Descrição da compra e características de seu cultivo
Kupena é uma planta de jardim muito semelhante a um lírio do vale, só que maior. Na verdade, esta planta veio exatamente da mesma família do lírio do vale, na verdade, é uma flor da floresta com características próprias em termos de adaptação ao solo e posterior crescimento.
descrição geral
Kupena (todos os seus tipos) é perene, não requer escavação anual do solo... isto planta herbácea, cujos caules atingem uma altura de 15 a 150 cm. Pertence a uma família como o lírio do vale, ou liliaceae, que, por sua vez, pertencem aos aspargos. A cor das folhas é verde em cima e acinzentada esverdeada em baixo, são elas próprias bastante grandes, têm forma oblonga e atingem um comprimento de 8 a 14 cm. As flores situam-se nas axilas das folhas, a floração começa em abril ou junho, e o amadurecimento completo dos frutos ocorre em julho-agosto. Kupena tem vários nomes: sindrik, lírio do jardim do vale, foca de Salomão, grama do lobo, lírio do vale surdo, canino do lobo, medicinal.
A planta tem um rizoma espesso, de cor castanha, por si só é rasteira e encontra-se na horizontal.... Espécies diferentes têm sistemas radiculares externamente distintos, alguns com rizoma espesso e outros com segmentos alargados que lembram tubérculos de batata. Além disso, algumas espécies se distinguem pelo fato de serem próprias para consumo humano e não serem venenosas, pois contêm amido e açúcar. O rizoma do kupena tem a peculiaridade da lignificação.
Em condições naturais, o kupena comum pode ser encontrado nas encostas e prados. É muito difícil chamar um lugar específico de berço desta planta, ela cresce em todos os lugares e em todos os continentes.
Tipos e variedades
Um número considerável de espécies desta planta é distinguido.
- Whorled... Ela é subdimensionada, atinge cerca de 60 cm, seu caule é ereto, tem uma tonalidade esverdeada ou com adição de vermelho. A planta recebeu esse nome devido ao arranjo das folhas superiores em ordem espiralada, enquanto as folhas inferiores da kupena são organizadas na ordem seguinte. As flores da planta são pequenas, perfumadas, em forma de sino. As inflorescências são raras, localizadas nas axilas das folhas. Depois que ocorre a polinização, as flores se transformam em frutos - bagas preto-azuladas com pequenas sementes. O rizoma está localizado na camada superior do solo, espesso, ramificado.
- Variegado (estriado). Este tipo de planta tem folhas variegadas. São de cor verde com veios claros, com uma borda branco-creme nas bordas. A planta tem cerca de 60 cm de altura, a floração longa ocorre de maio a junho. Ele não perde sua aparência atraente, mesmo depois de desbotado.
- Peludo ou púbere... Perene, atingindo 50 cm de altura, parte superior do caule caída. As folhas são grandes, de formato oval. As flores começam a aparecer nas axilas das folhas em maio. Esta espécie é resistente à seca e despretensiosa. Ele se enraíza bem em lugares onde o solo está bastante esgotado. Você pode encontrar este tipo de planta na zona média da Eurásia, ela prefere crescer em montanhas, estepes e florestas esparsas.
- Agachamento ou baixo. Uma planta que adora solo úmido, é essa variedade que tolera a umidade excessiva. É considerado um crescimento lento. No decorrer do crescimento, aparecem aglomerados densos e baixos de 15 a 30 cm, cujos caules têm uma direção vertical.As folhas, além de oblongas, também podem ser ovóides. Floresce com flores brancas, que se localizam nas axilas das folhas no número de 2 a 5 peças e têm a forma de um sino alongado. A floração da planta começa em maio-junho, como muitas outras variedades.
Use o arbusto atarracado no design do jardim para o slide alpino. É uma sensação boa em áreas escuras e úmidas do jardim.
