Descrição e cultivo de myrikaria

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Uso em paisagismo

Agora, muitos jardineiros estão interessados ​​em descrever a própria myrikaria e as peculiaridades de seu cultivo. Esta planta é valorizada por sua aparência única. É a forma invulgar de folhagem, ramos prateados e botões luminosos durante o período de floração que tornam possível a utilização de myrikaria no desenho paisagístico. HUm ponto ainda menos importante é a despretensão da planta.

descrição geral

Mirikaria é uma representante da família Tamariskov (Grebeshkovs). A grande maioria das variedades desta planta são encontradas em terras asiáticas. Até o momento, os cientistas identificaram 13 espécies, mas ainda não há consenso sobre a composição completa do gênero.

Mirikarii preferem florestas e montanhas. Eles são capazes de formar aglomerados de baixo crescimento com contornos rastejantes. A propósito, as plantas podem atingir uma altura de cerca de 2 km acima do nível do mar. Lá eles estão localizados em planaltos e colinas.

Todas as variedades de myrikaria são arbustos ou semi-arbustos com uma forma perene de crescimento. Em condições naturais, a altura dos brotos raramente ultrapassa a marca de 4 m. Quando a planta é cultivada em clima temperado, esses indicadores variam de 1 a 1,5 m. Aliás, a largura do arbusto pode ser semelhante. Vale a pena considerar que os brotos de myrikaria crescem em linha reta ou se espalham pelo solo, e seu número em um arbusto pode ser de 10 a 20.

Durante a floração, os botões são formados, a principal característica dos quais são as brácteas alongadas. As inflorescências são formadas no topo dos brotos e seus ramos laterais de pequenas flores bissexuais. Eles podem assumir a forma:

  • espiguetas;
  • escovas;
  • panículas.

Todas as inflorescências estão presas a hastes floridas alongadas, cujo comprimento chega a 0,4 m.

Os frutos da myrikaria são vagens com formato piramidal. As características distintivas das sementes são o seu pequeno tamanho e a presença de toldos recobertos por pelo esbranquiçado. Graças a esta característica, durante o período de frutificação ativa, todo o arbusto torna-se, por assim dizer, fofo. Também vale a pena focar na ausência de tecidos, que são um atributo integral das sementes da maioria das flores e gimnospermas.

Além de tudo isso, vale destacar a robustez invernal dos representantes da flora descritos. Um ponto igualmente importante é a facilidade de manutenção. A miricária pode ser propagada por sementes e vegetativamente (por exemplo, por estacas).

Tipos populares

Vale destacar que hoje, com toda a diversidade do gênero em questão, apenas algumas espécies são utilizadas na jardinagem ornamental. Isso inclui, por exemplo, myrikaria graceful, que é uma variedade bastante exótica para nossos territórios. Esta planta se parece com um arbusto ou pequenas árvores. A propósito, estes últimos atingem uma altura não superior a 5 metros.

Os ramos mais antigos da graciosa myrikaria são de cor roxa escura ou marrom avermelhada. Por sua vez, os rebentos são verdes e castanhos avermelhados. As placas foliares nos ramos do primeiro ano são sésseis e têm formas elípticas, elíptico-lanceoladas e ovo-lanceoladas. Seu comprimento e largura são de 5 a 15 cm e 2 a 3 mm, respectivamente.

Considere outros tipos populares.

Foxtail

Este tipo é agora o mais comum e merecidamente popular entre os jardineiros modernos. O habitat natural desta espécie de myrikaria é a parte europeia da Federação Russa. A planta também é encontrada na parte sul da Sibéria e na Europa Ocidental. O rabo de raposa myricaria cresce nas regiões da Ásia Central e Central e, muitas vezes, no Oriente Médio.

A espécie tem as seguintes características principais:

  • crescimento de arbusto;
  • brotos extensos e bastante graciosos;
  • altura não superior a 2 metros;
  • ramos inteiramente cobertos por placas de folhas, dispostas alternadamente;
  • floração, que ocorre no último mês da primavera e continua até o final do verão;
  • um grande número de flores rosa pálido de pequeno porte que formam belas inflorescências, que se concentram mais perto do topo dos brotos (o comprimento de tais cachos ao longo de todo o período de desenvolvimento pode exceder seu tamanho original várias vezes e chega a 30-40 cm )

É importante observar que são as peculiaridades do processo de floração que determinam a formação desigual dos frutos. No outono, as vagens das sementes, atingindo o auge da maturidade, são abertas. Vale ressaltar que as sementes possuem uma cobertura com pelos, o que faz com que os galhos da planta pareçam o rabo de uma raposa. Levando em consideração esta característica, o nome deste tipo de myrikaria está associado.

