Ruscus e as nuances de seu cultivo
Ruscus (açougueiro, espinho de rato) é uma planta ornamental útil. Pode decorar qualquer casa. Além disso, a vegetação tem muitas propriedades medicinais. Hoje vamos falar sobre as principais características da Ruscus, as regras de plantio e cultivo.
Descrição
Ruscus é um arbusto perene perene que pertence à família dos aspargos. Sua altura varia de 30 a 60 centímetros. Seu rizoma é arrepiante e superficial. Os rebentos são recobertos por uma crosta de cor verde escura.
Sulcos pronunciados longitudinais podem ser observados nos brotos. As folhas são ovóides, bastante densas.
A folhagem praticamente não tem pecíolos, observando-se pequenos espinhos nas pontas das lâminas.
Os botões florais são formados de folhas, eles surgem em pequenos pedicelos. A floração ocorre em abril e maio. As flores são pequenas corolas roxas ou brancas.
Ruscus é uma cultura interna dióica, portanto, só pode se reproduzir por polinização cruzada. Quando polinizadas, um grande número de pequenas e belas bagas de cor vermelha brilhante aparecerá nos arbustos.
Mas os frutos maduros são considerados apenas uma decoração, pois são venenosos e inutilizáveis. Cada baga carnuda e densa tem 1 ou 2 sementes dentro.
Visualizações
Hoje em dia, existe uma grande variedade de espécies de açougueiro.
-
Pôntico (espinhoso, ruscus akuleatus). Esta espécie cresce nos territórios do Mediterrâneo, da Crimeia e do Cáucaso. Os arbustos cinza-esverdeados têm uma haste ereta. Os ramos são uniformes, ligeiramente desviados. A altura deste ruscus não é mais do que 100 centímetros. As folhas da planta são longas e estreitas, seu formato é subulado. Nas lâminas foliares observam-se nervuras laterais e medianamente pronunciadas com não mais de 3 cm de comprimento, flores pequenas, de cor verde violeta. Eles estão localizados na parte inferior do ruscus. Os frutos são pequenos bagos de cor vermelha profunda. O período de floração vai de setembro a janeiro. O açougueiro pôntico só pode florescer no décimo ano de vida.
- Sublingual (bruto israelense). Esta espécie é comum na Crimeia, no norte da Europa e no Mediterrâneo. Na maioria das vezes, a vegetação pode ser encontrada em florestas sombrias e úmidas, bem como em encostas úmidas. O açougueiro hióide é uma erva perene com uma altura de 30-40 centímetros. Suas folhas são verde-escuras, ligeiramente pontiagudas. Seu comprimento não excede 6-7 cm, largura - 3-4 cm. As flores são verdes. Os frutos são de um vermelho vivo. A planta floresce de abril a maio.
- Cólquida. Este ruscus se parece com um arbusto que se espalha, consistindo de muitos brotos flexíveis com não mais do que 50-55 cm de comprimento. As folhas cor de couro são verdes escuras. Durante o período de floração, a planta fica totalmente recoberta por pequenos botões com brácteas lanceoladas. A variedade Colchis floresce de outubro a janeiro.
É importante notar que se podem comer bagas deste tipo, não são venenosas.
- Italiano (subfolhado, hipofilo). Esta espécie tem brotos retos e longos. A folhagem da planta é de uma bela tonalidade esmeralda, o formato das placas das folhas é oblongo. A altura de um arbusto adulto chega a 45-50 cm. As flores pequenas se abrem na planta apenas no final do inverno. Eles são coloridos de branco ou azul claro. Esta planta parece muito decorativa.
- Hircaniano. Este açougueiro perene atinge uma altura de 25-40 cm.Possui uma haste estriada. Os ramos da planta formam um verticilo. As folhas são ricas em cor verde, podem ser ovóides, alongadas ou lanceoladas ordinárias. As flores são coletadas em inflorescências, mas às vezes espécimes únicos podem ser vistos. A espécie floresce em meados da primavera e frutifica em setembro e outubro.
Aterrissagem
Analisaremos como plantar adequadamente a ruscus em ambientes fechados. Primeiro, você precisa encontrar o espaço certo. A melhor opção seria um local com iluminação difusa, mas brilhante. Ao mesmo tempo, os raios do sol não devem incidir sobre a vegetação. O açougue também poderá prosperar em salas sombreadas.