- Broadleaf... Esta variedade de planta atinge uma altura de até 50 cm, as folhas têm formato pontiagudo. As flores são brancas com laivos esverdeados, que desabrocham no final de maio.
- Coopen Hooker. Esta planta não tem mais de 10 cm de altura, por isso é uma espécie única e é considerada anã. As folhas são oblongas e estreitas, as flores são de uma delicada tonalidade roxa. Na época da floração, esse tipo de kupena fica incrível em combinação com verduras suculentas.
Bagas ou frutas compradas são venenosas, você deve ter cuidado com elas... Seu veneno causa tonturas, indigestão e vômitos que duram dias. Portanto, se houver filhos pequenos na família, a planta deve ser plantada longe dos caminhos, no fundo do jardim, fora do alcance da criança.
Kupenes veio das florestas para nossos jardins.
Aterrissagem
Kupena é uma planta absolutamente despretensiosa e resistente, adequada para iniciantes que acabaram de começar a trabalhar no jardim.
Um forte sistema de raízes e caule principal começam a aparecer no primeiro ano de plantio. O próprio rizoma começa a crescer não em profundidade, mas em largura. No segundo ano de vida da planta, o primeiro broto começa a se formar.
Quando passa o período de cultivo, no outono, a parte do solo da planta morre, novos caules se formam e crescem já no subsolo, e na primavera eles saem do solo. Esse ciclo dura cerca de 16 anos para o kupena.
Cuidado
O plantio em campo aberto começa no início do outono, em setembro... Uma planta plantada na primavera (abril-maio) também enraizará bem, mas passará por uma longa adaptação, por isso pode não haver floração neste ano.
Antes do plantio, comprado em campo aberto, é necessário preparar um local (canteiro). Para o plantio, um recesso de 10-15 cm de profundidade é adequado, areia ou pedra triturada é usada para drenagem e o composto não será supérfluo.
Kupena não é extravagante, portanto, não requer manutenção complexa. A planta existe e se desenvolve de forma independente, visto que a kupena é considerada uma flor da floresta. Mas ela ainda responderá ao cuidado com floração abundante e folhagem exuberante.
Regar e soltar
A rega é necessária para a compra apenas durante a estação seca. A terra onde o kupena cresce só precisa ser levemente umedecida. A planta ainda terá irrigação suficiente com a chuva ou umidade do lençol freático. Se o depósito estiver cheio, ficará fraco e sujeito a várias doenças, bem como ataques de pragas de insetos..
O afrouxamento do kupena não deve ser realizado, pois o rizoma é frágil e raso, portanto pode ser facilmente danificado, mas para não formar uma crosta na superfície vale a pena usar cobertura morta (o solo reterá umidade e friabilidade por muito tempo).
Top curativo
Se a planta for plantada em solo fértil ou o canteiro foi bem fertilizado no momento do plantio, a alimentação pode ser feita uma vez por estação.
Normalmente alimentam os kupena na primavera, quando a formação dos brotos está apenas começando. Você pode alimentá-lo no início do outono, então durante o inverno ele ganhará força para uma saída primaveril da terra.
O húmus deve ser espalhado sobre a área onde a planta é plantada (deve ser colocado para que as raízes da planta não queimem).
Wintering
A parte do solo do kupena morre no outono e apenas o rizoma hiberna no solo. Você mesmo pode cortar a parte superior, deixando apenas um pequeno toco de cerca de 4 cm.
A planta tolera perfeitamente o frio, visto que cresce de forma independente em diferentes áreas, mas se a previsão é de inverno rigoroso, vale a pena cobrir o banho com folhas secas caídas ou serragem. Na primavera, todos os abrigos devem ser removidos para que os brotos possam crescer totalmente. Isso deve ser feito no início para evitar o debate dos brotos.
Transferir
No final da geada, você pode começar a transplantar o kupena, ou você também pode transplantá-lo no outono, antes do início da geada. A taxa de sobrevivência desta planta é bastante elevada.
A vantagem do transplante antes da geada é a presença de nutrientes no sistema radicular, o que contribuirá para a melhor adaptação em um novo local.
O próprio transplante é realizado dividindo o arbusto, que é uma medida útil para compra a cada 3-4 anos (após tal procedimento, a planta torna-se mais luxuriante e com floração abundante). Após a escavação do rizoma, deve-se dividi-lo em partes em que haja um botão já formado, e depois plantá-lo em um sulco drenado.
Reprodução
Os métodos de reprodução se destacam da seguinte forma: divisão em partes do arbusto e sementes, que podem ser adquiridas gratuitamente na loja. Em geral, os jardineiros procuram não cultivar esta planta com o auxílio de sementes, pois é um processo bastante demorado e nem sempre surgem frutos devido à má polinização. Mas vale a pena considerar que o cultivo realizado por sementes pode dar muitas mudas.
Para obter sementes de frutas, aderimos a seguintes regras:
- coletar bagas maduras (frutas);
- extrair sementes;
- molhe-os com a polpa;
- realizar estratificação;
- pousar no solo e deixar em local fresco.
Após um período de 3 meses, as plantações devem ser transferidas para local aquecido e, em seguida, retiradas novamente para local fresco, por cerca de 50 dias. Após tal procedimento, devem ser levados de volta ao calor, à temperatura ambiente.
A estrutura das flores não permite que muitos insetos coletem livremente o néctar delas, apenas insetos como os abelhões de tromba longa são capazes de alcançá-las, mas sua aparência é bastante rara. É o kupena de folha larga que pode produzir frutos abundantes.
As sementes adquiridas deterioram-se muito rapidamente e não serão mais adequadas para o plantio na próxima safra. As sementes devem ser semeadas apenas no ano em que foram colhidas.... Antes da semeadura, passam por estratificação, que dura cerca de 4 meses, e depois são plantadas em solo turfoso. O plantio por sementes e em terreno aberto não está excluído.
Doenças e pragas
Kupena tolera doenças de forma bastante persistente, mas se o solo ficar muito umedecido por muito tempo, pode aparecer podridão cinzenta... Kupena terá de ser tratado com soluções especiais para se livrar desta doença (Fundazol, Maximol). Mas não se esqueça das áreas afetadas, elas devem ser removidas primeiro. Além da podridão cinzenta, o oídio pode aparecer na planta, que adora umidade e baixas temperaturas.
Lesmas e lagartas são os primeiros inimigos a comprar... De maneira tradicional, você pode se livrar deles com a ajuda de mostarda ou pimenta, que deve ser espalhada pela planta. Mas para o melhor descarte das pragas, vale a pena recorrer à pulverização com substâncias especiais.
Salomão viu mosca também é perigoso para o kupena, ele rói as folhas da planta até as veias. As moscas voadoras colocam as larvas, que começam a comer a massa verde.
Os inseticidas ajudarão a enfrentá-los.
Aplicação em paisagismo
Em lugares escuros, Kupena se dá bem com plantas como samambaia, coração sangrando. Em um jardim rochoso, kupena combina bem com íris, hospedeiros, daylilies, gerânios florestais, tulipas. Os cantos feios do jardim costumam ser decorados com esta flor despretensiosa.
Os slides alpinos também decoram o kupena, combinando-o com outras plantas.
Ao longo da cerca viva, o kupena ficará ótimo. Quando os arbustos amadurecem, os caules inferiores ficam nus e tornam-se pouco atraentes, mas a planta vai esconder bem essa desvantagem com brotos altos que crescem bem à sombra dos arbustos.
Para decorar de forma surpreendente a paisagem com o mínimo de perda de tempo, vale a pena escolher um cupom. Ele vai se encaixar harmoniosamente na paisagem de qualquer jardim, vai decorar o jardim de flores.
O comentário foi enviado com sucesso.