Pakhira aquatica e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado
  3. Reprodução
  4. Doenças e pragas

A Pakhira aquatica é uma planta bastante excêntrica que pode ser freqüentemente encontrada em uma floricultura. A cultura é cultivada em casa, não só como decoração de interiores, mas também como planta medicinal e comestível. A seguir, falaremos sobre cuidados, descrição, doenças e pragas da pakhira.

Descrição

É uma planta tropical que cresce principalmente na América, nas partes centro e sul. Pakhira aquatica pertence ao gênero dos baobás. É frequentemente chamada de pakhira d'água, noz saba ou castanha da Guiana. Exot se refere a sempre-vivas. A folhagem verde cresce em longos pecíolos. A fase de floração da planta é prolongada: de junho a novembro. A flor de cor rosa pálido tem cheiro de baunilha: muitas delas na castanha, todas estão reunidas em uma panícula. Após o término da floração, surge um pequeno fruto em forma de noz. Depois de maduro, o fruto é considerado comestível.

A planta pode atingir até dois metros de altura e o crescimento é bastante rápido. Na base, os troncos são engrossados, como uma garrafa, e à medida que aumentam de altura, estreitam-se. As folhas crescem apenas no topo. Não é à toa que essa planta também é chamada de baobá. Na natureza, além da pakhira aquática, existem também variedades de folhas redondas e prateadas. Exot melhora o clima interno ao liberar íons de ar, ozônio e oxigênio. Ajuda com insônia, neuroses.

E também é capaz de acalmar a agressão e a atividade humana excessiva, fortalece o sistema imunológico, reduzindo o crescimento do ambiente patogênico, criando assim um microclima psicológico favorável.

Cuidado

É uma planta delicada para nossas latitudes, pois não é à toa que os trópicos são considerados sua pátria. Portanto, para que a noz saba agrade com o seu florescimento, sirva de decoração para a casa, é necessário seguir algumas regras. A planta não é muito comum nos peitoris das janelas dos russos, apenas amadores a conhecem. Mas, por exemplo, no Oriente é chamada de árvore do dinheiro, visto que traz riqueza monetária para a casa. Lá está espalhado por toda parte. As pessoas acreditam que é a pakhira que contribui para o acúmulo de dinheiro.

Aqui estão alguns segredos de preparação.

  • Com irrigação abundante e iluminação insuficiente, o exótico crescerá mais rápido e se estenderá apenas para cima.
  • Coroa exuberante e caules entrelaçados - tamanha beleza não é alcançada em um ano. Se você vir tal charme em uma loja, saiba que ela tem pelo menos 6 a 8 anos.
  • Se sementes frescas forem plantadas em solo úmido a uma temperatura de 30 graus, as mudas aparecerão muito mais rápido.

Condições

Em casa, pakhira adora calor: no verão ela precisa de uma temperatura de 20-25 graus, e no inverno - cerca de mais 15 graus. A planta não gosta de ar seco, não tolera correntes de ar. No local onde o castanheiro cresce, é necessário criar uma boa iluminação. Caso contrário, a haste sempre se esticará para cima em busca de luz. O melhor é colocar um contêiner com exótico no lado leste ou oeste.

No verão, a pakhira é determinada por um lugar no jardim, na varanda ou no terraço. Mas é recomendável monitorar a ausência de correntes de ar e precipitação. No inverno e no outono, a planta deve estar sob um fitolampo.

Rega

Basicamente, a pakhira é regada com moderação. É melhor irrigar quando o solo da panela estiver seco. Do outono ao final do inverno, recomenda-se regar no máximo uma vez por semana. Despeje água morna em uma bandeja ou ao longo da borda de um recipiente.

Recomenda-se deixar um pouco de água na panela, e a massa verde deve ser borrifada de um borrifador duas vezes por semana. No verão, é bom para o exótico providenciar um banho com água morna da chuva.

Poda

A poda de uma planta exótica é melhor feita na primavera. Para fazer isso, os ramos que se esticam são removidos e, em seus lugares, logo ocorre a ramificação. A planta pode ter o formato de uma bola ou oval.

Para interromper o crescimento ativo, os topos podem ser ligeiramente apertados. Nesse caso, a coroa fica exuberante. O tamanho dos rebentos é regulado pela poda com o início da primavera. Alguns cultivadores trançam os troncos em uma trança, e as folhas inferiores são especialmente removidas. É importante não exagerar aqui: você não pode puxar as hastes com muita força.

Reprodução

Os especialistas recomendam a propagação da pakhira aquática de duas maneiras - por sementes e estacas. Com a chegada da primavera, as sementes são colocadas em um recipiente raso e levemente regadas com água. Em seguida, são fechados com polietileno ou vidro, encaminhados para local aquecido. Recomenda-se ventilar a mini estufa todos os dias. Após 2,5-3 semanas, os primeiros brotos podem ser observados. Com as estacas, tudo é simples: pequenos processos são cortados junto com o calcanhar e enraizados no solo quando cobertos.

Uma planta jovem é aconselhada a replantar com a chegada da primavera. O transplante é realizado uma vez a cada três anos. Para o transplante, é melhor selecionar um recipiente com diâmetro 5 centímetros maior que o anterior. Deve ser largo, mas raso. O sistema radicular é superficial, portanto não é recomendável aprofundar a planta. O solo é preparado com antecedência misturando grama, solo folhoso e areia em proporções iguais. Não se esqueça do sistema de drenagem: pode ser feito de carvão e tijolo vermelho triturado.

Se não for possível preparar o solo, é conveniente usar um substrato pronto com a etiqueta "para dracaena" ou "para palmeiras".

A acidez da mistura de solo deve ser reduzida e a composição deve ser solta. A saturação do solo com nutrientes não é particularmente importante, porque o exótico nem precisa ser fertilizado. Mas a cobertura pode ser aplicada durante o período de crescimento ativo - do início da primavera ao início do outono. É durante este período que a fertilização é recomendada uma vez a cada duas semanas. Complexos minerais são usados ​​para plantas ornamentais adicionando ao solo ou pulverizando com drogas anti-stress. Deve-se lembrar que a dosagem deve ser de 50% da taxa recomendada.

Se uma planta adulta foi comprada em uma loja, você não deve se apressar em plantá-la. Em um contêiner de loja, pode ser dentro de um ano. Recomenda-se transplantar uma flor grande apenas por transbordo em solo previamente preparado.

Existem vários motivos para o transplante:

  • existe uma grande quantidade de nitrogênio no solo, o que é desfavorável para a castanha;
  • o contêiner ficou apertado;
  • um ano se passou desde a aquisição;
  • pragas apareceram.

Doenças e pragas

Os principais inimigos da cultura da flor são os insetos-cochonilhas e o ácaro-aranha. Todos os problemas decorrem de cuidados inadequados: neste caso, a umidade do ar foi reduzida. Depois de detectar os problemas, é necessário tratar a planta com Aktara três vezes em intervalos semanais. Se encontrar cochonilhas, é necessário limpar as placas das folhas e o caule com uma solução de álcool, sabão e água. As menores manchas esbranquiçadas - pulgões - apareceram nos caules e nas folhas. É melhor removê-lo manualmente e, em seguida, tratá-lo com um guardanapo ou pano umedecido em água com sabão. Às vezes, pessoas experientes colocam gerânios ao lado da castanha - isso pode assustar todos os "malfeitores".

Outro problema são os tripes. Estas são pequenas pragas alongadas que deixam pequenas manchas pretas na folhagem. Eles devem ser coletados com um cotonete ou outro objeto fofo. Agravertin, Aktellik, Fitoverm funcionarão bem aqui. Às vezes, vermes brancos começam na superfície da terra, estragando a aparência da planta, levando-a à morte. Para eliminá-los, é necessário derramar no solo uma mistura de permanganato de potássio e água e, em seguida, polvilhar a superfície com pimenta amassada.

Entre outros problemas, vale a pena destacar o seguinte.

  • Galhos e folhas murcharam. Isso acontece devido à rega inadequada. Assim que a rega for ajustada, a colheita de frutas ganhará vida.
  • A massa da folha começou a enrolar. Esse problema ocorre quando há uma diferença de temperatura ou quando a temperatura está muito baixa.
  • As folhas começaram a amarelar - significa que algo aconteceu ao sistema radicular: apodrecimento das raízes devido à irrigação abundante, aparecimento de pragas, pobreza do solo.
  • Uma camada esbranquiçada apareceu nas placas das folhas - este é o trabalho de um ácaro-aranha. É urgente aplicar "Aktara".
  • Manchas brancas secas nas folhas indicam queimaduras solares. É necessário mudar a localização da pakhira.
  • Folhas caindo de cima para baixoque perderam sua elasticidade indicam rega excessiva. É necessário reduzir a intensidade da rega.
  • Manchas brancas fofas em placas de folhas falar sobre a ocorrência de oídio. O tratamento com fungicidas como "Topaz", "Skor" é recomendado.
  • O caule fica macio, coberto de pequenas manchas escuras - atacado pela podridão da raiz. Nesse caso, ainda há muito trabalho a ser feito. É necessário retirar a planta, limpá-la do coma terroso e enxaguar delicadamente as raízes. Se a área afetada for grande, não há nada para salvar. Se a podridão começou a funcionar, as partes danificadas devem ser cortadas com uma tesoura especial. Manchas escuras também precisam ser cortadas do tronco. Polvilhe todas as partes danificadas com carvão ativado, trate com fungicida, plante em solo novo.

Pakhira aquatica é uma planta exótica nativa das florestas tropicais. Mas com os devidos cuidados em casa, uma cultura de flores não pode se deliciar apenas com uma vegetação luxuriante, mas também com lindas flores e até frutas deliciosas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário