Castanha de cavalo Rogers
Rogersia é uma flor exótica difícil de censurar por ser caprichosa. Se você apenas cuidar dele, sem frescuras e muito trabalho, ele consegue criar belezas com clima asiático no site há mais de 10 anos. Ele transforma o jardim, decora o local. Em suma, vale a pena olhar para quem observa a estética perto de casa.
Descrição
As folhas de castanheiro Rogersia também têm uma história incomum de descoberta. Foi descoberto por acidente, no século retrasado, durante uma expedição americana liderada pelo almirante John Rogers. É por isso que a planta com faixa asiática tem nome americano.
Rogersia pertence à família Kamnelomkovy (existem apenas cerca de seiscentas espécies de plantas). Em seu ambiente natural, a flor costuma ser encontrada próxima a corpos d'água, nas margens próximas a florestas úmidas. Isso significa que no jardim, no jardim, pode ser cultivado perto da água.
O principal diferencial da planta são as folhas grandes e muito poderosas, que criam um efeito visual incomum. Eles "sentam" em longos pecíolos e sua cor pode mudar várias vezes ao ano. Inicialmente, as folhas dessa cultura são roxas, com uma tonalidade marrom, depois adquirem uma cor verde brilhante, e no outono podem mudar vários "trajes": roxo e vermelho, dourado e bronze. O tipo de "roupa" que o roger da castanha-da-índia prefere depende da variedade. Mas o comprimento de uma chapa em qualquer caso será cerca de meio metro. A planta tem uma raiz principal, capaz de gerar ramos horizontais.
As flores desta planta são pequenas, são coletadas em inflorescências. Eles se distinguem por um aroma leve e agradável. Se forem híbridos de jardim, as flores podem ser creme, rosa ou mesmo amarelas. E a floração vai se estender por pelo menos um mês, e esse período é muito bonito para Rogers. Mas a cultura é boa não apenas por causa de como ela floresce. O tamanho das folhas é o que mais atrai na planta. E depois de alguns anos, Rodgersia Aesculifolia se parecerá completamente com um arbusto em expansão. Com certeza, então será uma decoração do site.
Variedades
Existem muitas variedades de plantas, não é exagero, mas cada variedade pertence a uma espécie específica. Aqui, é a rogersia da castanha-da-índia que é descrita, e este nome é perfeitamente compreensível: as folhas da cultura assemelham-se muito às folhas ("patas") da castanha-da-índia. Esta planta adora a sombra e mesmo à sombra pode crescer até quase um metro e meio.
Esta é uma espécie de Rogers resistente à geada e, portanto, é cultivada em regiões com a chamada agricultura extrema. As folhas desta planta têm uma estrutura dissecada a dedo e na maioria das vezes têm uma cor verde com um tom dourado. Em vez disso, mesmo com bronze. Em um pecíolo pode haver de 5 a 7 folhas, das quais consiste a roseta da raiz do arbusto. As flores desta espécie são frequentemente brancas ou rosadas, agrupam-se em elegantes e bastante grandes panículas. Nas regiões da faixa do meio (onde as variedades desta espécie são plantadas com mais frequência), Rogersia não floresce por tanto tempo - do final de junho até meados do mês seguinte.
Pequenas recomendações para escolher variedades:
- se você deseja brilho máximo no site, você deve escolher a variedade "Fireworks";
- se você precisar de uma panícula de cor de rosa profundo a vermelho, as variedades Ideal e Proud são adequadas;
- inflorescências brancas como a neve serão fornecidas pela variedade Pagoda;
- cor rosa puro - "Cherry Blush", "Roothaut", "Beauty";
- a cor vermelha estará na variedade "Folha Vermelha";
- tons de bronze são bons para "Blush cereja" e "Folha marrom";
- a cor perene será fornecida por "Smaragd";
- a mudança na cor das folhas, e muito eficaz, é garantida pelas variedades "Choclet Wayz" e "Cherry Blush".
E outra aquisição interessante para a criação de um projeto paisagístico inusitado no local podem ser as formas de jardim - gigantes desse tipo de Rogers: "Big Mama" com folhas muito grandes e topo pontiagudo, assim como "Hércules" com seus contornos em forma de funil de folhas e "Irish Bronze" com belas e compactas formas de arbustos.
