Lakonos e as nuances de seu cultivo
Lakonos pertence a gramíneas perenes, às vezes é encontrado na forma de um arbusto, e formas semelhantes a árvores são raramente observadas. O artigo discutirá esta planta e as nuances de seu cultivo.
Descrição
Lakonos é um nativo da América do Norte, a planta foi trazida para a Eurásia por navios que chegavam do Novo Mundo. Hoje em estado selvagem, além do continente americano, a grama pode ser encontrada no norte do Cáucaso, na Transcaucásia Ocidental, no território do Azerbaijão. Na Europa, o lakonos começou a ser cultivado como planta de jardim no século XVIII. Perene facilmente corre solta, por isso é encontrada na forma de ervas daninhas perto das casas das pessoas, nas margens das estradas. Mais de 20 espécies de lakonos são conhecidas, em nosso país apenas três são cultivadas - baga, americana e com tacos. Antes da floração, a grama alta pode parecer erva daninha, embora atraente, com folhas grandes, organizadas em um belo arbusto. Quando inflorescências racemosas longas incomuns aparecem, a planta assume uma aparência decorativa.
Lakonos (Phytolacca) é uma planta herbácea da família Lakonosov. As fontes usam o segundo nome - phytolacca. Perene fortemente ramificada, forma formas exuberantes e grandes, algumas espécies crescem até 3 metros de diâmetro. A erva contém uma raiz principal espessa com um rizoma curto, mas poderoso. O peso total do sistema radicular de uma planta adulta pode ser de 10 kg. Graças a isso, o lakonos sempre consegue obter nutrientes para si mesmo. As raízes e os brotos da planta são tóxicos. Os caules são grossos, carnudos, em espécies grandes - lenhosos, com uma tonalidade bordô, seu diâmetro é de cerca de 5 cm. Os brotos verdes pálidos parecem mais finos.
As folhas são opostas, simples, ovóides com uma ponta afilada, assentando em pecíolos fortes e curtos. Dependendo da espécie, seu comprimento varia de 6 a 40 centímetros, e a largura - de 3 a 10 cm. Os tons de verde também variam de acordo com a espécie. Além disso, a folhagem jovem sempre parece mais brilhante do que a versão de verão e as placas de outono adquirem um tom carmesim. A partir de junho, o phytolacca produz pedúnculos (inflorescências do carpo) de 10 a 30 cm de comprimento nas pontas dos brotos, que contêm muitas flores minúsculas, de 5 mm de diâmetro. As flores são bissexuais, com cinco sépalas e muitos estames (15-20 peças).
Pincéis de floração na aparência lembram inflorescências de castanha, florescem na planta durante todo o verão.
Desde o final de agosto, no lugar das flores, em uma haste poderosa, primeiro rosa, depois roxo escuro, brilhante, frutos quase pretos em forma de baga, se assemelham ao formato de amoras. A fruta com dez lóbulos contém sementes. No outono, o lakonos atinge seu efeito decorativo máximo. Um arbusto exuberante e herbáceo com grandes folhas vermelhas e frutos pretos brilhantes parece incrível. No inverno, todas as partes acima do solo do fitolaca morrem. A raiz profundamente assentada pode tolerar facilmente a geada. Na primavera, a planta renasce. Os rebentos jovens podem ser transplantados para obter novos arbustos com erva.
Deve-se notar a característica das propriedades venenosas da erva. Nem todas as espécies pertencem a variantes completamente tóxicas, por exemplo, berry lakonos é caracterizado como condicionalmente venenoso. Em pequenas quantidades, não só seus frutos são comidos, mas também folhas, raízes e brotos verdes.As raízes e os rebentos do fitolacca americano, pelo contrário, são altamente tóxicos, é melhor admirar esta planta de longe. O grau de envenenamento do lakonos difere dependendo das partes das plantas e da estação. A maior concentração de substâncias tóxicas está presente na raiz, a menor nas bagas. No início da primavera, os rebentos ainda são ligeiramente venenosos. A toxicidade da planta atinge o pico no final de julho, quando frutos rosa claro já estão surgindo, mas ainda está longe de estar totalmente madura.
O fitolacca, além do decorativismo, também é valorizado como planta medicinal, é utilizado na medicina popular e na indústria farmacêutica em alguns países. A erva é uma excelente planta de mel.
Espécies atóxicas são utilizadas na culinária por diferentes povos; frutos, folhas, brotos e raízes são usados em pratos. A rica cor dos frutos silvestres é usada como corante para tecidos e vinhos jovens.
Visualizações
Berry (Phytolacca acinosa)
A planta também pode ser encontrada com outros nomes - uva, comestível, drupa, laconos policarpo. O arbusto herbáceo cresce até 1,5 m de altura. Ele difere da espécie americana em pedúnculos eretos. Contém folhas elípticas e inflorescências esbranquiçadas. Das três espécies que crescem na Rússia, apenas a baga é comida.
Americano (Phytolacca decandra)
O segundo nome da perene é phytolacca de dez talos. A espécie mais difundida e de maior porte, atinge até 3 metros de altura. A raiz é curta, mas poderosa e venenosa como outras partes da planta. As inflorescências podem atingir 40 cm e parecer caídas.
Clavífera (Phytolacca polyandra)
As fontes usam o segundo nome - multi-lamelar. Uma bela variedade de fitolaca, caracterizada por tons de pedúnculos carmesim brilhantes. A haste brilhante também contém uma tonalidade avermelhada. A planta possui folhas grandes, atingindo 30 cm de comprimento.
Aterrissagem
Embora o Lakonos seja chamado de erva daninha americana, ele ainda tem suas próprias preferências no plantio e no cultivo. Você precisa encontrar um local adequado no jardim, preparar o solo e plantar a planta na hora certa.
- Hora de plantar. As mudas são plantadas na primavera. Diferentes regiões têm suas próprias datas de plantio. É importante que as geadas finalmente diminuam e o solo aqueça até 8-15 graus. As sementes são semeadas na primavera e no final do outono. A semeadura na primavera é realizada após a irrecuperável saída das geadas, quando a temperatura do solo não desce abaixo de 4 graus. Para a semeadura de outono, é usado material de plantio de frutas recém-colhidas. Acredita-se que o plantio de uma perene no outono seja preferível, uma vez que as sementes são estratificadas em condições naturais. Na primavera, quando o sol aquece completamente a Terra, podem ocorrer brotos.
- Coloque no site. Ao escolher um local para um lakonos, deve-se ter em mente que um arbusto de ervas pode crescer até 2-3 metros de diâmetro. Isso significa que a distância entre ele e outras culturas não deve ser inferior a esses parâmetros. A planta requer luz, é grande em tamanho e pode-se esperar uma frutificação ativa plantando-a em uma área aberta e ensolarada do jardim. Phytolacca enraíza-se bem em sombra parcial, mas nessas condições cresce baixo, com folhas menores e um pequeno número de frutos que podem não ter tempo de amadurecer antes do início do frio. As propriedades decorativas de uma planta dependem diretamente da quantidade de luz solar. Outra nuance é importante na hora de escolher um local para o plantio de uma perene - a ausência de correntes de ar. Lakonos deve ser plantado em uma parte sem vento do jardim, protegida por uma cerca ou edifícios. Mas os edifícios devem estar a uma distância suficiente para não projetar sombra sobre a planta fotófila.
- Requisitos de solo. O poder do sistema radicular permite que o lakonos cresça em qualquer solo, mas em solo esgotado ele se formará pequeno, fraco, inexpressivo, incapaz de amadurecer as sementes. Parece uma erva daninha, não uma planta espetacular projetada para decorar jardins e parques.Você pode obter propriedades decorativas deliciosas apenas em chernozems nutritivos. Solos turfosos ou argilosos com acidez neutra também são adequados para Lakonos. Se a composição do solo for diferente no local, ele precisa ser modificado - dilua o solo de argila pesada com areia, reduza a alta acidez com mineral dolomita.
