Tudo sobre o cultivo de saneamento
O nome do complexo sanvitalia esconde as flores conhecidas de cores ricas que adornam os jardins e canteiros de flores. Parecem girassóis, apenas em miniatura, e com a profundidade das cores podem diversificar qualquer composição florística. Em nosso artigo, vamos considerar a descrição de uma flor, apresentá-la às variedades mais decorativas e falar sobre as regras para o cultivo de uma planta.
Descrição
Sanvitalia pertence à família Asteraceae; as regiões quentes da América Central e do México são consideradas sua pátria. A planta é subdimensionada - o comprimento das hastes está dentro de 45-50 cm. Ao mesmo tempo, ramificam-se e rastejam, por isso mesmo os rebentos mais longos sobem do solo apenas 10-15 cm. As folhas têm uma localização oposta, a forma é alongada, ovóide.
As inflorescências são cestos de até 2,5-3 cm de diâmetro. Dependendo das características varietais, podem apresentar pétalas amarelas, laranja, brancas, marrons e roxas. A floração começa em meados de julho e vai até outubro.
Essas plantas perenes têm sido usadas ativamente na floricultura desde o século 18, embora tenham ganhado grande popularidade apenas nas últimas décadas. Eles receberam o nome do famoso botânico italiano Santavili.
Visualizações
Na natureza, existem sete variedades de cobertura do solo. No entanto, graças ao trabalho de melhoramento ativo nos últimos anos, várias dezenas de variedades híbridas foram obtidas, incluindo variedades ampel. Os mais populares entre os jardineiros domésticos são os listados abaixo.
- "Milhões de sóis" - esta cobertura do solo é caracterizada por vários brotos abertos. As flores são pequenas, lembrando camomila, apenas suas pétalas são douradas, e o meio é exuberante, preto.
- "Honey Spas" - uma variedade decorativa muito eficaz, forma arbustos esféricos rastejantes com pequenos botões de uma agradável cor mel-limão
- Despeito laranja - espetaculares sanvitalia com flores duplas, combinadas em cestos exuberantes e brilhantes.
Esses tipos são muito populares como:
- "Solar Wave" - com flores grandes em tons preto-limão;
- "Gold Braid" - com cestos de flores dourados;
- "Tangerina" - com botões de laranja ensolarados.
Aterrissagem
O processo de melhoramento sanitário em casa por sementes consome muito tempo, requer cuidados especiais, esforço e tempo. No entanto, todos os esforços feitos serão totalmente recompensados com uma floração longa, exuberante e colorida.
Para mudas
A principal dificuldade no cultivo de saneamento de cobertura do solo é que as mudas dessa cultura são muito pequenas: 1 g de material de plantio contém cerca de 1100-1200 peças. Ao mesmo tempo, as sementes permanecem viáveis por no máximo 2 anos.
A semeadura costuma ser feita na segunda quinzena de abril. Não faz sentido fazer este trabalho antes, uma vez que mudas jovens recém-nascidas são altamente sensíveis até mesmo a uma diminuição mínima na temperatura. Se a seta do termômetro cair abaixo de + 5 graus, pelo menos 98% do material de plantio morrerá.
Para obter rebentos saudáveis, as sementes devem ser plantadas em solo nutritivo, drenado e que absorva umidade. É aconselhável misturá-la com areia de rio de granulação fina na proporção de 2 para 1. Como recipiente para o cultivo de mudas, costuma-se usar tigelas baixas, mas largas.
Como as sementes são muito pequenas, não são enterradas, mas distribuídas uniformemente sobre a superfície da mistura de solo preparada e polvilhadas com uma camada de substrato de 3-5 mm de espessura. Depois disso, é pulverizado a partir de um borrifador e coberto com uma película para criar um efeito estufa. Este método de cultivo fornecerá o nível de calor e umidade necessários e criará condições para uma germinação rápida. A temperatura ideal para germinar sementes é considerada de 20-23 graus.
Antes que os primeiros brotos apareçam, a estufa deve ser ventilada todos os dias para remover todo o excesso de umidade. Se isso não for feito, as sementes inchadas irão simplesmente apodrecer e, como resultado, não será mais possível esperar seus brotos. Também é importante monitorar o teor de umidade da terra, evitando que seque. Se todas as regras forem seguidas, os primeiros tiros aparecem em 10-14 dias.
Os jovens precisam de tempo para crescerem mais fortes. Durante este período, a rega é realizada a cada 3-4 dias, o saneamento é irrigado pelo método de gotejamento. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras, eles removem o abrigo de plástico, fazem uma escolha - as plantas jovens são transplantadas para copos (2-3 em cada), colocados em um local bem iluminado pelos raios do sol e em ao mesmo tempo, protegido de correntes de ar.
Em terreno aberto
As mudas sanitárias jovens são movidas para um terreno aberto após a ameaça de geadas recorrentes passar completamente, e a temperatura média diária atinge +20 graus ou mais. Na Rússia central, esse tempo corresponde à última década de maio - início de junho. Antes do plantio, as plantas imaturas são endurecidas por duas semanas. Para fazer isso, eles são levados para fora todos os dias, aumentando gradualmente o tempo de residência de uma hora para um horário diurno inteiro.
