Qual é a diferença entre o linho cuco e o esfagno?
Se você encontrar linho cuco e esfagno na natureza, então, à primeira vista, eles não são diferentes. Tanto um quanto o outro formam tapetes felpudos em forma de estrela. No entanto, são plantas de classes diferentes. Vamos ver de que outra forma o linho do cuco difere do esfagno.
Comparação de estrutura
Do ponto de vista dos botânicos, as plantas têm mais diferenças do que semelhanças. Ambas as fábricas estão incluídas em um departamento - Mossy. Mas sua classe, ordem, família e gênero são completamente diferentes. O linho Kukushkin está incluído na classe Politrich, enquanto o sphagnum está na classe Sphagnum.
O linho Kukushkin também pertence a musgos frondosos. Esta é uma classe de musgos que, ao contrário de outros representantes semelhantes, possuem caules e folhas. A classe é extensa, 95% de todos os musgos estão incluídos nela.
O linho Kukushkin é o mais famoso. Ele é o líder em comprimento. Em condições favoráveis, o linho cuco pode atingir meio metro de altura.
Sinais externos pelos quais o linho do cuco difere do esfagno.
- O linho Kukushkin não se ramifica, é um único caule com folhas pequenas e alongadas, localizadas com freqüência. O esfagno tem uma estrutura completamente diferente: no caule existem ramos adicionais em cachos, cobertos por pequenas escamas de folhas. Portanto, o sphagnum parece mais desgrenhado e exuberante.
- Se você olhar de perto, o esfagno tem dois tipos de folhas: as folhas do caule principal e as laterais são diferentes. No linho, todas as folhas são iguais.
- O linho tem troncos escuros, marrom-avermelhados até o topo. Em plantações em massa, parece mais brilhante. No esfagno, os troncos ficam marrons apenas na parte inferior, onde a planta já está morrendo, e não há diferença de cor com as folhas. O sphagnum freqüentemente desbotado de cima, dependendo do tipo de suas clareiras, pode parecer amarelado, verde claro, esbranquiçado ou rosado, mas nunca vermelho.
- As caixas de esporângio no linho são alongadas, lembram tubos achatados; no esfagno, os esporângios são redondos.
- O linho tem cabelos especiais (rizóides), eles se agarram ao solo. Eles estão localizados abaixo, no caule, sob as folhas, que já estão marrons. No esfagno, os rizóides estão ausentes, ele absorve a umidade de todo o corpo.
- As plantas absorvem água de forma diferente, mas visualmente, essa diferença não é notável. No esfagno, as células mortas são destinadas à absorção de umidade pelas folhas e caules. Eles são ocos. A planta parece uma esponja sob o microscópio. O linho tem um sistema de abastecimento de água separado para absorver a umidade, embora seja primitivo - células especiais estão envolvidas na absorção de umidade.
Semelhanças.
- Ambas as plantas são bastante grandes para musgos - geralmente até 15-20 cm, embora o linho seja potencialmente mais alto, mas na natureza nem sempre realiza seu potencial.
- Em ambas as plantas, as folhas consistem em uma camada de células.
- Ambos os musgos se reproduzem por esporos, embora de maneiras diferentes.
- Ambas as espécies se reproduzem vegetativamente. Novas plantas podem emergir de um pedaço de caule.
- Ambas as plantas não têm raízes verdadeiras.
À distância, é bastante difícil distinguir as duas plantas fora do período de esporulação. Eles formam cortinas verdes brilhantes e desgrenhadas.
Para distinguir uma planta da outra, você precisa retirar um broto e dar uma olhada mais de perto. O linho do cuco terá pelos brancos no final - são rizóides. E o caule terá uma tonalidade marrom avermelhada.
Habitat
Ambas as plantas são plantas florestais, gostam de lugares frescos e sombreados com abundância de luz difusa. As plantas podem parecer preferir sombra, mas não são. Com a falta de luz, as plantas murcham e começam a esticar.Na floresta recebem muita luz lateral, raios que a folhagem das árvores espalha.
Na natureza, o linho cuco é encontrado no norte e na faixa do meio, escolhe prados úmidos ou pântanos com tendência a alagamento. Cresce rapidamente, forma densas almofadas de relva.
Sphagnum também vive nas zonas temperadas do hemisfério norte. 42 espécies de sphagnum crescem na Rússia. Ele também adora lugares molhados. Forma turfa solta, a parte inferior vai morrendo gradativamente, transformando-se em turfa.
Os habitats de ambas as plantas na natureza podem se sobrepor. Por exemplo, o linho do cuco é encontrado na região de Saratov em várias regiões, incluindo Novoburassky. Na região de Novoburassk, existe o pântano Mokhovoe, onde um raro esfagno de folhas planas, incluído no Livro Vermelho da região, foi descoberto.
Similaridades e diferenças de reprodução
O linho Kukushkin é uma planta bissexual. Existem espécimes masculinos e femininos. Os machos são muito eficazes: rosetas em forma de estrela avermelhadas são formadas nas extremidades dos caules. As extremidades dos caules das plantas femininas são coroadas com cápsulas marrom-escuras com pernas longas. A estrutura das caixas é bastante complexa - parecem barris com tampas. É deles que os esporos se espalham.
No esfagno, todas as plantas durante a época de reprodução são cobertas por cápsulas marrons redondas. Eles também têm uma pequena tampa, mas o formato do "recipiente" é perfeitamente redondo.
É mais fácil distinguir entre as duas plantas durante a frutificação. Os aglomerados de linho do cuco serão acastanhados devido às pernas altas e esporangiais. Sphagnum parece quase tão verde brilhante quanto em qualquer outra época.
Outras diferenças
O nome do sphagnum é musgo branco. Os nomes do linho cuco são musgo comprido, musgo vermelho, centeio chato (na região de Arkhangelsk). Ambos os tipos de musgo são amplamente utilizados nas atividades econômicas humanas, embora existam diferenças.
- Sphagnum tem a capacidade única de absorver umidade (20-25 vezes seu peso), contém um anti-séptico - fenol, que mata bactérias. Sphagnum quase não está sujeito à decomposição e é capaz de proteger objetos próximos de processos de putrefação. O linho de Kukushkin contém substâncias bactericidas: o glicosídeo linamarina, que se decompõe com a liberação de ácido cianídrico. Ele também absorve umidade, mas de forma menos intensa - é capaz de absorver água 7 vezes seu peso.
- Ambas as plantas são utilizadas na construção - protegem a madeira do apodrecimento, mofo e repelem as pragas. Ambos os musgos se mantêm aquecidos dentro de casa, enquanto permitem a passagem do ar. Na Rússia, ambas as plantas eram usadas ativamente - eram usadas para colocar toras na construção de casas. O linho Kukushkin tem um comprimento sólido, foi colocado sobre as toras, de forma que as pontas pendiam, uma nova tora foi instalada em cima. Quase não era usado para calafetagem. Mas o esfagno é mais versátil - pode ser usado para perfurar costuras de qualquer tamanho.
- Sphagnum é usado ativamente na floricultura., especialmente para o cultivo de plantas tropicais, cujas raízes precisam de muito ar e umidade. O linho Kukushkin é usado com menos frequência para esses fins, o ácido cianídrico é venenoso. No entanto, a planta é usada na medicina popular. Cura tosses, resfriados, pneumonia.
- Na formação da turfa, o primeiro papel pertence ao esfagno, mas o linho cuco também contribui para o alagamento do solo. No entanto, seu papel é mais auxiliar. O linho Kukushkin geralmente se instala em áreas úmidas, mas ainda não pantanosas. Suas partes inferiores morrem gradualmente, as condições tornam-se mais adequadas para musgos esfagno. O linho Kukushkin está mais frequentemente envolvido na formação de turfa de várzea - este tipo de turfa é formado principalmente por musgos folhosos. A turfa de transição é o que resta de esfagno, gramíneas verdes pantanosas, arbustos e, mais raramente, árvores. A turfa alta é geralmente sphagnum, algodoeiro, urze e algumas árvores. Todos os tipos de turfa são úteis, mas de maneiras diferentes.O cavalo é menos nutritivo, tem alta acidez, absorve bem a umidade e é uma excelente fonte de calor. Muitas vezes é usado como um componente estrutural dos solos - é ele quem vai proporcionar a soltura ideal do solo para outras plantas.
A turfa de baixa altitude é mais nutritiva e pode funcionar como solo fértil para o cultivo de plantas cultivadas.
O comentário foi enviado com sucesso.