despretensiosa.
Suave
Este tipo de musgo tem caules e folhas amarelados ou ligeiramente castanhos. Sua folhagem é lisa e brilhante. Esse sphagnum cresce em pântanos abertos.
Se você criar as condições certas para ele, ele se sentirá bem em sua casa de verão.
Azevinho
Este musgo também é freqüentemente chamado de musgo de carvalho. É comum em climas temperados. A planta é encontrada tanto em florestas como em pântanos ou montanhas. Os caules são castanhos ou vermelhos e a folhagem verde-escura.
Lindbergh
Este tipo de esfagno pode ser encontrado em pântanos. A folhagem do caule é retangular, com bordas franjadas. As folhas dos galhos do musgo são brilhantes.
Esta espécie de sphagnum está listada no Livro Vermelho. Portanto, não é recomendado colhê-lo na natureza.
Suave
Esta é outra espécie rara de musgo listada no Livro Vermelho. Ele prefere um clima ameno e úmido. Portanto, este tipo de esfagno é encontrado em áreas pantanosas.
Girgenzon
Este musgo vive em florestas úmidas e tundra. É solto e macio. A cor dessa planta pode ser verde-amarelado ou marrom. Quando seca, a massa verde friável torna-se dura e quebradiça.
Como crescer em casa?
Cultivar musgo em casa é um processo bastante simples. Sphagnum pode ser armazenado em frascos de vidro ou contêineres a granel. A massa verde é colocada com os topos verdes voltados para cima. Um pouco de água purificada é despejada no recipiente. Cubra-o com um filme transparente por cima. Para que o musgo "respire", vários pequenos orifícios devem ser feitos nele.
O recipiente com ervas deve ser colocado em um local bem iluminado. No entanto, não pode estar sob a luz solar direta. De vez em quando, o musgo deve ser borrifado com água morna. Não deve secar.
Se desejar, o musgo também pode ser cultivado no jardim. Vale a pena plantar no outono. A área de cultivo de vegetação deve ser bem sombreada. O musgo seca muito rapidamente ao sol. Antes de plantar esfagno, a área deve ser limpa de pequenos seixos, restos de plantas e detritos.
Para que o musgo crie raízes, é importante que a superfície onde ele está colocado seja áspera.
Coleta e armazenamento
A coleta de musgo é recomendada no outono. Para armazenamento, deve-se escolher um produto coletado em áreas limpas e não muito úmidas. Nesse caso, a secagem do material demorará menos.
Colete o musgo com cuidado. Como não tem raízes, é muito fácil removê-lo de um grande tapete verde. Ao mesmo tempo, ao ir atrás de musgo, é recomendável cortar apenas a parte superior das plantas. Este processo demorará mais. Mas não precisa ser mais limpo.
O produto fresco deve ser esterilizado imediatamente. Para isso, despeja-se com água quente e deixa-se assim durante 5 minutos. Depois disso, a massa verde é cuidadosamente espremida e enviada para secar. O musgo pode ser seco ao sol e perto de aparelhos de aquecimento. O principal é não secar demais a planta. Isso o tornará muito frágil.
Recomenda-se armazenar o musgo assim preparado em sacos. É aconselhável guardar em local frio. Algumas pessoas colocam no freezer e retiram quando necessário. Ao descongelar e voltar a congelar, o musgo não perde as suas propriedades benéficas.
Não é recomendado comprar esfagno. Transforma-se em pó ou mofo muito rapidamente. Usá-lo para germinar sementes ou plantas com cobertura morta provavelmente não funcionará.
Geralmente O musgo esfagno é um verdadeiro achado para os cultivadores de flores e jardineiros. Portanto, aprender a crescer será útil para qualquer pessoa.
O comentário foi enviado com sucesso.