Lyubka tem duas folhas
Forest Orchid é uma planta com lindas flores brancas que exalam um aroma maravilhoso, profundo e inesquecível. É famoso não apenas por suas excelentes propriedades decorativas, mas também por seu rico espectro de ações terapêuticas. Essa combinação harmoniosa de beleza e utilidade tenta muitos jardineiros a cultivar orquídeas em seus jardins. Criar uma planta não é um processo fácil, mas é bem possível e, claro, vale a pena.
descrição geral
Lyubka bicolor, ou violeta noturna (em latim Platanthéra bifólia), é uma planta selvagem, mas altamente decorativa, da família das orquídeas, crescendo até 20-50 cm. Os tamanhos das flores dependem diretamente da qualidade do solo, bem como das especificidades das condições climáticas nos locais de seu crescimento. A violeta forma dois tubérculos complexos, unidos em um, que se renovam anualmente. Duas ou três folhas básicas de tons verdes claros crescem de forma oposta. Na base, eles se estreitam e se transformam suavemente em pecíolos. As folhas lanceoladas e estreitas crescem até 10–22 cm de comprimento e 3–6 cm de largura. A flor está incluída no Livro Vermelho com a atribuição da primeira categoria como espécie em extinção. Isso é especialmente verdadeiro para a violeta perto de Moscou.
Muitas vezes é chamada de orquídea selvagem ou bálsamo selvagem (sugerindo suas propriedades medicinais), porque na maioria das vezes cresce em áreas arborizadas da Europa. Na Federação Russa, ele é encontrado nas extensões europeias e siberianas, bem como em Altai, no sopé do Cáucaso e nas montanhas Sayan.
A orquídea da floresta começa a florescer no início de junho e continua em julho. As inflorescências em sua estrutura lembram uma ponta de configuração cilíndrica. As pétalas são brancas, com coloração esverdeada nas extremidades dos periantos. Os lábios são estreitos, lanceolados, com pouco mais de 10 mm de comprimento. As anteras são obovadas.
As flores da orquídea têm um aroma forte e maravilhoso, que é especialmente intenso à noite, bem como em tempo nublado e frio. É por isso que a flor é chamada noturna. Os frutos da orquídea, que produzem até 20.000 sementes em uma caixa, são formados de agosto a setembro. Sua característica é que amadurecem, localizando-se apenas ao lado de esporos de cogumelos.
A planta floresce por um período de 5 a 6 anos. Porém, com floração abundante, podem ocorrer rupturas que duram até 2 anos, quando as flores não se desenvolvem. É importante considerar isso ao cultivar orquídeas em sua área de jardim, bem como quando é necessário transplantar arbustos, pois demoram muito para criar raízes. A vida útil da planta é bastante longa - até 20-25 anos.
As raízes das orquídeas têm propriedades medicinais. A colheita começa no final da floração e segue até os últimos dias de julho. Após a coleta, as raízes são limpas, lavadas e secas em áreas sombreadas ou secadoras, após o que são trituradas e infundidas ou fermentadas.
As raízes incluem muitos elementos de melhoria da saúde e complexos úteis:
- muco único, consistindo de polissacarídeos;
- amido;
- formulações de ervas úteis;
- complexos de proteínas;
- minerais e compostos de éster;
- compostos de cálcio, etc.
Esses ingredientes são benéficos para muitos órgãos humanos e têm uma série de efeitos positivos sobre eles:
- antitóxico;
- anti-inflamatório;
- tônica;
- hipotensivo;
- antisséptico;
- diurético e emoliente.
Os polissacarídeos desempenham uma função protetora das vias mucosas do trato digestivo, evitando a ocorrência de sintomas ulcerativos, bloqueando o desenvolvimento de processos inflamatórios.
As violetas há muito que se estabeleceram no campo da medicina tradicional. Eles são usados como o medicamento principal ou auxiliar no tratamento de uma série de doenças:
- inflamação do trato respiratório;
- Câncer;
- intoxicações de origem alimentar e medicinal;
- feridas inflamadas;
- anemia;
- abscessos;
- dores de dente;
- cistite.
Na prática, muitas receitas diferentes de orquídeas são usadas.
Aterrissagem
O cultivo do bálsamo selvagem pelo método de sementes não é um processo fácil, pois germinam por muito tempo., geralmente brotam após 3 ou mais anos, "amadurecendo" no solo. Você pode plantar sementes em um vaso, mas o processo de floração, apesar do processo de agro-cuidado bem organizado, começa de 6 a 8 anos após o surgimento dos brotos. Nesse caso, os esporos do cogumelo devem estar localizados nas proximidades do solo.
no entanto as sementes podem ser testadas para serem plantadas em solo aberto ou para mudas. As datas de plantio caem no final de abril e, se cultivadas em casa, as colheitas são realizadas no início de março. Ao mesmo tempo, é o solo da floresta que deve ser levado para o plantio, que não deve ser desinfetado, pois contém apenas esporos de cogumelos que desempenham um papel vital para o desenvolvimento das sementes.