A temperatura interna no verão deve ser de pelo menos 17-18 graus, e no inverno - pelo menos 12-14 graus.
Com antecedência, você deve preparar recipientes para o plantio e um substrato. Vasos de flores simples são adequados para ruscus, eles devem ser de tamanho médio para que a planta possa crescer livremente.
Quase qualquer solo é adequado para vassoura de açougueiro. Mas é importante que seja respirável e permeável à água. Solos muito gordurosos e densos não devem ser usados. A maneira mais fácil é comprar uma mistura de solo pronta em uma loja de jardinagem. Se você decidir cozinhá-lo sozinho, precisará misturar solo de areia, folhas e grama. No fundo de cada vaso deve ser colocada uma camada de drenagem, para evitar o aparecimento de água estagnada após a rega.
Em seguida, a mistura de solo é derramada no recipiente. As sementes são espalhadas no solo. É melhor comprá-los em uma loja de jardinagem confiável.
Via de regra, as sementes armazenadas já foram processadas e estão totalmente prontas para o plantio. As sementes são colocadas cuidadosamente na superfície do solo e, a seguir, aprofundadas ligeiramente. Após o plantio, a terra deve ser umedecida.
Cuidado
Para cultivar um belo Ruscus em casa, você precisa cuidar dele adequadamente.
Condições
O talho deve crescer dentro de casa à temperatura ambiente. No verão, recomenda-se que os vasos com essas plantas sejam retirados por um curto período ao ar livre. É importante manter a umidade do ar ideal, embora Ruscus possa se adaptar à umidade do ambiente. Neste caso, a pulverização regular servirá.
A planta também deve ser banhada periodicamente sob uma ducha quente em climas quentes. Neste caso, o recipiente é fechado com um saco.
É melhor plantar vassouras nos peitoris das janelas ao sul. Recomenda-se o uso de iluminação especial durante o inverno.
Top curativo
Os fertilizantes minerais complexos devem ser aplicados todos os meses de abril a outubro. No inverno, você não precisa usar fertilizantes.
Rega
O açougueiro precisa ser regado com moderação. O primer deve secar 3-4 centímetros entre os tratamentos. Quando novas folhas são formadas, a quantidade de rega é aumentada. Na primavera, a planta também exigirá mais líquido, pois nesta temporada é o crescimento mais ativo. Após a frutificação, a rega da floração é gradualmente reduzida para preparar a vegetação para o período de dormência.
Poda
A poda das plantas é realizada apenas quando necessário. Em qualquer caso, é necessário remover todas as peças danificadas e secas em tempo hábil.
O corte deve ser feito com uma faca de jardim afiada. Antes de prosseguir com o procedimento, o instrumento deve ser tratado com permanganato de potássio ou álcool. Todos os cortes são imediatamente tratados com cinza de madeira. Caso contrário, podem ocorrer danos por fungos nocivos.
Transferir
Se necessário, o arbusto pode ser transplantado na primavera. Quando transplantado para um vaso maior, brotos laterais começarão a aparecer nas plantas, enquanto o arbusto se torna o mais exuberante possível. A capacidade profunda não é necessária, uma vez que o sistema radicular cresce apenas em largura.
A planta do arbusto é cuidadosamente removida do vaso antigo. A terra é limpa dela, as raízes secas são imediatamente removidas. Ao mesmo tempo, uma mistura de solo é preparada, para isso, folhas e solo de grama são misturados.
No fundo de cada novo vaso, uma boa drenagem é colocada e, em seguida, é feita a mistura de solo. Os arbustos são instalados uniformemente em uma posição vertical em recipientes preparados. Nas laterais, eles são gradualmente cobertos com terra.
Lembre-se de que o colar da raiz só pode ser ligeiramente aprofundado em 1-2 cm. Após o procedimento, a vegetação é regada. Ao mesmo tempo, a estagnação da água não deve ser permitida. O líquido das paletes deve ser drenado. O açougue tolera o transplante com relativa facilidade, portanto, logo após o procedimento, o crescimento ativo da planta já pode ser observado.
Reprodução
Ruscus pode ser facilmente propagado com um galho de um buquê. Para fazer isso, execute as seguintes etapas.
-
Primeiro, as estacas são cortadas, seu comprimento deve ser de 10-13 centímetros. Além disso, o corte inferior deve ser oblíquo, e o superior - uniforme.