Daurskaya

Esta myrikaria, também chamada de folhas longas, é encontrada no sul da Sibéria Oriental, em Altai e na Mongólia. Ela cresce isoladamente ou em grupos inteiros, muitas vezes escolhendo as zonas costeiras dos corpos d'água. O arbusto atinge a altura de dois metros, e sua copa se distingue pelos contornos abertos.

As principais características distintivas da espécie:

  • os ramos velhos são castanho-acinzentados e os rebentos jovens (anuais) amarelo-esverdeados;
  • as placas das folhas são verdes claras ou cinza-esverdeadas;
  • as folhas sésseis de forma ovóide alongada são formadas nos ramos primários e lanceoladas lineares nos secundários;
  • o comprimento e a largura das placas variam de 0,5 a 1 cm e de 1 a 3 mm, respectivamente (enquanto sua superfície é literalmente coberta por pequenas glândulas em forma de pontos).

A myrikaria dauriana floresce de maio a agosto, com a formação de inflorescências em forma de escovas de várias formas (às vezes as mais bizarras) no topo de galhos de um ano de idade e jovens.

Assim que a polinização é concluída, começa o amadurecimento dos frutos, que acabam tendo a aparência de cápsulas estreitas. Após a maturação completa, eles se abrem em três segmentos (válvulas). Esses recipientes naturais são preenchidos com pequenas sementes com um pouco mais de um milímetro de tamanho. Cada um deles tem uma asa, meio coberta por pêlos claros (esbranquiçados). Aliás, para fins decorativos, esta variedade da planta descrita começou a ser cultivada no século XIX.

Aterrissagem

Antes de plantar myrikaria em terreno aberto, é necessário determinar corretamente o local. Uma área aberta e bem iluminada com o sol será ideal aqui. A muda pode se desenvolver bem em sombra parcial, no entanto, tais condições no futuro afetarão negativamente a qualidade das flores e a duração da floração.

Também é aconselhável plantar os arbustos em locais protegidos de ventos frios e correntes de ar. Por outro lado, em algumas situações, existe o risco de danificar as plantas jovens pelos raios diretos do sol escaldante. Mas é importante notar que a cultura descrita se distingue pela boa resistência no contexto de regimes de temperatura. Via de regra, a myrikaria é capaz de resistir às geadas, nas quais o termômetro cai para -40 graus. E ela também se sentirá bem quando aumentada para +40.

Os próximos pontos importantes relacionados às peculiaridades do plantio são a composição e a qualidade do solo. É altamente recomendável optar por solos soltos e férteis. Jardinagem e solo argiloso de leve a médio com lascas de turfa são boas opções.Deve-se prestar atenção aos indicadores de acidez, que devem ser médios (pH 6,5-7) ou levemente ácidos (ou seja, 5-6). Para melhorar as propriedades do substrato, os jardineiros adicionam nitroammofosk ou cinza.

Os arbustos são plantados na fase inicial (primavera) ou final (outono) da estação de crescimento. Nesse caso, o algoritmo de ações terá a seguinte aparência.

  1. Cave um buraco para uma muda, com comprimento, largura e profundidade de 0,5 m.
  2. No fundo é colocada uma camada de drenagem com uma espessura de cerca de 0,2 m, podendo ser utilizados como material pedra britada, argila expandida e até tijolo partido.
  3. A drenagem é coberta com um substrato pré-preparado.
  4. As mudas são instaladas de forma que o colo da raiz fique no nível da superfície do solo.
  5. Encha a fossa com a mistura de solo, que deve ser ligeiramente compactada.
  6. A rega é realizada.
  7. Cubra a zona próxima ao tronco com húmus, turfa ou casca de árvore. Isso preservará a umidade do solo e também impedirá o surgimento e a reprodução de ervas daninhas. A espessura da camada de cobertura morta deve ser de 10 cm.

Resumindo, é preciso focar na seleção e preparação do material de plantio. A melhor opção seriam mudas (mudas) com até dois anos de idade. Deve-se lembrar também que no plantio do solo é utilizado o método de transbordo, que prevê a preservação e transferência do torrão de terra.

