Tudo sobre a planta levísia
Sabendo tudo sobre a planta Levisia, os jardineiros serão capazes de cultivá-la adequadamente e ter uma noção real. Plantar sementes e cuidar de uma flor em campo aberto e em casa devem ser feitos com muito cuidado. Também digna de nota é a descrição de Levisia Cotyledon (folhas rombas), Pigmeus e outras variedades.
Descrição
Levisia pertence à família Montium; anteriormente, esse gênero foi considerado erroneamente como parte da família beldroegas. Este é o gênero mais famoso da família, incluído na ordem dos cravos-da-índia, e portanto os "parentes distantes" da Levísia são:
- mesembriantemum;
- beterraba;
- Cravo;
- sundew;
- Planta carnívora;
- beldroega;
- tamargueira;
- cactos.
Na natureza, a Levisia se instala principalmente nas regiões ocidentais do continente norte-americano. O nome do tipo de planta é dado em homenagem ao descobridor. No total, o gênero possui cerca de 20 espécies. Basicamente, Levisia vive em áreas montanhosas de 800 a 4000 m. Mais frequentemente, gravita em direção a áreas rochosas cobertas de entulho.
As longas raízes da flor penetram profundamente no solo. Portanto, ele pode receber água mesmo em locais relativamente secos. As plantas perenes parecem muito espetaculares.... As flores têm o formato de uma tigela. Eles são divididos em um grande número de pétalas.
As folhas de levísia são fortes. Basicamente, esta planta tem uma forma de cobertura do solo. Com o início da primavera, a folhagem em forma de dedo se alonga. Quando as folhas secam, elas formam flores rosa escuro, rosa claro e às vezes brancas que parecem ótimas.
De lado, parece que as flores caíram no chão. A seção de uma única flor é de 40 mm. As sépalas são agrupadas em 6-9 peças. As flores contêm em média 15 pétalas. Caso contrário, este tipo não demonstra nenhuma sutileza especial.
Tipos e variedades
Um grande número de variedades desta cultura foi descrito. Levisia Cotyledon - também chamada de lewisia cotilédone ou levísia de folhas opacas - esta planta pertence à 5ª zona em termos de resistência à geada. Cresce até um máximo de 0,25 M. É possível crescer ao sol e à sombra parcial.
A coloração da levísia de folhas rombas é muito diferente. Os baixos requisitos de rega são característicos. Esta planta é procurada por floricultores em várias regiões do nosso país. O rizoma tuberoso é altamente desenvolvido. Graças a isso, uma excelente taxa de sobrevivência é garantida mesmo em áreas montanhosas.
A variedade é cultivada ativamente nos jardins. Pigmeu, com o nome latino pygmaea. Este é um tipo de anão que pode suportar os efeitos das condições das montanhas. A altura dos arbustos não ultrapassa 0,15 m. As folhas alongadas (até 0,1 m) são invariavelmente estreitas. As inflorescências são extraordinariamente belas.
A floração do pigmeu começa com o fim da geada. Cada pedúnculo é capaz de produzir 7 botões. Cada botão desenvolve 15 pétalas. A aparência incomum deve-se ao fato de que a seção transversal de todas as flores é de 30 mm. Quando a dissolução ocorre ao mesmo tempo, o arbusto fica totalmente coberto por pétalas branco-rosadas. A reprodução por auto-semeadura e o rápido assentamento associado de novos locais são características.
A levísia de pétalas longas tem exatamente aquela característica que é previsível para ela por seu nome. A altura de tal planta não excede 15 cm e é caracterizada por folhas lanceoladas coriáceas. Os caules crescem para cima. A floração começa em maio e continua até o final de junho. A robustez do inverno é relativamente alta, mesmo contra um fundo de alta umidade na estação fria.
Entre as levísias de pétalas longas, a variedade se destaca Little Leach. Ela floresce por muito mais tempo do que a amostra da espécie - de maio a agosto inclusive. A variedade prospera na areia molhada. A altura da cultura chega a 30 cm Para o seu cultivo é necessário escolher locais ensolarados.
A alta umidade também é relevante para Nevada Levisia... O comprimento das folhas ligeiramente curvadas atinge os 20 cm e as inflorescências são brancas ou esverdeadas. À noite e com tempo chuvoso, os botões fecham-se. Você pode vê-los apenas em dias claros.
Levisia Alice - tipo de coleção para slides alpinos. Uma cor rosa brilhante é típica dela. A floração continua em maio e junho. Alta resistência deste tipo é observada durante o inverno em condições normais. A folhagem de Alice forma amplas rosetas.
A levísia de células curtas é uma erva perene... Ele perde folhagem com a aproximação da estação fria. Um grande número de flores se desenvolve no pedúnculo. A seção das inflorescências é de no máximo 20 mm. Essa planta se desenvolve normalmente apenas em um clima relativamente quente.
Subtipo colombiano - planta perene com uma roseta de folhagem de tamanho pequeno. Típico para ele é um pedúnculo alto e não grosso. Na parte superior do pedúnculo, surgem flores branco-rosadas com estrias brilhantes. Rosea parece mais elegante do que o padrão da espécie. A floração começa no final da primavera e vai até agosto.
Uma característica importante da Levisia de Tweedy é sua folhagem. É grande e largo, além disso, muito carnudo. Por esse traço, a cultura foi até apelidada de "repolho em flor". Torna-se roxo ou verde brilhante. As rosetas de folhas são muito bonitas, as flores são agradavelmente percebidas em conjunto com elas.
Sua seção transversal atinge 50 mm. Essas flores são caracterizadas por atraentes tons de frutas - como laranja, melão ou damasco. Nas bordas das pétalas, o tom básico é borrado, como se fosse aplicado em aquarela. A coloração é flexível e mutável, pode ser híbrida.
Levisia Tweedy é extremamente sensível à umidade do inverno e, durante os períodos de frio, deve ser desenterrada e levada para estufas aquecidas.
A raça Sierra também tem um desenvolvimento perene. Suas folhas são muito graciosas. Eles têm serrilhados característicos e são pintados em um tom de cinza claro. Flores com 5 pétalas são desproporcionalmente grandes para pedúnculos muito finos. Nas flores, não apenas a cor rosa pálido principal é notada, mas também veios rosa escuro contrastando com ela; a floração continua em maio, junho e julho.
A altura do tipo Sierra não é superior a 6 cm. A seção das flores é de cerca de 1 cm. No entanto, essa planta fica linda em uma superfície rochosa.
Visualmente, pode ser confundido com levísia. Cantelow... No entanto, a diferença se manifesta imediatamente no crescimento - em Cantelow os brotos aumentam para 30 cm; as rosetas desta cultura são criadas a partir de folhas com serrilhado mais pronunciado.
A Levisia de Congdon é ainda mais rara e valiosa. Produz rebentos altos e uma impressionante roseta frondosa. Esta espécie cresce até 60 cm; suas inflorescências incluem flores rosa pálido pastel com veios escuros. Geralmente floresce de meados da primavera a cerca de meados do verão. No entanto, em condições favoráveis, também ocorre a floração de outono.
Aterrissagem
Preparar a terra para o cultivo da Levísia em casa não é difícil. Para uma planta prosperar, ela precisa de solo de jardim de primeira classe. Quanto melhor for a drenagem e o nível de fertilidade, mais atraente será o resultado. Este tipo de planta se desenvolve normalmente apenas em solos ácidos. Além de turfa, areia, cascalho e húmus também são usados para acidificação.
É possível semear antes do inverno (de meados ao final de outubro). É aconselhável escolher uma sombra onde a luz solar direta não incida. O melhor lugar é considerado os escorregadores alpinos, ou melhor, suas encostas oeste e leste. As sementes são cobertas por 5-10 mm e coberta com turfa seca.Embora os brotos apareçam em abril, não será possível contar com a floração antes do segundo ou terceiro ano.
A cultura de contêineres Levisia também requer solos de primeira classe. Normalmente, é usado um substrato universal, no qual o solo do jardim é misturado com uma pequena quantidade de composto e areia. Essas flores desabrocham bem apenas em um vaso ou recipiente de tamanho pequeno. Devido ao excesso de terreno, a vegetação vai se destacar. Os recipientes devem ser bem drenados e ter orifícios para escoamento da água.
Em terreno aberto, é necessário cavar buracos de grande profundidade. Lá é colocado 0,5 m de material de drenagem. Quando a muda é fixada no local designado, o colo da raiz é suavemente coberto com cascalho.
Em vez de cascalho, podem ser usadas lascas de pedra. Tal revestimento excluirá o alagamento das plantas.
Cuidado
Rega
Levísia em campo aberto raramente é regada. Na verdade, a irrigação é realizada apenas nos períodos em que as condições meteorológicas o exigem. A entrada de água nas folhas é categoricamente inaceitável. Além disso, as flores e seus botões devem ser protegidos contra isso. A técnica agrícola de levísia em vaso implica na manutenção constante de um teor de umidade moderado do substrato e na secagem do nível médio do solo.
Às vezes, devido ao calor, o crescimento da planta para. Neste caso, a rega é interrompida. No entanto, em troca, você terá que pulverizar a cultura até que ela retome sua atividade. Em caso de clima úmido prolongado, os arbustos são protegidos cobrindo-os com garrafas plásticas.
É necessário monitorar cuidadosamente para que não haja estagnação de água próximo às raízes.
Fertilizante
Ao cultivar uma planta na América do Norte, você não pode prescindir da cobertura. Mas seu excesso também é contra-indicado.... Normalmente, os nutrientes são carregados a cada 3-4 semanas, e isso é o suficiente. As misturas minerais são indesejáveis para tal cultura; a matéria orgânica é muito mais adequada. Pode ser alternado com minerais.
Uma planta superalimentada geralmente hiberna muito mal e, em latitudes temperadas, para um inverno bem-sucedido, é suficiente criar uma espessa cobertura de folhas no jardim.
Poda
Como as plantas florescem ativamente durante a maior parte do ano, a poda é percebida por elas como dolorosa. Mas o rápido crescimento do arbusto ainda o obriga a ir para este procedimento. A maioria das flores desbotadas são cortadas. Freqüentemente, depois disso, o reflorescimento começa. As inflorescências murchas e secas são colhidas livremente ao longo do ano.
Os vasos com tal planta são mais bem colocados nas janelas oeste ou leste. À tarde, a insolação ativa é importante apenas para uma flor, mas com luz difusa. Os tipos de cultura perenes são os mais difíceis de preparar para o inverno. Eles são cobertos com o máximo de cuidado possível, sem economizar no material de barreira - isso é especialmente importante ao norte da faixa do meio. Os tipos decíduos não apresentam esse problema.
Reprodução
A técnica clássica de reprodução de semeadura é o uso de canteiros. Nesse caso, o solo deve ser coberto com composto ou turfa mais espessa. A germinação das sementes ocorrerá apenas em abril. A colheita das mudas é feita com cuidado, é melhor não fazer, em geral, no primeiro ano. As mudas são então transplantadas imediatamente para seu local final.
O plantio de sementes frescas para mudas é simplificado pela estratificação a frio mensal (que ocorre após a semeadura); Não se deve usar material de plantio velho, porque perde rapidamente o seu estado. É necessário manter o material de plantio a uma temperatura de 0 a 5 graus por cerca de um mês. Em seguida, ele é reorganizado em calor e luz. Assim que a segunda folha real aparecer, você pode começar a colher - e não deve adiá-la.
O corte é possível para plantas adultas que já formaram rosetas laterais.
Corte-os com cuidado usando uma faca afiada. Os brotos na bucha principal não devem ser deformados. As fatias são polvilhadas com carvão. As parcelas são germinadas em substrato solto em locais frescos.
A transferência para o local de cultivo definitivo só é possível após o enraizamento da levizia e o início do seu crescimento pleno.
Doenças e pragas
Um risco particular está associado ao mofo cinzento. Ele aparece em manchas cinza-laranja na folhagem. Para combater essa infecção, eles recorrem a Oxyhom ou Fundazol. Uma doença negligenciada é incurável, e tudo o que resta é se livrar do mato. As principais pragas são pulgões e lesmas; para combatê-los, além do "Fitoverm" e do "Actellik", pode-se usar uma infusão de alho ou uma solução de sabão forte.
Armadilhas especiais ajudam a aumentar a resistência a insetos. Também é útil seguir os arbustos e remover os primeiros convidados indesejados. Os inseticidas são usados estritamente de acordo com as instruções.
Uso em paisagismo
Levisia adiciona sofisticação aos jardins de pedras. Coexiste perfeitamente com saxifrage e genciana, o sino também é considerado um bom companheiro. Esta espécie também pode ser cultivada em jardins ornamentais e nichos de pedra. É indesejável escolher áreas com luz solar ativa.
Se essas condições forem satisfeitas, a levísia pode ser adicionada até mesmo a combinações de flores comuns ou usada como cobertura do solo.
O comentário foi enviado com sucesso.