Para o cultivo de violetas com sucesso, é importante criar condições especiais no local. Só então a orquídea crescerá produtivamente e o processo de floração será atraente e longo. Regras principais:
- o solo deve ser bem solto, arejado e nutritivo, apesar de a flor também se desenvolver em solos esgotados;
- um local sombreado é escolhido, por exemplo, na sombra de outras plantas;
- não há estagnação de água (não vale a pena colocar nas terras baixas).
As sementes são plantadas a uma profundidade rasa (1–2 cm), tendo previamente feito sulcos de plantio especiais no solo (a uma distância de 5 cm entre eles). Um esquema de plantio semelhante é usado ao cultivar orquídeas em casa usando mudas. Após o plantio, o solo é umedecido com pulverizador. Não vale a pena cobrir os plantios com filme e organizar outras condições para os arbustos - as mudas não aparecerão logo.
O transplante é realizado no 3º ano de crescimento dos arbustos. A melhor época para isso é a segunda década de maio, quando não se espera um retorno das geadas. As gramíneas ainda não se espalham muito, por isso é melhor manter a distância entre os recessos de plantio de 20-30 cm.
Praticado por jardineiros e transplantando orquídeas cultivadas de viveiros para o jardim. Aqui, a sequência de ações é um pouco diferente:
- realizamos o preparo preliminar do local, adicionando previamente húmus ou composto ao solo;
- irrigamos mudas;
- realizamos marcação de pequenas indentações para desembarque;
- retire com cuidado os arbustos dos recipientes, preservando completamente os caroços de terra nas raízes;
- colocamos nas reentrâncias, adicionando um pouco de solo nutritivo, irrigamos moderadamente os arbustos.
Cuidado
As violetas raramente são cultivadas em vasos, pois em casa elas se desenvolvem de forma extremamente improdutiva por uma série de razões:
- requerem áreas abertas com um suprimento estável de ar fresco;
- exigem observar uma clara sazonalidade com uma transição entre o verão e o inverno;
- uma composição especial do solo é necessária para que haja esporos de cogumelos nele, o que é especialmente importante durante o período de crescimento das sementes.
Para obter uma planta sã, digna de seu nome mágico, com lindas flores e aroma inebriante, você deve cuidar dela ao crescer, obedecer a uma série de regras.
- Durante um verão chuvoso, a irrigação adicional pode ser omitida, mas em uma estação quente ela deve ser umedecida diariamente.
- Afrouxe periodicamente o solo e faça a capina.
- Com solo fértil, a cobertura não vale a pena.Se os solos forem pobres, então na primavera e durante o período de floração, fertilizantes minerais complexos devem ser adicionados.
- O resto das medidas de cuidado são simples - nenhuma poda ou transplante é necessária. Mas no final do outono, é aconselhável cobrir a área próxima à raiz das flores com serragem, feno, agulhas ou folhagem seca.
A orquídea é famosa pela sua despretensão, por isso não necessita de cuidados especiais e também não sofre de doenças. As lesões fúngicas são prováveis apenas com rega excessiva. Nestes casos, o tratamento é feito com "Fundazol", composição bordalesa ou outros fungicidas.
Quando atacados por insetos nocivos, sendo os mais prováveis aqui as invasões de pulgões, realiza-se 1-2 pulverizações com inseticidas ("Decis", "Karate", "Aktara", "Fufanon", "Fitoverm", etc.)
Devido às suas excelentes propriedades decorativas, as violetas são cultivadas como decoração para estufas, bem como simplesmente em solos abertos. Não são apenas usados ativamente em plantios avulsos (sobre monoclumba), mas também misturados com outras cores.
As orquídeas se combinam harmoniosamente com hospedeiros que também adoram áreas sombreadas e são igualmente despretensiosas. Ficam bem em várias combinações de acordo com as ideias dos designers. Os hospedeiros são menores, então geralmente são colocados na frente, e as orquídeas mais altas são colocadas no fundo, criando um cenário incomum.
Reprodução
A orquídea se reproduz com o auxílio de sementes. A flor é extremamente prolífica, obtendo-se uma quantidade significativa de grãos. Você mesmo pode coletá-los ou comprá-los nas lojas.
A segunda opção de reprodução é com o auxílio de tubérculos de raiz, mas é uma forma mais complicada, pois esses tubérculos são do tipo substituto. Em outras palavras, apenas um tubérculo é formado anualmente - se ele não criar raízes, um novo deverá ser esperado no próximo ano.
O comentário foi enviado com sucesso.