-
Em seguida, os ramos cortados são colocados na solução Kornevin por várias horas.
-
Depois de um tempo, os galhos são plantados em um vaso cheio de terra com fertilizantes nutritivos. É importante que haja uma boa camada de drenagem no fundo de cada recipiente.
-
Em seguida, os potes com galhos são colocados em paletes. As estacas também são cobertas com potes de vidro.
-
A vegetação é regada duas vezes por semana em bandeja. Lembre-se de não ser exposto à luz solar direta. As estacas devem enraizar bem.
-
Quando novos brotos aparecem perto da base das estacas, os potes de vidro são removidos.
E também a planta é propagada por sementes. Este método é considerado o mais simples e comum. Foi descrito anteriormente.
Ruscus também pode ser propagado por divisão. Neste caso, é retirado um arbusto adulto saudável, cuidadosamente retirado do solo. O solo é lavado para fora do sistema radicular, todos os brotos velhos e danificados são imediatamente removidos. Em seguida, é cortado em várias partes com uma faca de jardim.
Em seguida, cada parte obtida é plantada em vaso separado com um novo substrato. Após o plantio, a vegetação é cuidada da mesma forma que um arbusto adulto.
Doenças e pragas
A vassoura de açougueiro pode ser afetada por vários insetos nocivos. Freqüentemente, um ácaro-aranha pousa nele. Ao mesmo tempo, uma fina teia cinza e pequenos pontos de cor branca aparecem nas plantas. Com o tempo, a folhagem começa a secar e enrolar.
Para se livrar dos ácaros, você pode fazer uma simples tintura de alho. Para isso, pegue duas cabeças de alho, pique-as, coloque-as em um recipiente hermético e despeje um litro de água. Nesse formulário, tudo é deixado por 5-6 dias. Imediatamente antes do uso, a tintura final é diluída com água na proporção de 1: 1.
E você também pode simplesmente limpar a vegetação afetada com álcool e, em seguida, tratar toda a parte aérea com preparações biológicas. Uma excelente opção seria o Fitoverm.
Thrips também podem se estabelecer em tal planta. Quando eles aparecem no ruscus, pontos de luz e manchas de tamanhos diferentes irão aparecer. O topo vai adquirir uma cor castanha com um ligeiro brilho prateado. Com o tempo, as lâminas das folhas começarão a secar e a ondular para cima.
Para destruir tripes, o tratamento com inseticida deve ser realizado. Além disso, tais procedimentos são realizados três vezes com intervalo de 10-12 dias.
Mealybugs também podem atacar a vegetação. O parasita suga rapidamente todos os sucos do açougueiro, como resultado, o crescimento e o desenvolvimento de Ruscus são bastante retardados. Além disso, uma flor negra começará a se formar na superfície dos arbustos, e podem aparecer secreções açucaradas especiais.
Para se livrar da cochonilha, todas as partes danificadas são primeiro removidas e, em seguida, o tratamento é realizado com preparações ("Actellik", "Inta-Vir", "Tsvetofos"). Você também pode simplesmente borrifar as plantas afetadas com uma solução de álcool e sabão em pó amassado. Para preparar essa composição, você precisa colocar 1 litro de água aquecida em um recipiente limpo. Adicione 1 colher de sopa de vodka e 2 colheres de sopa de álcool puro. Em seguida, um pouco de sabão amassado é derramado ali. A composição acabada é bem misturada.O processamento com essa solução é realizado 3-4 vezes.
Às vezes, cochonilhas também aparecem no Ruskus. Nesse caso, forma-se nas folhas um líquido pegajoso, manchas de cores vermelhas, amarelas e marrons. Para o controle de pragas, os inseticidas químicos ("Fufanon", "Arrivo", "Fitoverm") são os mais usados.
Às vezes, uma simples escova de dentes é levada. Com a ajuda dele, todos os parasitas são cuidadosamente removidos da planta. Depois disso, é bem esfregado com cebolas e, em seguida, borrifado com uma solução simples de sabão.
Ruscus possui propriedades bactericidas, portanto, é muito resistente a doenças, podendo enfrentar de forma independente várias infecções, incluindo infecções fúngicas. Como profilaxia de doenças, o sistema radicular é cortado durante o transplante, assim como a desinfecção do solo.
O comentário foi enviado com sucesso.