Para plantar mudas no solo, são preparados covas de plantio com diâmetro de 7 a 9 cm e profundidade de 8 a 10 cm. Uma camada de drenagem é colocada no fundo, geralmente é de argila expandida ou enchimento de cascalho - isso permitirá remover todo o excesso de umidade e, assim, evitar o apodrecimento da raiz e o desenvolvimento de infecções fúngicas.
Para que as mudas se adaptem mais rapidamente às novas condições, o melhor é o transplante de flores pelo método de transbordo com a máxima preservação do coma terrestre. Deve-se ter em mente que a sanvitalia acumula muito rapidamente a massa vegetativa, portanto, deve-se manter uma distância de 25-30 cm entre os furos. Após 65-70 dias após o plantio, os primeiros botões aparecem, inflorescências se formam continuamente durante os meses de verão e até meados do outono. Na segunda ou terceira década de agosto, os frutos amadurecem, ao mesmo tempo que as sementes podem ser colhidas.
Importante! O transplante de um arbusto adulto pode ser feito mesmo depois que as flores aparecem, o sistema radicular tolera facilmente esse procedimento.
Se desejado, a reprodução de sanvitalia pode ser imprudente. Nesse caso, as mudas são plantadas no solo no final de maio, quando o clima lá fora está estável. Esta é uma maneira menos problemática. No entanto, tem uma desvantagem significativa - neste caso, os girassóis em miniatura florescem apenas no mês de agosto. Com o início do tempo frio, jardineiros experientes os transplantam para recipientes e os levam para a casa.
Cuidado
Sanvitalia é uma planta que adora o sol e prefere as áreas bem iluminadas do jardim. No entanto, esta planta é fiel ao sombreamento claro. É verdade que à sombra parcial a floração parece menos abundante e espetacular. A cobertura do solo não faz nenhuma exigência especial ao solo - a flor cresce e se desenvolve com sucesso, mesmo em solos pedregosos e empobrecidos. No entanto, mostra efeito decorativo máximo apenas em substratos férteis e soltos.
Para aumentar a decoratividade da planta, para aumentar a abundância e a duração da floração, os jovens sanitários precisam de alimentação adicional. Para isso, são utilizadas composições minerais complexas, é aconselhável levar aquelas destinadas a plantações de flores.O fertilizante é aplicado duas vezes: primeiro, no início da estação de crescimento e depois no final de agosto.
Quando cultivado em terreno aberto, basta regar o saneamento uma vez por semana. Com a manutenção do recipiente, é desejável aumentar a frequência da irrigação. Se o tempo estiver quente e seco, a cobertura do solo precisará de mais água. A deficiência de umidade é facilmente identificada pelas folhas: elas começam a enrolar e secar nas bordas.
É muito simples remediar a situação: à primeira rega, o efeito decorativo do arbusto é restabelecido muito rapidamente.
Mas a sanvitalia não tolera a umidade estagnada - o alagamento da terra freqüentemente leva ao apodrecimento das raízes. Portanto, se as safras forem cultivadas em vasos, você deve cuidar de uma camada de drenagem de alta qualidade. O primeiro sinal de excesso de irrigação é o escurecimento próximo à base das hastes. Nesse caso, é necessário afrouxar a camada superficial do solo e, assim, dar ao substrato a oportunidade de secar adequadamente, após o que o número de regas é reduzido.
A Sanvitalia distingue-se pela sua excepcional resistência às doenças, bem como à atividade dos insetos-praga. Via de regra, surgem problemas quando as regras da tecnologia agrícola não são seguidas, ou seja, com umidade muito intensa ou com falta de umidade. Na maioria das vezes, as plantas encontram uma perna preta - esta infecção fúngica que ocorre quando o solo é excessivamente umedecido em condições de falta de ar fresco e quando as plantações estão espessas.
Aplicação em paisagismo
A gama de utilização de girassóis em miniatura em terrenos pessoais e de jardim é muito ampla. Eles podem ser plantados:
- como cobertura de solo para áreas abertas;
- ao criar slides e jardins ornamentais alpinos;
- ao organizar canteiros de flores e mixborders;
- para enquadrar caminhos de jardim;
- em varandas em potes e caixas;
- em caixas de janela;
- em recipientes suspensos.
Sanvitalia parece bastante impressionante ao organizar canteiros de flores em cascata em várias camadas. No entanto, não é menos decorativo como parte do plantio de contêineres. Esta cultura é harmoniosamente combinada com outros anuários de tons contrastantes.
Um dueto especialmente bonito e gentil resultará se você plantar sanvitalia ao lado de nasturtium, assim como não-me-esqueças e Iberis.
Os arbustos de Sanvitalia crescem até 15 cm, mas ao mesmo tempo crescem rapidamente em largura, formando uma densa cobertura no terreno. Portanto, a cultura é especialmente procurada quando é necessário cobrir uma área vazia. Por exemplo, onde crescem os bulbos aposentados.
Por si só, esta planta parece bastante modesta, mas tem a capacidade de gerar safras vizinhas de maneira favorável. Portanto, é melhor cultivar girassóis em miniatura como parte de mixborders. A planta parece muito harmoniosa com petúnias e capuchinhas de cores vivas, bem como com verbena e alyssum.
Além disso, os paisagistas costumam usar o saneamento para criar um ponto decorativo em uma das seções do gramado.
O comentário foi enviado com sucesso.