No local escolhido para o plantio, é necessário organizar uma camada de drenagem e, em seguida, cobri-la com um solo nutritivo, pois as raízes carnudas da planta perene apodrecem facilmente com a umidade estagnada.
Métodos de plantio
Phytolacca pode ser plantado diretamente em terreno aberto semeando sementes. Ou, primeiro, plante as mudas no parapeito da janela e depois transplante-as no local.
- Sementes. As sementes são semeadas no local preparado na primavera ou no outono (antes do inverno). Antes da semeadura na primavera, o material de plantio, misturado à areia, é enviado à geladeira por 1 a 2 meses para adquirir propriedades resistentes à geada. Por vários dias antes do plantio, eles são mantidos em um ambiente úmido para ajudar na eclosão. Quando a geada tiver retrocedido completamente, são feitos sulcos no local com uma profundidade de 2 cm, duas sementes são lançadas neles a cada 1-1,5 m. Aqueles que não têm certeza de suas sementes, o sulco é plantado mais denso, e após um enquanto as mudas extras rompem. As sementes plantadas devem ser ligeiramente polvilhadas com terra e regadas. A semente plantada antes do inverno não precisa de preparação. A estratificação ocorre naturalmente. Para evitar que as sementes congelem, elas são bem cobertas com uma espessa camada de folhagem de outono.
- Mudas. Lakonos não gosta de mergulhar, para que a planta não dói depois do transplante, é realizado junto com um caroço de terra. E para isso você precisa cultivar mudas em taças de turfa. Junto com eles, quando chegar a hora, a planta entrará em campo aberto. As mudas são plantadas em casa em março. As sementes são preparadas da mesma maneira que para a semeadura do solo na primavera - elas são endurecidas e embebidas para bicagem. Para desinfetar a semente, antes do plantio ela é mantida em uma solução de manganês, e para que as mudas cresçam mais ativamente, as sementes são baixadas por 5-10 minutos em um estimulador de crescimento. Os copos de turfa são colocados em uma bandeja e enviados para o peitoril da janela. Resta apenas regar as mudas em tempo hábil, evitando o ressecamento do solo. Em maio, quando as mudas crescem, são transplantadas para um terreno aberto em uma área preparada.
A distância entre os brotos é mantida dependendo da variedade, por exemplo, o fitolacca americano vai precisar de mais de um metro, e para as espécies com tacos, 60-70 cm é o suficiente.
Cuidado
Depende de como o arbusto herbáceo será eficaz. Uma planta grande com folhas grandes e muitas inflorescências só pode crescer de um jardineiro atencioso. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas etapas da partida.
- Rega. Lakonos é uma planta que ama a umidade com folhas largas que rapidamente evaporam a umidade, especialmente em dias quentes. Se você pular a rega, as folhas amolecerão e o arbusto perderá sua atratividade, durante o período de seca a grama morre. Mas deve-se lembrar que o fitolacca não pertence às plantas do pântano, e o sistema radicular tolera a umidade estagnada tanto quanto a seca. No tempo seco, a rega deve ser realizada diariamente - de manhã ou à noite. Durante a irrigação, você pode remover as ervas daninhas ao redor do arbusto. O solo úmido deve ser coberto com cobertura morta para evitar que a camada superficial do solo seque.
- Top dress. Phytolacca floresce durante todo o verão e precisa de alimentação orgânica regular para apoiar a floração de longo prazo. Portanto, duas vezes por mês, toda primavera e verão, é necessário derramar um balde de solução de água de verbasco sob a raiz. As plantas jovens, com 1 a 2 anos de idade, são especialmente sensíveis ao esgotamento do solo. Seu sistema radicular ainda não está desenvolvido o suficiente para fornecer nutrientes das camadas profundas do solo. Na primavera, as plantas perenes podem ser alimentadas com fertilizantes minerais complexos.