Um ponto igualmente importante é a distância entre os arbustos, que, levando em consideração suas propriedades, deve crescer de 1 a 1,5 m.

Cuidado

Levando em consideração a despretensão da cultura, é bastante simples cuidar dela. Ao cultivar myrikaria e formar arbustos, é importante levar em consideração que a planta possui ramos extensos. Eles podem sofrer com ventos fortes, por isso é importante escolher o local de pouso correto. Caso contrário, você terá que cuidar de providenciar o abrigo. Afrouxamento do solo e remoção de ervas daninhas após chuvas e irrigação não serão medidas agrotécnicas menos importantes.

A boa notícia é que essa planta é venenosa. Isso fornece uma proteção bastante eficaz contra vários insetos nocivos. Como mostra a prática, a myrikaria também raramente fica doente. Ao mesmo tempo, jardineiros experientes não recomendam se deixar levar pela irrigação dos arbustos.

Rega

Na ausência de chuvas suficientes, as plantas devem ser regadas a cada 2 semanas. Ao mesmo tempo, a taxa de irrigação é um balde de água para cada unidade de plantio. A irrigação pode não ser necessária em condições normais de chuva.

É importante considerar que a myrikaria lida bem com a seca. Ao mesmo tempo, a umidade excessiva do solo pode ser prejudicial para as raízes das plantas.

Top curativo

A melhor opção é aplicar fertilizantes 1-2 vezes por temporada. Ao mesmo tempo, são usados ​​preparativos que se concentram nos cuidados com a urze. Um exemplo é Vila Yara. Paralelamente, é permitido despejar matéria orgânica sob cada arbusto. Nesse caso, a turfa e o húmus estimularão o crescimento da mirikaria e terão um efeito positivo na cor da folhagem, que ficará mais saturada.

Muitos jardineiros experientes também usaram com sucesso a solução de verbasco. Essa abordagem garante o esplendor da massa verde das plantações. Para preparar a solução, será necessário misturar o ingrediente indicado com água na proporção de 1: 10. É importante observar aqui as proporções, caso contrário aumenta o risco de queimaduras na planta. Além de todos os métodos de alimentação acima, a introdução de complexos minerais é permitida na primavera.

Poda

Uma das características importantes da "cauda de raposa" é que, com o tempo, os brotos da planta começarão a lignificar. Em tais situações, a atratividade dos pousos é previsivelmente reduzida. Esses problemas serão mais relevantes se a myrikaria for usada como um elemento do projeto paisagístico. A poda e o corte regulares dos ramos podem ajudar a prevenir problemas.

Esses eventos são realizados em duas abordagens:

  • na queda (para formar arbustos e dar-lhes a aparência necessária);
  • na primavera (para se livrar dos brotos secos e danificados durante o inverno).

Mas é importante ressaltar que a poda, se necessária, pode ser feita durante todo o período vegetativo. É importante que essas atividades sejam concluídas antes do início do clima frio. Como mostra a prática de longo prazo de jardineiros experientes, a myrikaria tolera bem o corte de cabelo em qualquer idade. Nesse caso, a melhor opção é dar ao arbusto uma forma esférica.

Preparando-se para o inverno

É altamente recomendável amarrar os galhos da "cauda da raposa" antes do início do período de inverno. Caso contrário, eles podem ser danificados pela cobertura de neve ou fortes rajadas de vento. Em situações com plantas jovens, cujos rebentos ainda não estão lignificados, pode-se pressioná-los contra o solo e cobri-los com ramos de abeto. O tecido não tecido é uma alternativa.

Reprodução

No momento, os jardineiros têm usado com sucesso os métodos de propagação de myrikaria por sementes e vegetativos na prática. O segundo método envolve a separação de arbustos crescidos, enraizamento de estacas ou o uso de brotos de raiz como material de plantio. Se estamos falando sobre o cultivo de mudas jovens a partir de sementes, é importante observar que a tecnologia de mudas é usada.

Deve-se ter em mente que o material da semente perde suas propriedades rapidamente após a colheita. Para manter a germinação, ele deve ser armazenado adequadamente. As sementes devem ser colocadas em um recipiente hermético ou outra embalagem adequada. O material coletado deve ser mantido a uma temperatura entre 18-20 graus.

A semeadura é realizada apenas no próximo ano, na primavera. Nesse caso, a estratificação deve ser uma medida obrigatória. Dentro de sua estrutura, recomenda-se manter o futuro material de plantio na parte inferior da geladeira por uma semana em temperaturas que variam de +3 a +5 graus. Esta abordagem pode melhorar significativamente a germinação das sementes, que após tal procedimento atinge um recorde de 95%. Ignorar a estratificação leva ao fato de que cerca de um terço da semente colhida brotará.

As caixas de mudas são usadas com sucesso como recipientes para a semeadura, que são preenchidas com solo nutritivo apropriado e solto. Nessa situação, você pode usar um substrato pronto comprado ou preparar você mesmo a mistura desejada. A segunda opção prevê a presença na composição de proporções iguais de turfa e areia limpa de rio.

As sementes são distribuídas uniformemente por toda a superfície do solo na caixa. Seu pequeno tamanho elimina a necessidade de espanar e enterrar. Para esse tipo de plantio, recomenda-se a chamada rega de fundo, que por si só evita que as sementes saiam. Vale ressaltar que os primeiros brotos podem ser vistos em 2-3 dias após a semeadura. É importante notar que nesta fase ocorre a origem do processo de raiz. E levará cerca de uma semana para formar um rebento completo na superfície.

É importante lembrar a necessidade do cuidado adequado com mudas a partir de sementes. A lista de medidas agrotécnicas obrigatórias inclui a irrigação oportuna do solo e a garantia do regime de temperatura ideal. A transferência das mudas para o terreno aberto é realizada após o seu fortalecimento total. Outra condição importante será o clima persistentemente quente com leituras médias do termômetro na faixa de 10-15 graus.

Deve ser lembrado que mesmo uma onda de frio de curto prazo e insignificante pode quase instantaneamente destruir o crescimento jovem da "cauda de raposa".

Você pode propagar myrikaria usando outros métodos.

  • Estacas. Neste caso, é permitido escolher os brotos do ano anterior e os jovens (anuais) como espaços em branco. As estacas podem ser cortadas ao longo da estação de crescimento.O comprimento desses segmentos deve ser de 25 cm, e a espessura em situações com estacas lignificadas - cerca de 1 cm. As futuras mudas são colocadas por várias horas em soluções estimulantes (Kornevin, Epin, ácido heteroauxínico), após o que são imediatamente plantadas em recipientes preparados preliminarmente cheios de substrato turfa-arenoso.
  • Rebentos de raiz. Na esmagadora maioria dos casos, um grande número de mudas aparecem ao redor do toco da "cauda da raposa". Na primavera, muitas pessoas usam com sucesso este crescimento para a propagação de arbustos de myrikaria.
  • Divisão do mato. Com o crescimento ativo, o arbusto pode ser removido do solo no final da primavera e cuidadosamente dividido em várias partes. Ao mesmo tempo, é importante que cada segmento resultante tenha um número suficiente de brotos e boas raízes. As parcelas devem ser imediatamente transferidas para o solo em locais preparados com antecedência, o que evitará o ressecamento do sistema radicular. Especialistas e jardineiros experientes recomendam fortemente tratar (borrifar) com carvão picado antes do plantio.

É importante lembrar que as mudas só se tornam aptas para o plantio a céu aberto depois de um ano, embora suas raízes se desenvolvam rapidamente. Os animais jovens não podem suportar com segurança o período de inverno. Assim que o solo aquecer o suficiente na primavera, o material de plantio reforçado pode ser transferido com segurança para seu local permanente.

Uso em paisagismo

Como já notado, A myricaria é muito fácil de cultivar e cuidar dessa cultura não requer esforços excessivos e custos de tempo significativos. Ao mesmo tempo, um arbusto único pode se tornar uma verdadeira decoração de qualquer tamanho, configuração e finalidade do local. É importante notar que mesmo na ausência de botões, os ramos das plantas parecem mais do que impressionantes. Também vale a pena considerar a estética tanto dos arbustos que crescem solitários quanto das composições inteiras criadas pelo corte do arbusto.

Brotos altos de myrikaria são amplamente usados ​​para formar sebes originais. Recorde-se que no ambiente natural, as plantas descritas preferem as zonas costeiras. Dada esta característica, uma boa solução seria formar um arbusto próximo a reservatórios naturais e artificiais. Como mostra a prática, a myrikaria fica linda no local ao lado de coníferas e rosas. Além disso, vale a pena considerar a opção de plantar próximo a euonymus, tenaz, sedum e caramujo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário