O que é lagurus e como cultivá-lo?
Lagurus, ou haresekhvot, é uma pequena planta de cereal muito procurada por jardineiros e paisagistas. O nome lagurus recebeu por sua semelhança com caudas de lebre. Vale a pena considerar com mais detalhes as características da planta e os métodos de cultivo.
Descrição da planta
A pátria dos lagurus é a costa mediterrânea. Basicamente, a cultura é encontrada em regiões onde há solo rochoso, arenoso ou seco, já que a planta não gosta de umidade elevada. O pico de floração da grama ocorre na temporada de julho a agosto. Entre as principais características:
- tipo de haste - reta;
- comprimento - de 25 a 60 cm;
- a cor da borda das espigas é de verde claro a verde claro ou branco acinzentado;
- as placas das folhas são lanceoladas, de cor amarelo-prateado.
A planta é anual, porém, em alguns casos, existe uma grande probabilidade da existência do capim por 2 anos.
Variedades
Haretail é uma espécie única, mas os criadores desenvolveram várias variedades que agora são populares em muitas regiões. Vale a pena considerar as características dos mais populares.
Ovóide
A mais famosa variedade cultivada em várias regiões do país. A planta anual do cereal recebe esse nome devido à estrutura única das panículas, que se parecem com um ovo. A cultura de ervas é ideal para o plantio em meio-fio de cereais e em lâminas, portanto, é frequentemente usada por paisagistas para criar composições originais.
Além disso, as inflorescências do rabo de cavalo oval são adequadas para criar buquês de inverno secos que podem durar muitos anos sem perder sua atratividade.
Para secar bem as flores, devem ser cortadas imediatamente após o florescimento, desde que tenham uma agradável cor branco-cremosa.
Celestial
Uma variedade rara e única de tamanho pequeno, que também é usada por designers para decorar slides alpinos. Cultivada principalmente em regiões quentes e úmidas, distingue-se por flores de tonalidade celestial, que emitem um aroma leve e discreto.
Gypsophila
Também é chamada de planta de estúdio porque produz excelentes flores secas para buquês ou decorações perenes. A grama cresce principalmente em solos secos e pedregosos em áreas com clima ameno. As flores de gipsófila se distinguem por um tom delicado e cremoso.
Lesya
Variedade arbustiva, cuja peculiaridade é um grande número de hastes, cada uma contendo uma roseta compacta de placas de folhas de rica cor verde. Entre outras características de Lesya:
- a borda é macia;
- expectativa de vida - um ano;
- a altura das hastes é de 60 cm.
Em condições naturais, a variedade é encontrada em muitas regiões da Europa. Les começa a florescer principalmente em maio, quando chega o tempo quente. A duração da floração não ultrapassa 3 meses, durante os quais a planta forma espiguetas de tonalidade rosa e até 4 cm de comprimento. A forma das espiguetas é redonda e a largura das inflorescências não ultrapassa 2 cm. No final de floração, a cauda de lebre forma aquênios para o cultivo subsequente de arbustos.
Onde ela cresce na natureza?
Haretail é bastante comum e é encontrado em quase todos os países. A maioria das variedades cresce nas latitudes da América do Norte, mas uma grande variedade de lagurus também pode ser encontrada nas terras da Ásia e do Cáucaso.
Na Rússia, o lagurus é uma planta ornamental usada principalmente para decorar jardins, parques e outras áreas de passeio, bem como áreas de recreação.
Entre as vantagens da cultura, destacam a resistência às baixas temperaturas, o que torna possível cultivá-la até mesmo nos Urais ou na Sibéria.
Plantar e sair
Lagurus é cultivado tanto como sementes quanto como mudas. Cada método tem suas próprias características. Dentre as nuances da técnica de muda, destaca-se a necessidade de preparo de recipientes especiais de formato plano. É melhor trabalhar em abril ou mais perto do início de maio para ter tempo de fazer crescer mudas da altura necessária para transplantar para o solo ou para um vaso. É importante concluir todas as etapas necessárias.
- Primeiro, os recipientes são preparados despejando solo fértil neles e fornecendo uma camada de drenagem.
- Em cada recipiente, um pequeno orifício é feito com antecedência para evitar o acúmulo de umidade no solo.
- A seguir são plantadas 3-5 sementes no vaso, mantendo uma distância de 4 cm entre elas. A profundidade máxima de plantio deve ser de 0,5 cm.
Em seguida, as mudas são cobertas com uma camada de terra, os recipientes são envoltos em polietileno e colocados em local quente e ensolarado para a germinação.
A segunda opção é semear na primavera. Normalmente, o lagurus é plantado com sementes no final de abril. A desvantagem dessa opção é o baixo percentual de germinação do material, mas o método é mais simples e rápido. Antes de plantar, você precisará preparar sementes e solo. O primeiro envolve as seguintes etapas:
- Seleção. É dada preferência a amostras inteiras e grandes.
- Desinfecção. As sementes são mantidas em uma solução especial para fortalecer o sistema imunológico por 10 minutos.
- Tratamento. Além disso, a semente é tratada com estimulantes de crescimento para aumentar a porcentagem de germinação e sobrevivência no solo.
A preparação do local para o plantio inclui o afrouxamento do solo seguido pela introdução de fertilizantes orgânicos.
Em regiões com invernos quentes, o plantio de lagurus é feito durante as geadas, se houver probabilidade de as sementes se enraizarem no solo. Após o plantio, o material deve ser cuidadosamente coberto com terra e coberto com uma camada de ramos de abeto ou folhagem seca.
Cuidar da planta não é particularmente necessário, já que o rabo de cavalo é considerado uma cultura despretensiosa que pode crescer sem ajuda em quase todas as condições. Lagurus cria raízes rapidamente em solo neutro e ácido, não requer rega e fertilização regulares, pelo que é apreciado por jardineiros e paisagistas. Mas vale a pena seguir as orientações de cuidados básicos.
- Iluminação. É melhor cultivar lagurus em uma área iluminada. Esta solução preservará a tonalidade verde das folhas e caules, além de estender o período de floração. No entanto, ao escolher um local, é recomendável evitar um local onde incida a luz solar direta. Caso contrário, as chances são altas de que o sol queime as folhas do lagurus.
- Temperatura. Haretail, independentemente da variedade e do grau de resistência às influências externas, prefere o calor e não tolera fortes oscilações de temperatura. Recomenda-se cultivar a cultura a uma temperatura de 18 a 27 graus Celsius.
- Umidade. A taxa ideal é de 50% ou mais. É possível cultivar uma cultura tanto em campo aberto como na varanda, onde será possível proporcionar as condições necessárias para um crescimento ativo.
- Rega. A planta tolera facilmente a seca, mas os jardineiros ainda são aconselhados a monitorar o grau de umidade do solo em que o rabo de cavalo cresce. A planta deve ser regada ativa e regularmente durante os períodos de calor extremo, realizando o procedimento pela manhã ou à noite todos os dias. Para regar, é melhor usar água morna decantada. Também vale a pena fornecer uma camada de drenagem que evite a estagnação do líquido e o apodrecimento da cultura.
- Top dress. Lagurus como erva anual é suficiente para o crescimento, floração e formação de sementes da quantidade de nutrientes que já estão no solo.No entanto, será útil usar fertilizantes orgânicos ao cultivar lavouras em solo rochoso ou infértil.
- Transferir. Uma planta anual se dá muito bem em um lugar durante a temporada. No entanto, se você precisar de um transplante, deve se preparar cuidadosamente para o procedimento. Deve-se dar preferência ao solo drenado ou bem umedecido ao escolher um solo para o transplante de uma cultura.
Lagurus é freqüentemente cortado para criar atraentes arranjos de flores secas. Recomenda-se realizar o procedimento durante a floração da grama - nos últimos dias de julho ou início de agosto.
Métodos de reprodução
Lagurus é propagado principalmente por sementes. Neste caso, a semeadura do material é realizada em diferentes épocas do ano, dependendo das condições de seu cultivo. Além disso, é importante ressaltar que a taxa de germinação dessas mudas é menor em comparação ao plantio de sementes para mudas. Portanto, em regiões mais frias, a preferência é dada à segunda opção.
As sementes para plantar lagurus podem ser compradas em uma loja de jardinagem ou coletadas de espiguetas que tiveram tempo de florescer.
Porém, na coleta de sementes, vale a pena levar em consideração as recomendações agrotécnicas e, adicionalmente, tratar as sementes, a fim de evitar rachaduras e melhorar a sobrevivência no solo para mudas ou campo aberto.
Para obter vários indivíduos de uma vez, é melhor cultivar lagurus com mudas. Para fazer isso, você precisará realizar certas ações.
- Prepare pequenos recipientes planos em abril ou no início de maio.
- Compre ou desenterre solo solto de alta qualidade, que contém um grande número de nutrientes.
- Fornece uma camada de drenagem para que a umidade não fique estagnada na panela.
- Faça pequenos orifícios de até 1-2 cm de profundidade.
- Plante as sementes, recuando entre os furos de 3-4 cm, coloque 2-3 sementes em um furo para aumentar a porcentagem de germinação.
Para obter brotos rápidos, recomenda-se polvilhar as sementes no final e cobrir os recipientes com uma película fina ou vidro para formar uma pequena estufa em casa. Conforme as mudas crescem, o filme deve ser removido periodicamente e os arbustos ventilados.
Depois que as mudas ficarem mais fortes, você pode se livrar da estufa, e os vasos precisarão ser reorganizados em um local quente, onde a luz do sol penetre suficiente para germinar a cultura.
Antes de plantar lagurus em terreno aberto, um procedimento de endurecimento deve ser realizado. Para isso, vasos com mudas são colocados do lado de fora por um curto período de tempo e, em seguida, transferidos de volta para a casa, permitindo que a grama se aclimate e se acostume com as condições adversas. Após 2-3 semanas, quando o tempo está quente lá fora, as mudas são transplantadas e a cauda da lebre é cultivada.
Uso em paisagismo
Lagurus é uma planta com demanda em paisagismo, que é usada para o dispositivo:
- slides alpinos;
- canteiros de flores mistos;
- mixborders;
- canteiros de flores.
Além disso, uma planta perene é adequada para plantações únicas em casa devido à sua aparência original e resistência à maioria dos fatores externos. Em princípio, o plantio dessa cultura é uma técnica original que tornará qualquer composição única e fresca.
Com a ajuda de espigas de lagurus, é possível sombrear crisântemos muito brilhantes, ásteres e outras flores. Portanto, a grama fofa é freqüentemente usada para equilibrar o arranjo de flores.
Uma vantagem adicional de usar lagurus na paisagem é a despretensão da planta para cuidar e preservar a longo prazo. A melhor solução é plantar a grama em uma massa de plantas com propriedades semelhantes para criar uma composição atraente que requeira manutenção mínima. Além disso, tais combinações permitirão decorar as parcelas mesmo nos locais onde o solo não pode se orgulhar de um grande suprimento de nutrientes.
Outra opção para usar lagurus é o plantio próximo a culturas gramíneas, cuja folhagem tem uma tonalidade verde escura. Como resultado, será possível criar uma composição contrastante e ao mesmo tempo brilhante.
O comentário foi enviado com sucesso.