Qual é a aparência do penstemon perene e como cultivá-lo?

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado crescente
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Penstemon é uma planta perene encontrada em dois tipos: arbustiva e rasteira. As folhas verdes brilhantes da planta contrastam com as flores brancas, rosa, vermelhas ou roxas para dar ao arbusto um aspecto decorativo. Penstemon é perfeito para decorar terrenos de jardim, suas flores brilhantes e seu aroma agradável e discreto são apreciados por muitos jardineiros e paisagistas.

descrição geral

Perennial Penstemon é uma planta arbustiva e semi-arbustiva nativa da América Central e do Norte. A aparência das plantas é bastante diferente dependendo do tipo e da variedade da cultura. O arbusto penstemon pode crescer até 120-150 cm de altura. Um arbusto pode ter até 4 rebentos eretos nos quais se formam flores. As folhas nas hastes são verdes brilhantes, em algumas variedades roxas.

As primeiras flores aparecem no final de maio - início de junho, dependendo das condições climáticas, a floração dura todo o verão até setembro ou início de outubro. A flor tem o formato de um sino (lembra o Snapdragon), as cores variam do branco e rosa claro ao marrom e roxo. O núcleo das flores é mais claro (quase branco) em comparação com a flor inteira. As flores se desdobram sequencialmente de baixo para cima nas setas verticais. As variedades híbridas têm uma cor mais complexa, podem ser de duas ou três cores ou com manchas contrastantes.

Espécies e variedades populares

Existem cerca de 270 espécies de plantas do gênero penstemone no mundo. Todos eles diferem na gama de cores das flores e folhas, bem como na altura do arbusto, no número de brotos e na massa verde. O período de floração e a vida útil da planta dependem da variedade.

As espécies de plantas mais populares são esbranquiçadas, alpinas, barbadas, de folhas vermelhas, dedaleira penstemon e muitas outras.

A espécie dedaleira tolera bem a geada, difere nas flores rosa pálido, às vezes completamente brancas. Os arbustos são bastante altos, atingindo 1 metro. Adequado para plantio na Rússia central.

"Harvega" - uma das variedades mais populares, tem flores de diferentes cores em um arbusto. As inflorescências são grandes. Nesse caso, o núcleo é sempre branco. A altura chega a 50-60 cm, e o arbusto floresce quase até as primeiras geadas de outono.

Hasker Red - outra variedade resistente ao gelo. Difere nas folhas vermelhas (quase bronze), os rebentos atingem 90 cm de altura. As flores, por outro lado, são muito delicadas, com um tom rosado.

A floração começa relativamente tarde, no final de junho - início de julho.

Penstemon, o barbudo - uma espécie híbrida com flores grandes. As setas atingem uma altura de 90 cm. Difere no início da floração abundante. As flores no mesmo arbusto podem ter tons diferentes.

Penstemon com cabelo de pinho - representante perene subdimensionado desta espécie. Suas flores vermelhas e laranjas podem cobrir completamente o arbusto. As folhas têm a forma de agulhas e os rebentos são bastante finos e flexíveis. A duração da floração abundante é de cerca de 2 meses.

Aterrissagem

A planta é bastante despretensiosa, mas prefere áreas iluminadas. Com luz solar suficiente, flores e folhas ficam mais ricas em cores. Enquanto uma planta é plantada na sombra (sem acesso à luz solar), embora possa se desenvolver, a cor das flores e das folhas ficará alguns tons mais pálidos.É melhor escolher um local sem correntes de ar, mas com acesso constante ao ar puro.

Ao plantar uma planta em um local, é importante escolher o solo certo. O solo deve ser leve e solto. Recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos (húmus) para alimentação. Fertilize na primavera, antes do florescimento do penstemon.

Penstemon é fácil de germinar a partir da semente. A cultura é caracterizada pelo rápido crescimento e começará a florescer no primeiro verão, após o plantio das sementes. Recomenda-se que o material da semente seja semeado para as mudas no início de março. As sementes são ligeiramente aprofundadas em solo úmido, não há necessidade de borrifar as sementes com terra. A temperatura para germinação rápida não deve ser inferior a + 25 ° С. Recomenda-se cobrir as caixas com papel alumínio, abrindo-as periodicamente para ventilação. Os primeiros brotos devem aparecer na segunda semana após a semeadura.

Após a formação de 3-4 folhas maduras, os brotos são transplantados. Uma excelente opção para um transplante temporário são potes de turfa, que são posteriormente colocados diretamente no terreno aberto. Deixe cerca de 30 cm entre os arbustos.

Uma cultura perene não gosta de transplantes frequentes e pode ficar doente, o que afetará negativamente o crescimento e a floração.

Cuidado crescente

Penstemon é uma cultura despretensiosa, mas ainda requer alguma atenção. Com os devidos cuidados, a planta irá deliciar o jardineiro com abundantes florações de flores brilhantes em forma de sinos. A planta requer rega regular e afrouxamento do solo. É necessário monitorar as condições do solo ao redor da cultura, remover ervas daninhas e periodicamente cobrir o solo com serragem picada ou composto. Para melhorar a drenagem durante o plantio, recomenda-se colocar cascalho fino nos buracos.

Em campo aberto, em um só lugar, o penstemon pode crescer bem e florescer por até 4 anos (algumas variedades até 7 anos). Depois disso, os arbustos envelhecem e perdem o aspecto decorativo. Periodicamente, é melhor remover as plantas velhas e plantar novas em seu lugar. Isso pode ser feito usando mudas ou estacas pré-preparadas.

Rega

A cultura requer irrigação regular, desde que o solo seja bem drenado. Evite a umidade estagnada sob o arbusto. Caso contrário, a planta pode morrer. Entre as regas, o solo deve secar um pouco por cima (cerca de 3-5 cm de profundidade), mas não muito. Os arbustos podem ser pulverizados periodicamente.

Top curativo

A alimentação excessiva da planta pode começar a formar novos brotos abundantemente, mas sem florescer. O arbusto só vai crescer massa verde. Para evitar esse efeito negativo, é recomendável alimentar na primavera, antes do início do crescimento ativo da planta.

Se o solo não estiver suficientemente saturado, a alimentação pode ser repetida 1-2 vezes mais durante o verão. Para fazer isso, use fertilizantes orgânicos naturais ou fertilizantes com alto teor de fósforo. Os fertilizantes fosfatados são recomendados para prolongar o período de floração. No verão, você pode aplicar cobertura morta no solo 1-2 vezes usando composto, turfa ou serragem triturada.

Poda

Os jardineiros recomendam a remoção dos botões desbotados e o corte dos brotos após o término da floração. Isso é feito para o início mais precoce possível da floração abundante e repetida. A planta não desperdiça energia e nutrientes para manter os brotos sem ovários formados. Recomenda-se desbastar grandes arbustos adultos, retirando os rebentos mais velhos, isto dará um aspecto mais decorativo à planta.

Preparando-se para o inverno

No outono, os arbustos são totalmente cortados e cobertos por patas de pinheiros. Para o inverno, é melhor cobrir o local ao redor do aquecedor de rizomas para evitar o congelamento do solo e minimizar os danos ao sistema radicular.

Em solo seco, a penstemona pode resistir a geadas de até -10 ° C.

Reprodução

O método mais rápido e mais comumente usado de criar penstemon é dividir um grande arbusto em 3-4 partes. Este procedimento é realizado na primavera, antes do período de crescimento ativo. O rizoma de uma planta grande é dividido em várias partes iguais, ou uma pequena parte é separada e plantada em local preparado. Após o transplante, nos primeiros dias, é necessário garantir uma boa rega, o solo deve permanecer úmido.

Os arbustos com 3 anos de idade ou mais são adequados para divisão. Os arbustos mais jovens morrerão quando separados. A divisão também ajuda a rejuvenescer a planta velha, isso deve ser feito após 4-5 anos de vida do arbusto. Caso contrário, ela para de florescer, a altura se estende e perde sua aparência atraente.

Outro método de criação comum é o método de estacas. Na primavera, ao podar, corte o número necessário de rebentos jovens saudáveis. Eles são enterrados 2-3 cm em uma mistura de composto e turfa (ou musgo), removendo as folhas inferiores. Alguns jardineiros recomendam tratar os locais de corte com agentes especiais que aceleram a formação do sistema radicular ("Kornevin"). Em solo úmido, as estacas começam a criar raízes rapidamente. Quando o sistema radicular está totalmente formado (leva cerca de um mês), as mudas estão prontas para o plantio em campo aberto.

Para variedades rasteiras, o método de criação é usado por ramos. Parte do rebento jovem é um pouco aprofundado e borrifado com terra. Este local requer irrigação constante, não sendo permitida a secagem completa do solo. Após cerca de uma semana, as primeiras raízes aparecerão, então a planta jovem é separada do arbusto-mãe cortando o broto. Depois de algum tempo, quando a planta jovem fica mais forte, ela pode ser transplantada para outro local.

Doenças e pragas

A maioria das pragas não incomoda a penstemona. O sistema radicular pode começar a apodrecer com irrigação excessiva e estagnação da umidade do solo. Um fungo patogênico (podridão cinza, por exemplo) pode aparecer nas raízes e a planta morrerá. Portanto, é recomendável afrouxar regularmente o solo ao redor do arbusto. Uma planta já doente pode ser eliminada com uma solução fungicida e totalmente solta do solo.

Às vezes, os jardineiros enfrentam o problema de secar a copa do arbusto. Nesse caso, é melhor cortar totalmente o broto, caso contrário, pode-se perder a planta inteira.

Penstemon tem um bom crescimento e rapidamente germinará novos brotos saudáveis.

Uso em paisagismo

Devido ao seu esquema de cores variado e diferentes alturas de rebentos, o penstemon se encaixa em quase qualquer composição de paisagem. Variedades mais curtas são freqüentemente usadas para paisagismo de sacadas e galerias. Os arbustos pequenos funcionam bem não apenas em terreno aberto, mas também em grandes vasos e vasos de flores. Arbustos altos são usados ​​para decorar escorregadores alpinos e grandes áreas suburbanas.

Penstemon se sente bem na vizinhança com outras plantas. Acompanha bem equináceas, cravos e catnip, camomila e junças ornamentais. Algumas espécies (por exemplo, penstemon esbranquiçado) preferem solo rochoso, que é adequado para decorar jardins de pedras e cachoeiras artificiais, jardins ornamentais.

Os paisagistas costumam usar penstemone para decorar as bordas e bordas dos canteiros de flores. Com podas regulares, o arbusto mantém a sua forma e agrada-se com uma floração longa e abundante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário