Pandanus e seu cultivo
O pandano e seu cultivo são muito debatidos sobre sua adequação para reprodução doméstica. O exótico representante da família pandanov é apenas uma das mais de 700 espécies, das quais cerca de 100 são encontradas em Madagascar. Pandanus na natureza pode ser encontrado em qualquer lugar - desde a parede da cratera de um vulcão extinto até a costa marítima. Uma pessoa usa a planta para várias necessidades - desde a medicina tradicional e rituais de feitiçaria até tecer as nervuras das folhas, comer frutas e como planta ornamental.
descrição geral
Pandanus, cuja beleza atrai muitos floricultores, é alimentado por várias afirmações nem sempre confiáveis. Você pode ver a informação de que é adequado apenas para capricornianos, a forma em espiral espalha uma energia pesada por toda a sala, traz infortúnios e doenças. Também há afirmações de que não se deve ter medo dela como planta de casa. Um local escolhido corretamente minimiza as energias ruins, ajuda o proprietário a sintonizar e melhorar a atividade da mente.
A flor é extremamente decorativa, fácil de criar raízes e pouco exigente para cuidar. O debate sobre se pode ser guardado em casa não é científico e baseia-se em estranhos preconceitos, pois são em relação a muitas culturas ornamentais destinadas à criação em apartamento ou casa. Mas a palma espiral não merece tal tratamento.
Por muitos séculos, ela atendeu fielmente às necessidades humanas, participa de rituais religiosos, alimenta, limpa e cura os dentes, é usada na tecelagem, na medicina e na alimentação de animais.
Pandanus é o nome do naturalista Bory de Saint-Vincent, que fez a primeira descrição, e vem da Indonésia.
Os representantes da família distinguem-se pela disposição bizarra das folhas: crescem em espiral. Daí o nome comum não científico - palma espiral, e muitas declarações, preconceitos e lendas sobre esta planta incrível. Aqui estão apenas alguns:
- o crescimento de uma árvore pode chegar a 25 m de altura, mas em casa raramente chega a um metro e meio;
- quem não conhece botânica pode chamá-lo de dracaena, palmeira ou mesmo pinheiro, mas pandanus não tem nada a ver com eles, exceto por associações na aparência;
- na natureza, a natureza forneceu raízes adventícias localizadas no tronco e atuando como uma âncora natural em condições de crescimento complexo - em encostas, com ventos de furacão;
- as raízes têm outra característica interessante - elas lignificam e endurecem no solo se o poderoso tronco morrer com a idade;
- as folhas se descrevem de forma variável, mas não há contradição nisso, sua forma é determinada pela espécie, são principalmente lanceoladas, com agulhas na superfície frontal;
- a floração ocorre em forma de espiga ou panícula, não havendo perianto nas inflorescências;
- o fruto em algumas espécies é comestível, tem sabor peculiar, mas amadurece apenas na natureza, isso não acontece em casa, e tudo depende da espécie escolhida para o cultivo.
O conselho dos especialistas invariavelmente contém referências ao fato de que o cultivo de uma palmeira em espiral, por mais atraente que possa parecer para um florista amador, só é necessário em quartos espaçosos com tetos altos.Agora, muitas casas e apartamentos estão sendo construídos com melhores condições de vida, com um layout espaçoso, por isso não é surpreendente que o pandanus migre de corredores e escritórios em prédios públicos para aposentos.
Em um tamanho pequeno, ele se sentirá apertado e crescerá mal, e o proprietário descartará isso por erros de cuidado. Em climas temperados, não será possível utilizar a planta como em seu habitat natural. Em casa, em climas quentes, é um elemento decorativo comum no projeto paisagístico. Não deve cultivá-la, mesmo que haja um bebê em casa que tenha dificuldade em explicar que a planta não deve ser tocada pelas folhas.
Tipos e variedades
Apesar da abundância de espécies no habitat selvagem, apenas variedades adaptadas são utilizadas no melhoramento caseiro, as quais apresentam certas características (decoratividade, relativa segurança, capacidade de não crescerem até tamanhos gigantescos). Nem todos podem ser encontrados no free sale, mas neste caso existem lojas virtuais que funcionam para entrega.
- Pandanus de telhados - planta verde perene, atingindo um metro e meio de altura. Ele recebeu o nome das folhas verdes coriáceas, que em locais de crescimento são usadas para cobrir cabanas em vez de telhados. Em casa, é amplamente utilizado para fins utilitários. É usado para fazer velas em pequenas embarcações, tecer cordas, chapéus e cestos. A casa dá uma impressão espetacular com folhas verdes dominantes, longas, de até um metro, chegando a quase 10 cm de largura.
É quase impossível conseguir a floração dentro de casa.
- Veitch - perene pitoresco variegado, capaz de crescer até 2 metros de altura, com tronco curto e raízes aéreas. As folhas são o principal motivo que tornou o aparecimento uma prioridade na floricultura de interior: uma ampla superfície verde-garrafa nas bordas é recoberta por listras longitudinais contrastantes, creme ou branco-neve.
- Pandanus variegado - nome de qualquer tipo com folhas variegadas. O termo é papel vegetal da palavra em inglês, que significa "multicolorido" ou "manchado".
- Sander - também variegado, com estreitas faixas longitudinais de tom amarelo claro ao longo das placas de folhas verdes, atingindo 5 cm de largura e crescendo até 80 cm de comprimento.
- Baptista - uma planta perene de dois metros com folhas que são coriáceas ao toque.
Ao contrário de outras espécies, não tem dentículos nas bordas, a placa de folha verde é decorada com a natureza: há listras amarelas espetaculares sobre ela.
- Útil, mais alto, até 3 m, com folhas helicoidais localizadas no tronco, podendo atingir um metro e meio. Na floricultura de interior, é um convidado raro devido ao seu tamanho. É utilizado na decoração de edifícios públicos, cafés e restaurantes. Pode ser visto em estações de trem fechadas, em grandes lojas ou galerias. Folhas longas com bordas serrilhadas são monocromáticas, verde esmeralda.
A planta da árvore impressiona, pode ser um detalhe independente em um cômodo espaçoso ou se encaixar organicamente no ambiente (com uma área de estar, duas poltronas, um sofá de couro). Parece ótimo em um prédio público, no saguão de um edifício residencial, em uma estufa envidraçada ou jardim de inverno.
Este é o principal motivo pelo qual a planta se tornou uma tendência da moda em design de interiores, apesar da disseminação de histórias sobre energia, atraindo doenças e outras propriedades que são atribuídas sem fundamento à planta.
Aterrissagem
Para isso, você pode usar cubas de madeira, potes de cerâmica ou barro. As plantas jovens são frequentemente plantadas em recipientes de plástico. Antes de despejar o solo, verifique se há um orifício para a drenagem do excesso de umidade, a drenagem é colocada no fundo do vaso. Quanto maior o contêiner para desembarque, mais frações de tamanho são utilizadas.Você pode pegar solo comprado para palmeiras ou preparar uma mistura de solo com uma estufa e solo argiloso, areia com grãos grossos e turfa. A segunda receita é turfa e solo frondoso, húmus e areia de rio.
A planta é colocada no centro do vaso, distribuindo uniformemente a terra por todos os lados. Depois de encher a panela, é necessário fazer um derramamento para compactar o solo, depois de um tempo o excesso de água é cuidadosamente drenado da panela.
É necessário usar equipamento de proteção para não arranhar as mãos com folhas.
Cuidado
Você não terá que cuidar especialmente do pandano. Mas para seu desenvolvimento, aparência efetiva e bem-estar em casa, você deverá cuidar dos postulados que são importantes no cultivo de qualquer planta. Estamos falando de alimentação, água, iluminação e temperatura, replantio periódico (isso não vale para os que crescem em cuba, mas aí terá que trocar a camada superior do solo) e reprodução, se necessário.
Considere as principais nuances de cuidado.
- Rega. Não causará muitos problemas - é realizado uma vez a cada uma semana e meia, certamente sob a raiz, com água morna e sedimentada. Será necessário expandir as medidas de irrigação na primavera e no verão. Mas, mesmo nesse caso, o principal é não exagerar e evitar que o líquido entre nas axilas das folhas. É possível regar no palete, mas depois de uma hora é preciso tirar o excesso para que as raízes não apodreçam.
- Top dress. Após o transplante, ele é realizado no máximo 10 dias. No início da primavera, é aplicado fertilizante para plantas decíduas com nitrogênio. São criados na proporção indicada e aplicados cuidadosamente na camada do solo. Granular pode ser misturado em uma pequena quantidade com o solo, então eles irão se dissolver gradualmente a cada rega da planta.
- Poda. Ao podar, você nunca deve destruir as raízes do caule ou os processos formados no tronco. Apenas as folhas secas ou amareladas podem ser aparadas, inteiras ou nas bordas.
- Transferir. Esse processo só é feito com plantas jovens. A cada movimento, um recipiente é aplicado maior do que o anterior. O resto das regras são as mesmas para o plantio - drenagem, mistura de solo. Para não danificar as folhas, elas são cuidadosamente amarradas em um feixe e cobertas com um saco de pano.
Reprodução
Para aumentar o número de animais de estimação, você não precisa ir às compras em uma creche ou floricultura. Pandanus pode ser propagado de várias maneiras:
- brotos separados do tronco junto com raízes aéreas (não aparecem em todas as espécies e requerem habilidade e cuidado no corte);
- estacas, que são cortadas dos ramos laterais, plantadas no solo e cobertas com uma película transparente na parte superior;
- sementes (se puder), observando as condições especificadas nas instruções;
- divisão (rosetas com raízes são cortadas do arbusto, são secas e plantadas em solo úmido).
Todos os métodos, exceto a enxertia, são bastante problemáticos, requerem conformidade com o regime de temperatura e conhecimento de algumas nuances (por exemplo, ao dividir, é necessário um aquecimento menor para o plantio).
Doenças e pragas
As razões para a doença podem ser várias: a folhagem fica amarelada ou pálida com a iluminação excessiva, a presença de uma quantidade excessiva de cálcio no solo, a água de grande dureza. A cochonilha, o ácaro-aranha e o inseto cochonilha podem aparecer na palmeira. No primeiro caso, você terá que mudar as condições, no segundo - para usar drogas especiais. A saúde da planta deve ser monitorada continuamente e ações devem ser tomadas assim que um problema for detectado.
Pandanus não requer muita manutenção. Esta é uma planta utilizada tanto para fins decorativos como na medicina popular.
O comentário foi enviado com sucesso.