Aterrissagem
Em primeiro lugar, você precisa encontrar o lugar ideal para o Rogers. Como já foi mencionado, a planta prefere sombra, e também precisa de uma área onde não haja correntes de ar. Em solo fértil, a cultura enraíza-se muito bem, logo se transforma em um grande arbusto. Se houver pequenas plantas por perto, é melhor não torná-las vizinhas dos Rogers: isso pode oprimi-las.
Como preparar um fosso para o pouso:
- adicione turfa, um pouco de composto (a turfa pode ser substituída por estrume podre);
- misture tudo bem com a terra;
- coloque tijolos quebrados ou pedras trituradas no fundo do poço, o que se tornará um bom forro de drenagem e não permitirá que a umidade estagnue.
Não aprofunde profundamente o jovem Rogers, 8 cm para baixo é o suficiente. Se várias amostras forem plantadas ao mesmo tempo, deve haver um intervalo de pelo menos 80 cm entre elas. Após o plantio da planta, o solo deve ser bem regado e, em seguida, o solo deve ser devidamente coberto com cobertura morta em sua base (isso é necessário para que a umidade não evapora).
Importante: plantar diferentes variedades de Rogers ao lado não é uma boa ideia, porque a polinização cruzada será inevitável.
A planta pode ser plantada na primavera e no outono. Mas se houver algo por onde escolher, então o outono é uma época melhor. Até a primavera, Rogers provavelmente terá tempo para desenvolver um sistema de raízes forte, que é bom para uma vegetação suficiente na primavera.
Cuidado
Crescendo em campo aberto, Rogers é uma flor verdadeiramente incapaz. Olho e olho para ela não são necessários, mas ainda assim é necessária uma manutenção mínima.
Considere o que é cuidado.
- Manter o estado úmido do solo. O que a cultura não gosta é do ressecamento do solo. Se estiver quente e não chover, pode regar abundantemente.
- Alimentando-se com orgânicos e minerais durante a temporada. A estação de cultivo é a mais vulnerável a esse respeito. Em algum lugar dos últimos dias de abril até o final da primavera, a cada 10 dias, Rogers precisa de esterco de galinha diluído em água na proporção de 1 para 10. Se você substituí-lo por minerais, deve tomar nitrato de cálcio (por 20 g de nitrato , 10 litros de água). Nos meses de junho a julho, vale a pena alimentar a planta com minerais, com destaque para o fósforo e o potássio, para que a Rogersia floresça perfeitamente. E em meados de agosto, a alimentação é desacelerada para que a flor tenha tempo de se preparar para o inverno.
- Preparação para o inverno. Este período pode ser considerado responsável. Você precisa cortar todas as folhas e todos os brotos. As folhas caídas irão cobrir a base. E se o clima da região não poupar essas safras, faz sentido cobrir adicionalmente a planta com spunbond ou algo parecido.
- Prevenção da podridão. Esta planta não tem muito medo de fungos, mas se o tempo chuvoso se prolongar pode ser atacada por vários tipos de podridão. Teremos que cortar todas as partes afetadas dos Rogers e depois tratar a cultura com fungicidas. Por exemplo, Ridomilom Gold.
- Afrouxamento regular e cobertura morta. Isso também é necessário para que o solo não seque. A cobertura morta evita que a umidade evapore rapidamente e a terra solta não se tornará uma porta impenetrável para o oxigênio. A turfa freqüentemente se torna a cobertura morta, mas a casca da árvore também pode ser usada.
Com o tempo, também pode ser necessário para um transplante de Rogers. Como a planta é perene, ela não pode mudar de local por dez anos. Mas acontece que não dá para ficar sem transplante, aí a planta deve ser transplantada para um novo lugar na primavera, na segunda metade.Na cova de plantio haverá uma camada de drenagem obrigatória, matéria orgânica introduzida. E após o transplante, você precisa ter certeza de que o rizoma não aparece nas camadas superiores da mistura de solo.