- Transferir. Já observamos que o phytolacca não gosta de transplantar, pois seu sistema radicular crescido danifica-se facilmente. É melhor não se confundir com o local inicialmente e plantar a planta corretamente. Se, no entanto, for necessário um transplante, arbustos herbáceos jovens, com raízes ainda não formadas, toleram-no mais facilmente. Você precisa transplantar a planta em uma noite de verão ou em tempo nublado usando o método de transbordo. A drenagem deve ser feita no orifício preparado; solo leve e fértil deve ser preparado para adormecer. A planta é imersa na cova junto com um torrão de terra. Após a rega, a superfície ao redor do arbusto é polvilhada com terra seca ou turfa.
- Poda. A planta não necessita de podas decorativas, pois por si só consegue formar lindas formas. Durante o verão, para melhorar a aparência, apenas pequenas partes secas do arbusto podem ser removidas. No outono, no final da estação de cultivo, o lakonos é cortado completamente. Se isso não for feito, a raiz sofrerá com o congelamento da parte aérea e não poderá dar brotos novos na primavera. Após o corte, a superfície da terra acima da raiz é bem coberta com turfa, folhagem seca e grama. A serapilheira deve ter no mínimo 10 cm de comprimento e na primavera deve ser retirada para permitir o desenvolvimento da planta.
Reprodução
Phytolacca se reproduz por sementes e divisão de raízes. Vamos considerar cada método separadamente.
- Rizoma. Este método só é adequado para dividir arbustos jovens com até 5 anos de idade. Com o tempo, o rizoma do lakonos cresce em profundidade e largura, ganhando muito peso. Será extremamente difícil dividir um gigante sem prejudicar a planta. Deve haver vários botões no rizoma, separados do arbusto-mãe. Você pode comprar uma coluna em shopping centers especializados. É plantada no local no final de abril - início de maio.
- Sementes. A própria planta reproduz-se perfeitamente por auto-semeadura, quando chega a hora de cair as bagas que contêm sementes. Infelizmente, o material da semente perde rapidamente a germinação e só pode ser semeado por um ano, portanto, procure a data da coleta na sacola ao comprá-lo.
Em campo aberto, como já observado, as sementes são plantadas no outono e na primavera, e no outono, a semeadura pode ser feita com material fresco (junto com os frutos), recém colhido.
Doenças e pragas
Lakonos é único em sua resistência a doenças e pragas. Sua composição química confere à planta perene fortes propriedades bactericidas e antifúngicas. A toxicidade e o cheiro peculiar espantam os parasitas. Phytolacca pode ajudar não só a si mesmo, mas também às plantas vizinhas, que é o que os jardineiros usam ao plantar as safras mais vulneráveis ao lado dele.
Aplicação em paisagismo
Lakonos é decorativo em qualquer época do ano, exceto no inverno.
- Na primavera, atrai com grande folhagem fresca e brilhante.
- Durante todo o verão é decorada com longas inflorescências, semelhantes às "velas" da castanha.
- No outono, formações de frutas incomuns e folhas vermelhas são deliciosas.
Phytolacca no projeto paisagístico é usado de diferentes maneiras:
- como um arbusto herbáceo exótico solitário;
- graças ao seu maciço, o lakonos pode se tornar um ponto de destaque em uma composição com outras flores;
- é usado como planta de paisagem;
- para decorar canteiros de flores;
- uma planta perene coberta de vegetação pode esconder edifícios antigos;
- a planta decora perfeitamente os caminhos do jardim.
E muitas outras aplicações podem ser encontradas para esta planta perene incomum em nossos jardins e parques.
O comentário foi enviado com sucesso.