Doenças e pragas
Os fungos Rogersia, como já foi observado, não são particularmente assustadores. Além disso, esta planta é capaz de apresentar até algum tipo de efeito antibacteriano. Mesmo assim, deve-se ter cuidado com as lesmas, que gostam especialmente de rizomas, e caracóis. A podridão pode atacar a planta em dias chuvosos, principalmente quando chove por muito tempo.
Para não deixar chance para doenças e pragas, você deve remover as ervas daninhas do solo a tempo, remover as ervas daninhas e combater a grama. Assim, as lesmas simplesmente não terão onde se estabelecer, e o apodrecimento começa com muito menos frequência na terra semeada.
Mas se a planta já foi atacada, não se pode hesitar em remover as partes afetadas. Durante o dia, é tratado com fungicida, evitando maiores danos.
Reprodução
Existem 3 maneiras tradicionais de ajudar a propagar uma planta: mudas, sementes e divisão do arbusto. O método da semente é previsivelmente considerado o mais difícil, mas o número de mudas jovens aumenta.
As principais etapas desta técnica são as seguintes.
- Após a coleta das sementes no outono, elas devem ser plantadas em um recipiente onde já foi preparado um substrato úmido e fértil. As sementes estão enterradas a 1 cm. É bom se o solo contiver turfa, areia e coco. Você pode comprar uma mistura de solo pronta na loja.
- O recipiente com as sementes é coberto com um filme (ou vidro), enviado à geladeira.
- Após 2 semanas, o recipiente é transferido para um peitoril de janela leve e quente. As mudas podem ser esperadas dentro de um mês.
- Depois de fortalecer as mudas, elas podem ser adaptadas às condições externas: de vez em quando, retire o filme / vidro. No primeiro dia bastam 15 minutos de adaptação e depois todos os dias mais meia hora.
- Quando as mudas crescem até 10 cm, elas precisam ser mergulhadas em recipientes separados.
- Depois que a geada passa, as mudas são levadas para a rua e ali ficam à sombra das árvores.
- É melhor plantar mudas em um lugar permanente no outono. Eles não florescerão imediatamente, mas apenas no terceiro ou quarto ano.
Propagar Roger e dividir o arbusto. A planta é desenterrada, cortada em várias partes com uma pá, cada parte vem com três pontos de crescimento. As fatias devem ser polvilhadas com cinzas. E esses delenki são plantados em um novo local no mesmo dia.
O corte também envolve o uso de folhas que possuem um "talão" na ponta. Antes do plantio, as estacas devem ser no pó Kornevin, isso vai melhorar a formação de raízes. Para evitar que os brotos sequem, você pode organizar uma mini-estufa no topo.
As estacas devem ser fornecidas com ventilação e irrigação regulares. Após cerca de 2 semanas, ficará claro se o enraizamento ocorreu. Se as hastes ficarem pretas na base, você precisará duplicar o procedimento.
Exemplos em paisagismo
E aqui estão algumas opções que mostrarão a beleza de Rogers no site.
- É assim que ficam as folhas ainda pequenas da planta, e entre a folhagem serão um ponto bastante luminoso. E os miosótis aos "pés" apenas enfatizarão o caráter incomum de Rogers.
- As panículas podem subir visivelmente e se tornar o centro do canteiro de flores (por exemplo, se for decidido fazer os canteiros em forma de pirâmide). Aqueles que não são particularmente versados no cultivo de plantas podem ter a impressão de que uma pequena castanha está crescendo no canteiro de flores.
- Rogers pode ser usado para emoldurar lindamente um banco no jardim. Levando em consideração seu possível crescimento, isso será efetivo. E é ótimo se você puder encontrar uma variedade com uma mudança de cor brilhante ao longo da estação.
- E aqui estão as folhas pitorescas da cultura, sobre as quais crescem as panículas. Muito grande, muito visível.
- E aqui as folhas são mais como folhas de bordo. Será uma visão expressiva contra a parede da casa.
- E novamente a parede da casa e Rogers: parece um arbusto muito limpo e incomum.
- Panículas rosa lembram vividamente que esta planta pertence a um asiático.
O comentário foi enviado com sucesso.